quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Ceará é um dos 22 Estados com aumento de consumo de água

Mesmo com a estiagem prolongada, o Ceará registrou, nos últimos dois anos, aumento no consumo de água. A informação, que está em reportagem do Jornal Folha de São Paulo, edição desta quarta-feira (21/01), retrata ainda o desperdício de água tratada, mesmo com a queda no nível de reservatórios que abastecem a população. 

Segundo a reportagem, 18 das 27 unidades da Federação tiveram aumento de consumo per capita de água às vésperas da atual crise de abastecimento no país. Com esse resultado, a quantidade de água consumida no Brasil em 2013 ficou em 166,3 litros por habitante por dia. 

A reportagem destaca que ‘’embora tenha sido 0,7% abaixo da média do ano anterior, trata-se de um aumento de 12% em relação aos 148,5 litros registrados em 2009’’. Mais adiante acrescenta: ‘’a média de consumo de água da população brasileira também está bem acima do padrão recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) – para quem é possível viver bem com 110 litros por dia para cada habitante’ 

De acordo com os números, o relatório do Ministério das Cidades aponta que os aumentos de consumo entre 2012 e 2013 ocorreram nos seguintes Estados: AC, AM, AP, PA, RO, CE, MA, PB, PI, SE, MG, RJ, RS, SC, DF, GO, MS, MT. Juntos, eles abrigam 110 milhões de moradores. 

O Maranhão teve a maior alta –14%. Alagoas foi quem mais reduziu –13%, de 114 para 100 litros. Com isso, a população do Estado se tornou a que menos consome água per capita no Brasil. 

O morador do Estado do Rio de Janeiro é quem mais consome, segundo os dados do ministério. Em 2013, a média foi de 253 litros por dia por pessoa –3% a mais do que a média ao longo de três anos. 

O professor da Unicamp e especialista em hidrologia Antonio Carlos Zuffo diz que “questões como políticas de redução de consumo, clima e potencial econômico de um Estado podem influenciar” esse padrão em cada área. 

O Estado de São Paulo, que sofre a maior crise hídrica da história, tem uma das maiores médias de consumo por dia: a média de consumo de passou de 189 para 188 litros. Os dados são de período anterior às medidas adotadas em 2014 pelo Estado em meio à crise hídrica – como a adoção de um bônus na conta para quem economizar água. Na região metropolitana de São Paulo, a Sabesp afirma que, de 2013 para 2014, houve queda de 22% no consumo diário por habitante. 

Quanto ao Ceará, a situação é considerada crítica uma vez que o Estado sofre, nos últimos três anos, com uma prolongada estiagem, o que gerou problemas de abastecimento em muitos municípios do Interior. Os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), relevados, nessa terça-feira, apontam que o volume de chuvas nos próximos meses ficará abaixo da média tradicional, o que provoca ainda mais preocupação.

Fonte: cearaagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário