sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Acontece nesse final de semana a 45ª edição da Festa da Pescaria de Itaiçaba

Reunir centenas de pescadores em uma grande festa já é tradição neste município, localizado a 164km de Fortaleza. As histórias destes homens do mar costumam ser verdadeiras, já que milhares de pessoas estão ali para comprovar os fatos, pelo menos durante o evento. A competição será realizada na cidade, neste sábado e domingo, no Polo de Lazer Beira-Rio. 

Com o tema "Navegando na preservação da nossa história" a tradicional Festa da Pescaria é um evento que faz parte da cultura regional e até do calendário turístico do Ceará, pois envolve a população de Itaiçaba, dos municípios de Aracati, Jaguaruana, Russas, como também de Fortaleza e do Vale do Jaguaribe. 

A competição, que chega a sua 45ª edição, será iniciada a partir das 14 horas de amanhã e será encerrada no final da tarde do domingo. O objetivo do evento é reunir pescadores, amadores e profissionais, entre homens e mulheres do município e da região do Vale do Jaguaribe, que concorrerão a prêmios em troféus e em dinheiro. 

Para esta edição estão sendo aguardadas 10.000 pessoas para a festa da Pescaria, entre inscritos e expectadores da competição. A cada ano o número de participantes cresce, principalmente de famílias que vão para se divertir de maneira saudável. 

Durante o evento a cidade de Itaiçaba fica repleta de visitantes, o que aumenta o número de vendas no comércio, fazendo com que as famílias consigam renda extra. A festa é uma iniciativa para fortalecer a economia local e valorizar a bravura e o profissionalismo do pescador. 

Tradição 

De acordo com a secretária de Educação do município, responsável pelo Departamento de Cultura, Rosa Lúcia, o encontro é muito aguardado durante o ano todo. "Como já é tradição, em Itaiçaba, a festa é esperada ansiosamente por todos. Famílias se reúnem e escolhemos sempre as datas próximas ao feriado da independência para que conterrâneos possam visitar o município. Este ano esperamos um número maior de participantes já que a festa coincidiu com o feriado", explica. 

Rosa Lúcia diz ainda que apesar do peixe já está sendo um pouco escasso na região, por questões ambientais, espera-se um bom resultado na pescaria. 

 Para concorrer aos troféus e premiações em dinheiro, os participantes devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura do município com o RG e CPF, a fim de efetivar a inscrição. Não existe idade limite para participar. 

Além dos inscritos oficiais, centenas de pescadores amadores aproveitam a oportunidade para participar da festa e levam suas varas e tarrafas para pescar. Os competidores participam nas categorias Rede, Maior Peixe, Anzol, Maior quantidade de peixes, e ainda na categoria Melhor estória de pescador. 

Este ano, além da pescaria, a festa conta com o Festival Gastronômico e de Artesanato que também será competitivo e realizado amanhã a partir das 20hs. Às 21h será realizada a escolha da Garota das Águas e, logo em seguida, haverá uma grande festa dançante. No domingo, o evento inicia às 11h com premiação, sendo encerrado às 14 horas. 

Origem 

O município tem o costume de preservar essa área do rio para a prática da pesca. Isso vem da tradição desde os primeiros habitantes da localidade. O município de Itaiçaba pertenceu primeiramente à cidade de Aracati como distrito administrativo. Em agosto de 1823, o Decreto-Lei 169, de 31 de março de 1938, transferiu o distrito para a jurisdição de Jaguaruana. 

Ainda no mesmo ano adotou a denominação atual de Itaiçaba, por força do Decreto-Lei 448, de dezembro de 1938. Um projeto, que no dia 15 de setembro de 1956 se transformou na Lei 3.338, deu liberdade administrativa ao município. 

Itaiçaba foi oficialmente instalada no dia 7 de outubro de 1956, tendo como seu primeiro prefeito Agostinho Ferreira Lima, que foi o principal responsável pela Festa da Pescaria que ocorre há muitos anos. 

Mais informações 
Prefeitura Municipal de Itaiçaba 
Departamento de Cultura 
Zona Norte 
Contato: (88) 3410.1112 

MARCOS MENDES - COLABORADOR

Homicídios: Duas execuções a bala nas últimas 24h na Região Jaguaribana

O primeiro ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 05, por volta das 17h20min, na Rua Projetada que dá acesso ao Bairro Planalto da Bela Vista, periferia da cidade de Russas/CE. 

Foi executado a bala Fernando Patrício Barroso, natural de Fortaleza/CE, que foi surpreendido por 02 (dois) indivíduos ainda não identificados, que trafegavam numa uma moto de características não anotadas, que após cometer o crime fugiram tomando rumo ignorado. 

De acordo com informações, Fernando foi morto na presença da esposa, e era irmão do indivíduo conhecido por "Tostão", suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas no município, morto a tiros no final do ano passado, também em Russas. A polícia acredita que um acerto de contas, seja a motivação do crime. 

O 2º homicídio aconteceu na cidade de Tabuleiro do Norte, por volta das 18h10min, na localidade de Sitio Jenipapeiro, zona rural. 

Foi vítima de homicídio à bala, o vaqueiro José Cleudo da Silva, vulgo “cambado”, 31 anos, natural de Morada Nova-CE, que já respondia por homicídio e por roubo de gado. A vítima foi alvejada com tiros na cabeça e nas costas, vindo a óbito imediatamente no local. 

O crime foi praticado por 02(dois) indivíduos, que fugiram logo em seguida, numa moto de características não anotadas. 

Fonte:1º BPM

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Seleção Limoeirense Feminina participará da Copa de Futsal da Fábrica Dakota

A Seleção Limoeirense de Futsal Feminina comandada pelo Técnico Fábio Rabelo vai participar da Copa de Futsal da Fábrica Dakota, que será disputada nesta sexta-feira, 06, a partir das 18h, na cidade de Russas. A competição contará com a participação de várias equipes oriundas das cidades da Região Jaguaribana. 

As atletas limoeirenses relacionadas pelo treinador para a competição são: Hanna, Laís, Raniely, Mirla, Byana, Mayane, Fernanda, Cris, Gabi, Renatinha, Bianca e Juliany. 

A Seleção Limoeirense de Futsal Feminina há meses vem trabalhando forte visando às disputas da 9ª Copa Jaguaribana de Futsal, Olimpíadas do Vale Sub 20 e demais competições previstas para o restante deste ano.

Futebol: 06 jogos das três divisões movimentam o Limoeirense nesse final de semana

Seis jogos movimentam o Campeonato Limoirense de Futebol Amador das três Divisões nesse final de semana, sendo 02 da primeira divisão, 02 da segunda e 02 da terceira. O certame é promovido pela Liga Desportiva de Limoeiro do Norte – LDLN, cujo presidente ó o desportista e ex-vereador Valdir do Suburbão. 

Os dois embates da 1ª divisão serão disputados no domingo, dia 08. Esporte do Arraial, 4º colocado com 11 pontos, enfrentará o Santa Maria, 8º com 09, o jogo será disputado no Estádio Paulo Alves de Moura, com horário agendado para às 15h30min. O outro confronto será entre Bonfinense, lanterna do certame com zero ponto, e Sapé, 3º colocado com 12. O duelo acontecerá a partir das 16h30min, no Estádio Municipal Bandeirão. 

2ª Divisão 

Duas partidas vão movimentar a 2ª divisão limoeirense, ambas acontecerão no sábado dia 07. No Estádio Sabino Roberto, às 15h30min, valendo pelo grupo “B”, Serra Azul, lanterna da chave com zero ponto, vai enfrentar o Novo Ceará, 5º colocado com 03. No outro jogo, válido pelo grupo “A”, Botafogo NH6, 4º da chave com 08 pontos vai encarar o ASEFS, 2º com 09. O confronto será disputado às 15h30min, no Estádio Honoratão. 

3ª Divisão 

Duas partidas complementam a rodada de jogos da volta das quartas de final da 3ª divisão limoeirense, onde serão definidos os outros dois semifinalistas da competição. 

No sábado, 07, às 15h, no Estádio da comunidade do Tomé, a equipe local do Tomé vai enfrentar o Nova Esperança. No jogo de ida o time do Tomé venceu por 2 a 0 e joga pelo empate para avançar a próxima fase. Já o Nova Esperança precisa da vitória para levar a decisão da vaga para os pênaltis. Quem passar vai enfrentar o Flamengo do Bixopá, que desbancou o time do Córrego de Areia nas quartas. 

O outro confronto será disputado no domingo, 08, às 15h, no Estádio da comunidade do Setor 4, onde a Portuguesa NH4, que perdeu o jogo de Ida por 4 a 1, precisa vencer o Maguari para levar a decisão para os pênaltis. Caso o jogo termine empatado o Maguari avança as semifinais do certame. O classificado desse jogo vai encarar o Vasco NH5 que eliminou o União Jovem nas quartas.

Casal é executado a bala dentro da própria residência em Jaguaribara

A polícia militar por volta das 05h40min, desta quarta-feira, 04, recebeu informações de um duplo homicídio, acontecido no Assentamento Curupati-Peixe, zona rural do município de Jaguaribara/CE. 

Os corpos das vítimas foram encontrados no interior da residência onde moravam e foram identificados por Antonio Isnoélio Cintra Diógenes, 36 anos, e Francisca Uiana Diógenes Holanda Pinto, 43 anos, ambos naturais de Jaguaribe-CE. 

No local do crime foram encontradas 50 (cinquenta) capsulas de pistola calibre 380. 

Segundo informações da Polícia, Antonio Isnoélio possuía uma vasta ficha criminal, respondendo a vários procedimentos na justiça, entre eles por roubos, ameaças, homicídios e outros crimes. 

Em meio às diligências, ainda pela manhã, foi encontrada abandonada nas proximidades do local uma motocicleta Honda Titan, de cor vermelha, placa NUT 0205, que havia sido roubada na cidade de Limoeiro do Norte e que possivelmente foi usada pelos autores do crime. 

As investigações continuam e estão a cargo da Delegacia Regional de Polícia Civil em Jaguaribe-CE. 

Fonte: 1º BPM

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vôlei limoeirense brilha no Festival do Interior em Jaguaribe

As seleções de vôlei masculino e feminino da cidade de Limoeiro do Norte comandado pelo treinador Raimundo Araújo (duim), participaram nesse final de semana do Festival de Voleibol do Interior promovido pela Liga Cearense de Voleibol, ocorrido nos dias 31 de agosto e 1º de setembro na quadra Clovis Bevilacqua na cidade de Jaguaribe, onde as equipes jaguaribanas obtiveram um excelente resultado. 

O time masculino conquistou o 2º lugar na classificação geral com 06 pontos, ficando atrás apenas da anfitriã Jaguaribe campeão do torneio com 09 pontos. A seleção limoeirense venceu Morada Nova por 2 sets a 1, Crateús por 2 sets a 1 e Horizonte por 2 sets a 1. 

Já o time feminino representou muito bem o Vale do Jaguaribe e terminou a competição em 1º lugar na classificação geral com 07 pontos, deixando a 2ª posição para as donas da casa que encerram o torneio com 06 pontos. As meninas limoeirenses venceram Aracati por 2 sets a 1, São Benedito por 2 sets a 0 e Maracanaú por 2 sets a 1. 

O vôlei limoeirense contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, através da Secretaria Municipal de Esporte, cujo Secretário é o desportista Gilmar Castro.

Dois homens executados em Tabuleiro do Norte, um deles atingido por mais de 30 tiros de pistola

O duplo homicídio aconteceu nesta terça-feira, 03, por volta das 20h10min, em uma residência localizada na Avenida Antônio Alves Maia, zona periférica da cidade de Tabuleiro do Norte, Estado do Ceará. 

Foram executados a bala Aldeci Carneiro da Silva, 38 anos, natural de Tabuleiro do Norte, que foi atingido por 07 (sete) tiros de pistola calibre 9mm e pistola calibre .380; e Antonio Edmar de Sousa, 38 anos, natural de Tabuleiro do Norte, que havia saído do Presídio local há pouco tempo onde respondia por porte ilegal de arma de fogo, foi atingido por mais de 30 (trinta) tiros de pistola calibre 9mm e pistola calibre .380. 

O crime foi praticado por 02(dois) indivíduos ainda não identificados, que fugiram logo em seguida. Não há informações sobre a motivação do crime. O caso está sob investigação da Polícia. 

HOMICIDIO A BALA EM JAGUARUANA 

Nesta terça-feira, dia 03, por volta das 14h20min, na localidade de Sítio Cabaça, zona rural, foi vítima de homicídio a bala, Carlos José Da Silva, 18 anos, natural de Jaguaruana-CE, residente no Assentamento Bela Vista, zona rural da mesma cidade, o qual segundo informações era usuário de drogas, e foi assassinado com 05(cinco) tiros, sendo 03(três) na cabeça, 01(um) no braço direito e 01(um) nas costas, possivelmente de revolver cal. 38. O crime foi praticado por dois indivíduos em uma moto de cor preta, que fugiram logo em seguida tomando rumo ignorado. 

Fonte: 1º BPM

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Prefeitura promove I Regional Aberto de Futsal de Palhano

Terá início no próximo sábado, 07 de setembro, o I Regional Aberto de Futsal do Município de Palhano. Os jogos serão disputados aos sábados e domingos no Ginásio Poliesportivo da Escola de Ensino Médio José Francisco de Moura. 

A competição, que será promovida pelo Prefeitura Municipal de Palhano, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, contará com a participação de oito equipes, sendo duas do município de Palhano, duas de Jaguaruana, uma equipe de Fortim, uma de Quixeré, uma de Aracati e uma de Itaiçaba. 

As equipes estão divididas em duas chaves, confira: 

CHAVE A 

Pesque e Pague - Palhano 
Fortim 
Quixeré 
Aracati

CHAVE B 

Canto da Cruz - Palhano 
Itaiçaba 
Juventude de Jaguaruana 
Jaguaruana. 

O objetivo da competição é promover e fortalecer a prática do futebol da bola pesada, bem como garantir socialização e integração entre equipes, atletas e torcedores da Região Jaguaribana.

Informações: Celestino Fonsêca

Concursos no Ceará têm mais de 4 mil vagas e salários até R$ 15 mil

Pelo menos oito concursos públicos com vagas ou provas no Ceará estão com inscrições abertas no mês de setembro e reúnem cerca de 4.000 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 15.719,13 no concurso da Advocacia Geral da União (AGU). 

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. 

Vagas para o Ceará 

A Junta Comercial do Estado do Ceará abriu concurso para 60 vagas para nível médio e superior. A vaga é para atuar em Fortaleza e oferece uma remuneração que varia de R$ 676,00 a R$ 2.400. Os interessados devem ser inscrever até o dia 15 de setembro no site do Instituto Cidades. 

A Prefeitura de Itapajé oferece 1.980 vagas em diversas áreas para candidatos de todos os níveis de escolaridade. Das vagas, 23 reservadas para portadores de deficiência e 1.485 para cadastro de reservas. Os salários variam de R$ 678 a R$ 3.900. As inscrições devem ser feitas pelo site da FUNCEPE até o dia 6 de setembro. 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) oferece ao todo 60 vagas em cargos técnico-administrativos de nível médio/técnico e superior. Ambas as vagas são para atuar em Fortaleza, e os salários são de R$ 2.285,99 para o primeiro e 3.511,70 para o segundo. As taxas de inscrição são de R$50 e R$100, respectivamente. Os interessados devem se inscrever no site da CCV. 

Vagas para outros Estados 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebe inscrições para a seleção de 300 profissionais para o cargo de Analista Social. Podem participar candidatos com formação superior em 18 vagas atuar em São Paulo, Belo Horizonte, Florianópoles, Recife e Brasília. A remuneração pode chegar a R$ 7.147,12. Os interessados devem se inscrever no site da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (Funrio), e pagar R$ 67,2. A prova objetiva também será realizada em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. 

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) oferta 183 vagas, sendo 80 para cargos de nível médio/técnico e as outras 103 para quem possui nível superior. As vagas estão distribuídas entre Brasília (DF) e região metropolitana de Recife (PE) e cidade de Goiana (PE). O salário varia de R$ 1.575,72 a R$ 4.854,44, dependendo do cargo. Os candidatos devem se inscrever no site Concursos FCC. As taxas de inscrição é de R$ 60,00 para Assistente e Técnico e R$ 80,00 para Analista e Especialista. A prova objetiva também será aplicada em Fortaleza, no dia 20 de outubro de 2013. 

A AGU oferece 78 vagas e forma cadastro de reserva para o cargo de Procurador Federal de 2ª Categoria. A seleção será realizada em duas etapas: a primeira composta de prova objetiva, inscrição definitiva, provas discursivas, prova oral, sindicância de vida pregressa e avaliação de títulos; enquanto a segunda será realizado o Programa de Formação. A previsão é que a seleção seja realizada em novembro deste ano. Os selecionados escolherão o local onde desejam atuar e receberão um salário de R$ 15.719,13. As inscrições devem ser realizadas apenas pelo site da Cespe até o dia 23 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 163,00. 

Também abriu concurso para 698 vagas a Marinha do Brasil. As vagas são disponíveis para o curso de formação do Corpo Auxiliar de Praças (CP – CAP), que vão atuar nas áreas de administração, hidrografia, informática, saúde e manutenção, e exercerão funções inerentes à carreira militar. A seleção é constituída por prova escrita de conhecimentos profissionais e redação. As inscrições devem ser realizadas no site daDiretoria de Ensino da Marinha até o dia 23 de setembro, e pagar uma taxa de R$20,00. 

O Banco Central do Brasil (BCB) abriu concurso para 500 vagas para Analista, em seis áreas, e Técnico em Suporte Técnico-Administrativo e Segurança Institucional. A vaga de Analista é para atuar em Belém, Brasília, Salvador e São Paulo com remuneração inicial de R$ 13.595,85. A de técnico tem remuneração inicial de R$ 5.158,23 e irá atuar em Belém, Brasília, Porto Alegre, e Salvador. As inscrições devem ser realizadas até o dia 9 de setembro através do site da Cespe. A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para Analista e de R$ 70,00 para Técnico. 

Fonte: tribunadoceara

Segunda-feira violenta com 05 homicídios a bala na Região Jaguaribana

A polícia militar registrou nesta segunda-feira, 02, cinco homicídios a bala na Região Jaguaribana, sendo um na cidade de Russas, outro no município de Jaguaruana e um triplo homicídio na cidade de Tabuleiro do Norte. 

O primeiro foi praticado, por volta das 19h45min, na Avenida Nicanor Baltazar, bairro Mutirão, periferia da cidade de Russas/CE, dois indivíduos em uma moto de cor preta, placa não anotada, ambos de capacetes pararam em frente à residência de Francisco Aldemir Paulino da Silva, conhecido por “Cravinho”, 39 anos, natural de Cajazeiras-PB, e o executaram com 06(seis) tiros de revólver, em seguida fugiram tomando rumo ignorado. A polícia está à procura dos suspeitos do crime. 

O segundo aconteceu por volta das 20h15min, na Rua das Melancias, periferia da cidade de Jaguaruana/CE, dois indivíduos em uma moto de cor preta, placa não anotada, ambos de capacetes , assassinaram com um tiro no peito, o ex-presidiário Francisco Welkson Paula aa Silva, vulgo “Nigo”, 23 anos, natural de Jaguaruana-CE, que ainda foi socorrido por populares para o Hospital local, onde veio a óbito. Os homicidas fugiram logo em seguida tomando rumo ignorado. 

E o terceiro crime, um triplo homicídio ocorreu por volta das 21h10min, na Rua Pedro Pessoa, centro da cidade de Tabuleiro do Norte/CE, quando foi executado a bala José Rodrigues Maia, vulgo “Pai da Mata”, 22 anos, natural de Tabuleiro do Norte, que foi atingido por cerca de seis disparos de arma de fogo, sendo três nas costas, dois no peito e um na cabeça, vindo a óbito imediatamente no local. 

Na ocasião do crime, outras duas pessoas foram baleadas, e socorridas para o Hospital de Tabuleiro do Norte-CE, identificadas por Jackson Dias Melo, alcunha de “Boca”, 39 anos, natural de Tabuleiro do Norte, que foi alvejado por quatro disparos, e Igor do Nascimento Santos, 21 anos, natural de São Paulo-SP, e residente em Mombaça-CE, que devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital de Limoeiro do Norte-CE. Sendo que ambos não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito no Hospital. 

O crime foi praticado por 02(dois) indivíduos ainda não identificados, que fugiram numa moto de características não anotadas tomando rumo ignorado. 

ARROMBAMENTO A RESIDÊNCIA EM RUSSAS 

Nesta segunda-feira, dia 02, por volta das 22h, na Rua Guanabara, centro, a Sra. Clete Bezerra Do Nascimento, 32 anos, doméstica, natural de Icó-CE, teve sua residência arrombada, sendo subtraída do interior da mesma a quantia de R$ 200,00(duzentos reais). O fato só foi comunicado a polícia, na madrugada desta terça-feira, dia 03, por volta das 04h15min, não tendo até o presente momento nenhuma informação sobre o suspeito da ação delituosa. 

PRISÃO DE ASSALTANTE EM ARACATI 

Nesta segunda-feira, dia 02, por volta das 07h20min, no centro da cidade, Francisco Sidcley De Avila, 34 anos, residente na Rua Dr. Alcir Barbosa, bairro Várzea da Matriz, foi vítima de um assalto, praticado por Francisco Ivan Bernardo Da Silva Junior, vulgo “Neguinho de Doró”, 27 anos, que ameaçando a vítima com um revolver, tomou um aparelho celular e a quantia de R$ 200,00. Diligencias foram feitas e o suspeito foi preso por PMs no Campo São Francisco, quando então foi apresentado na DPC local para as devidas providências. 

RECUPERAÇÃO DE MOTO ROUBADA EM FORTIM 

Nesta segunda-feira, dia 02, por volta das 11h, no distrito de Guajiru, foi recuperada uma motocicleta Honda titan CG 125 de cor azul, placa HXQ 1783, que na ocasião estava em poder do menor de iniciais L.S.O., 17 anos. A moto é de propriedade de Manoel Messias Cassiano De Barros, 24 anos, residente na Sucatinga, Beberibe-CE, e teria sido roubada há quatro meses na comunidade onde a vítima reside. O veículo recuperado, bem como o menor foram apresentados na DRPC de Aracati para as devidas providências. 

ACIDENTE COM VITIMA LESIONADA EM JAGUARIBE 

Nesta segunda-feira, dia 02, por volta das 08h10min, a polícia recebeu informações, que Fabio Pinheiro Lacerda, 19 anos, natural de Santo Antônio do Descoberto/GO, residente no Sítio Ipueiras, zona rural de Jaguaribe-CE, transitava em uma motocicleta Honda CG 150 Titan KS, cor vermelha, de placa HXD–4852, pela CE 275 altura do KM 09, quando perdeu o controle da moto e veio a cair, tendo sofrido escoriações leves, e sua garupeira identificada como Francisca Leonor Pinheiro, 38 anos, natural de Jaguaribe/CE, residente no Sítio Ipueiras, zona rural de Jaguaribe-CE, teve ferimentos na cabeça e uma forte pancada no abdômen. As vítimas foram socorridas por populares ao hospital local, e em seguida, Francisca Leonor foi encaminhada para Fortaleza/CE. 

RECUPERAÇÃO DE MOTO FURTADA EM LIMOEIRO DO NORTE 

Nesta segunda-feira, dia 02, por volta das 07h40min, na Rua Estevão Remígio, bairro Santa Luzia, foi encontrada abandonada uma Motocicleta Honda CG Fan 125, de cor Preta, placa NUX-1433, que havia sido furtada no último domingo, dia 01, que pertence a Sra. Sara Vermon Fernandes Nogueira, residente na Travessa Cônego Mizael, bairro Santa Luzia, Limoeiro do Norte-CE. PMs conduziram a referida moto até a DPC local para as devidas providências. 

ROUBO E RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS ROUBADOS EM LIMOEIRO DO NORTE 

Nesta segunda-feira, dia 02, por volta das 20h40min, foi vitima de um roubo, Danilo Oliveira Dos Santos, 20 anos, residente na comunidade de KM 60 Chapada do Apodi zona rural de Limoeiro do Norte-CE, o qual trafegava pela CE-377, em uma moto Honda Broz 150, de cor preta, de placa HXJ 1851, quando foi abordado por dois indivíduos em uma moto Honda CG 125 de cor verde, placa não anotada, ambos armados de revolver, que tomaram a motocicleta da vítima. Equipes da PM foram ao local e começaram a diligenciar, momento em que se depararam com um outro roubo de moto, tendo como vitima, Francisco Lucivânio da Silva, 30 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que trafegava em sua motocicleta uma Honda Broz 150, de cor preta, placa OIN-7002, quando foi abordado por dois indivíduos em uma moto Titan 125 de cor vermelha, placa HWS-5982, que anunciaram o assalto e levaram a motocicleta, em perseguição aos suspeitos, os mesmos abandonaram a moto vermelha e logo mais a frente o veículo da vítima e empreenderam fuga por um matagal. As diligências continuaram na tentativa de identificar e prender os autores dos dois roubos, mais até o presente sem êxito. 

Fonte: 1º BPM

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vereador Edno da Cerâmica patrocina festa dos pais na comunidade de Serra do Vieira

Um dia diferente na pacata comunidade de Serra do Vieira, zona rural do município de Russas/CE, ou melhor, momentos nunca vividos por pais e demais moradores do lugarejo. O que nunca tinha sido realizado teve sua primeira vez, uma festa em homenagem aos pais da localidade foi promovida pelo Vereador Edno da Cerâmica numa parceria com a Associação Comunitária Coração de Jesus de Serra do Vieira, cujo presidente é a Senhora Eliana Machado, e participação da União das Associações Comunitárias de Russas – UNACR, que é presidida pelo Senhor Deuzimar dos Gracismões.

O evento aconteceu no sábado, 31 de agosto, na referida comunidade. Foram momentos diferentes a rotina dos cidadãos acostumados com o trabalho duro do dia a dia, que jamais tinham tido o carinho das pessoas e o reconhecimento pelo seu dia. 

Durante a festa foram realizadas dinâmicas de reflexão, interação e de desenvolvimento da solidariedade e amor ao próximo, que contou com a participação de todos os presentes num clima de muito descontentamento. Foi servido um delicioso almoço para os pais e em seguida a todos que ali estavam, regado com muita música ao vivo do Grupo Estrela Musical, e por último foram sorteados muitos brindes patrocinados pelo parlamentar Edno da Cerâmica e pela UNACR, entre os pais presentes. 

A Presidente da Associação Eliana Machado parabenizou aos pais pelo seu dia, enfatizou a realização da festa pela primeira vez na comunidade, agradeceu a presença da UNACR e foi incisiva em agradecer e dizer que o evento só aconteceu devido ao apoio incondicional do Vereador Edno da Cerâmica. 

O parlamentar Edno em sua fala parabenizou aos pais, destacando também ser pai, e disse que é sempre um prazer ajudar na promoção desses eventos sociais que valorizam as pessoas humildes a amigas das comunidades. Destacou que havia promovido a festa das mães e não podia de forma alguma faltar com a festinha dos pais, e deu a boa notícia de que fará também a festinha das crianças da comunidade de Serra do Vieira. Édno acrescentou ainda ser essa pessoa simples de poucas palavras, mas que gosta de estar no meio da população, nas comunidades, servindo ao povo que o elegeu vereador, e se colocou a disposição da comunidade para qualquer necessidade.

Futebol: Bom Nome goleia Vila União pelo Limoeirense da 1ª Divisão

Três jogos válidos pelo Campeonato LImoeirense de Futebol Amador da 1ª, 2ª e 3ª Divisões, foram disputados neste domingo, 1º de setembro, complementando a rodada do final de semana do certame. 

Pela primeirona abrindo a 8ª rodada da fase classificatória, o Vila União recebeu a equipe do Bom Nome no Estádio Sabino Roberto e foi surpreendido diante de sua torcida ao ser goleado pelo placar de 5 a 1. O resultado negativo fez o Vila despencar duas posições na tabela, caindo da 7ª para a 9ª colocação com 09 pontos. Já o time do Bom Nome, com a vitória subiu da 8ª para 5ª posição com 11 pontos em 08 jogos. 

No sábado, 31, o 13 de Gangorra que há dois anos não perdia no Limoeirense, eram exatos 39 jogos sem perder, recebeu o Independente no Estádio Luiz Amâncio e viu sua invencibilidade ser quebrada ao ser derrotado por 2 a 1. Mesmo com a derrota o 13 continua líder com 14 pontos em 07 jogos. Já o Independente, que vem de três vitórias consecutivas, subiu da 11ª para a 7ª posição, entrando no G8 zona de classificação para a 2ª fase do certame. 

Confira a classificação atualizada do Limoeirense: 

1º 13 de Gangorra - 14P/07J 
2º Palmeiras – 13P/07J 
3º Sapé – 12P/07J 
4º Esporte – 11P/07J 
5º Bom Nome – 11P/08J 
6º São Raimundo 11P/07J 
7º Independente – 09P/07J 
8º Santa Maria – 09P/07J 
9º Vila União – 09P/08J 
10º Caxias – 08P/07J 
11º Cruzeiro/Chapada – 08P/07J 
12º Bonfinense – 0P/07J 

2ª Divisão 

Pela segundona, em partida válida pelos jogos da volta da fase classificatória do grupo “A”, o Flamengo do Setor NH3 recebeu o Grêmio do Croatá no Estádio Honoratão e fez valer o mando de campo ao golear pelo placar de 3 a 0. Mesmo ganhando o Flamengo continua na 5ª colocação com 07 pontos em 06 jogos, e o Grêmio continua na lanterna da chave com 04 pontos. 

No sábado, 31, em jogo válido pelo mesmo grupo, realizado no Estádio Benjamin de Oliveira, o Cruzeiro do Arraial tropeçou diante de sua torcida e perdeu para o XV de Junho por 1 a 0. Com a vitória o XV de Junho que era 4º assumiu a liderança da chave com 11 pontos em 06 jogos. Já o Cruzeiro que era 2º caiu para a 3ª colocação com 08 pontos. 

Confira a classificação atualizada do Grupo “A”: 

1º XV de Junho – 11P/06J 
2º ASEFS – 09P/05J 
3º Cruzeiro do Arraial – 08P/06J 
4º Botafogo NH6 – 08P/05J 
5º Flamengo NH3 – 07P/06J 
6º Grêmio – 04P/06J 

3ª Divisão 

Os dois primeiros semifinalistas do Campeonato Limoeirense de Futebol Amador da 3ª Divisão foram definidos nesse final de semana. No domingo, 01, o Vasco do Setor NH5, que jogava pelo empate, haja visto, ter vencido o União Jovem no jogo de ida por 4 a 0, voltou a vencer desse vez em seus domínios no Estádio do Setor NH5 por 3 a 2, garantindo assim vaga na semifinal do certame. União Jovem foi eliminado do campeonato. 

No sábado, 31, Córrego de Areia e Flamengo do Bixopá, que haviam empatado o jogo de ida por 1 a 1, voltaram a se enfrentar dessa vez no Estádio Municipal Bandeirão. Ambas precisavam da vitória para avançar de fase, e quem levou a melhor foi o time do Flamengo que soube aproveitar melhor as oportunidades e saiu de campo com a vitória por 2 a 1, e a classificação assegurada para a fase semifinal. O time do Córrego de Areia deu adeus ao campeonato.

Dois homicídios nas últimas 24h na Região Jaguaribana

Somente neste domingo, 1º de setembro, aconteceram dois homicídios a bala na Região Jaguaribana, ratificando cada vez mais a região com uma das mais violentas do Estado do Ceará. 

O primeiro ocorreu por volta de 18h30min, na localidade de Sítio Baixio Grande, zona rural do município de Alto Santo/CE. Foi executado a bala o agricultor Francisco Oliveira Cordeiro, 49 anos, natural de Morada Nova-CE, assassinado a tiros, segundo informações por dois indivíduos que trafegavam numa motocicleta de características não anotadas, que invadiram a residência da vítima e o executaram. Diligências investigatórias estão sendo feitas à procura dos suspeitos do crime. 

O segundo homicídio aconteceu por volta de 22h10min, na localidade de Vila Nova II, distrito de Lagoinha, zona rural do município de Quixeré/CE. Foi morto a tiros o operador de máquinas Luciano Roberto de Sousa, 31 anos, natural de Mossoró-RN, ele foi atingido com vários tiros quando trafegava em uma motoneta Honda Biz C100, cor azul, de placa HVI-3564, vindo a óbito imediatamente no local, nas proximidades de sua residência. Até o momento, não há nenhuma informação que leve a polícia a prisão de algum suspeito do crime. 

Fonte: 1º BPM

Jovem de 22 anos executado a bala em Aracati

O crime aconteceu no sábado, 31, por volta das 16h30min, na Rua dos Franceses, cidade de Aracati, litoral do Estado do Ceará. 

Foi executado a bala atingido por vários tiros, o jovem Francisco Dieverton Bezerra da Costa, 22 anos, natural de Aracati-CE. A polícia ainda não tem informações sobre suspeitos do crime. No local, ninguém soube informar nada a respeito, ficando as investigações a cargo da Polícia Civil. 

Fonte: 1º BPM

domingo, 1 de setembro de 2013

Russas: Homem foi assaltado ao parar para ajudar um outro cidadão que estava com problemas mecânicos em seu carro na BR 116

Neste sábado,31, por volta das 07h40min, na BR 116, KM 105, na localidade de Boqueirão do Cesário, em Russas, JÚLIO CESAR COSTA DA CRUZ, residente na Rua Val Paraíso, Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, o qual trafegava no veículo Fiat Siena, de cor branca, placa NQU 0991, quando parou para ajudar a ANTONIO LUCIANO FERREIRA LIMA, residente na Rua Darlene Cavalcante, na Barra do Ceará, em Fortaleza, o qual trafegava com sua família no veículo Corsa Classic, de cor preta, placa OYA 3841, e se encontrava com problemas mecânicos, foram surpreendidos por 04 (quatro) indivíduos armados com pistolas e armas longas, os quais trafegam em um veículo Ágile de cor cinza, que após renderem as vítimas roubaram: de Júlio Cesar Costa da Cruz, sua carteira porta cédulas, contendo documentos pessoais e uma quantia não informada; um aparelho de som micro system e uma mochila com confecções; e de Antonio Luciano Ferreira Lima, 02 (dois) aparelhos de telefones celulares, a quantia de R$ 700,00 (setecentos) reais, sua aliança e de sua esposa e uma mochila com pertences pessoais, além das chaves de ambos os veículos e em seguida fugiram pela referida rodovia no sentido Fortaleza/interior.

Fonte: 1º BPM

LDLN continua sem apoio da Prefeitura de Limoeiro na realização do Campeonato Limoeirense


A Liga Desportiva de Limoeiro do Norte – LDLN continua sem receber nenhum apoio financeiro por parte do Governo Municipal de Limoeiro do Norte para a realização do Campeonato Limoeirense de Futebol Amador da 1ª, 2ª e 3ª Divisão.

No primeiro trimestre deste ano foram realizadas reuniões entre a Diretoria da Liga e a Prefeitura Municipal, quando foi apresentado pela Liga o projeto orçamentário para a realização da competição no valor de 67 mil reais, sendo que aproximadamente 25 mil desse montante seriam arrecadados com inscrições dos clubes e atletas, ficando acordado que o poder público municipal repassaria o complemento desse valor, orçado em pouco mais de 40 mil destinados a custear as despesas na realização do certame, principalmente para pagamento de árbitros, delegados e gandulas, entre outras.

A temporada teve início dia 25 de maio e após um mês de atividades a Liga não havia recebido nenhum quantitativo repassado pelo poder público, sendo necessário anunciar a paralisação da competição por falta de recursos para continuar.  Reuniões foram realizadas com os dirigentes dos 35 clubes e a solução encontrada de imediato para que o certame não parasse foi de que os clubes retirariam da renda do jogo o valor para o pagamento da arbitragem, e que a Liga pagaria os delegados.

Uma reunião também foi realizada entre Prefeitura Municipal, representada pela Secretaria de Esporte, e a Diretoria da Liga, onde foi solicitado pela Secretaria de Esporte um ofício constando os gastos feitos até aquele momento com a realização do certame, e solicitado um prazo de 45 dias pelo poder público para o pagamento da referida despesa. O tesoureiro da Liga Marcos Júnior de imediato expediu o solicitado ofício constando o valor das primeiras despesas totalizando R$ 13.127,00 e entregou pessoalmente em mãos ao Secretário de Esporte de Limoeiro na data de 09 de julho deste. O tempo foi passando, o prazo de 45 dias já se venceu e nenhum centavo foi repassado a Diretoria da Liga.

A despesa inicial de R$ 13.127,00 foi paga com recursos oriundos das inscrições dos clubes e atletas, e o certame continua graças ao compromisso e apoio dos dirigentes das 35 agremiações, que decidiram custear a arbitragem com o pouco recurso da renda do jogo para não ver um dos mais tradicionais campeonatos de futebol amador sofrer paralisação.

No entendimento dos dirigentes da LDLN, o repasse não é feito por falta de dinheiro, visto que só neste ano, conforme consulta por eles ao Portal da Transparência do Município, consta que foram repassados para a Liga de Futsal de Limoeiro do Norte o valor de R$ 33.263,80 e para a Liga de Vôlei de Limoeiro do Norte o valor de R$ 49.800,00; perfazendo um montante de R$ 83.063,80 somente para as duas Ligas, e nenhum centavo foi repassado para a Liga Desportiva de futebol, que movimenta um certame com a participação de 35 clubes e integra uma grande massa da população limoeirense.

Mais qual seria mesmo o motivo de tanto desprezo do poder público municipal de Limoeiro do Norte para com uma entidade futebolística de tanta tradição? Será mesmo falta de recurso? Ou será rixa política pelo fato do presidente Valdir do Suburbão ter posições políticas contrárias ao atual Gestor? Ficam essas indagações para a reflexão da população limoeirense.

Diante de tudo isso, quem sofre os maiores prejuízos são os desportistas limoeirenses, é o dirigente do clube que precisa tirar da pouca renda do jogo para pagar a arbitragem, são os gandulas garotos humildes que diante da situação foram afastados de suas atividades, os delegados dos jogos que a partir de então também foram afastados por falta de recursos, árbitros e assistentes que precisaram acatar reajustes para não ver o certame sofrer paralisação, enfim acaba afetando direta e indiretamente inúmeras pessoas e famílias, que reforçam sua renda mensal desempenhando suas funções dentro da competição.

Acredito que o bom senso prevalecerá e o poder público limoeirense, a partir do seu Gestor maior, analisará a situação, entenderá que o futebol limoeirense, em especial o tradicional Campeonato de Futebol Amador, pela sua importância, magnitude e poder de socialização, merece está acima de qualquer indiferença política, caso esteja acontecendo.

Por/Cláudio Moura - com informações de Marcos Júnior

Futebol: Independente vence 13 de Gangorra e quebra invencibilidade que durava 2 anos

Três jogos movimentaram neste sábado, 31, o Campeonato Limoeirense de Futebol Amador da 1ª, 2ª e 3ª Divisões, promovido pela Liga Desportiva de Limoeiro do Norte – LDLN, cujo Presidente é o Desportista Valdir do Suburbão. 

Pela primeirona em jogo atrasado da 5ª rodada da fase classificatória, disputado no Estádio Luiz Amâncio, o Independente venceu o 13 de Gangorra pólo placar de 2 a 1 e quebrou uma invencibilidade que durava dois anos do time de Gangorra. 

Essa foi a 3ª vitória consecutiva do Independente na competição, que há três jogos estava na zona do rebaixamento na incômoda 11ª colocação, com zero ponto, e agora está na 8ª posição com 09 pontos entrando de vez no G8, zona de classificação à próxima fase. Já o 13, mesmo perdendo continua líder do certame com 14 pontos em 07 jogos disputados. 

2ª Divisão 

Abrindo os jogos da volta da fase classificatória do Limoeirense da 2ª Divisão, Cruzeiro do Arraial e XV de Junho se enfrentaram no Estádio Benjamin de Oliveira. O embate, válido pelo grupo “A”, terminou com vitória do XV de Junho pelo placar mínimo de 1 a 0. 

Com esse resultado o XV de junho assumiu a liderança da chave com 11 pontos em 06 jogos disputados, já o Cruzeiro caiu da 2ª para a 3ª colocação com 08 pontos. 

3ª Divisão 

Foi definido o 1º semifinalista do Campeonato Limoeirense de Futebol Amador da 3ª Divisão. Flamengo do Bixopá e Córrego de Areia, que haviam empatado o jogo de ida por 1 a 1, voltaram a se enfrentar neste sábado, no Estádio Municipal Bandeirão, onde o Flamengo como visitante venceu por 2 a 1 e garantiu a 1ª vaga na fase semifinal do certame. A equipe do Córrego de Areia foi eliminada da competição.