quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Fim da redução do IPI: ano começa com carros novos mais caros

Quem comprar carro zero quilômetro a partir do dia 1° de janeiro de 2015 vai sentir diferença no preço com o fim da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para os carros populares, a alíquota sobe dos atuais 3% para 7%. No caso dos carros com motor flex (gasolina e etanol), que hoje recolhem 9% de IPI, a alíquota sobe para 11%, e os carros movidos só a gasolina, que pagam 10%, terão a alíquota aumentada para 13%. 

A redução no IPI para veículos começou em 2012 como estratégia do governo Dilma Rousseff para manter a economia aquecida. A medida já havia sido adotada anteriormente, em 2009, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, no auge dos efeitos da crise financeira deflagrada em setembro de 2008, com a quebra do banco norte-americano de financiamentos Lehman Brothers. 

Segundo as fábricas, os populares devem aumentar em média quatro e meio por cento. Um carro que custa R$ 30 mil deve subir para R$ 31,350. 

Redução em outros produtos 

Outros produtos que foram beneficiados com a redução do IPI vão manter o desconto. O imposto zero para materiais de construção se tornou lei e a alíquota cobrada por eletrodomésticos será discutida em 2015. 

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

0 comentários:

Postar um comentário