quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jogos Paralímpicos do Ceará tem inicio nesta quinta-feira

A XI Edição dos Jogos Paralímpicos do Ceará, começa nesta quinta-feira (22) no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid). Realizado pela Associação Cearense do Esporte Adaptado (Acea), o evento conta com parceria da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Cepid, da Secretaria do Esporte (Sesporte) e do Centro Universitário Estácio FIC. 

Participam dos jogos cerca de 340 atletas, com idades entre 18 e 40 anos, de 13 entidades, que disputarão oito modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, futsal, natação, tênis de mesa, taekwondo, karatê e xadrez. Além do Cepid, que abrigará as disputas de basquete de cadeira de rodas, taekwondo, karate, xadrez e futsal, o Centro Universitário Estácio FIC/Via Corpvs e a Academia Cearense de Tênis de Mesa (ACTM) também receberão as competições, que se estendem até o próximo dia 24. 

Preparação Nacional 

Os Jogos Paralímpicos do Ceará acontecem desde 2003 e buscam descobrir novos talentos e reunir pessoas com necessidades especiais de todo o Estado em um evento esportivo e social, inspirando novos adeptos ao esporte. Os paratletas vencedores irão compor o quadro de representação do Estado para competições nacionais. A ideia é ajudar a promover as modalidades no Estado aproveitando a passagem das Olimpíadas pelo Rio de Janeiro em 2016, ocasião que também terá sua versão paralímpica. 

Cepid 

O Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid) oferece completa infraestrutura para atendimento de pessoas com deficiência, como academia de baixo impacto, auditório, piscina e quadra poliesportiva acessíveis para paraesportistas de diversas modalidades: natação, basquete, futsal e tênis de mesa. Além disso, o Centro oferece ações de capacitação para o trabalho. Os interessados em participar de alguma das atividades devem comparecer ao Centro, na Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará, para realizar inscrição e serem encaminhados para avaliação física. 

Programação 

Abertura: 22 de janeiro (quinta-feira) - 8h30 às 10h – CEPID 
Taekwondo: 22 de janeiro (quinta-feira) - 8h às 12h – CEPID 
Karate: 22 de janeiro (quinta-feira) - 13h às 17h - CEPID 
Tênis de Mesa: 22 de janeiro (quinta-feira) - 14h às 19h – ACTM 
Futsal: 23 de janeiro (sexta-feira) - 8h às 17h - CEPID 
Xadrez: 23 de janeiro (sexta-feira) - 8h às 17h - CEPID 
Natação: 24 de janeiro (sábado) - 8h às 12h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS 
Atletismo: 24 de janeiro (sábado) - 13h às 18h – ESTÁCIO FIC/VIA CORPUS 

Locais de Competições 

- Centro de Profissionalização da Pessoa com Deficiência (Cepid): Av. Senador Robert Kennedy, 128, Barra do Ceará. 
- Academia Cearense de Tênis de Mesa (ACTM): Rua Esperança, 56, Jardim das Oliveiras (ao lado da EEFM profissionalizante Jaime de Alencar de Oliveira).
 - Centro Universitário Estácio FIC: Rua Eliseu Uchoa Becco, 600, Água Fria

*Com informações do STDS.

0 comentários:

Postar um comentário