segunda-feira, 9 de março de 2015

Coelce registra mais de seis mil raios no Ceará durante o fim de semana


A Coelce registrou neste fim de semana, (7 e 8 de março), 6783 raios em todo o Ceará. Morada Nova foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (541); seguido de Ibaretama (296) e Granja (293).

Desde o início do ano até agora  (9 de janeiro), foram registradas 58.479 descargas em todo o estado, sendo Santa Quitéria o município com o maior registro de raios (2176). Em 2014, foram registradas 153.470 descargas atmosféricas no Ceará, sendo Granja a cidade com o maior número de incidências (9.530).

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce. A atividade realizada pelos operadores do Centro de Controle do Sistema (CCS) tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

Cuidados

A odientação para evitar ser atingido por uma descarga é evitar ficar em áreas abertas, como praia, campo de futebol, sob árvores e perto de cercas durante uma tempestade. O ideal é sempre buscar um abrigo.
Dentro de casa, não ficar perto de objetos que conduzem eletricidade, como telefones com fio e aparelhos eletroeletrônicos nem perto de objetos metálicos grandes.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário