quarta-feira, 11 de março de 2015

“Açude inteligente” construído pela Ematerce começa a sangrar

Um “açude inteligente” construído pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) no Interior do Estado começou a sangrar. A informação foi passada pelo ex-presidente da Ematerce, o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta através do blog do jornalista Crisanto Teixeira. Segundo ele o reservatório especial fica localizado na localidade de Barra do Bento, na zona rural de Canindé.

Ainda de acordo com o engenheiro agrônomo, idealizador do projeto dos “açudes inteligentes”, o primeiro deles a sangrar, de cerca de 100 construídos no Ceará, tem capacidade para um milhão de metros cúbicos, o suficiente para atender as necessidades da comunidade por até dois anos. Além de Canindé, unidades desse modelo de barragem foram construídas em Madalena, Quixeramobim e Piquet Carneiro.

“O açude inteligente é aquele que construímos nos boqueirões, aproveitando a topografia do Ceará, por demais generosa. Assim, o açude enche rápido e seca devagar, possibilitando, que o precioso liquido esteja disponível para as comunidades nos períodos de maior escassez de água. Trata-se de uma tecnologia genuinamente cearense de convívio com a seca”, explica o idealizador do projeto,  José Maria Pimenta.

Foto: Crisanto Teixeira
Fonte: RN

0 comentários:

Postar um comentário