quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quatro bandidos mortos pela polícia após assaltar agencia do BB de Palhano

Um bando de oito homens fortemente armados renderam policiais e assaltaram a agencia do Banco do Brasil da cidade de Palhano, nesta terça-feira, 04, por volta das 17h, e na perseguição, após troca de tiros com a polícia, quatro deles foram mortos e três presos. 

A quadrilha fortemente armada possivelmente de escopetas e pistolas, utilizando dois veículos, tipo corolla, um de cor prata e outro preto, inicialmente foram a Sede do Destacamento Policial, onde renderam e fizeram de reféns os três PMs que estavam de serviço, logo em seguida foram ao prédio da Agencia do BB, no centro da cidade, e explodiram um dos caixas eletrônicos levando uma quantia em dinheiro não especificada. 

Durante a fuga, um dos policiais foi liberto ainda na cidade de Palhano, os outros dois foram mantidos reféns até a localidade de São José, há 20 km da sede da cidade onde também foram liberados. 

Equipes de policiais de todas as cidades vizinhas foram acionadas e passaram a realizar diligencias por toda região, inclusive em municípios vizinhos, e no final da noite, na localidade conhecida como Cruz, região de Beberibe, a polícia se deparou com 04(quatro) dos suspeitos que estavam num veículo Vectra, cor azul, houve uma intensa troca de tiros, e os 04(quatro) assaltantes foram mortos na ação. Ainda durante as diligencias mais três infratores foram presos, bem como apreendidas armas de grosso calibre e munição. 

Vale ressaltar que as armas levadas dos policiais de Palhano, também foram recuperadas.

A identidade dos assaltantes mortos e presos e a origem do bando ainda não foram reveladas.

Tentativa de duplo homicídio a bala em Jaguaruana

Homens armados tentaram contra a vida de duas pessoas nesta terça-feira, 04, por volta das 06h, na Travessa João Abreu, cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará. 

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior foi lesionado a bala com um tiro no braço esquerdo, o presidiário do regime semi-aberto, José Danilo da Silva, 33 anos, natural de Jaguaruana, e sua amasia Francisca Sheyla Freire de Santiago, 27 anos, natural de Jaguaruana, atingida com dois tiros na cabeça. Ambos foram socorridos ao hospital local, onde receberam os primeiros atendimentos médicos. 

A ação aconteceu quando Sheyla fora pegar Danilo, que cumpre pernoite na cadeia publica de Jaguaruana, e ao chegarem no endereço acima citado, foram surpreendidos por dois individuos em uma moto Bros de cor preta, usando capacetes, sendo o garupeiro armado, que efetuou cinco disparos contra as vitimas e em seguida evadiram do local. 

Diligencias foram realizadas no intuito de identificar e prender a dupla, contudo sem êxito. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 04 PARA 05/12/2012

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Jovem de 19 anos é executado a bala em Jaguaretama

O jovem Francisco Ismael Borges de Sena, 19 anos, natural de Jaguaretama, que residia no Sítio Salvatório, zona rural do mesmo Município, foi executado a tiros nesta segunda-feira, 03, por volta das 21h15min, na Avenida Marilândia, centro da cidade de Jaguaretama, interior do Estado do Ceará. 

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior, Ismael foi surpreendido por dois indivíduos não identificados, de capacetes, numa motocicleta de características não anotadas, que efetuaram vários disparos, provavelmente de pistola, contra o mesmo, que fora atingido por quatro tiros e veio a óbito imediatamente no local. Os homicidas fugiram logo em seguida tomando rumo ignorado. 

Não há informações sobre o motivo e nem a identidade dos homicidas. Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os infratores, mas não obtiveram sucesso. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 03 PARA 04/12/2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Homem é executado a bala no município de Jaguaruana

Um homem foi executado a bala neste domingo, 02, por volta das 16h, na Rua Antônio Gerardo Filho, Bairro Tabuleiro, cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará. 

Heládio Augusto da Silva, 27 anos, natural de Jaguaruana, que residia na Rua Antônio Gerardo Filho, caminhava a pé, quando foi surpreendido por indivíduos que o aguardavam nas proximidades de sua residência, que efetuaram vários disparos contra o mesmo, sendo atingido por 06 tiros, dois na cabeça, 01 no pescoço; 01 no abdome; 01 no peito esquerdo e 01 no braço esquerdo, vindo a óbito imediatamente no local. 

Segundo informações de populares o crime teria sido praticado por dois irmãos, um deles conhecido por Gago, que fugiram logo após o homicídio. Policiais militares realizam diligencias no sentido de localizar e prender os autores do crime. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 02 PARA 03/12/2012

Colisão entre veículos deixa vítima gravemente ferida em Limoeiro do Norte

Um acidente de trânsito envolvendo uma motocicleta e um automóvel ocorrido no sábado, 01, por volta das 18h50min, na CE 377 que liga a cidade de Limoeiro do Norte ao Distrito de Flores/Russas deixou uma vítima gravemente ferida. 

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior, a motocicleta Honda/125, de cor branca, que era conduzida por José Arimatéia de Moura, 48 anos, natural de Limoeiro do Norte, residente na comunidade de São Raimundo, mesmo Município, colidiu frontalmente contra o veículo Fiat/Uno Mille Fire Flex de cor verde, que era conduzido por Maria José Matoso de Sousa, 59 anos, natural de Russas, residente em Limoeiro do Norte. 

Em decorrência do acidente o condutor da motocicleta sofreu fratura exposta na perna direita e traumatismo craniano, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militares, auxiliado pelo Policiamento da PRE (Polícia Rodoviária Estadual) ao Hospital Regional de Limoeiro, onde posteriormente foi encaminhado para Fortaleza em estado grave. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 01 PARA 02/12/2012.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Acidente de trânsito causa morte de Engenheiro Civil em Morada Nova

Um capotamento ocorrido nesta sexta-feira, 30, por volta das 19h, na CE 138 próximo a localidade do Chipre, zona rural de Morada Nova, interior do Estado do Ceará, causou a morte de uma pessoa e deixou duas feridas. 

O automóvel Gol de cor preta, ano/modelo 2011/2012, que seguia do interior para Fortaleza, sendo conduzido por Rafael Gomes Diógenes, natural de Fortaleza, ao tentar desviar de uma carcaça de animal (jumento), veio a capotar. Em decorrência do acidente Rafael sofreu fraturas expostas nos dois braços, já o Engenheiro Civil André Frota Ribeiro, 26 anos, natural de Fortaleza, teve morte imediata no local. Também ocupava o veículo a mãe de Rafael, Glauce Maria Gomes Diógenes, esposa do Prefeito de Jaguaribe, que sofreu apenas uma pancada na cabeça. 

Rafael foi transferido para o IJF, em Fortaleza, sua mãe foi atendida no Hospital de Morada Nova, enquanto que a vítima fatal foi conduzida para o IML da cidade de Quixeramobim. 

Fonte: 1º BPM

Homem é lesionado a bala em Jaguaruana

Uma tentativa de homicídio a bala aconteceu nesta sexta-feira, 30, por volta das 11h30min, na Rua Luiz Estevão, Conjunto Habitacional Novo Tempo, Bairro Tabuleiro, na cidade de Jaguaruana, interior do Estado do Ceará. 

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior, Luiz Fernando Ferreira, 24 anos, natural de Jaguaruana, foi lesionado por um tiro de raspão no ombro direito, sendo socorrido ao hospital local onde recebeu atendimento médico e não corre risco de morte. 

Está sendo acusado de efetuar o disparo Francisco Diego de Sousa Lima, natural de Jaguaruana, que se evadiu do local e está sendo procurado pela polícia. Vale ressaltar que segundo informações, Diego efetuou quatro tiros, sendo que apenas um atingiu a vítima. 

Fonte: 1º BPM

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Atleta Lidia Lorena conquista bi-campeonato brasileiro no lançamento do dardo

A jovem promessa do atletismo russano Lídia Lorena, conquistou o título de bi-campeã brasileira no lançamento do dardo, no Torneio de Atletismo das Olimpíadas Escolares-2012 (15 a 17 anos), realizado durante o período de 24 a 29 de novembro, na pista da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá. Além do lugar mais alto do pódio, Lídia conseguiu índice para disputar o mundial a ser realizado na Austrália. 

Outra atleta russana destaque na competição foi à jovem Vitória Santiago, vice-campeã brasileira no lançamento do disco, garantindo vaga também para o mundial da Austrália. 

O atletismo russano fecha o ano de 2012 com muito brilhantismo, além dessas conquistas, a equipe de atletismo de Russas conquistou o título de melhor equipe de atletismo do Estado do Ceará nos anos de 2010, 2011 e 2012, concedido pela Federação Cearense de Atletismo. 

Outra conquista para o atletismo russano foi do Professor Jaques Guimarães, escolhido pela Federação como melhor técnico de atletismo de todos os tempos nos anos de 2010, 2011 e 2012. 

Todos esses feitos só são possíveis graças ao incondicional apoio concedido pelo Governo Municipal ao atletismo de Russas, garantindo oportunidade aos jovens russanos de revelarem seus talentos.

Russas conquista pela quinta vez consecutiva o Selo UNICEF

Alegria, satisfação, e acima de tudo sensação de dever cumprido, são sentimentos que tomam conta de todos os russanos que unidos trabalharam durante 04 anos para não somente conquistar o título de Município aprovado Selo UNICEF, mas principalmente ser reconhecido como Município que garante qualidade de vida e direitos às suas crianças e adolescentes. 

Essa é a 5ª vez consecutiva que Russas conquista o título Município aprovado Selo UNICEF, a 1ª se deu em 2002, seguidamente vieram às outras; 2004, 2006, 2008 e agora 2012, numa demonstração de compromisso, responsabilidade e trabalho sério do Governo Municipal, Comissão Pró-Selo e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, em fazer acontecer ações voltadas para o cumprimento dos indicadores nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social, garantindo assim, que as crianças e adolescentes russanos sejam assistidos nos seus direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 

O Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas e a Primeira Dama Sônia Chaves, detentores de três das cinco conquistas, participaram em Brasília, na tarde desta quinta-feira, 29, da cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 – 2012, e tiveram a alegria de ouvir mais uma vez o nome de Russas, inscrito entre 176 municípios cearenses, ser anunciado entre os 65 que conquistaram a edição atual do Selo. 

Raimundinho, que teve como uma das prioridades de seu governo investir na criança e no adolescente, desenvolvendo projetos inovadores na área da Educação, Assistência Social e Saúde, recebe essa como a mais importante das conquistas, haja visto, está terminando seu segundo mandato, sendo então reconhecido nacionalmente, como um gestor que teve o compromisso e a responsabilidade de cuidar bem das crianças e adolescentes de Russas.

Outros Municípios do Vale do Jaguaribe que conquistaram o Selo nesta edição:

  • Alto Santo: 3ª vez (2006, 2008 e 2012)
  • Fortim: 3ª vez (2006, 2008 e 2012)
  • Itaiçaba: 5ª vez (2002, 2004, 2006, 2008 e 2012)
  • Iguatu: 2ª vez (2008 e 2012)
  • Iracema: 2ª vez (2008 e 2012)
  • Jaguaruana: 1ª vez (2012)
  • Limoeiro do Norte: 1ª vez (2012)
  • Morada Nova: 2ª vez (2002 e 2012)
  • Orós: 2ª vez (2000 e 2012)
  • Palhano: 3ª vez (2004, 2006 e 2012)
  • Potiretama: 1ª vez (2012)
  • São João do Jaguaribe: 1ª vez (2012)

Homem é executado a bala em Alto Santo

Um homem foi executado a bala nesta quinta-feira, 29, por volta das 7h, na CE 138, a 18 km da sede da cidade de Alto Santo, interior do Estado do Ceará. 

José Estevam do Nascimento, 51 anos, natural de Orós/CE, que residia na Vila Pesqueira, zona rural do município de Alto Santo, foi atingido por quatro disparos provavelmente de revolver, vindo a óbito imediatamente no local. 

Segundo populares, que acionaram a polícia, os tiros foram efetuados por dois indivíduos não identificados, de capacetes, numa moto de características não anotadas, que após cometerem o crime fugiram tomando rumo ignorado. Segundo ainda populares, o homicídio tem relação com o tráfico de drogas. 

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os homicidas, mas não obtiveram sucesso. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 29 PARA 30/11/2012

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Municípios aprovados na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF serão anunciados hoje em Brasília

O UNICEF realizará nesta quinta-feira, 29 de novembro, a cerimônia nacional de anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009 - 2012, das regiões do Semiárido e da Amazônia. O anúncio nacional dos municípios que serão certificados será feito pelo Representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl, no Museu Nacional, em Brasília. O evento contará com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Também estarão presentes, entre outros convidados, o governador Eduardo Campos, de Pernambuco, e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além de prefeitos e articuladores do projeto dos 19 Estados envolvidos na iniciativa. 

O município de Russas, no Estado do Ceará, conquistou quatro edições seguidas do Selo, nos anos de 2002, 2004, 2006 e 2008. Caso seja anunciado município aprovado, este será o penta Selo, numa demonstração da seriedade no desenvolvimento das ações de proteção a criança e ao adolescente nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação. O Prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, está em Brasilía, para participar do evento.

Serviço 

Evento: Anúncio dos municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição, 2009 - 2012 
Data: Quinta-feira 29 de novembro, às 15h 
Local: Museu Nacional, Setor Cultural Sul, lote 2, Brasília 

HISTÓRICO DO SELO 

O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. 

O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do pacto nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e da Agenda Criança Amazônia, iniciativas de solidariedade, cidadania e compromisso com o desenvolvimento dessas regiões que abrangem mais de 2.200 municípios de 20 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais e os nove Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira). 

O Pacto e a Agenda representam a união de forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população. 

Nos quatro anos de mobilização da Edição 2009 - 2012, os quase 1.800 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nessas regiões do país. 

O Selo UNICEF Município Aprovado também promoveu um amplo processo de participação social por meio da realização de dois Fóruns Comunitários, ocasiões em que a comunidade teve a oportunidade de avaliar, elaborar e acompanhar propostas para melhoria das políticas para a infância e adolescência em seus municípios. 

Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos. 

No Semiárido, os municípios certificados conquistaram avanços e melhoras em, pelo menos, 18 indicadores de um total de 32 nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social. 

Na Amazônia, de um total de 33 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, os municípios certificados avançaram em, no mínimo, 15 indicadores, além de ter pontuado em pelo menos duas das atividades da Participação Social.

Russas: TG 10-010 realizou solenidade de formatura dos atiradores e cabos da turma/2012

O Exército Brasileiro, através do Tiro de Guerra 10-010 com o apoio do Governo Municipal, realizou no início da noite desta quarta-feira, 28 de novembro, na Avenida Dom Lino, em frente ao prédio da Câmara Municipal, a Solenidade de compromisso a Bandeira Nacional e encerramento do ano de instrução da turma de atiradores do TG 10-010. Esta foi à sexta turma a encerrar suas atividades desde a reativação do Tiro de Guerra no município, ocorrida em 2007. 

Durante a cerimônia foram entregues diplomas a atiradores e monitores que mais se destacaram no decorrer das instruções, foi feita a aposição de divisas nos cabos que se destacaram no curso de formação de cabos e a entrega de reservistas a todos do grupamento. A tropa desfilou em continência ao 1º Tenente Valmor Imhoff, representante do comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho. 

O TG 10-010 prestou homenagens de agradecimentos concedendo o diploma de amigo do Tiro-de-Guerra, aos cidadãos; José Nilberto, Chefe de Gabinete; Giulemberg Ferreira, Maestro da Banda de Música da cidade; João de Paula, Inspetor da PRF; Francisco Gilvan Gonçalves, Diretor do DEMUTRAN; Jeane Alves, representante da Assessoria de Comunicação do Município e José Erivaldo, proprietário das Lojas LELEO Móveis, pelo grande apoio prestado ao TG 10-010, durante o ano de instrução. 

Esta foi a segunda turma de atiradores instruída pelo Subtenente Maurício Tavares Garcia, que durante 10 meses foi responsável pela formação militar de 50 jovens do Município. A solenidade marcou também a despedida do Subtenente do comando do TG 10-010, já que como reza as regras do Exército Brasileiro, a cada dois anos, acontecem mudanças nas chefias de instrução dos Tiros de Guerra. Tavares está retornando ao Estado do Rio Grande do Sul, sua terra natal. Outro gaúcho, o Subtenente Bauer será o novo chefe da instrução do TG de Russas.

Participaram do evento o Vice-Prefeito Dr. Paulo Augusto Campelo Bessa; 1º Tenente Valmor Imhoff, representante do General de Divisão Geraldo Gomes de Mattos Filho comandante da 10ª Região Militar; Sargento Filho e Sargento Gleidson, ambos da 10ª Região Militar; Major PM Marcondes Lacerda, representando o Comandante do 1º BPM; Gilvan Gonçalves, Diretor do DEMUTRAN; Nilberto Nogueira, Chefe de Gabinete; João de Paula, Inspetor PRF; Erivaldo Leite, proprietário das Lojas LELEO Móveis; Elano Rebouças, Presidente da ASTERUSSAS; Jeane Alves, representando a Assessoria de Comunicação do Município e Dr. José Erismar (Mazinho), Advogado; além de Assessores, Sociedade Civil e Imprensa.

Ex-detento é executado a bala em Limoeiro do Norte

O ex-detento Francisco Ailson Chaves Sousa, 28 anos, natural de São João do Jaguaribe, que residia na Rua Dep. Joaquim Bento, Bairro Antônio Holanda, cidade de Limoeiro do Norte, foi executado a bala nesta quarta-feira, 28, às 10h, na Avenida Dom Aureliano Matos, proximidades do Clube Paraíso, em Limoeiro, interior do Estado do Ceará. 

Segundo o Comando de Policiamento do Interior, Ailson foi surpreendido por dois indivíduos não identificados, numa motocicleta Honda Titan 150 de cor vermelha, que efetuaram vários disparos contra a vítima, que foi atingida com 03 tiros na nuca e 01 na perna direita, vindo a óbito imediatamente no local, logo em seguida fugiram seguindo rumo ignorado. 

Vale ressaltar que Ailson era ex-detento da Cadeia Pública de Limoeiro do Norte, onde cumpriu pena por infração aos Artigos; 213 (Estupro), 214 (Atentado Violento ao Pudor) e 288 (Formação de Quadrilha), todos do CPB. 

Policiais militares realizaram diligencias por toda área no intuito de identificar e prender os infratores, mas não obtiveram êxito. 

RESPONSABILIDADE DO 1º BPM CONFORME RELATÓRIO DO DIA 28 PARA 29/11/2012