segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

BNDES investirá mais em energia alternativa e CE será beneficiado

Com o privilégio de ter sol e ventos em abundância, o Ceará está na mira dos grupos internacionais e nacionais que querem investir em novos projetos e energia alternativa. O otimismo nasce com a sinalização do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) que tem dinheiro para projetos de energia alternativa. O Ceará concentra hoje grandes projetos de energia eólica e solar. 

Em 2014, foram aprovados R$ 6,6 bilhões para projetos de geração eólica – 81% mais do que em 2013 (R$ 3,6 bilhões). O objetivo é repetir o número neste ano. A meta também inclui investimentos em energia solar, biomassa (a maioria dos projetos usa bagaço de cana-de-açúcar) e eólica. 

Nos projetos que forem incluídos nos próximos leilões de energia do governo, o custo subirá para TJLP (Taxa de Juro de Longo Prazo, usada apenas pelo BNDES) – que passou de 5% para 5,5% ao ano –, mais 1,2% ao ano. A esses percentuais soma-se ainda uma taxa de risco de crédito, que varia de acordo com cada cliente. 

Para os empreendimentos já leiloados, valem as condições antigas: TJLP de 5%, acrescida de 0,9% de remuneração do BNDES e taxa de risco. De 2003 a 2014, o BNDES financiou projetos eólicos com capacidade de 8.300 MW. 

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário