sexta-feira, 26 de julho de 2013

Violência: Jovem de 21 anos executado a bala e outro lesionado em Russas

Foto: Tom Gurgel
O crime aconteceu nesta sexta-feira, 26, por volta das 12h na comunidade de Miguel Pereira do Mauro, zona rural do município de Russas, Estado do Ceará.

Dois rapazes que trafegavam numa moto Honda CG 125 de cor vermelha, placa NUZ 9239, de Russas, foram alvejados à bala. Um deles veio a óbito imediatamente no local e o outro foi socorrido para o hospital de Russas pela viatura da Policia Militar. 

O jovem morto foi identificado por, Jonathan Araújo Barroso, 21 anos, natural de Fortaleza, que residia no bairro Catumbela, em Russas, ele foi atingido por 04 disparos de arma de fogo, sendo um no peito, um no abdômem e dois na cabeça, vindo a óbito no local. O outro rapaz identificado por Carlos Renan Campos da Silva, 19 anos, também natural de Fortaleza e residente em Russas, foi atingido por 05 tiros, sendo dois no braço esquerdo, um na coxa direita e dois na cabeça. Ele foi socorrido ao hospital local e logo em seguida transferido para o IJF, em Fortaleza.

Vale ressaltar que com Jonathan, que é suspeito de envolvimento com o tráfego de drogas em Russas, foi encontrada uma trouxa de maconha, e Carlos Renan já responde a procedimentos na justiça por crimes de roubo e receptação.

Policiais do Ronda do Quarteirão estiveram no local e adotaram as medidas cabíveis.


Futsal: Dois jogos abriram a 2ª fase do Campeonato Palhanense de Férias

Dois jogos, realizados nesta quinta-feira, 25, na Quadra Poliesportiva da Escola José Francisco de Moura, marcaram o início da 2ª Fase do 57º Campeonato de Futsal de Férias da cidade de Palhano, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude. 

No primeiro embate da noite, válido pelo grupo “C”, Ajax e Real empataram pelo placar de 03 a 03, logo em seguida na partida principal, valendo pela chave “D”, o time do Canto da Cruz goleou a equipe do Barbada por 04 a 0. 

O certame contou inicialmente com a participação de 10 equipes divididas em dois grupos; A e B, após jogos de ida dentro de cada chave se classificaram as três melhores por grupo. As seis equipes classificadas foram divididas em duas chaves; grupo “C” formado por Ajax (1ºA), Real (2ºB) e Pesque e Pague (3º B), e grupo “D” composto por Canto da Cruz (1ºB), Barbada (2ºA) e Veterano (3ºA). 

Na segunda fase as equipes jogarão entre si dentro de cada grupo onde se classificarão as duas melhores por chave para as disputas das semifinais. 

Informações: Celestino Fonseca

Quadrilha fortemente armada assalta agência bancária de São João do Jaguaribe

A ação delituosa aconteceu no início da madrugada desta sexta-feira, 26, por volta de 00h05min, na cidade de São João do Jaguaribe, região jaguaribana do Estado do Ceará. Vários indivíduos fortemente armados invadiram a cidade e fuzilaram a viatura e a sede do Destacamento Policial, enquanto outra parte do grupo estourava um Caixa Eletrônico do Banco do Bradesco. 

Na fuga, informações foram repassadas que os bandidos utilizaram pelo menos 01(um) carro de cor escura e 02(duas) motocicletas de características não anotadas. Equipes policiais das cidades circunvizinhas, foram acionadas e durante às diligências à procura do bando, foi encontrado um veículo Fiat Palio, supostamente utilizado na ação criminosa, que ainda estava em chamas, nas proximidades da Localidade de Melões, estrada carroçável que liga São João do Jaguaribe-CE à cidade de Morada Nova-CE. 

No local do confronto, na frente do Destacamento da PM, foram encontradas:11(onze) cápsulas de fuzil 7,62mm, 23(vinte e três) cápsulas de .40mm, 11(onze) cápsulas de escopeta cal.12mm, 06(seis) cápsulas cal.38mm, 19(dezenove) cápsulas 9mm e 01(uma) cápsula cal. .45mm, todas deflagradas. Já na Agência, foi encontrada uma bomba de fabricação caseira intacta. O valor roubado não foi divulgado pela gerência da agência bancária. 

A polícia continua em diligências na região à procura do bando. 

Fonte: 1º BPM

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Morre Candeeiro, último cangaceiro de Lampião

Morreu nesta quarta-feira o último cangaceiro do bando de Lampião, Manoel Dantas Loiola, de 97 anos, mais conhecido como Candeeiro. Ele faleceu na madrugada de hoje no Hospital Memorial de Arcoverde onde estava internado desde a semana passada, após sofrer um derrame. O sepultamento está marcado para as 16h, no cemitério da cidade de Buíque. 

Pernambucano de Buíque (a 258 quilômetros do Recife), Manoel ingressou no bando de Lampião em 1937, mas afirmava que foi por acidente. Trabalhava em uma fazenda em Alagoas quando um grupo de homens ligados ao famoso bandido chegou ao local. Pouco tempo depois, a propriedade ficou cercada por uma volante e ele preferiu seguir com os bandidos para não ser morto. 

No final da vida, atuava como comerciante aposentado na vila São Domingos, distrito de sua cidade natal. Atendia pelo nome de batismo, Manoel Dantas Loyola, ou por outro apelido: seu Né. No primeiro combate com os “macacos”, quando era chamado de Candeeiro, foi ferido na coxa. O buraco de bala foi fechado com farinha peneirada e pimenta. 

Teve o primeiro encontro com o chefe na beira do Rio São Francisco, no lado sergipano. “Lampião não gostava de estar no meio dos cangaceiros, ficava isolado. E ele já sabia que estava baleado. Quando soube que eu era de Buíque, comentou, em entrevista concedida ao Diario: ‘sua cidade me deu um homem valente, Jararaca’”. 

Candeeiro dizia que, nos quase dois anos que ficou no bando, tinha a função de entregar as cartas escritas por Lampião exigindo dinheiro de grandes fazendeiros e comerciantes. Sempre retornava com o pedido atendido. Ele destacou que teve acesso direto ao chefe, chegando a despertar ciúme de Maria Bonita. Em Angicos, comentou que o local não era seguro. Lampião, segundo ele, reuniria os grupos para comunicar que deixaria o cangaço. Estava cansado e preocupado com o fato de que as volantes se deslocavam mais rápido, por causa das estradas, e tinham armamento pesado. 

No dia do ataque, já estava acordado e se preparava para urinar quando começou o tiroteio. “Desci atirando, foi bala como o diabo”. Mesmo ferido no braço direito, conseguiu escapar do cerco. Dias depois, com a promessa de não ser morto, entregou-se em Jeremoabo, na Bahia, com o braço na tipóia. Com ele, mais 16 cangaceiros. Cumprindo dois anos na prisão, o Candeeiro dava novamente lugar ao cidadão Manoel Dantas Loyola. Sobre a época do cangaço, costumava dizer que foi “história de sofrimento”.

Fonte: tribunadoceara.com.br

Futsal: Definidos os classificados da chave “B” do Campeonato de Férias de Palhano

A última e decisiva rodada da Chave “B” da fase classificatória do Campeonato de Futsal de Férias da cidade de Palhano, aconteceu na terça-feira, 23, na Quadra Poliesportiva da Escola José Francisco de Moura. 

No jogo preliminar o time do Canto da Cruz venceu apertado a equipe do Verona por 2 a 1 e garantiu a 1ª colocação do grupo com 09 pontos. Com a derrota, o Verona ficou na 4ª colocação com 04 pontos e deu adeus a competição. 

No jogo principal o time do Real goleou impiedosamente a equipe do PSG por 19 a 1 e garantiu vaga na 2ª fase da competição, ficando na 2ª posição do grupo com 09 pontos, mesma pontuação do Canto da Cruz, para quem perdeu no confronto direto, 1º critério de desempate. O PSG se despediu da competição com quatro derrotas e nenhum ponto ganho. 

O outro classificado da chave foi à equipe do Pesque e Pague que terminou a fase classificatória na 3ª colocação com 07 pontos ganhos. 

A segunda fase do certame, que é promovido pelo Governo Municipal de Palhano, terá início nesta quinta-feira, com a realização de dois jogos. No primeiro embate previsto para iniciar as 19h, o Ajax (1ªA) vai enfrentar o Real (2ºB), e logo em seguida às 20h, o time do Canto da Cruz (1ºB) enfrentará a equipe do Barbada (2ºA).

Futebol: 08 jogos movimentam o Campeonato Limoeirense nesse final de semana

Os Campeonatos Limoeirenses de Futebol da 1ª, 2ª e 3ª Divisões Adulto 2013 prosseguem nesse final de semana com a realização de 08 jogos, sendo 04 pela primeirona, 02 da segundona e 02 da terceirona. O certame é promovido pela Liga Desportiva de Limoeiro do Norte – LDLN e é considerado o maior e mais organizado campeonato amador promovido por Liga do estado do Ceará. 

A competição conta com a participação de 35 equipes, sendo 12 na 1ª divisão, 12 na 2ª e 11 na 3ª, com jogos acontecendo simultaneamente, garantindo lazer e socialização para a sociedade limoeirense a cada final de semana. A temporada teve início dia 25 de maio com previsão de encerramento para o mês de novembro. 

Confira abaixo todos os embates desse final de semana com suas respectivas arbitragem: 

1ª Divisão 

Sábado, 27: Às 15h30min, no Paulo Alves de Moura 
Esporte do Arraial X Bom Nome 
Arbitro: Ernando Silva 
Assistentes: Chico Castro e André Corsino 
Delegada: Adalbênia Carvalho 

Sábado, 27: Às 15h30min, no Luiz Amâncio 
13 de Gangorra X Independente 
Árbitro: Luciano Silva (Russas) 
Assistentes: Cláudio Moura e Alice Aline 
Delegada: Vânia Lúcia 

Domingo, 28: Às 16h30min, no Bandeirão 
Cruzeiro da Chapada X Palmeiras 
Árbitro: Marcio Rodrigues 
Assistentes: George Castro e André Corsino 
Delegado: Maximiano Guimarães 

Domingo, 28: Às 15h30min, no Luiz Amâncio 
Caxias X Sapé 
Árbitro: João Nilieudes 
Assistentes: Raimundo Jaerdes e José Eudes 
Delegada: Clésia Maia 

2ª Divisão 

Sexta-feira, 26: Às 19h, no Bandeirão 
Serra Azul X Santos 
Árbitro: George Castro 
Assistentes: Lucas Castro e Eniclécio Oliveira 
Delegado: Leônidas Luciano 

Sábado, 27: Às 15h30min, na comunidade do Espinho 
15 de Junho X ASEFS 
Árbitro: Onélio Moreira 
Assistentes: José Eudes e Lucas Castro 
Delegado: Paulo Ricardo 

3ª Divisão 

Sábado, 27: Às 15h30min, no Bixopá 
Flamengo do Bixopá X Gangorra 
Árbitro: Edimar Moura 
Assistentes: Erisleike Denyo e Maurílio César 
Delegado: Nilo Lopes 

Domingo, 28: Às 15h30min, no Sabino Roberto 
Flamengo da Canafístula X América do Arraial 
Árbitro: Pio Rodrigues 
Assistentes: Chico Castro e Lucas Costa 
Delegado: Raimundo Francisco 

Informações: Marcos Jr

Indivíduos armados assaltam posto de combustível em Tabuleiro do Norte

O assalto ocorreu nesta quarta-feira, 24, por volta das 18h, no posto de combustível localizado na BR-116, localidade de Peixe Gordo, zona rural de Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará. 

Segundo informações da Polícia Militar dois (02) indivíduos em uma motocicleta vermelha demais características não anotadas, ambos encapuzados, e um deles de posse de uma arma longa, supostamente uma escopeta, renderam o proprietário do estabelecimento, Antonio Lopes Neto, e levaram da vítima dois (02) celulares, e uma pequena quantia em dinheiro que não foi informada, fugindo logo em seguida tomando rume ignorado. 

A polícia está em diligências à procura dos suspeitos, que ainda não foram localizados. 

Fonte: 1º BPM

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Violência: Dois homicídios à bala nas últimas 24h na Região Jaguaribana

Dois homicídios a bala foram registrados pela polícia militar somente nestas últimas 24h, na Região Jaguaribana, ratificando a região como uma das mais violentas do interior cearense. 

O primeiro ocorreu por volta das 12h10min, na Rua Professora Verônica Bezerra, zona periférica da cidade de Jaguaribara. Foi executado com um tiro na cabeça o indivíduo Antônio Marcos Moura Granja, conhecido por “Marco do Condado”, 35 anos, que segundo a polícia tinha varias passagens pela policia, suspeito de crimes, como seqüestro, furto, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Segundo informações, um indivíduo não identificado efetuou o disparo que vitimou fatalmente Antônio Marcos e logo em seguida fugiu e não foi identificado e localizado. 

O segundo homicídio aconteceu por volta das 20h, na Localidade de Arraial de baixo, zona rural de Limoeiro do Norte, foi vítima de homicídio a bala, Ednaldo da Silva Crisóstomo, 36 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que segundo informações o mesmo trafegava em um veículo FIAT Strada, de cor branca, placas OKB-5876, e ao chegar em frente a sua residência foi atingido por disparos de arma de fogo. Ninguém soube informar de onde partiram os tiros. O caso está sob investigação da polícia que tenta chegar a prisão do suspeito do crime. Outras Ocorrências: 

Fonte: 1º BPM

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Estudante de 16 anos foi encontrado morto supostamente a pauladas em Quixeré

Populares encontraram nesta segunda-feira, 22, por volta de 06h, na comunidade de Lagoinha, zona rural do município de Quixeré, interior do Estado do Ceará, o corpo do estudante Alexandre Lima Oliveira, 16 anos, natural do mesmo Município, que residia no Sítio Vila Nova-l, zona rural de Quixeré-CE. 

O corpo do adolescente apresentava sinais de agressão física, supostamente à “pauladas”. O caso está sob investigação da polícia, que tenta chegar a autoria do crime. 

Fonte: 1º BPM

Futebol: Oito equipes confirmaram presença na Copa Sub 20/Etapa Jaguaribana

Oito equipes da Região Jaguaribana confirmaram presença na 6ª Edição da Copa Sub 20 de Futebol, na 1ª etapa de inscrição, que era somente para os veteranos e se encerrou no dia 20 de julho. As equipes inscritas foram: Alto Santo - Marcos Bernardo; Iracema - Marcos; Jaguaribara - Núbia; Limoeiro do Norte - Gilmar Castro; Projeto Bom de Bola (Jaguaruana) - Sergio Adriano; Quixeré - Dominguinho da Lagoinha; Russas - Reginaldo FIFA e Tabuleiro do Norte - Branco dos Patos. 

As inscrições continuarão abertas até o dia 27/07, só que desta vez sem preferência para veteranos (quem já participou da competição), ou seja, qualquer equipe poderá solicitar, pois as mesmas são gratuitas e as equipes recebem uniformes e bola, patrocinado pela Secretaria de Esporte do Estado do Ceará. Ainda restam 4 vagas, já que a etapa jaguaribana é disputada por 12 equipes. 

Este ano vai ser lançado o álbum da Copa Sub 20 na Região Jaguaribana, uma novidade para os atletas, dirigentes, torcedores e familiares colecionarem as figurinhas dos atletas e ainda ganharem prêmios nas figurinhas premiadas. 

A Copa Sub 20 de Futebol é uma realização da Liga Cearense de Futebol, comandada pelo radialista Tony Pereira patrocinada pela Secretaria de Esporte do Estado do Ceará. A coordenação regional é do desportista Sindeval de Almeida. 

Sindeval de Almeida

Futsal: Definidos os times classificados pelo grupo “A” do Certame de Férias de Palhano

A última rodada do grupo “A” da fase classificatória do 57º Campeonato de Futsal de Férias da cidade de Palhano aconteceu na Sexta-feira, 19, na quadra poliesportiva da Escola José Francisco de Moura. Dois jogos movimentaram a noitada. 

No primeiro embate a equipe do Barbada venceu o Audax por 05 a 02, e selou sua classificação na 2ª colocação do grupo com 09 pontos, mesma pontuação do time do Ajax, que derrotou no jogo principal o Dennver pelo placar de 06 a 01, e ficou com a primeira posição da chave, devido ter vencido o Barbada no confronto direto, 1º critério de desempate. 

O terceiro colocado do grupo foi à equipe do Veterano que obteve 06 pontos, mesma pontuação do Audax, mas no confronto direto o Veterano havia vencido o Audax por 03 a 01, garantindo assim pelo critério de desempate a vaga na próxima fase da competição. 

O último colocado da chave foi o time do Dennver, que disputou 04 jogos e perdeu todos, terminando a competição sem pontuar. 

A bola volta a rolar nesta terça-feira, 23, quando acontecerá a última rodada da chave “B”, que definirá os classificados do grupo. Às 19h, Verona enfrentará o Canto da Cruz, e logo em seguida, às 20h, Real vai enfrentar o PSG. 

Pesque e Pague lidera a chave com 07 pontos, Canto da Cruz e Real ocupam respectivamente a 2ª e 3ª colocação com 06 pontos cada, Verona é o 4º com 04 pontos e PSG está na última posição com zero ponto. 

Informações: Celestino Fonseca

Russano de futebol: Fla Russas vence CSA em Lagoa Grande e encaminha classificação as semi

Duas partidas movimentaram as quartas de finais jogos de ida do Campeonato Russano de Futebol Adulto 2013, nesse final de semana na cidade de Russas. 

No sábado, 20, o Guará recebeu o Brasil de São Pedro no Estádio Olímpico em jogo que terminou empatado pelo placar de 0 a 0. No jogo da volta, ambas as equipes precisam de uma vitória simples para avançar as semifinais, caso aconteça novo empate, a vaga será decidida na prorrogação, com o Brasil jogando pelo empate por ter realizado uma melhor campanha na fase classificatória. 

O outro embate da rodada aconteceu neste domingo, 21, no Distrito de Lagoa Grande. A equipe da Fla Russas ignorou o mando de campo do CSA e saiu de campo vitoriosa pelo placar de 1 a 0, ficando há um empate das semifinais e ainda com a vantagem de jogar a partida da volta em seus domínios. Caso o CSA vença o jogo da volta, o time da cidade ainda terá a vantagem de jogar pelo empate no tempo extra. 

Jogos da volta 

No próximo final de semana serão iniciados os jogos da volta das quartas de finais do russano. Sábado, 27, às 18h, no Estádio Olímpico César Cals, centro de Russas, o Corinthians vai receber a equipe do Novo Guarani de Lagoa Grande. O jogo de ida terminou 0 a 0. Se acontecer novo resultado de igualdade, o Corinthians jogará por empate na prorrogação para ficar com a vaga. 

Já no domingo, 28, às 16h, Real Palhano vai receber o time do XI Velozes do Mutirão. No jogo de ida deu a equipe palhanense pelo placar de 2 a 1. Para avançar de fase o time de Palhano joga por empate a partida da volta, e ainda terá a vantagem de jogar por empate na prorrogação caso sofra uma derrota. 

Informações: Fernando Leite

Agricultor é executado a bala em Tabuleiro do Norte

O homicídio aconteceu neste domingo, 21, por volta de 19h40min, na Travessa Antônio Pio Gadelha, centro da cidade de Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará. 

Foi morto a tiros o agricultor Euclides Elias Cazuza, 52 anos, que residia no Sítio Sussuarana, Tabuleiro do Norte, a vítima estava no interior do seu veiculo modelo VW Gol, de cor verde e placas HVO – 9504, quando foi surpreendido por dois indivíduos não identificados que chegaram em uma moto de características não anotadas, e efetuaram vários disparos de pistola Cal. 9mm, contra a vitima que foi atingida na cabeça e abdômen, tendo morte imediata no local. 

O caso está sob investigação da polícia. 

Fonte: 1ª Divisão

Futebol: Santa Maria vence Bonfinense pelo Limoeirense da 1ª Divisão

Sete Jogos movimentaram os Campeonatos Limoeirenses da 1ª, 2ª e 3ª divisões neste final de semana em Limoeiro do Norte. Com relação às rodadas anteriores os goleadores economizaram nos gols, mesmo assim a rodada apresentou uma boa média, 23 gols em 07 jogos, uma média de 3,2 por jogo. 

Foram três partidas da 1ª divisão. No sábado, 20, Vila União e São Raimundo empataram pelo placar de 01 a 01, em jogo realizado no Estádio Sabino Roberto. No mesmo dia, no Luís Amâncio, o Bom Nome venceu Independente por 03 a 02, essa foi a quarta derrota do Independente na competição. Fechando os jogos da primeirona, o Santa Maria derrotou Bonfinense por 03 a 01, em jogo realizado neste domingo, 21, no Estádio Bandeirão, essa foi a quinta derrota do Bonfinense no certame. 

Pela 2ª divisão foram realizados dois jogos. Na sexta-feira, 19, em partida isolada ocorrida no Bandeirão, a equipe do ABC venceu o Novo Ceará por 03 a 0, e no sábado, 20, o Cruzeiro do Arraial perdeu em casa no Benjamim de Oliveira, por 02 a 01 de virada para o Botafogo do Setor NH6. 

A terceirona também teve movimentação nesse final de semana, com a realização de dois embates, ambos realizados neste domingo, 21. No Estádio Sabino Roberto, o Maguari venceu a equipe do União Jovem por 03 a 01, e no clássico dos Setores, a Portuguesa do Setor NH4 jogando em casa perdeu para o Vasco do Setor NH5 por 02 a 0. 

Arbitragem 

Após anunciar que o Limoeirense das três divisões sofreria uma paralisação, devido ao não repasse por parte da Prefeitura de Limoeiro do Norte dos recursos para pagamento da arbitragem, a Liga Desportiva de Limoeiro do Norte - LDLN encontrou uma saída e a competição vai continuar normalmente. Uma reunião foi realizada com árbitros e assistentes, que concordaram com a redução do valor da arbitragem por jogo, que era de R$ 140,00, para R$ 100,00 em partidas da 1ª divisão e R$ 80,00 nos jogos da 2ª e 3ª divisões. 

Em seguida a diretoria da LDLN se reuniu com os dirigentes da 1ª divisão, que acataram a decisão de efetuar o pagamento da arbitragem, sendo que o citado valor será rachado entre os dois clubes e retirado da renda do jogo. 

Houve também uma reunião com os dirigentes da 2ª e 3ª divisões, que de imediato acataram a decisão de efetuar o pagamento da arbitragem, como o valor do trio sendo rachado pelos dois clubes envolvidos no jogo. 

Houve também redução no valor pago para os delegados, que anteriormente recebiam R$ 20,00 por jogo e agora mediante acordo passaram a receber R$ 15,00, com esse valor sendo efetuado pela Diretoria da Liga. 

Sobre o recurso prometido pelo poder público para pagamento da arbitragem, até agora segundo informações da LDLN, não foi repassado nenhum centavo. Houve uma reunião entre a Diretoria da Liga e representantes da Prefeitura, que pediram mais um prazo para que o acordo seja cumprido. Caso os valores sejam repassados, ficou acordado entre LDLN, clubes e arbitragem, que será devolvido aos clubes os valores gastos com a arbitragem, bem como será feito o pagamento do complemento por trio de R$ 40,00 (1ª divisão) e R$ 60,00 (2ª e 3ª divisões) de cada jogo realizado.