terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Colisão entre veículos deixa vítima lesionada em Icapuí

Um acidente envolvendo um carro de passeio e uma motocicleta ocorrido nesta segunda-feira, dia 17, por volta das 20h20min, na CE 261, próximo a Localidade de Olho dos Borges, zona rural do município de Icapuí, litoral cearense, deixou uma pessoa lesionada. 

Mário Rogério Silva de Freitas, 36 anos, residente em Icapui, conduzia a moto Traxx JH 125F de cor preta, de placa NVE-5088, quando colidiu com o veículo GM Classic Espirit de cor bege, de placas NYW-6127-Mossoró-RN, que era conduzido por Damião José de Moura, 46 anos, residente em Mossoró-RN. O motociclista sofreu um corte na cabeça, sendo socorrido ao hospital local e logo após ser medicado foi transferido para Fortaleza-CE, mas conforme informações médicas, não corre o risco de morte. 

Policiais militares estiveram no local da ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Russas: Prefeito Weber anuncia construção de novo espaço social

O Prefeito Weber Araújo, anunciou através da redes sociais, a construção de um espaço social no Bairro Planalto da Bela Vista. A Futura Praça da Lagoa da Caiçara , cujo projeto já está pronto e será executado pela Prefeitura, tem como objetivo se tornar mais um ambiente de lazer e diversão para os cidadãos russanos. 

De acordo com Weber, serão investidos recursos na ordem de R$ 1.100.000,00. Weber ressaltou que o espaço será mais uma opção de lazer para a população russana. “Estamos trabalhando arduamente na revitalização e construção de espaços que proporcionem lazer e comodidade a todos que vivem e visitam Russas. Esse, é apenas um dos vários projeto que estamos desenvolvendo em nossa gestão”, destacou o prefeito.

Durante o ano de 2013, a Prefeitura de Russas trabalhou na recuperação e revitalização das principais praças da cidade. Nos últimos anos, a Praça Monsenhor João Luís, um dos principais cartões postais do município, vinha sofrendo com a depredação e o descuido por parte do poder público. Com a restauração, a praça ficou semelhante ao seu projeto original, ganhando uma iluminação moderna e elegante. As obras consistiram na recuperação do piso, pintura, restauração dos bancos, iluminação e paisagismo. A prefeitura ainda investiu na revitalização das Praças do Estudante, Praça Nossa Senhora do Rosário e na reforma das praças do Distrito de Flores e da Comunidade de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores.

ASCOM/Russas

Futebol: Dois jogos movimentaram a abertura do Russano de Master

Aconteceu no último sábado à noite, 15 de fevereiro, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, em Russas, a rodada de abertura do Campeonato Russano de Futebol Master, promovido pela Liga Desportiva Russana – LIDER, cujo presidente é o desportista Fernando Leite. 

Dois jogos movimentaram a abertura do certame. Na preliminar encontro das equipes russanas, onde o Clube do Racha goleou impiedosamente o Sport Clube do Frade pelo placar de 7 a 0. No embate principal a equipe de Lagoinha/Quixeré estreou vencendo a Seleção de Aracati pelo placar de 2 a 1. 

A bola volta a rolar nesta terça-feira, 18, a partir das 19h30min, na AACR, para as estreias de Baraúna/RN contra a equipe Macione de Palhano. 

A competição conta com a participação de 06 times; Clube do Racha, Sport Clube do Frade, (ambas de Russas), Lagoinha/Quixeré, Aracati, Baraúna/RN e Macione/Palhano, reunidas no mesmo grupo, onde jogarão entre si, se classificando as quatro melhores para a fase semifinal, sendo que, o 1º colocado enfrentará o 4º e o 2º vai pegar o 3º.

Russas tem novo delegado de Policia Civil

A Delegacia Regional de Policia Civil com sede em Russas, agora tem novo titular, após a saída do delegado Marciliano de Oliveira, agora atua na cidade de Itapagé, na Região Norte do estado, assumiu o posto Joanilson Nogueira Queiroz de Albuquerque, vindo de Saboeiro, microregião do Sertão de Inhamuns. 

O novo delegado disse chegar com disposição para atuar e desenvolver o trabalho que a sociedade necessita. 

Segundo ele, terá bastante trabalho, já que encontrou um grande volume de inquéritos, mas que apesar de vir de outra realidade, ele acredita que o problema da segurança é comum, independente de ser uma população de 16 mil habitantes, como era na cidade em que ele estava, como em Russas, com cerca de 75 mil habitantes ou em qualquer outra parte do país. 

Joanilson pediu que a população fosse parceira, dizendo ele que irá buscar a parceria com a policia militar e judiciário para o bom desempenho de sua missão. 

Fonte: TV Russas

Vacina contra HIV desenvolvida pela USP surpreende cientistas


Uma vacina contra o HIV desenvolvida na (Universidade de São Paulo) USP surpreendeu os cientistas que conduziram os testes preliminares.

De acordo com a Folha, os resultados preliminares vão muito além do esperado. "Testamos a resposta imune dos animais e os resultados foram excelentes", diz Edecio Cunha Neto, pesquisador que liderou os trabalhos de desenvolvimento da vacina. Ainda de acordo com a publicação, Susan Ribeiro, cientista do projeto também declara sua surpresa com os avanços. "o sinais foram bem mais intensos do que os que encontramos em camundongos".

Vacinação

Os pesquisadores ministraram três doses da vacina por 15 dias em quatro macacos-resos do Instituto Butantã. Geralmente esta vacina apresenta resultado menor nestes primatas do que nos roedores. Só que desta vez, o resultado surpreendeu, foi o contrário do obtido cotidianamente. A vacina apresentou melhores resultados nos primatas e não nos roedores.

A nova vacina derruba um dos maiores desafios do combate ao vírus, o fato de que ele costuma passar ileso pelo sistema imunológico, que não o reconhece como um invasor.

Ainda de acordo com a Folha, como o HIV infecta justamente as células de defesa, ele desativa mecanismos do nosso organismo que nos defendem de infecções.

Testes em humanos

Os testes em primatas serão intensificados e caso tudo dê certo estará aberto o caminho para o início dos testes da vacina em humanos. Cientistas e pesquisadores estão animados e dizem que finalmente conseguem ver uma "luz no fim do túnel" quando o assunto é a cura da Aids.

Redação O POVO Online

Antônio Sabino conquista título do I Torneio de Futsal das Ruas de Flores

Com realização do grande desportista Adriano Moura, aconteceu na manhã deste domingo, 16, na Quadra Coberta da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, o I Torneio de Futsal das Ruas do Distrito de Flores/Russas. 

A competição contou com a participação das equipes; Ramal C 1 e 2, Ramal A, Ramal B, Portelinha, Antonio Sabino, Raimundo Alves, Miguel Pereira 2 e Travessas. Nas semifinais Portelinha venceu Miguel Pereira por 2 a 1 e Antônio Sabino derrotou Travessas por 4 a 3. 

Na grande final a equipe da Rua Antônio Sabino conquistou o título do torneio ao vencer o time da Portelinha pelo placar de 3 a 1, com gols assinalados por Serginho, duas vezes, e Erinaldo. Descontou para o time da Portelinha o atleta Nataniel. 

Campeã e vice foram premiadas com troféus e medalhas padronizados, feitos com a logomarca da competição, que segundo o organizador será realizada anualmente. As equipes participantes não pagaram taxa de inscrição. 

A arbitragem do torneio foi da dupla Humberlan e Arenildo, ambos da cidade de Russas, e os trabalhos de anotação e cronometragem ficaram por conta do desportista Adriano Moura.

Futebol: Dirigentes votam a favor e 3ª Divisão limoeirense é extinta

Aconteceu na manhã do último sábado, 15, na sede da Liga Desportiva de Limoeiro do Norte – LDLN, uma Assembleia Geral Extraordinária presidida pelo desportista José Valdir da Silva, conhecido Valdir do Suburbão, que também é presidente da entidade futebolística. O encontro contou com as presenças de 25 dirigentes da 1ª, 2ª e 3ª divisões, cujo objetivo principal era aprovar a proposta da Liga de acabar com a 3ª Divisão. Após muitas discussões, a proposta foi colocada em votação e recebeu 22 votos a favor e apenas 03 contras, ficando oficializado em ata que a partir do ano de 2014, o Campeonato Limoeirense de Futebol não contará mais com a 3ª divisão. 

Depois foi colocada em votação a proposta do clube Caxias do procurador Nonato Ribeiro de não rebaixar os clubes Caxias e Bonfinense para a 2ª divisão / 2014, sendo aprovada por 15 votos a favor e 10 votos contrários. Somente não ficou definido quantos clubes sobem e quantos descem para a temporada de 2015. 

A idéia de permanecer com os dois clubes na primeira divisão não agradou aos representantes do XV de Junho do Espinho e Nova Ilha. Poderá haver um recurso junto à 3ª comissão disciplinar desportiva do tribunal do Ceará, dos insatisfeitos, já que o regulamento de 2013 do campeonato de futebol da 1ª divisão assegurava o descenso dos dois clubes com menos pontos ao final da primeira fase. 

No ano de 1989 na gestão do professor José Alceu Noronha foi implantada a segunda divisão, já no ano de 2003 na gestão do atual presidente houve a implantação do campeonato de futebol da 3ª divisão, portanto após 11 certames a divisão foi banida do calendário oficial da Liga. 

Fonte: tanaarea.net

Homem é morto a facadas em Alto Santo

Foto: Alto Santo é Notícia
Um homem foi morto a facadas neste domingo, dia 16, por volta das 22h30min, na Vila Oriente, zona rural do município de Alto Santo, interior do Estado do Ceará. 

Francione Gomes da Silva, 50 anos, natural de Iracema-CE, que residia na mesma localidade, foi atingido com 03(três) perfurações no tórax, 01(uma) no ombro esquerdo e 01(uma) na mão direita, vindo a óbito imediatamente no local. 

Segundo informações da polícia militar, o crime foi praticado por um individuo conhecido apenas por “Manezinho Diógenes”, que está foragido. 

Fonte: 1º BPM

Tragédia: Dois jovens de 17 e 18 anos morrem afogados na passagem molhada de Tabuleiro do Norte

O sinistro aconteceu neste domingo, dia 16, por volta das 13h30min, na Passagem Molhada, que liga os municípios de Tabuleiro do Norte à Limoeiro do Norte, na CE 377, nas águas do Rio Jaguaribe, interior do Estado do Ceará. 

Foram vitimas de afogamento o adolescente Alisson Gonzaga Rodrigues, 17 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que residia no bairro Bom Nome, em Limoeiro, e Mateus Rodrigues da Silva, 18 anos, natural de Tabuleiro do Norte-CE, que residia na comunidade de Sitio Alto do Mariano, em Tabuleiro do Norte. 

Os corpos foram encaminhados para o IML da cidade de Quixeramobim-CE.

Basquetebol Tabuleirense conquista título do Circuito do Interior de Quixeré

Após uma renovação total no elenco do basquete masculino de Tabuleiro do Norte, a equipe comandada pelo Professor Dimitry Queiroz voltou a vencer e conquistou o titulo no Circuito classificatório do Interior da cidade de Quixeré, realizado neste final de semana, de 14 a 16 de fevereiro, no Ginásio Poliesportivo Antônio Wilson Silva. 

Com a conquista cresce as esperanças da seleção tabuleirense chegar à fase final e voltar a vencer o certame do interior. O jovem elenco, com média de idade de 18 anos, sentiu o peso no zonal de Morada Nova, mas em apenas dois meses de trabalho intensivo do Professor Dimitry, a garotada mostrou na cidade de Quixeré que são capazes de superar seus próprios limites se tornando uma equipe forte e competitiva e que podem trazer muitas alegrias à apaixonada torcida, assim como fizeram, recentemente a equipe de "OURO" que conquistaram todos os títulos possíveis de 2008 a 2012. 

Nova geração, novas expectativas, até porque esta mesma equipe disputa o campeonato cearense e está invicta com nove vitórias em nove jogos e voltará a jogar neste final de semana em Fortaleza.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Futsal: Cruzeiro e Russas são os classificados da Copa Jaguaribana Etapa de Limoeiro

A última rodada da etapa limoeirense da 14ª Copa Jaguaribana de Futsal, promovida pela Liga de Futsal de Limoeiro do Norte, aconteceu na noite deste sábado, 15, na Quadra Hermínio Pereira, na comunidade de Maria Dias, zona rural de Limoeiro do Norte. 

Na preliminar a Seleção de Russas, do treinador Jardilino e do Secretário de Esporte Reiginaldo Cruz (Fifa), entrou em quadra precisando apenas de um empate diante do já eliminado Sport de Tabuleiro para avançar de fase, mas fez mais do que o necessário e derrotou o atual campeão pelo placar de 1 a 0, consolidando assim a boa fase e a classificação para a fase semifinal do certame. 

A partida de fundo gerava mais expectativas, já que Cruzeiro e Lagoinha/Quixeré ambas tinham chances de classificação. Os anfitriões com 04 pontos precisavam apenas empatar, já o time quixerense com 03 precisava da vitória. Foi um jogo cercado de muita emoção e rivalidade do começo a fim, onde os donos da casa levaram a melhor e venceram por 04 a 03, garantindo assim a vaga na fase semifinal da Copa. O time de Lagoinha foi eliminado. 

Com esses resultados, Cruzeiro e Russas, terminaram a fase com 07 pontos e duas vitórias cada. O que definiu a ordem da classificação foi o número de gols marcados, o time cruzeirense assinalou 12 contra 09 dos russanos, ficando na 1ª colocação do grupo. Lagoinha, 3º com 03 pontos e o atual campeão Sport em 4º sem pontuar, foram eliminados da competição. 

Os adversários de Cruzeiro e Russas sairão da etapa da cidade de Alto Santo, que será disputada nos dias 14, 15 e 16 de março, com a participação de Alto Santo, Iracema, Potiretama e Jaguaribara.

Acidente com vítima fatal em Limoeiro do Norte

O acidente aconteceu já na madrugada deste domingo, 16, por volta das 01h20min, na CE que liga Limoeiro do Norte ao distrito de Flores, nas proximidades da curva de Raimundo Remígio, zona rural de Limoeiro do Norte/CE, que vitimou fatalmente um agricultor de 52 anos. 

Manoel Maria de Jesus, natural de Russas-CE, que residia na Vila Miranda, Distrito de Flores/Russas-CE, conduzia uma motoneta 50cc sentido Limoeiro do Norte – Flores, quando colidiu com um veículo Saveiro, de cor branca, ano 1990, placa NOE-6920, que se deslocava sentido Flores – Limoeiro, sendo socorrido com vida pelo SAMU ao hospital municipal de Limoeiro do Norte, mas devido a gravidade das lesões vaio a óbito quando recebia os primeiros atendimentos médicos. 

O condutor do veículo permaneceu no local do sinistro até a chegada do socorro e da VTR 2002 da PRE, que tomaram todas as medidas cabíveis inerentes ao fato. 

 Fonte: 1º BPM

Homem morre após sofrer acidente de trânsito no Distrito de Flores/Russas

Um homem teve sua vida ceifada vítima de acidente de trânsito ocorrido neste sábado, 15, por volta das 20h15min, na CE-358, que liga a comunidade do Ramal de Flores à BR-116, no Distrito de Flores, zona rural do município de Russas, no Estado do Ceará. 

Aderson Lopes de Lima, 51 anos, natural de Assaré-CE, que residia na Rua Francisco Alves, 750, Apto 102, Flores, conduzia a motocicleta Honda CG 150 Titan de cor azul, ano 2013, de placa HXG-7285, quando se envolveu em um acidente com outro veículo não identificado que se evadiu do local do sinistro. A vítima não resistiu os ferimentos e vaio a óbito imediatamente no local. 

Policiais militares atenderam a ocorrência a adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM

Futsal: Definidos os grupos do Campeonato Limoeirense da 1ª Divisão

Aconteceu na noite da última sexta-feira, 14, na Sede da Liga de Futsal de Limoeiro do Norte, uma reunião presidida pelo presidente da entidade professor Reginilson Santago, com a participação dos dirigentes dos clubes, aonde foi realizado o sorteio para a composição dos grupos do Campeonato Limoeirense de Futsal da 1ª Divisão do ano de 2014. 

As 12 equipes participantes foram divididas em dois grupos de 06, ficando a seguinte formação; chave “A” composta por Associação Córrego de Areia, Vitória de Maria Dias, Santa Maria, Beira Rio, Maguari e Bonfinense, e a chave “B” formada por APPU, Bom Nome, Skina Futebol Clube, AABB, Luís Alves e São Raimundo. 

Pelo regulamento oficial a competição será disputada em 04 fases, na 1ª as equipes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, se classificando as quatro melhores de cada para a fase quartas de finais, onde se enfrentarão de forma eliminatória em partida única. Vale ressaltar que o time classificado em 1º e 2º de cada grupo terá a vantagem de jogar pelo empate na prorrogação caso o jogo termine com resultado de igualdade. Já nas fases; semifinal e final não existirá vantagem para nenhuma das equipes. 

O certame terá início dia 11 de março, com jogos a serem disputados nos dias de terça e quinta-feira, a partir das 19h30min, no Ginásio Municipal José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Ex-presidiário é executado a bala em Aracati

Um jovem foi morto a tiros nas primeiras horas deste sábado, 15, por volta das 01h, na Rua Esperança, Bairro Pedregal, cidade de Aracati, litoral cearense. 

O ex-presidiário Samuel Cavalcante do Nascimento, 23 anos, que residia na Rua Biquara 310, mesma cidade, de acordo com populares foi surpreendido por indivíduos num carro preto não identificado, ele ainda tentou fugir, mas foi atingido por um disparo na altura do ombro direito, sendo socorrida pelo resgate da Guarda Municipal ao HMED, onde de acordo com os médicos, não resistiu ao ferimento e veio a óbito. 

Policiais militares realizaram diligências na tentativa de identificar e prender os autores do crime, mas até o momento não obtiveram sucesso. 

Fonte: 1º BPM

Após intensa troca de tiros adolescente de 16 anos é morto em Jaguaruana

Um menor de apenas 16 anos foi vítima de homicídio a bala ocorrido nesta sexta-feira, 14, por volta das 17h, na Rua das Melancias, no bairro Córrego das Melancias, cidade de Jaguaruana, interior do Ceará. 

B.S.J., natural de Jaguaruana-CE, que residia na Travessa 15 de novembro, bairro Lagoa, mesmo Município, tombou sem vida após juntamente com um companheiro não identificado trocar tiros com indivíduos de identidade preservada. O menor não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local do sinistro, enquanto seu amigo não foi localizado. 

Segundo informações de populares, a vítima rondava o bairro Córrego das Melancias em companhia de outro indivíduo não identificado, em uma motocicleta Honda/CG 125 FAN ES, ano 2011/2012, placa OII-4771, cor preta, possivelmente para executar algum indivíduo, quando se deparou com outros (identidades preservadas para não atrapalhar as investigações policiais), onde iniciou uma intensa troca de tiros, sendo que o menor foi atingido e vai a óbito imediatamente. 

Vale ressaltar que contra a vítima, segundo informações da polícia, havia indícios da prática de um homicídio consumado, um porte ilegal de arma de fogo, duas tentativas de homicídios e tráfico de drogas. Ele havia retornado no dia 06 de fevereiro deste ano de Fortaleza-CE, onde estava cumprindo medida sócio educativa em instituição para menores infratores. 

Foram recolhidos para o destacamento policial da cidade dois capacetes de cor preta e a citada motocicleta que era usada pela vítima. Policiais continuam diligenciando na tentativa de prender os autores do homicídio. 

Fonte: 1º BPM

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mãe infarta e morre ao ver filho assassinado a bala no Crato

Um jovem foi assassinado a bala na noite dessa quinta-feira (13), no município do Crato, a 570 quilômetros de Fortaleza. A mãe do homem não resistiu à imagem do filho morto e sofreu um infarto fatal. O caso gerou comoção no bairro Pinto Madeira, onde residiam. 

A tragédia familiar começou quando o jovem Francisco Kleber Dutra Brito, de 24 anos, foi morto por volta das 22h. Segundo a polícia, ele provavelmente sofria perseguição, pois tinha acabado de chegar com um amigo no bar Duas Irmãs, que funciona sob o viaduto da rua Monsenhor Assis Feitosa naquele bairro. 

Segundo testemunhas, três homens apareceram em um carro de cor escura, que ficou estacionado sobre o viaduto. Dois desceram e, ao se aproximarem do rapaz, já foram atirando. Em seguida, a dupla retornou ao veículo e fugiu em alta velocidade na direção de Juazeiro do Norte. Ele foi alvejado com quatro tiros e, no local, tinha cartuchos deflagrados de espingarda calibre 12 e revólver calibre 38. O amigo foi identificado como José Roberto Luciano, de 32 anos, morador do mesmo bairro, que saiu lesionado e socorrido para o Hospital São Francisco de Crato. 

Em pouco tempo chegou mãe da vítima, Margarete Maria Dutra Brito, que passou mal ao ver o filho morto e foi socorrida ao Hospital São Francisco, quando infartou e morreu. Há informações de que ele costumava se exaltar quando bebia e, segundo a polícia, já tinha passagens e respondia processos por tráfico de drogas e roubo. 

*Redação com site Miséria.

Isabele de Sousa é homenageada como atleta destaque nacional de karate

Aconteceu nesta ultima sexta feira dia 07/02 na cidade de Fortaleza a Festa Melhores Atletas do Ano realizado pela Federação Cearense de Karatê. 

Na cerimônia realizada no Vianas Buffet foram homenageados vários atletas que se destacaram no ano de 2013 na modalidade Karatê, onde a karateca de 11 anos, Isabele de Sousa, estudante da Escola Municipal José Raimundo de Deus, recebeu das mãos do Presidente da Fed. Cearense de Karate o troféu como Atleta Destaque Nacional pelo títulos conquistados em 2013, feito este que já vem sido acompanhado por toda a sociedade russana. 

Isabele também esta integrada a Seleção Cearense de Karatê pelo 3º ano consecutivo e irá representa a Cidade de Russas e o Estado do Ceará no Campeonato Brasileiro de Karate 2014 – Fase Regional na cidade de Salvador-Ba. 

 TV Jaguaar

Futsal: Atual campeão Sport sofre 2ª derrota e está fora da Copa Jaguaribana

A 2ª rodada da etapa limoeirense da 14ª Copa Jaguaribana de Futsal, aconteceu nesta quinta-feira, 13, na Quadra Hermínio Pereira, localizada na comunidade rural de Maria Dias, em Limoeiro do Norte. A competição é promovida pela Liga de Futsal de Limoeiro do Norte, cujo presidente é o professor Reginilson Santiago. 

No jogo preliminar a equipe de Lagoinha/Quixeré, que havia estreado com derrota para Russas, se reabilitou na competição e venceu o atual campeão Sport de Tabuleiro pelo placar de 6 a 4. O time tabuleirense, que também havia perdido na estreia, com mais esse resultado negativo foi eliminado do certame e ver frustrado o sonho da conquista do tetracampeonato. Já a equipe quixereense soma 03 pontos e precisa vencer o Cruzeiro no próximo sábado, 15, para avançar de fase. 

Na partida de fundo, mais um jogo muito disputado e cheio de rivalidade. Russas e Cruzeiro que haviam vencido seus jogos da estreia buscavam mais um triunfo para garantir matematicamente classificação antecipada, mas o embate terminou empatado em 4 a 4 e a classificação de ambas foi adiada para a última rodada. O time russano, na liderança da chave com 04 pontos precisa apenas de um empate neste sábado, 15, contra o já morto Sport para avançar. O Cruzeiro, na 2ª posição com os mesmos 04 pontos, precisa também somente de um empate diante do clube quixereense para ir as semifinais. 

A última rodada da etapa de Limoeiro será realizada neste sábado, 15, a partir das 19h30min, na Quadra Esportiva Hermínio Pereira, em Maria Dias. Na preliminar Russas enfrentará o Sport de Tabuleiro e na partida de fundo o anfitrião Cruzeiro vai encara Lagoinha. 

Segundo o regulamento oficial da competição, apenas duas equipes desse grupo se classificarão para a fase semifinal, as outras duas serão conhecidas na etapa de Alto Santo a ser realizada em Março. 

Confira abaixo a classificação atualizada do grupo: 

1º Russas – 04P/02J 
2º Cruzeiro – 04P/02J 
3º Lagoinha/Quixeré – 03P/02J 
4º Sport – 0P/02J

Tentativa de homicídio a bala em Jaguaruana

Um homem sofreu tentativa de homicídio a bala nesta quinta-feira, 13, por volta das 19h50min, no Sítio Figueiredo, zona rural do município de Jaguaruana, Estado do Ceará. 

José Casteigiano Nunes da Silva, 35 anos, natural de Jaguaruana, estava no quintal de sua residência, quando foi surpreendido por dois indivíduos a pé, que se aproximaram e efetuaram um disparo atingindo o ombro direito da vitima. De imediato ele foi socorrida ao hospital de Jaguaruana onde foi submetido a intervenção cirúrgica. 

Não há informações sobre os suspeitos e nem o que motivou o crime 

Fonte: 1º BPM

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Futsal: Equipe Limoeirense Sub 20 participa de solenidade de premiação em Fortaleza

A Federação Cearense de Futebol de Salão fará entrega de toda a premiação das equipes campeãs e vice do Campeonato Cearense disputado no ano de 2013. A programação começará às 17h, desta quinta-feira, 13, com visita ao Estádio Castelão e logo em seguida às 18h na sede da SESPORTE - Secretaria de Esportes do Governador Cid Gomes, será realizada a solenidade de entrega de toda a premiação do evento. 

A Seleção Limoeirense de Futsal Feminino Sub 20 anos receberá troféus e medalhas pelo grande feito em 2013, já que foi vice-campeã cearense da categoria disputando a grande final com a equipe da nacional gás/unifor. 

A seleção limoeirense irá disputar mais uma vez nesse ano de 2014 o Campeonato Cearense de Futsal Feminino, Jogos Abertos do Interior, Olimpíadas do Vale Jaguaribano e uma relação de grandes competições previstas para o ano de 2014. 

O técnico Fábio Rabelo tem total apoio do Secretario de Esportes Gilmar Castro e do Prefeito Paulo Duarte.

Moça de 22 anos morre após sofrer acidente de trânsito em Aracati

Uma jovem de apenas 22 anos teve sua vida ceifada após sofrer acidente de trânsito ocorrido nesta quarta-feira, dia 12, por volta das 18h, na BR 304, KM 40, no município de Aracati, litoral cearense. 

Camila Amaral Bezerra, natural de São Caetano do Sul/SP, que residia em Itaiçaba/CE, pilotava uma motocicleta Honda Biz de cor vermelha, de placa OSL 9625, quando se chocou contra uma “tira de Pneu” que estava sob o asfalto, perdeu o controle do veículo e caiu, vindo a óbito imediatamente no local.

Policiais militares compareceram e adotaram todas as medidas cabíveis. 




Fonte: 1º BPM

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Prefeitura dará início a construção de nove Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciará em breve a construção de novas Unidades Básicas de Saúde. As localidades de Bento Pereira, Bonhu, Ingá, Lagoa Grande, Miguel Pereira, Mutirão 2, Retiro, São João de Deus e Bairro Catumbela, foram as beneficiadas. As nove unidades serão construídas pela Construtora Comar, empresa vencedora do processo Licitatório. As obras que foram avaliadas em mais de 4 milhões, beneficiarão a população que reside nas localidades contempladas. As ordens de serviços para o início das obras serão assinadas no dias 18 (Retiro), 19 (Ingá) e 20 (Catumbela) de fevereiro. As demais unidades terão suas ordens de serviço assinadas até o final do mês. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde você pode receber atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. 

Valor de Cada UBS: 

1. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO II – BAIRRO CATUMBELA – SEDE URBANA - R$ 603.277,78 
2. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – LOCALIDADE DE BENTO PEREIRA – ZONA RURAL – R$ 451.316,06 
3. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – DISTRITO DE BONHÚ – ZONA RURAL - R$ 451.316,06 
4. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – LOCALIDADE DE INGÁ – ZONA RURAL - R$ 451.316,06 
5. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – DISTRITO DE LAGOA GRANDE – ZONA RURAL - R$ 451.316,06 
6. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – LOCALIDADE DE MIGUEL PEREIRA – ZONA RURAL - R$ 451.316,06 
7. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – BAIRRO MUTIRÃO – SEDE URBANA - R$ 451.316,06 
8. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – LOCALIDADE DE RETIRO – ZONA RURAL – R$ 451.316,06 
9. UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE – PADRÃO I – DISTRITO DE SÃO JOÃO DE DEUS – ZONA RURAL - R$451.316,06 

VALOR GLOBAL DO LOTE – R$ 4.213.806,26

Fonte: ASCOM/Russas

29 cidades no Ceará estão com risco de entrar em colapso

O Ceará tem hoje 29 municípios com risco de colapso no abastecimento de água. Desse total, 10 foram classificados em situação de alta criticidade, oito de média criticidade e outros 11 de baixa criticidade (ver infográfico). Todos demandam ações emergenciais que, no geral, incluem perfuração de poços e construção de Adutoras de Montagem Rápida. O relatório com as ações está sendo finalizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 

“As propostas ainda serão analisadas pelos representantes do Comitê Integrado de Combate à Seca para que a ação a ser executada seja definida”, explicou o representante da Cogerh no Comitê, Gianni Lima. De acordo com ele, perfuração de poços deverá ser a solução para grande parte das cidades. Onde a criticidade de abastecimento foi considerada alta, essas ações devem chegar ainda este mês. A Cogerh garante que o colapso nunca vai existir porque as ações sempre vão garantir alguma fonte de água. 

Cinco municípios deverão ainda receber adutoras definitivas através do Ministério da Integração, sob responsabilidade da Secretaria de Recursos Hídricos. As licitações das obras estão previstas para este mês e o próximo (março), entretanto, não há data definida para concretização. É o caso de Irauçuba, Quiterianópolis, Tauá, Potiretama e Caridade. As obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

De acordo com o assessor de desenvolvimento rural da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nicolas Frabe, entre as prefeituras há uma certa “impaciência em relação ao andamento das obras de solução definitiva, que vão demorar anos para serem concluídas”. 

Sobre a perfuração de poços, Nicolas afirma que a maior dificuldade apontada pelos prefeitos é a demora no atendimento decorrente da capacidade reduzida do Governo, que possui poucas perfuratrizes para a demanda. 

As Adutoras de Montagem Rápida (AMR) são consideradas pelas gestões municipais como o sistema mais eficaz de atendimento emergencial. Entretanto, o assessor de desenvolvimento rural da Aprece afirmou que a oferta industrial ainda é limitada e o atendimento aos municípios tende a ser lento. 

Sobre os pleitos dos prefeitos junto ao Governo Federal, ao longo de 2013, Nicolas destacou duas ações contempladas de combate à seca: R$ 17,35 milhões para atendimento de 34 municípios prioritários pelo Programa Água para Todos, onde cada município receberá quatro sistemas de abastecimento de água para atender comunidades rurais, com recursos descentralizados diretamente do Governo Federal. 

Atrasos 

Na edição do último sábado, O POVO mostrou que somente seis municípios do Ceará tiveram ações emergenciais contra a seca concluídas. Em outros 16, as obras emergenciais - prometidas para o fim de 2013 - estavam atrasadas. 

O Povo

Futsal: Cruzeiro vence Sport de Tabuleiro na estreia da Copa Jaguaribana

Teve início nesta terça-feira, 11, a etapa limoeirense da 14ª Copa Jaguaribana de Futsal, promovida pela Liga de Futsal de Limoeiro do Norte, com jogos disputados na Quadra Hermínio Pereira na comunidade rural limoeirense de Maria Dias. 

A partida principal da noite foi cercada de muita rivalidade e emoção, o time anfitrião Cruzeiro do Arraial estreou com vitória diante do atual campeão Sport de Tabuleiro do Norte pelo placar de 4 a 3. Os minutos finais do jogo foram de tirar o fôlego, aos 34 minutos o time cruzeirense assinalou seu terceiro gol e vencia por 3 a 2. O Sport não desistiu e aos 39’35”, Marconi marcou o gol de empate sendo expulso logo em seguida por exagerar na comemoração ao fazer gestos obscenos para a torcida adversária. Quando todos pensavam que o jogo terminaria empate, faltando 03 segundos para o apito final, aos 39’57”, o time limoeirense marcou o tento de misericórdia dando números finais ao confronto. A arbitragem foi comandada pelos russanos Luciano Silva (Quadro da Confederação Brasileira de Futebol de Salão) e Adailton Lima. 

No outro confronto da noite, ocorrido na preliminar, o time russano do técnico Jardilino estreou goleando a equipe de Lagoinha Quixeré pelo placar de 4 a 1. Apitaram esse embate os árbitros Giliarde Moura e Wenderson Fernandes. Os trabalhos burocráticos nos dois confrontos foram feitos pela dupla Reginilson Santiago e Lilian Riviane. 

A bola volta a rolar nesta quinta-feira, 13, a partir da 19h30min, no mesmo local, aonde na preliminar Sport e Lagoinha, que estrearam com derrotas buscam reabilitação no certame, e na partida principal Cruzeiro e Russas, que venceram na estreia, buscam mais uma vitória para garantir classificação antecipada. 

Da chave limoeirense, apenas duas equipes garantirão classificação para a fase semifinal, e aguardarão seus adversários que sairão do grupo de Alto Santo, com jogos a serem disputados nos dias 14, 15 e 16 de março. Participarão dessa fase os selecionados de Alto Santo, Iracema, Jaguaribara e Potiretama.

Morre o radialista e publicitário Jason Stone

REPRODUÇÃO FACEBOOK
Morreu na tarde desta terça-feira, 11, em Fortaleza, vítima de infarto fulminante, o advogado, radialista e publicitário Jason Stone. Ele era colaborador da OAB/CE e trabalhou na rádio O POVO. 

De acordo o jornalista Claudio Teran, amigo de Jason, ele sentiu-se mal no final da manhã e seguiu para o hospital, mas sofreu o infarto durante o atendimento na unidade hospitalar, por volta das 13h. “Eu estou chocado. Trabalhamos juntos na rádio O POVO. Tínhamos contato diário pelas redes sociais. Ele era culto, talentoso, foi uma perda enorme”, lamenta o jornalista. 

O velório de Jason ocorre a partir das 13h desta quarta-feira, 12, na funerária Paz Eterna, localizada na avenida Barão de Studart, 2780, bairro Aldeota. Às 15h será realizada missa. Em seguida, o corpo de Jason será cremado, como era de sua vontade. 

Redação O POVO Online

Ex-presidiário é executado a bala em Russas

Um homem foi morto a tiros nesta terça-feira, dia 11, por volta das 16h, na Vila Scipião, bairro Várzea Alegre, periferia da cidade de Russas, Estado do Ceará. 

José Almir de Sousa Paz, vulgo “Valmir”, 49 anos, natural de Russas, ex-presidiário, estava em casa quando foi surpreendido por 02(dois) indivíduos, que chegaram numa motocicleta de cor preta (demais dados não informados) e efetuaram vários tiros, dos quais alguns deles o atingiram na região do tórax e pescoço, sendo socorrido por populares ao hospital local, onde minutos depois foi confirmado seu óbito. Após o crime, os suspeitos fugiram tomando rumo ignorado. 

No local do sinistr, quando a polícia colhia as primeiras informações sobre o caso, foi preso um sobrinho da vítima, identificado por Bruno Bento da Silva, 18 anos, natural de Russas, que se encontrava de posse de um revólver calibre 38, com 05(cinco) cartuchos intactos, sendo o mesmo conduzido a DRPC juntamente com a arma apreendida. 

Um dos suspeitos do crime, foi apontado por populares como sendo o menor de inciais C.F.L., 17 anos, natural de Russas, residente no bairro Várzea Alegre, periferia de Russas, o qual não foi encontrado até o momento. 

Segundo a polícia, a vítima tinha uma extensa ficha criminal, respondia por 03(três) homicídios; Lesão Corporal; Receptação; Crime Ambiental; Violência Doméstica, e era suspeito de envolvimento com o Tráfico de Drogas. 

Fonte: 1º BPM