sábado, 8 de fevereiro de 2014

Prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Dakota de Russas foi arrombado

Nesta sexta-feira, dia 07, por volta das 07h40min, na Rua Monsenhor João Luiz, bairro Ipiranga, no prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Dakota, foi constatado por Elisdene Mendonça De Oliveira, natural de Russas, secretária do local, um arrombamento, ocorrido provavelmente durante a madrugada, de onde foram levadas: 02(duas) CPU’s; 01(uma) Televisão LCD de 16” da marca CCE; 01(um) Receptor; 01(um) Botijão de Gás Butano e 01(um) Motor Bomba. 

 PMs que estiveram no local, constataram também que no gabinete odontológico que funciona no prédio, vários equipamentos foram danificados, numa suposta ação de vandalismo. Nenhum suspeito foi identificado até o momento. 

CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO EM JAGUARUANA 

Nesta sexta-feira, dia 07, por volta das 10h45min, na DPC local, foi cumprido um mandado de Prisão Preventiva, expedido pela Comarca de Jaguaruana, em desfavor de Ayslan Wesley Borges Costa, 23 anos, natural de Russas-CE, residente na COHAB em Jaguaruana, por suposto envolvimento em crime de homicídio. O suspeito encontra-se preso preventivamente à disposição da Justiça. 

ROUBO A ESTABELECIMENTO COMERCIAL EM ARACATI 

Nesta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h20min, na Rua Dom Manoel, centro, o comerciante José Edvaldo Simões, 62 anos, teve seu estabelecimento comercial assaltado por 03(três) indivíduos, dois deles armados á revolveres, onde roubaram: 01(um) notebook Samsung preto; 01(um) celular LG preto; 06(seis) pares de sandálias havaianas e a quantia aproximada de R$ 60,00 reais. A vítima reconheceu um dos envolvidos no roubo, através de fotos apresentadas pelos policiais que atenderam a ocorrência, que se trata do indivíduo conhecido como “Cinzento”, o qual ainda não foi encontrado pela Polícia. 

ACIDENTE DE TRÂNSITO EM JAGUARIBARA 

Nesta sexta-feira, dia 07, por volta das 20h30min, na CE 268, entre Jaguaribara e Jaguaretama, houve uma colisão entre uma motocicleta Honda XLR 125 de placa HXS-5699 e um VW Gol, branco de placas OSK 6797, onde no acidente, o piloto da moto Jose Wilker Nogueira, 21 anos, natural de Jaguaribara-CE, sofreu um corte na cabeça e outras escoriações pelo corpo e não corre risco de morte, sendo socorrido ao hospital daquele município. 

RECUPERAÇÃO DE VEÍCULO FURTADO EM TABULEIRO DO NORTE 

Nesta sexta-feira, dia 07, por volta das 13h, na Vila Macena, periferia, foi recuperada uma motocicleta HONDA/POP 100, cor preta, , com uma placa fria (HUV-6427), tendo como placa original, NUU-0388, com queixa de roubo ou furto, pertencente a Sra. Maria Célia Maia Araújo, 40 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE. A moto havia sido furtada no dia 20.01.2014, no bairro cabeludas, periferia da cidade, sendo conduzida até a USI para serem feitos os procedimentos de praxe. 

MOTO ROUBADA RECUPERADA EM LIMOEIRO DO NORTE 

Nesta sexta-feira, dia 07, por volta das 16h30min, no Sitio Milagres, zona rural, foi recuperada uma moto Honda/NXR 150 BROS ES, cor vermelha, de placa NVE-6939, pertencente à Iolanda Dias Nobre, 28 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, residente na Rua Olímpia Maia, Bairro 08 de setembro, em Tabuleiro do Norte-Ce. O veiculo havia sido roubado no dia 27.01.2014, no endereço da vítima, e foi conduzido à DPC para providências de devolução. 

Fonte: 1º BPM

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Com as primeiras chuvas é importante preparar a cisterna para receber água

A chuva é a principal fonte de recursos para o armazenamento de água em cisternas de polietileno. Em período de estiagem, como a vivenciada atualmente pelo sertanejo, estar preparado para captar os recursos de pequenas pancadas pode assegurar ao homem do campo água potável por alguns dias. Nesta sexta-feira, por exemplo, choveu em 113 municípios (61%) do Ceará, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos). 

Para que o armazenamento possa ser feito corretamente, é conveniente que a cisterna de polietileno receba limpeza interna, eliminando todo o tipo de substância ou sujeira que pode estar depositada na parede lateral do reservatório. É importante lembrar que a higienização deve ser realizada com o tanque vazio. A parte interna pode ser limpa com o auxílio de um pano úmido, utilizando uma solução de água sanitária (hipoclorito de sódio), eliminando desta forma qualquer tipo de material que se acumule no reservatório. Para segurança e proteção da água, a tampa deve sempre ser mantida fechada. 

As cisternas não exigem manutenções de pintura. Além disso, pelo tipo de material – o polietileno –, não racham e não trincam. Para tanto, é necessário evitar que o reservatório sofra sobrecarga de carros, carroças, animais. Também não é recomendável subir na cisterna. 

É importante ainda evitar ações de cursos de água, lençol freático e áreas alagadiças. Caso exista qualquer uma dessas situações, é necessário desviar ou dar um fim a essa água para evitar que o aterro ao redor da cisterna seja transportado. 

Para a fabricação das cisternas distribuídas pelo governo federal, a empresa responsável, Acqualimp, utiliza resina de polietileno adequada para suportar as altas temperaturas observadas na região. O material se funde apenas a uma temperatura de 147° C (Celsius), sendo que na região a temperatura oscila em torno de 50° C em períodos mais quentes. Os equipamentos possuem vida útil de aproximadamente 35 anos. 

A fabricante das cisternas de polietileno, criou uma linha de telefone gratuita pela qual os beneficiados pela iniciativa federal podem tirar dúvidas sobre como realizar a limpeza e manutenção dos equipamentos. O número é 0800-081-6060 e está disponível de 2ª a 6ª das 8h às 17h.

Fonte: cearaagora.com.br

Estado de cinegrafista ferido em protesto no Rio de Janeiro é grave

O cinegrafista da TV Bandeirantes ferido na cabeça no confronto entre policiais e manifestantes nesta quinta-feira (6), no Rio, teve afundamento do crânio e seu estado é considerado grave. Ele foi atingido por uma bomba. Não se sabe se foi um artefato de fabricação caseira, lançado por manifestantes, ou uma bomba de gás usada pela polícia. 

Segundo a TV Bandeirantes, o cinegrafista perdeu muito sangue e desmaiou. Socorrido por policiais e levado ao Hospital Souza Aguiar, ele passou por uma tomografia, que constatou afundamento de crânio. Ele foi submetido a uma cirurgia. 

Outras seis pessoas feridas durante os confrontos foram internadas em hospitais municipais. 

Fonte- hojeemdia

Parque Solar deverá ser instalado, em Russas, ainda no primeiro semestre

O município de Russas, distante 165 quilômetros de Fortaleza, deverá receber, neste primeiro semestre do ano, a primeira etapa do projeto de instalação do Parque Solar, com capacidade de gerar 10MW, o suficiente para abastecer um município do porte de Sobral, que possui cerca de 147mil habitantes. “Só faltava a licença para a empresa chinesa começar a operar. Agora, já podemos dizer que estamos diante do maior Parque Solar da América Latina e instalado no estado do Ceará”, comemorou o deputado federal Antônio Balhman (Pros), um dos principais articuladores para a vinda dos empresários chineses para o município cearense. 

A fábrica chinesa SunGen ocupará 350 hectares às margens da BR-116 e vai fornecer para o mercado cearense placas fotovoltaicas, representando um investimento inicial de US$ 50 milhões. A empresa já está apta a participar de leilões para geração de energia e a negociação final para a instalação do empreendimento aconteceu, anteontem, em São Paulo, com a participação do deputado Antônio Balhmann, investidores chineses e empresários da empresa Kwara, responsável pelo fornecimento dos painéis e da instalação do parque solar. 

De acordo com o parlamentar, com as licenças para o fornecimento dos primeiros 10MW já autorizadas, a projeção é de que até o final deste 1o semestre, outra capacidade idêntica já entre em operação, totalizando, até o final do ano, o projeto de 100MW. Somente nesta primeira etapa serão gerados cerca de 170 empregos diretos. 

Fonte- O estadoCE

Esposa do gerente do Banco do Brasil de Tabuleiro é sequestrada

Um sequestro movimentou a região do Vale do Jaguaribe na manha dessa sexta-feira, 07. Segundo informações repassadas pela Policia a esposa e a empregada do gerente da agencia do Banco do Brasil da cidade de Tabuleiro do Norte foram sequestradas por volta das 11h. 

A Policia ao tomar conhecimento do fato montou uma verdadeira operação envolvendo o Policiamento de toda região e horas depois conseguiu localizar a esposa e a empregada do gerente do BB nas proximidades da Barragem das Pedrinhas, em Limoeiro do Norte.

Há informações que os indivíduos libertaram as vitimas e colocaram fogo no carro no qual eles trafegavam na estrada carroçável da comunidade de Jenipapeiro, na zona rural do município de Limoeiro do Norte. 

A Policia Militar monta uma verdadeira operação e um cerco na região da Chapada do Apodi, na tentativa de prender os sequestradores que segundo informações fugiram naquela direção. Uma aeronave do CIOPAER também da apoio ao Policiamento. 

As vitimas do sequestro já foram resgatadas e estão em casa e passam bem.

Fonte: Limoeiro Plantão Policial 

Moto furtada é recuperada em Russas

Nesta quinta-feira, dia 06, por volta das 10h, na localidade de Jardim de São José, zona rural, foi localizada por populares, abandonada, uma moto Honda CG 150 Titan KS de cor azul, de placa HYT-7145, de propriedade de José Vilamar Alves Fernandes, que havia sido furtada durante a madrugada, na cidade de Limoeiro do Norte-CE. 

Policiais Militares conduziram a moto à DPC de Limoeiro do Norte-CE, para os devidos procedimentos de devolução ao legítimo proprietário.

Fonte: 1º BPM

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Russas recebe unidade móvel do SENAC

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), recebeu na tarde desta quarta-feira (05), uma Unidade Móvel do SENAC que vai oferecer cursos gratuitos à população. Inicialmente será oferecido o curso de costureira para três turmas nos períodos da manhã, tarde e noite. O Curso que tem carga horária média de 200h/a e 14 alunos por turma, vai de 10 de fevereiro a 9 de maio. 

Durante todo o ano de 2014, os russanos ainda serão beneficiados com cursos nas mais diversas áreas. Serão 80 cursos disponibilizados para a população carente que buscam uma oportunidade de aprendizado. As Unidades Móveis do SENAC representam um grande instrumento de educação profissional. Buscam garantir o fortalecimento das populações excluídas por meio da apropriação do conhecimento que leve ao desenvolvimento de competências necessárias para a geração de trabalho e renda. 

Mais informações: 
Secretaria do Trabalho e Assistência Social 
Rua Dr. José Ramalho, 1576 
Telefone: 3411-2005

Fonte: ASCOM

Chorozinho-CE: Jovem morre em acidente envolvendo motocicleta e carro na BR 116

Um jovem de 27 morreu na madrugada desta quinta-feira (06) após colidir frontalmente a motocicleta em que trafegava contra uma camionete L-200 de placas HXP - 2754 com inscrição de Fortaleza. O acidente aconteceu na BR 116 na altura do KM 63, no município de Chorozinho. 

De acordo com informações do Policial Federal Darlan, o jovem Edinardo Jardim – natural de Ibaretama – trafegava em alta velocidade além de não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A violência do impacto foi tamanha que a moto Honda de placa HXF – 9354 ficou cravada dentro do motor do carro. 

Ainda segundo o federal, o acidente teria acontecido após a vítima tentar uma ultrapassagem em local proibido. O motorista da L 200, Francisco Renato, permaneceu no local até a chegada da Polícia. Ele foi submetido ao teste do bafômetro que não apontou nenhuma quantidade de álcool do sangue. “Não tive como evitar, foi tudo muito rápido”, explicou Renato. 

Site Miséria

Motoqueiro fantasma anda colocando fogo em terenos de Limoeiro

Durante as ultimas semanas tem aumentado os chamados do corpo de bombeiros de Limoeiro dando conta de incêndios em terrenos baldios que ficam próximo a residencias. 

Pessoas afirmam terem visto já por varias vezes, um homem com jaqueta preta e de capacete que vem em uma moto também de cor preta com garrafas de gasolina e coloca fogo nos matos que se acumulam nos terrenos. Populares já afirmaram por varias vezes terem visto o individuo colocando fogo em terrenos altas horas da noite. ´´ Ele chega de moto deixa ela funcionando tira uma garrafa e derrama gasolina depois coloca fogo nos matos e sai, Era 23h30 tava sentada na minha calçada quando ele chegou´´ afirma uma senhora que pediu para não ser identificada. 

Bombeiros afirmaram que o suposto motoqueiro fantasma também costuma agir na madrugada colocando fogo nos terrenos. O Fogo se alastra com facilidade devido a vegetação seca prejudicando as pessoas com a fumaça e as cinzas. Caso seja pego o motoqueiro fantasma de Limoeiro ira responder por incêndio criminoso. 

Fonte: Limoeiro Plantão Policial

Russas: SEJUV realiza I Campeonato Russano de Vôlei

A Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV) do município de Russas, dando continuidade ao calendário esportivo municipal estará realizando no Ginásio Esportivo Joel Correia Lima, de 07 a 28 de fevereiro, o primeiro Campeonato Russano de Vôlei Ball. A competição, que será disputada nas categorias de 12 a 14, 15 a 17 e aberto, nos naipes masculino e feminino, contará com a participação de 21 equipes nas diversas categorias. 

O Secretario de Esporte Reiginaldo Cruz (Fifa), não mede esforço para incentivar todas as modalidades e para o melhor desenvolvimento do trabalho valorizando as categorias de base. Ele ressaltou que a realização do campeonato já é uma vitória, pois essa modalidade estava um pouco esquecida. 

A partir do trabalho realizado pela SEJUV desde o ano passado, vem reacendendo a chama e os amantes do vôlei poderão assim dar um novo rumo a esse modalidade. 

A Gestão Municipal que cada vez mais vem apoiando a prática esportiva na cidade, oferecerá aos campeões e vice de cada categoria troféus e medalhas, incentivando e valorizando a participação de cada atleta. 

A arbitragem dos jogos será por conta da equipe técnica da SEJUV, que agirão com honestidade e boa vontade. 

Todos que fazem a SEJUV, estão convidando a comunidade russana a participar e prestigiar o evento, e desde já desejam a cada atleta um bom desempenho nos jogos, ressaltando que estará no dia-a-dia da competição acompanhando e oferecendo o melhor a cada participante. 

“é importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingí-las” (Bernardinho).

Fortaleza tem o melhor ataque do país em 2014

Com os três gols marcados na vitória por 3 a 2, sobre o Tiradentes, na última terça-feira (4), o Fortaleza chegou a marca de 34 ao longo da primeira fase do Campeonato Cearense. 

Mais do que isso, o Tricolor de Aço é o time que mais vezes balançou as redes adversárias no início da temporada de 2014 no futebol brasileiro, seguido do Central de Caruaru-PE, com 24. 

Entretanto, essa honraria não se deve apenas ao fato do Campeonato Cearense ter começado bem antes dos demais estaduais. O ataque tricolor também leva vantagem na média de gols marcados por partida se for comparado com a equipes mais goleadoras de outros campeonatos. 

Com 34 gols em 11 jogos, o Fortaleza tem uma média 3,1 tentos por partida. Santos e Vasco, nos Campeonato Paulista e Carioca, respectivamente, possuem 13 gols em cinco rodadas. Por tanto, uma média de 2,6. 

Confira os melhores ataques do Brasil em 2014 

Fortaleza – 34 gols em 11 jogos – média 3,1 gols 
Central-PE – 24 gols em 15 jogos – média 1,6 
Santos – 13 gols em 5 jogos – média 2,6 
Vasco – 13 gols em 5 jogos – média 2,6 
Internacional – 12 gols em 5 jogos – média 2,4 

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

Corpo de eletricista fica pendurado em poste após choque no Piauí

(Foto: Emerson/Netinho)
Um eletricista morreu depois de sofrer uma forte descarga elétrica na tarde desta terça-feira (04/02) na cidade de Jurema do Piauí, a 382 quilômetros de Teresina, na região do município de São Raimundo Nonato. 

Conhecido apenas como Raimundo do Rosa, o eletricista estava usando equipamento de segurança, mas acabou tirando um deles no momento do acidente. Os companheiros que estavam trabalhando com ele não souberam dizer exatamente como tudo aconteceu. 

Ele trabalhava para uma empresa terceirizada contratada pela prefeitura de Jurema do Piauí, para levar energia a outra localidade. 

O acidente aconteceu por volta de 16h10 no povoado Lagoa da Mira. O corpo de Raimundo ficou pendurado no poste onde estava trabalhando e foi retirado com a ajuda de outro eletricista depois que a energia foi cortada. 

Fonte: 180 Graus

600 famílias foram contempladas, em janeiro, com fogões sustentáveis

Seiscentas famílias de trabalhadores rurais sem-terra do Ceará foram contempladas com o primeiro lote de fogões sustentáveis adquiridos pela Secretaria das Cidades do Estado do Ceará. A entrega – que inclui instalação e capacitação dos beneficiados para o melhor uso do equipamento – terminou neste mês de janeiro. A escolha das famílias contempladas decorreu de acordo do Governo do Estado com lideranças do MST no Ceará, a quem coube a indicação das famílias. No total, deverão ser distribuídos 16 mil fogões entre as famílias inscritas no Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib). 

Foram atendidas nesta primeira etapa moradores de assentamentos do MST situados em Caucaia, Crateús, Itapiúna, Quixeramobim, Madalena, Tamboril, Russas, Santa Quitéria, Tamboril, Acaraú, Sobral, Amontada, Itapipoca e Crato. A eficiência do equipamento levou, mesmo sem divulgação institucional, à confecção de outros 23 mil cadastros através de 891 entidades em todo o Estado. Os recursos do projeto são do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). 

Ganhos - Os fogões sustentáveis, além de elevar a qualidade de famílias de sertanejos cearenses, possibilitam a queda no registro de problemas respiratórios devido à eliminação da emissão de fuligem nas cozinhas das famílias. “As pessoas saem de ambientes totalmente insalubres para outros mais arejados, com flagrantes ganho de auto-estima e até, em alguns casos, com geração de renda extra”, explica André Bonates, gerente do Projeto. 

É o caso de uma família do assentamento Palmares, em Crateús. Após abandonar o rudimentar fogão a lenha, a dona da casa passou a utilizar o fogão sustentável que recebeu do Governo do Estado através da Secretaria das Cidades, para “fazer um extra” com os cinco a seis bolos que faz por dia para vender. “A essas vantagens todas já mencionadas, acrescente-se que os equipamentos que nós distribuímos possuem fornos, coisa que os fogões tradicionais não contemplam”, lembra Bonates. 

Outro ganho deriva do menor esforço empregado pelas famílias para obter a lenha. “Como os novos fogões consomem muito menos lenha com maior eficiência energética, o trabalho para obter a lenha para a semana, que podia durar até mais de um dia inteiro do trabalho, foi reduzido para poucas horas. Esse tempo pode ser empregado em outras atividades, como a criação de pequenos animais ou a agricultura”, relata André Boantes. 

Água Limpa - Os fogões sustentáveis são, de fato, um avanço na vida do sertanejo: além de ambientalmente mais moderno, pois reduz a quantidade de lenha a ser queimada sem perda energética, a eliminação da fuligem no interior das residências, acaba por interferir positivamente na qualidade da água de beber dessa gente. “A fuligem se deposita nos telhados das casas. E é justamente o telhado, durante o inverno, a principal área de captação de água das chuvas para as cisternas que abastecem essas famílias”, explica Bonates. 

Para controle oficial, os equipamentos já saem de fábrica com o brasão do Estado e um número de série. “Desta forma, sabemos onde e com qual família está cada equipamento”, explica Bonates. Segundo ele, os fogões sustentáveis foram testados pela Fundação Núcleo de Tecnologia do Ceará (Nutec) com excelentes resultados. 

“Os fogões sustentáveis apresentam eficiência energética 96% superior à dos fogões a lenha tradicionais e 20% superior ao modelo anterior trabalhado pela Secretaria”, comemora o gerente do projeto. Segundo ele, chega a ser comovente a alegria das famílias ao receberem o equipamento. “As pessoas fazem questão de tirar a foto ao lado novo fogão e logo tratam de desativar o antigo”, conta. 

Cabid - Para receber um fogão sustentável a família interessada deverá se inscrever no Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib). Para isso, basta acessar o site da Secretaria das Cidades (www.cidades.ce.gov.br/) e no canto superior direito no campo serviços clique no Cadastro Individual de Beneficiários – CADIB ou acesse o Google (www.google.com.br/) e digite no campo de buscas CADIB. Será o primeiro a aparecer. 

05.02.2014
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades 
Priscila Teixeira ( comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249) 
Twitter: @scidades

Hemoce lança campanha de Carnaval nesta quinta-feira (6)

Nesta quinta-feira (6), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, lança, às 9h, na recepção do doador, a campanha de carnaval de 2014. Com o tema “Antes de pular carnaval, dê um pulo no Hemoce”, a manhã será animada por uma apresentação do grupo Maracatu Solar e Pingo de Fortaleza. A ação, conta com o apoio da R2 Publicidade, e o objetivo é conscientizar e estimular de forma mais intensa a doação de sangue antes do carnaval. Até o dia 28 de fevereiro, atrações semanais acontecerão no Hemoce, buscando captar mais doadores, assim possibilitando manter o estoque regular para atender todo o estado. 

Nesse período que antecede as festas de momo, os hemocentros ficam em estado de alerta, pois, com o feriado longo, as doações de sangue tendem a cair, quando a demanda aumenta. Outro fator que influencia a queda do estoque é o período chuvoso, as pessoas ficam mais expostas a doenças e impossibilitadas realizar a doação de sangue. 

Portanto, aproveite essas semanas para dar passada em qualquer unidade do Hemoce (Hemocentros Regionais: Iguatu, Quixadá, Sobral, Crato e Hemonúcleo de Juazeiro do Norte) e realizar sua doação. O sangue não pode ser fabricado e o paciente não pode esperar para ser atendido. A sua doação de sangue é um gesto voluntário, simples e ela é a chance de outras pessoas aproveitarem os próximos carnavais. Hoje, o Hemoce atende mais de oito milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, através de 307 hospitais e 10 clínicas de hemodiálise, alcançando a marca de 120 mil transfusões por ano. 

COLETAS EXTERNAS 

Diariamente acontecem as coletas externas em todo o estado, facilitando a vida dos doadoes que não podem ser deslocar até uma unidade do Hemoce. O calendário está disponível no site do oficial do Hemoce. Na ultima semana de Fevereiro, o Hemoce estará com a unidade móvel na Praça do Ferreira. PARA SER UM DOADOR DE SANGUE: 

- Bem de saúde - Bem alimentado 
- Ter mais de 50kgs 
- Ter entre 16 e 69 anos 
- Apresentar documento oficial COM FOTO 

ATENÇÃO: Os menores de 18 anos devem apresentar o TERMO DE CONSENTIMENTO PARA MENORES DE 18 ANOS. 
O QUE: Lançamento da Campanha de Carnaval: “Antes de pular carnaval, dê um pulo no Hemoce” ONDE: Recepção do Doador (Hemocentro Coordenador) – Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo HORÁRIO: 9h

Assessoria de Imprensa do Hemoce 
Luiza Dantas ( luiza.dantas@hemoce.gov.br)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Homem teve fratura exposta na perna após sofrer acidente no centro de Limoeiro do Norte

Um acidente de trânsito ocorrido nesta quarta-feira, 05, por volta das 13h, na Avenida Dom Aureliano Matos, bem em frente a FAFIDAM, no centro da cidade de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará, deixou uma vítima lesionada. 


José Dario de Freitas, 65 anos, natural de Morada Nova e residente na Cidade Alta, em Limoeiro do Norte, trafegava na moto Trax cinquentinha de cor azul, quando foi colhido pelo veiculo Fiat Táxi de cor prata, placas OSO-1663, que era pilotado por José Roque dos Santos, 72 anos. Em decorrência do acidente o piloto da motocicleta teve fratura exposta na perna e foi socorrida para o Hospital por uma equipe do SAMU. 

Policiais Militares do Ronda do Quarteirão compareceram ao local e adotaram as medidas cabíveis.

Fonte: 1º BPM
Fotos: Limoeiro Plantão Policial

Aracati: Prefeitura lança edital de concurso público para preenchimento de 683 vagas

A Prefeitura de Aracati lançou edital para concurso público de provas, e, prova de títulos para provimento de 683 vagas em cargo efetivo, níveis médio e superior, para provimento Efetivo no Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Aracati. 

O presente Concurso Público será regido por este Edital e seu planejamento e execução está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Gestão Avançada – INGA, sob a supervisão da Comissão Organizadora do Concurso Público, instituída através do Decreto Municipal No. 102, de 23 de Dezembro de 2013. 

O horário de funcionamento da Central de Atendimento ao Candidato é de 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. 1.4. O atendimento presencial aos candidatos no Posto de Apoio ao Candidato será feito exclusivamente no horário de 8 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. 1.5. As inscrições ocorrerão no período de 8 horas do dia 05 de Fevereiro de 2014 até às 23:59 horas do dia 26 de Fevereiro de 2014, exclusivamente via internet, no site do INGA. www.ingagestao.org.br (Horário Local) Inscrições acontecem de 10 a 28 de fevereiro, 2014. As provas deverão acontecer dia 13, março. 

Os cargos são para: Administrador, Advogado, Agente Administrativo, Arquiteto, Assistente Social, Atendente de Farmácia, Auditor em Saúde, Auditor Fiscal, Auxiliar em Consultório Dentário, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico, Digitador, Economista, Enfermeiro, Enfermeiro de PSF, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Pesca, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Guarda Florestal, Guarda Vidas, Médico, Médico Anestesista (plantonista), Médico Cirurgião (plantonista), Médico Clínico Geral, Médico de PSF, Médico Dermatologista, Médico Endoscopista, Médico Gineco-obstetra, Médico Infectologista, Médico Oftalmologista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Médico Traumatologista (plantonista), Médico Ultrassonografista, Monitor de Artes, Músico, Nutricionista, Odontólogo de Pacientes, Odontólogo de PSF, Odontólogo – Prótese Dentário, Odontólogo – Endodontia, Odontólogo – Especialista em DTM, Odontólogo – Odontopediatria, Odontólogo – Periondontia., Pedagogo, Professor (todas as áreas), Psicólogo, Psicopedagogo, Secretário Escolar, Sociólogo, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificação, Técnico em Enfermagem, Técnico em Gesso, Técnico em Hematologia, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Imobilização Ortopédica, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório, Técnico em Prótese Dentária (CEO), Técnico em Radiologia, Técnico em Radiologia e Tomografia, Técnico em Segurança do Trabalho, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Vigilante Sanitário. 

Confira edital http://www.ingagestao.org.br/site/arquivos/20140204_185807_Edital_001_2014_Aracati-CE.pdf

Jovem que sofreu acidente em Limoeiro não resiste aos ferimentos e morre no IJF

O pedreiro José Renato de França, 33 anos, que residia no Ramal de Flores, município de Russas/CE, sofreu um acidente de trânsito na noite do dia 1º de fevereiro, sábado, por volta das 20h na Rodovia Estadual que Liga Limoeiro a Flores próximo a comunidade de são Raimundo quando a moto que ele trafegava colidiu com um veículo de passeio.

Renato foi encaminhado em estado grave para o IJF em Fortaleza. Segundo informações de seus familiares ele foi encaminhado para o IJF, e se submeteu a cirurgias tendo os membros superior e inferior esquerdos (braço,perna) amputados.

Ao sair do coma na segunda-feira Renato teve uma leve melhora, mas nessa terça-feira, 04, ele teve uma piora e não resistiu vindo a óbito no IJF. 

Renato é um exemplo de mais uma vítima precoce do violento trânsito brasileiro. Ele deixou um filho pequeno.

Informações: Limoeiro Plantão Policial

Roubo a comércio e recuperação de moto roubada em Jaguaruana

O assalto aconteceu nesta terça-feira, dia 04, por volta das 15h30min, na Rua São José, bairro Juazeiro, onde funciona uma loja de confecções Paraíso da Moda, da comerciante Antonia Maria de Carvalho, natural de Jaguaruana-CE. 

Segundo informações da polícia militar, o local foi invadido por 02 (dois) indivíduos, os quais trafegavam em uma motocicleta Honda CG 125 Titan, cor vermelha, placa HVP-8415, um deles armado com um revolver, que após renderem a comerciante, roubaram uma mala com 49 (quarenta e nove) bermudas de marcas variadas (bad boy, grenish, e esmolder; 15 (quinze) blusas de marcas variadas; e 05 (cinco) bonés, em seguida empreenderam fuga, sendo perseguidos por policiais, ocasião em que os suspeitos abandonaram a motocicleta e a mala com as bermudas no bairro Tabuleiro, e embrenharam-se no matagal. 

A moto recuperada na ação policial, havia sido roubada no dia 23 de Janeiro de 2014, na localidade de Antonópole, zona rural de Jaguaruana-CE. 

Fonte: 1º BPM

Futsal: Opção Digital vence Alcimengo e conquista última vaga da semi-final do Tabuleirense

Pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Municipal de Futsal de Tabuleiro do Norte, disputada nesta terça-feira, 04, na Quadra da CNEC, a equipe da Opção Digital garantiu sua classificação ao bater o Alcimengo por 6 a 5, com gols assinalados por Edinardo Ferreira (2), Antº José (2), Michael e Antº Edinardo, enquanto George, Nando, Leandro, Rafael e Antº das Neves, contra, marcaram para o Alcimengo. 

Esse resultado classificou a equipe da Opção Digital para semi-final e tirou qualquer possibilidade da equipe do Ronaldo Móveis, atual vice campeã, avançar de fase. 

Frustrada pela eliminação, o time do Ronaldo Móveis que estava no ginásio e, após ver o resultado da partida se retirou não honrando o compromisso de cumprir a tabela no jogo contra a equipe da Cootab, perdendo por Wx0. 

Os jogos da fase semifinal serão disputados na próxima terça-feira, 11, a partir das 19h, na Quadra da CNEC, onde o Juazeiro, 1º colocado com 15 pontos, vai enfrentar o Opção Digital, 4º com 07 pontos, e na partida de fundo, Alcimengo, 2º com 09, enfrentará o Sport, 3º também com 09. 

Vale ressaltar, que de acordo com o regulamento da competição, Juazeiro e Alcimengo, classificados na 1ª e 2ª posição, jogarão pelo empate na prorrogação para irem a decisão. 

Informações: Sindeval de Almeida

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Tragédia: Acidente na BR-222 em Irauçuba-Ce, três pessoas morrem e quatro ficam feridas

Por volta das 8h da amanhã desta segunda-feira (3) ocorreu um grave acidente na BR-222, no KM 159, na localidade de Costa, município de Irauçuba. O acidente envolveu dois veículos, o FIAT UNO WAY de placa OCG 1736 trafegava no sentido Sobral – Fortaleza bateu frontalmente com um veículo Ford Fiesta que trafegava no sentido contrário, este veículo e de propriedade do Governo Estadual do Ceará, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). 


No primeiro veículo morreram o motorista e o passageiro. O segundo que era ocupado por 4 pessoas, morreu um dos ocupantes e os outros 3 passageiros foram transferidos para Sobral. Ao que indica o Fiat Uno invadiu a pista contrária vindo a bater de frente com outro veículo. 

A PRF informou que algumas vítimas ficaram presas nas ferragens e equipes de resgate se encaminharam até o local do acidente. A PRF ainda não divulgou os nomes das vítimas. 

Fonte: News Irauçuba

Centro Pastoral de Russas é assaltado

Nesta segunda-feira, dia 03, por volta das 07h40min, Flávio Rodrigues de Lima, 34 anos, natural de Russas-CE, Assistente Administrativo, informou a Polícia que ao chegar ao Centro Pastoral, localizado na Rua Padre Zacarias Ramalho, Centro da cidade, onde trabalha, verificou que o cadeado do portão havia sido quebrado, e que haviam furtado do estabelecimento mais de R$ 2.000,00 (dois mil reais) em dinheiro. 

A polícia está investigando o caso. Nenhum suspeito foi identificado até o momento. 

RECUPERAÇÃO DE MOTO FURTADA EM IRACEMA 

Nesta segunda-feira, dia 03, por volta das 15h30min, nas proximidades do sitio Cacimbas, PMs abordaram uma moto Honda Titan preta, sem placa, de chassi n° chassis 9C2KC15209R022661, que era guiada por Leandro Fernando De Almeida, 33 anos, agricultor, natural de Iracema-CE. De acordo com o sistema de informações da Polícia, a moto era furtada, sendo o condutor Leandro Fernando, autuado por crime de receptação. 

PRISÃO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEIS EM JAGUARIBE 

Nesta segunda-feira, dia 03, por volta das 11h20min, a pessoa de nome Fatima Meneses de Oliveira Aquino, 29 anos, natural de Jaguaribe-CE, denunciou a Polícia seu conjugue Jose Bezerra De Aquino, 48 anos, pelo crime de tentativa Estupro, contra as duas enteadas, que são menores de idade: uma de 07 anos, e a outra de 09 anos. As crianças afirmaramm que eram constantemente tocadas nas partes intimas pelo acusado. De posse das denúncias, o suspeito foi conduzido à Delegacia para as providências da Lei. 

ACIDENTE COM VITIMA LESIONADA EM TABULEIRO DO NORTE 

Nesta segunda-feira, dia 03, por volta das 13h25min, na BR-116, nas proximidades da ponte do Peixe Gordo, Gilberto Rodrigues da Silva, 40 anos, natural de Chorozinho-Ce, residente em São João do Jaguaribe-Ce, pilotava uma motocicleta Honda/ CG 125 Titan, cor azul, de placa MZM-3356, quando veio a colidir com um animal (vaca), que atravessava a rodovia, sofrendo varias escoriações, sendo que socorrido por populares ao hospital regional de Limoeiro do Norte-CE. 

Fonte: 1º BPM

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Capotamento deixa um morto e sete feridos

Um acidente deixou uma pessoa morta e outras sete feridas na tarde deste domingo, 2, em Aracati, 148,3 km de Fortaleza. Um veículo Fiat Sratada, que transportava oito pessoas, cinco delas na carroceria, tombou no km 102 da CE-040, por volta das 16 horas. 

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos passageiros que estavam na carroceria, identificado como Artur de Almeida, 26 anos, veio a óbito no local. As outras sete pessoas do veículo ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital do município. 

Os mais graves foram transferidos para o Instituto Douro José Frota (IJF), em Fortaleza. 

Redação O POVO Online

Recuperação de veículo roubado em Limoeiro do Norte

O fato aconteceu neste domingo, dia 02, por volta das 21h, quando uma central de rastreamento veicular entrou em contato com a Políca, informando que um veiculo Hilux SRV 4X4, de cor preta, de placa NNL-6946 que havia sido roubado em Fortaleza-CE, encontrava-se na região de Limoeiro do Norte-CE. 

De posse da informação, policiais militares iniciaram as diligências e localizaram o carro no Sitio Ilha, periferia da cidade, e efetuaram a prisão do condutor, a pessoa de Rony Wellington Rabelo Nascimento, 32 anos, natural de Ibicuitinga-CE, o qual era foragido da Cadeia Pública de Morada Nova-CE e possui mandado de Prisão em aberto, bem como responde a diversos crimes dentre eles vários art. 157 do CPB. 

O acusado foi conduzido juntamente com o veiculo à Delegacia Regional de Russas-CE para a realização dos procedimentos cabíveis. 

Fonte: 1º BPM

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Colisão envolvendo um veículo e uma carroça ceifa vida do carroceiro em Fortim

O acidente aconteceu neste sábado, dia 01, por volta das 20h30min, na CE O40 KM 128, zona rural do município de Fortim, litoral cearense.

Segundo a polícia militar houve um acidente de trânsito envolvendo um veículo Ford Ranger de cor cinza, placa OKA-9886, que era conduzido por José Wilton De Aguiar, 54 anos, natural e residente em Areia Branca-RN, que colidiu contra uma carroça, causando a morte do carroceiro José Raimundo Monteiro, 68 anos, natural de Aracati-CE, que residia em Fortim-Ce. 

O condutor do veículo apresentou-se espontaneamente na DPC/Aracati, onde prestou os esclarecimentos necessários ao caso. 

Fonte: 1º BPM

Motociclista avança sinal vermelho e bate na traseira de um gol

Neste sábado, 01, por volta das 12h40min aconteceu um acidente de trânsito na Avenida Dom Lino, em frente ao posto de combustíveis Casa Nova. 

Segundo informações do motorista do Gol de placas OHZ 9765 Aislan Marckuty Vieira, envolvido no acidente, ele estava para fazer uma conversão a esquerda quando o motociclista da Moto de placa HWW 8398 avançou o sinal vermelho no semáforo e bateu na traseira do seu veículo, sofrendo uma forte pancada onde veio a ficar inconsciente, sendo socorrido pelo SAMU. 

A policia Militar juntamente com agentes do Demutram estiveram no local adotando as medidas cabíveis.

Russas News

Criança morre afogada em açude na cidade de Iracema.

Segundo informações da Polícia Militar, veio a óbito vítima de afogamento ocorrido na manhã deste sábado, 01, por volta das 09h40min, o menino  Everton Moura Mendes, 09 anos, natural de Potiretama/CE, que era filho de Antonio Mendes da Silva e Margarida Maria de Moura.

A criança se encontrava juntamente com outras  brincando e tomando banho em um açude na Fazenda Arara, município de Iracema, Estado do Ceará, quando seu irmão percebeu sua falta, e passou a procurá-lo juntamente com seus colegas, vindo a encontrá-lo já sem vida nas águas do citado açude.

O fato foi informado ao destacamento da PM que deslocou-se ao local para verificar o fato e tomar as providencias cabíveis.

Fonte: Alto Santo é Noticia

Limoeiro do Norte: Colisão entre um carro e uma motocicleta deixa vítima gravemente ferida

Um acidente de proporções graves aconteceu neste sábado, 01, por volta das 20h, na CE que liga a cidade de Limoeiro do Norte ao Distrito de Flores/Russas, mais precisamente na comunidade de São Raimundo, zona rural de Limoeiro, no Estado do Ceará. 


Segundo informações da Polícia Militar houve uma colisão envolvendo o veículo Celta, cor branca, ano 2003/2004, placas MNO-9229/Russas, conduzido por Obed Xavier Maia, 27 anos, residente em Flores, e uma moto Honda Fan 150, cor vinho, placa OSJ-8042/Russas, pilotada por José Renato de França, 33 anos, residente no Ramal de Flores. O piloto da motocicleta teve ferimentos graves na perna e no braço esquerdo, sendo socorrido por uma ambulância do SAMU para o IJF em Fortaleza. 

Duas equipes do SAMU compareceram ao local para prestar o socorro as vitimas. Uma equipe do Ronda do Quarteirão também compareceu e adotou as medidas cabíveis. 

Fonte: Limoeiro Plantão Policial