sábado, 11 de maio de 2013

Tasso admite candidatura, entusiasma PSDB e vê oposição acovardada

O ex-governador Tasso Jereissati entusiamou os mais de 300 militantes, filiados e dirigentes municipais do PSDB que participaram, na noite desta sexta-feira, em Fortaleza, da convenção regional do partido ao deixar no ar a possibilidade de concorrer às eleições de 2014. 

Tasso não falou em cargo eletivo (senador ou governador), mas afirmou que, com o apoio dos que querem um novo Ceará, estará pronto para ajudar o PSDB e trabalhar forte com os aliados. Conclamou os tucanos e oposicionistas a romperem com o momento de paralisia que vive a política do Ceará, que sofre com a dizimação da oposição. 

O ex-governador fez mea culpa em sua trajetória política ao lamentar a ausência de oposição ao Governo do Estado e ao Governo Federal e disse que todos que estão fora do poder, como os tucanos, se acovardaram e tiveram (e tem) medo de exercer o papel de oposição. 

''O momento é de paralisia. Vivemos um processo de acomodação, uma acomodação acovardada. O silêncio vem em troca de cargos'', lamentou o ex-governador ao dizer, ainda, que quando não existe oposição, não existe conversa, nem democracia. Em um dos trechos do discurso, Tasso chamou os tucanos a contribuírem para a sociedade reativar o Ceará que sabe exigir os seus direitos. 

Ao final do pronunciamento, o ex-governador admitiu voltar à disputa eleitoral e agitou os presentes: se estivermos dispostos a fazer política com valores e ética, contem comigo. A frase foi entendida pelos participantes da convenção como um sinal da possível volta de Tasso Jereissati ao palanque, em 2014, como candidato a senador ou governador para garantir apoio ao presidenciável Aécio Neves. 

Fonte: cearaagora.com.br

Festa em comemoração ao Dia das Mães superlota a Praça do Estudante em Russas

Uma grande festa foi organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo para comemorar o Dia das Mães. Realizado na noite desta sexta-feira (1o) na Praça do Estudante, o evento atraiu milhares de pessoas que superlotaram aquele espaço público. 

Conforme a programação prevista pela equipe de organização, o evento teria início às 19h00, com uma série de apresentações artísticas, a maioria delas formado por crianças e adolescentes estudantes ou assistidos pelos programas sociais. O desfile da mais bela mãe e apresentações de coral deram um brilho especial a festividade. 

A primeira dama Mazé Torquato, acompanhada do prefeito Weber Araújo abriram o evento e seus pronunciamentos foram aplaudidos pela população presente. Ambos destacaram as mudanças que estão sendo implementadas no município. Vários secretários e vereadores também prestigiaram a festa ao lado de seus familiares. 

A noite ainda foi marcada pela distribuição de brindes e sorteios. Mais de 150 prêmios foram distribuídos em um sorteio que movimentou a comemoração. A animação ficou por conta do Forró Namorar que empolgou as mamães até a meia noite com muita musica e alegria. 

 O prefeito se declarou emocionado em ver a praça lotada e garantiu que no próximo ano, a festa das mães será muito mais grandiosa.

Fonte: ASCOM/Russas

Russas: Farmácia Popular voltará a abrir suas portas dia 27 de maio

A população voltará a ganhar a partir do próximo dia 27 de maio, mais um aliado a favor da melhoria da qualidade de vida. É a Farmácia Popular, que reabre as portas após ser totalmente reformada pela Prefeitura, e que estava fechada temporariamente em função das auditorias promovidas pela FIOCRUZ que apontaram irregularidades e desvios de dinheiro que aconteceram em 2012. 

Agora em novo endereço, além da infra-estrutura interna e externa, a Farmácia Popular conta com um outra equipe de profissionais, que estão sendo treinados para melhor atender ao cidadão russano. 

São centenas de medicamentos disponibilizados a preço de custo à comunidade, bastando apresentar a receita médica proveniente do SUS ou particular. A Farmácia Popular irá funcionar na Avenida Coronel Araújo Lima no cruzamento com a Travessa José Vieira.

Fonte:ASCOM/Russas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Futsal: Ass. Córrego de Areia goleia Bom Nome pelo Limoeirense da 1ª Divisão

Em partida da 3ª rodada da 1ª Fase do II Campeonato Limoeirense de Futsal Adulto da 1ª Divisão, realizada nesta quinta-feira, 09, no Ginásio José Nilson Osterne, a equipe da Associação Córrego de Areia goleou impiedosamente o time do Bom Nome por 11 a 2, conquistando assim sua segunda vitória consecutiva na competição, já o Bom Nome acumulou sua segunda derrota. 

A rodada teve ainda mais dois confrontos, no primeiro jogo da noite Maguary se reabilitou da derrota na estréia e venceu o Olaria por 04 a 02. No segundo embate, o Cruzeiro conquistou seu segundo triunfo na competição ao derrotar o Vitória por 2 a 1. 

Após duas rodadas pelo grupo “A”, a classificação é a seguinte: 

1º: Associação Córrego de Areia – 06 pontos/02 jogos 
2º: Cruzeiro – 06 pontos/02 jogos 
3º: Maguary – 03 pontos/02 jogos 
4º: Vitória – 03 pontos/02 jogos 
5º: Olaria – 00 ponto/02 jogos 
6º: Bom Nome – 00 ponto/02 jogos. 

Mais uma rodada pelo grupo ”A” será disputada na próxima terça-feira, 14, no Nilson Osterne; Cruzeiro enfrentará Olaria, Maguary vai enfrentar o Bom Nome e a equipe da Associação Córrego de Areia vai encarar o Vitória.

Mulher é lesionada a bala pelo próprio irmão em Aracati

O crime aconteceu nesta quinta-feira, 09, por volta das 21h30min, na Travessa Coronel Pompeu, cidade de Aracati, litoral cearense. 

Foi lesionada a bala com um disparo na coxa, durante uma discussão, Marcília Alves Falcão. A vítima estava em casa quando seu irmão Marcilio Alves Falcão, sacou de um revolver cal.38 e efetuou um disparo, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado. Marcília foi socorrida ao hospital da cidade, foi medicada e não corre risco de morte. 

Policiais militares realizam diligencias no intuito de prender o infrator, mas até o mmento não obtiveram êxito. 

Fonte: 1º BPM

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Russas: Escolas municipais mantém padrão de qualidade na merenda


Manter a qualidade da merenda escolar é um dos maiores desafios de qualquer gestor municipal. Através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Ministério da Educação garante aos municípios o repasse de recursos financeiro para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica. Em Russas, a Escola Raimundo Pelópidas de Araújo, é um exemplo de que a merenda escolar que chega ao prato dos alunos é de excelente qualidade. 

Segundo a cozinheira responsável pelo preparo da merenda, Francisca Liduina da Silva, a merenda que chega à escola é de excelente qualidade. Liduina ressalta que a merenda é feita com todo o cuidado e dedicação. "Além da qualidade, a merenda aqui é feita com amor", destacou Francisca Liduina 

A Diretora da escola, Ana Samara, conta que o armazenamento da comida é feito seguindo ordens da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). “Foram colocadas telas nas entradas de ar do depósito para que dessa forma o ar circule pelo depósito, além de barrar a entrada de insetos”, explica. 

Em relação ao abastecimento, a diretora ressalta que frutas, legumes e frango chegam semanalmente, já alimentos como arroz e macarrão chegam mensalmente. "É possível adequar o cardápio sem fugir das necessidades básicas que a criança precisa, dessa forma a comida não estraga, já que as crianças gostam bastante do que é feito" ressaltou Samara. 

O cardápio que é levado para as escolas é montado para atender as necessidades nutricionais das crianças. Segundo a Nutricionista responsável pelas escolas do município, Yasmine de Castro, o cardápio das escolas é montado seguindo as normas estabelecidas pelo FNDE. Segundo ela, as escolas que servem apenas um refeição precisam atender 30% das necessidades nutricionais diárias dos alunos e as escolas em tempo integral precisam atender 70% dessas necessidades. 

 "O cardápio vai respeitar as necessidades nutricionais das crianças, além de respeitar a regionalidade, ou seja, os alimento básicos da região. Devem ser alimentos que elas consigam comer, que elas gostem e que sejam saudáveis ao mesmo tempo" ressaltou Yasmine. 

Atualmente a merenda escolar dos alunos de Russas, é composta por ovos, carnes, frango, legumes, leite, dentre outros alimentos. Uma parte desses alimentos vem diretamente da Agricultura Familiar. As frutas que chegam às escolas são fornecidas por agricultores da região. 

A Secretária de Educação, Morlânia Chaves, ressalta que 100% das escolas de Russas são abastecidas regulamente. "Se você quiser visitar hoje 100% das escolas, você vai ver que todas elas estão abastecidas com merenda para um mês", ressaltou a Secretária.

Fonte: TV Russas

Limoeiro do Norte: Bola rola nesta quinta pelo limoeirense de futsal da 1ª Divisão


Para a alegria do torcedor a bola volta a rolar nesta quinta-feira, 09, a partir das 19h, no Ginásio José Nilson Osterne, para mais uma rodada da 1ª fase do Campeonato Limoeirense de Futsal Adulto da 1ª Divisão. Três jogos válidos pela chave "A" movimentarão a noitada esportiva. 


Na preliminar Olaria e Maguary se enfrentam buscando reabilitação na competição, ambas perderam na estréia. Logo em seguida, no jogo intermediário, Cruzeiro e Vitória jogam por mais uma vitória, visto que venceram na estréia da competição. Fechando a rodada, Bom Nome, que estreou com derrota tenta sua reabilitação contra a equipa da Associação Córrego de Areia que buscará mais um triunfo. 

O torcedor limoeirense e da região está convidado a lotar as dependências do Ginásio Municipal, e prestigiar mais uma rodada do maior campeonato da bola pesada da região.

Três Veículos foram furtados durante festa de aniversário da cidade de Palhano

Um verdadeiro arrastão aconteceu durante a noite desta quarta, 08, para quinta-feira, 09, na cidade de Palhano interior do Estado do Ceará. Três veículos foram furtados, quando estavam estacionados, no decorrer dos festejos promividos naquela cidade em virtude das comemorações do aniversário de emancipação política da mesma. 

O 1º furto ocorreu por volta das 23h55min, na Avenida Posidônio Barreto, centro da cidade, de onde foi levado um Fiat Uno, de cor vermelha, placa HUU 4462, de propriedade de Cícero Gledson de Lima, que ao sentir falta do veículo acionou a polícia, que ainda realizou buscas pela região, mas nada encontrou. 

Já no início da madrugada desta quinta-feira, por volta das 00h40min, Nilson Sabino de Lima, teve seu veículo Gol, de cor bege, placa HUI 2437, furtado na Rua João Alves, centro da cidade. 

O 3º furto, também ocorrido durante a madrugada, aconteceu na Avenida Posidônio Barreto, centro, de onde foi levada a motocicleta Honda CG 150 Titan, de cor azul, placa MWP 3195, pertencente a Erick Arnando da Silva, 28 anos, natural de Russas-CE. 

Policiais militares realizam diligencias na tentativa de recuperar os veículos, bem como identificar e prender os infratores, mas atá o presente momento sem êxito. 

Fonte: 1º BPM

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Futsal: Três jogos movimentaram o Limoeirense Adulto da 1ª Divisão

A segunda rodada do Campeonato Limoeirense de Futsal Adulto da 1ª Divisão, aconteceu nesta terça-feira, 07, no Ginásio José Nilson Osterne, com a realização de três jogos válidos pelo grupo “B” da competição. 

No primeiro jogo, Bonfinense e Canafístula estrearam no certame empatando pelo placar de 1 a 1. Logo em seguida, na partida intermediária, o Beira Rio fez uma grande estréia e goleou o time do Luiz Alves por 4 a 0, e fechando a rodada a equipe do Santa Maria largou bem na competição ao vencer o time da AABB por 3 a 1. 

A bola volta a rolar na próxima quinta-feira, 09, a partir das 19h, no Nilson Osterne, com mais três jogos valendo pela chave “A”. Abrirão a rodada Olaria e Maguary, logo em seguida Cruzeiro vai encarar o Vitória, e fechando a noitada Bom Nome enfrentará o time da Associação Córrego de Areia. 

A competição é promovida pela Liga Limoeirense de Futebol de Salão.

Homens armados assaltam motocicleta no município de Quixeré

O assalto aconteceu na noite de segunda, 06, para terça-feira, 07, na localidade de Lagoa da Casca, zona rural do município de Quixeré, interior do Estado do Ceará. 

Segundo a vítima, Antônio Elenildo Gadelha, natural do mesmo Município e residente na localidade da ocorrência, que só compareceu à Unidade policial na manhã do dia 07, trafegava na motocicleta Honda/CG 125 Titan ES, de cor azul, placa HXW9608, registrada em nome de Aury Flávia Chagas Freire Silva, quando foi abordado por 02 (dois) indivíduos não identificados, armados com arma de fogo, em uma motocicleta não identificada, que anunciaram o assalto e subtraíram sua moto, fugindo logo em seguida tomando rumo ignorado. 

A polícia realiza diligências no intuito de recuperar o veículo, bem como chegar a prisão dos suspeitos, mas até agora sem êxito. 

Fonte: 1º BPM

terça-feira, 7 de maio de 2013

Russas foi a cidade que mais recebeu raios entre os dias 28 e 30 de Abril

Somente entre os dias 28 e 30 de abril, foram registradas 7.111 descargas atmosféricas no Ceará. O local com maior incidência foi a cidade de Russas, que registrou um total de 831 raios, seguida de Amontada, com 462, e Santana do Acaraú, que registrou 452 raios. Já Fortaleza não registrou nenhum raio no mesmo período. Os números são do Centro de Controle do Sistema (CCS) da Companhia Energética do Ceará (Coelce). 

Monitoramento 

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um projeto de pesquisa feito pela Coelce por meio do CCS. A atividade realizada pelos operadores tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas. 

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas para o Ceará foi desenvolvido com a finalidade de identificar o local de queda do raio na rede elétrica, prever tempestades e, consequentemente, minimizar o tempo de atendimento. O sistema identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas. 

Números 

Só em 2013, a Coelce já registrou 152.849 descargas atmosféricas no Ceará. Os municípios com maior incidência de raios foram: Santa Quitéria, com 10.450; Granja, com 6.604; e Sobral, com 5.636 raios. Já Fortaleza registrou apenas 122 descargas do início do ano até agora.

Fonte: Tribuna do Ceará

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Futebol: 13 de Gangorra goleia Bonfinense e conquista título do Torneio Jacinto Chaves

Com o instinto de massacrar, o 13 de Gangorra goleou impiedosamente a equipe do Bonfinense por 09 a 01, em jogo válido pela grande decisão do 26º Torneio Jacinto Chaves, ocorrido no último sábado, 04, no estádio Francisco de Assis Gurgel, localizado na comunidade de sitio Bom Fim, e de quebra conquistou o título da competição. 

Os gols do galinho atrevido foram assinalados por Leandrinho (03), Celinho (02), Tiago (02), Renato (01) e Aroldo (01), enquanto para alvianil do Bom Fim descontou de pênalti o atleta Tiago Freitas, neto da madrinha do Clube Creuza Freitas. 

A arbitragem do jogo foi do árbitro George Castro, auxiliado por Jaime Costa e Paulo Noronha, na mesa fazendo as anotações trabalhou o presidente Laudenir Medeiros. 

Elenco campeão 

Adonias, Zé Alves (Amilton), Alexandre o grande (Fabiano), Aroldo, Lima (Luis), Janio (Francilanio), Claudio Rocha, Renato, Thiago (Raimundo), Celinho (Arisleudo) e Leandrinho. Treinador – Roberto Carlos. 

Informações: Paulo Noronha

Prefeitura de Russas vai comemorar o “Dia das Mães” nesta sexta-feira (10), na Praça do Estudante

O Governo Municipal de Russas, através da Secretaria da Cultura e Turismo, irá comemorar o Dia das Mães, na próxima sexta-feira, dia 10 de maio, a partir das 19 horas, na Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante). O evento é aberto ao publico. 

Haverá apresentações, sorteios de centenas de brindes, desfiles de beleza e show com o Forró Namorar.

Confira a programação abaixo: 

Programação: 

Durante o período de 06 à 10 de maio, a Secretaria da Saúde estará realizando palestras educativas; prevenção ginecológica; testes: de diabete, HIV, sífilis; mamografia; atividades físicas e outras ações, em vários postos de saúde do Município. 

10/05 – Sexta-feira – Praça José Carlos Matos (Praça do Estudante) 
12h – Mensagem do Prefeito Weber Araújo nas emissoras de rádio; 
16h – Banda de Música Maestro Orlando Leite nas principais ruas da cidade; 

Noite – 19 horas 

• Homenagem às Mães; 
• Apresentação do Coral Canta Russas; 
• Apresentação Artística da AABB Comunidade; 
• Apresentação das Escolas Municipais: Inácio de Barros (Flores), Raimundo Pelópidas (Sede), CAIC, Pedro de Alcântara (Retiro), Dr. José Martins de Santiago (Parelhas); 
• Sorteio de vários brindes; 
• Desfile da MAIS BELA MÃE; 
• Atração Musical: Banda Forró Namorar.

Fonte: ASCOM/Russas

Homem de 42 anos é encontrado morto em Limoeiro do Norte

Foi encontrado em sua casa neste domingo, 05, por volta das 06h30min, no distrito do Tomé, zona rural do município de Limoeiro do Norte, o corpo de Francisco Josafá Vasconcelos Moura, 42 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE. 

Segundo informações de populares, há dias Josafá se queixava de uma dor no peito, o que possivelmente tenha sido a causa de sua morte. 

O corpo da vítima foi encaminhado ao IML onde passará por exames que comprovem a verdadeira causa de sua morte. 

Fonte: 1º BPM

Basquete: Após desistência de adversário Tabuleiro avança de fase no Cearense

A seleção de Tabuleiro do Norte de Basquete galgou mais um passo rumo a conquista do Campeonato Cearense promovido pela Federação Cearense de Basquete. A equipe do Nautilus, adversária do time jaguaribano no playoffs do certame adulto masculino, solicitou exclusão do campeonato, em conseqüência Tabuleiro avança a próxima fase da competição. 

Tabuleiro e Nautilus se enfrentariam pela chave “D” do certame, valendo pelas oitavas de final do LXI Campeonato Adulto, no próximo dia 11, na cidade jaguaribana, mas alegando falta de condições de deslocamento até o município de Tabuleiro, a diretoria da equipe do Nautilus solicitou a sua exclusão da competição que foi prontamente atendida pela FCB, passando a partir de então, de acordo com o Estatuto da FCB, a não ter mais vínculo com a Federação. 

Diante do exposto a equipe tabuleirense avança a fase seguinte sendo considerada vencedora da Chave “D”. 

Informações: Sindeval de Almeida

Soldado da PM de São Paulo morre em acidente de trânsito em Aracati

O soldado Fabiano de Oliveira Pinto, 35 anos, natural de Cananeira – SP morreu neste domingo, 05, após se envolver em acidente de trânsito ocorrido na BR 304, KM 51 próximo ao acesso à praia de Canoa Quebrada. 

Segundo informações do Comando do 1º BPM, o soldado trafegava na motocicleta Honda Biz 125, cor vermelha, placa HYU-9808, levando como garupeira Gerda Gurgel Muller, residente em Aracati, quando colidiu contra uma carreta Scania, de placa MYR-5014, dirigida por José Eudes de Oliveira, 38 anos, residente em Rafael Fernandes-RN. Em decorrencia do forte impacto o militar veio a óbito imadiatamente, enquanto a garupeira sofreu fratura na mão direita e escoriações pelo corpo, sendo socorrida ao hospital local. 

Policiais militares estiveram no local e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM