quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Morre ator e diretor cearense Sidney Souto, aos 49 anos

Morreu na manhã desta quarta-feira, 28, o ator, educador e diretor teatral cearense, Sidney Souto, 49. O artista estava internado há quatro dias no Hospital São José, em Fortaleza, com um quadro de histoplasmose, e faleceu por volta das 7 horas. 

Segundo Juliana Carvalho, amiga de Sidney e companheira de trabalhos, há três meses o ator manifestou alguns sintomas da doença, mas foi diagnosticado com pneumonia, o que dificultou o tratamento do problema. 

Natural de Monsenhor Tabosa, município a 319 km de Fortaleza, Sidney iniciou os trabalhos no teatro a partir de 1988, com a montagem do infantil “Flicls”. Foi professor substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), e dirigiu espetáculos como o Majestic Bar. 

No ano passado, trabalhou com direção de espetáculos na Escola Porto Iracema das Artes. Também teve participações em produções da Globo, como na minissérie Gabriela. 

O último trabalho do ator no cinema foi com o longa-metragem A Lenda do Gato Preto, ainda sem data prevista para estreia, sob direção do também cearense Clébio Ribeiro. Recentemente, Sidney teve mais um filme aprovado. Em parceria com o diretor Márcio Câmara, com roteiro dele e de Márcio, o trabalho iniciaria as gravações ainda no primeiro semestre deste ano. 

Sobre o profissional, a amiga Juliana ressalta, “além de grande ator, ele tinha um trabalho muito bonito e primoroso de direção, muita gente passou por ele, formou muitos atores. E também era pesquisador, um mestre mesmo, pesquisava muito o trabalho de ator. A contribuição dele para Fortaleza e para o Ceará foi muito importante”. 

O secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, lamentou a morte precoce do ator e disse que era dono de um talento extraordinário. “Fez parte de uma geração de gigantes audaciosos do teatro de Fortaleza, tendo integrado a memorável Trupe Caba de Chegar e passado pelo Colégio de Direção Teatral em seu momento mais efervescente. Atualmente, tinha um diálogo muito produtivo com novos realizadores. Deixa um legado de dedicação e talento”, disse, em nota. 

O corpo do ator será velado a partir desta tarde, no pátio interno do Theatro José de Alencar. A cerimônia deve se estender até a noite. 

A Secretaria de Cultura do Ceará também enviou nota de pesar pelo ator e destacou o amplo legado dele. "A Secult se solidariza com familiares e amigos de Sidney Souto, com todos que fazem as artes cênicas no Ceará e com todo o público que desfrutou o privilégio de compartilhar do talento do ator. E convida para uma última homenagem, em velório no Theatro José de Alencar, ao longo desta quarta-feira", completa. 

Fonte: O Povo

0 comentários:

Postar um comentário