sábado, 12 de abril de 2014

Na prorrogação, Crateús conquista a Taça Brasil diante da Krona

Crateús (CE) - O Crateús (CE) conquistou a XLI Taça Brasil de Futsal - Divisão Especial, na manhã deste sábado (12/4). A equipe cearense contou com mais um show da torcida nas arquibancadas do Ginásio Deromi Melo, em Crateús (CE), para garantir o título contra a Krona (SC), após uma vitória de 5 a 4 na prorrogação. Os donos da casa tinham a vantagem do empate por conta dos critérios de desempate. 

 Além do título que veio de forma invicta, o goleiro Lambão conquistou o prêmio de melhor atleta da competição. Outro diferencial foi a torcida, que marcou presença no ginásio todos os dias e transformou o Deromi Melo em um verdadeiro caldeirão. 

O jogo 

Diferente do confronto da primeira fase, a Krona tentou imprimir seu ritmo na partida e iniciou pressionando os donos da casa. Mas foi do Crateús a grande chance no começo. Em contra-ataque, Samuelkson deu um chapéu em Pixote e avançou livre de marcação. Na entrada da área, o ala da equipe cearense bateu cruzado, Paulo Victor ainda se jogou de carrinho, porém, não conseguiu o desvio para as redes. 

Experiente, o time catarinense não se abateu com o susto. Pelo contrário, o tricolor abriu o placar aos 3 minutos. Depois de intensa troca de passes, a bola sobrou para Leco, que finalizou em cima de Lambão. No rebote, o próprio capitão da Krona mostrou oportunismo, pegou a sobra e empurrou para as redes. 

Mas os cearenses também não deixaram por menos. Aos gritos de 'guerreiros' vindos das arquibancadas, os jogadores mostraram poder de reação e buscaram a igualdade aos 5 minutos. Paulo Victor conseguiu se desmarcar e recebeu o passe pelo meio. Com o corredor livre, o ala arriscou o chute e viu a bola entrar no cantinho, tirando Djony do lance. 

O ritmo alucinante da partida seguiu com o passar do tempo. Enquanto a Krona mostrava mais paciência para trabalhar as jogadas, o Crateús apostou nas saídas rápidas de contra-ataque para tentar surpreender o adversário. E foi em uma delas, aos 8 minutos, que por muito pouco os cearenses não assumiram a vantagem. Depois de um chutão para frente, Bogobol ganhou na corrida de Vander Carioca e ficou cara a cara com Djony. O goleiro tricolor conseguiu sair a tempo de fazer a defesa e salvar a equipe. 

Quase!! 

O Crateús começou a aproveitar melhor os espaços em quadra e mais uma vez ficou no quase aos 9 minutos. Djony tentou subir ao ataque e finalizou quase do meio da quadra, Lambão fez a defesa e lançou rápido para Domar. Sem marcação, o camisa 8 bateu tirando de Djony, que estava na entrada da área, e viu a bola explodir na trave. 

Foi quando voltou a brilhar a estrela de Samuelkson. Aos 13 minutos, o ala de Crateús recebeu na entrada da área pressionado pela marcação de Leco, ele fez o giro e arrematou com precisão, rasteiro. Djony se esticou todo, mas não conseguiu evitar a festa da torcida no ginásio Deromi Melo. 

Cochilou 

Depois de sair em desvantagem no primeiro tempo, a Krona volta para a etapa final ligada e logo na saída consegue o empate. Com menos de dez segundos, Dé penetra rápido pelo meio e chuta na saída de Lambão, deixando tudo novamente igual na decisão da Taça Brasil. 

O susto fez o time de Crateús acordar e veio o terceiro gol aos 4 minutos, com Sol e Mar. Um dos artilheiros do time cearense recebeu lançamento primoroso de Paulo Victor, conseguiu escapar da marcação e finalizou alto, sem chances para Djony. 

A Krona tentou a recuperação principalmente acionando Vander Carioca. O camisa 14 do tricolor catarinense mostrou toda a categoria na função de pivô, protegendo bem e recebendo faltas próximas da área. Em uma das bolas paradas, Felipe rolou para Pelé, que puxou para o meio e mandou um chutaço que explodiu na trave de Lambão.

Inacreditável!! 

Precisando da vitória para ficar com o título, a Krona se lançou ao ataque e perdeu uma chance incrível de deixar tudo igual aos 15 minutos. Depois de bela jogada de Leco pelo meio, Vander Carioca recebeu na esquerda e tocou na medida para Dé. Ele só teria o trabalho de empurrar para as redes, mas se atrapalhou, errou o chute e viu a bola passar entre as pernas.

Com goleiro-linha em quadra, a Krona apostou no tudo ou nada para tentar desbancar os donos da casa. Enquanto isso, o Crateús contou com a torcida para empurrar o time e, com calma, marcar o gol que daria o título aos cearenses. E foi o Crateús que quase marcou. Depois de jogada de escanteio, Djony saiu mal e Sol e Mar tentou a finalização. Pelé, bem posicionado, salvou em cima da linha. 

A resposta da Krona veio na sequência, aos 17 minutos. Em jogada individual, Vander Carioca escapou de dois marcadores e tocou de bico, na saída de Lambão. A bola passou por baixo do goleiro e entrou, deixando os catarinenses vivos na briga pelo título. 

Haja coração 

Sob os gritos de 'eu acredito', os jogadores do Crateús foram novamente embalados pelos torcedores. A situação da equipe não era das mais confortáveis, já que havia estourado o limite de 5 faltas. Porém, o quarto gol quase veio faltando pouco mais de um minuto para o fim, quando Sol e Mar ganhou de Leco na velocidade, mas finalizou em cima de Djony, perdendo a oportunidade. O empate durou até o apito final e a decisão precisou de prorrogação. 

No tempo complementar quem assustou primeiro foi a Krona. Com 2 minutos, Vander Carioca recebeu na entrada da área, conseguiu escapar com um giro de Paulo Victor e bateu forte. A bola explodiu na trave e a defesa do Crateús afastou o perigo. 

A pressão dos catarinenses seguiu intensa. Praticamente apenas a Krona conseguiu jogadas de perigo na etapa inicial da prorrogação. Pixote e Valdin pararam nas defesas de Lambão e não conseguiram balançar as redes. No lance de Valdin, a defesa do Crateús afastou o perigo mandando para escanteio, onde acabou sendo punida. 

Faltando pouco mais de um minuto, Vander Carioca recebeu a cobrança do tiro de canto, protegeu e chutou prensado. A bola desviou no meio do caminho e tirou Lambão do lance, estufando as redes dos donos da casa. 

Foi a vez do Crateús insistir no goleiro-linha. A pressão mudou de lado e os cearenses foram em busca da nova igualdade no placar, que garantiria o título pelos critérios de desempate. Começou a aparecer a estrela de Djony. O goleiro fez defesas inacreditáveis, salvando as investidas dos cearenses. Em uma delas, cara a cara com Sol e Mar, que havia feito bela jogada individual, escapou pelos marcadores, mas o chute parou na defesa do camisa 1 catarinense. 

DE-CI-SI-VO 

Com os nervos no lugar, o time do Crateús foi experiente para buscar a reação. Faltando pouco tempo, foi a vez de Sol e Mar mostrar oportunismo. Ele recebeu o passe no corredor da ala esquerda e finalizou cruzado, de primeira, pegando Djony de surpresa e marcando o gol do empate. Lambão ainda marcou antes do cronômetro zerar. 

Por/Luis Domingues 
Assessoria de Imprensa da CBFS

0 comentários:

Postar um comentário