segunda-feira, 27 de abril de 2015

Escolinha Guardiões do Gol realiza grande evento para homenagear o Dia do Goleiro



Cercado de muita alegria, emoções e homenagens, foi assim o evento esportivo promovido pela escola preparatória de goleiro Guardiões do Gol realizado na noite de sábado, 25 de abril, na Gutos Pizzaria, centro da cidade de Russas, para homenagear o Dia do Goleiro, comemorado no Brasil na data de 26 de abril. Um evento dessa natureza nunca tinha sido realizado no Vale do Jaguaribe, e provavelmente no estado do Ceará, portanto a Guardiões do Gol entra para a história do futebol jaguaribano como a primeira entidade esportiva a realizar uma festa em homenagem ao goleiro.

A Guardiões do Gol é uma escolinha preparatória de goleiros, sedeada na cidade de Russas-CE, que nasceu de um projeto idealizado pelo professor de Educação Física e ex-goleiro Françueldo, conhecido por Bang, que juntamente com os goleiros em atividade, Aldenis, Elan Bruno e Marcélio, vem a 06 meses trabalhando e preparando alunos/goleiros da cidade de Russas e outros municípios do Vale.  Os treinos acontecem as terças e sextas-feiras, no ginásio poliesportivo Joel Correia Lima, e trabalha com atletas cujas faixas etárias variam de 06 anos a categoria aberta.

 
Durante o evento a Guardiões do Gol prestou homenagens a dois grandes nomes da posição de goleiro, no caso o russano Professor Daniel Lima, já aposentado das atividades e o goleiro e fisioterapeuta João Glauber, ainda em atividade, que foram agraciados com um belíssimo troféu e uma camisa da escolinha, feitos no padrão para o evento.

Daniel usando da palavra externou sua alegria e satisfação pela homenagem e agradeceu aos coordenadores da Guardiões pelo momento marcante em sua vida. Parabenizou ao idealizador do projeto professor Bang e destacou a importância da escola na preparação dos seus alunos/goleiros, que desde cedo terão a oportunidade de receber todos os fundamentos técnicos da posição. Aproveitou o momento para dizer que iniciou sua carreira de defensor muito cedo, mas somente aos 16 anos teve a oportunidade de receber preparação técnica. Daniel concluiu dizendo que teve que parar um pouco cedo pelo fato de ter que optar pelos estudos, atualmente formado em Educação Física, mas que durante sua vida de goleiro, no futebol de Campo e no Futsal foi muito feliz e conquistou todos os títulos almejados dentro de suas possibilidades. Ele finalizou aconselhando aos alunos/goleiros da escolinha, de que jamais deixem de estudar, pois os estudos serão fundamentais para o futuro profissional, e que com esforço sempre dar para conciliar as duas coisas, esporte e escola.

João Glauber fazendo uso da palavra também demonstrou imensa felicidade em ser homenageado em um evento pioneiro no Vale e no estado do Ceará, agradeceu ao idealizador da escolinha Bang e demais preparadores por mais esse momento gratificante de sua vida. Falou um pouco de sua carreira como goleiro de Futsal, onde pode conquistar até hoje diversos títulos por competições estaduais a nacionais. Aproveitou para relembrar os dois anos vividos em Russas, quando teve a felicidade de defender a equipe do AFAGU, e conquistar títulos importantes da sua carreira. Fez questão de frisar que o povo russano é muito hospitaleiro e que durante o período em que residiu em Russas fez e deixou grandes amigos. Quanto a Guardiões do Gol, ele destacou como um projeto visionado de estrema importância não só para a cidade como para o estado, pois conhece e acredita no potencial de seus preparadores, que junto com a dedicação e vontade de seus alunos/goleiros, com certeza serão formados grandes goleiros para o futsal cearense. Concluiu incentivando aos pais que apoiem seus filhos em participar de projetos esportivos como esse, pois são atividades dessa natureza que formam verdadeiros cidadãos e vão de encontro no combate ao mundo das drogas.

Além das palavras de incentivo do ex-goleiro Daniel Lima e do goleiro Glauber, alunos e seus familiares tiveram a felicidade de ouvir mensagens de motivação dos goleiros Reginho, pernambucano que defendeu o Afagu/Russas em 2011, e do cearense Matheus, ex-seleção brasileira, atualmente no Horizonte, que fizeram questão de enviar vídeos com mensagem de incentivos aos jovens goleiros.

A Guardiões do Gol também homenageou 28 dos seus aproximadamente 35 alunos, que estiveram presentes no evento, com a entrega de um lindo troféu confeccionado no padrão para a festa. Destaque para a única goleira do sexo feminino, a jovem Edi Karla de Jaguaruana, que teve um motivo a mais para comemorar, era o dia do seu aniversário. Além do troféu, todos os alunos/goleiros receberam também um kit, trazidos pelo goleiro Gluber, patrocinados pela equipe Pague Menos, time atual do goleiro. 


O evento também rendeu homenagens aos preparadores de goleiros da escolinha; no caso Bang, Aldenis, Elan Bruno e Marcélio, que foram agraciados com um belo troféu nos padrões da festa e um kit Pague Menos. A Pague Menos também patrocinou uma bola de futsal oficial para a escolinha, trazida e entregue pelo goleiro Glauber. 

Outro homenageado foi o goleiro Matheus, que mesmo não podendo está no evento, participou ativamente concedendo um patrocínio da sua empresa para ajudar na realização da festa. A Guardiões o homenageou com uma camisa enviada através do goleiro Glauber.

Fechando as homenagens, a Guardiões não esqueceu de homenagear o Diretor Geral da TV Jaguar Flávio Costa, que foi agraciado com uma linda camisa e um kit da Pague Menos. Vale ressaltar que a TV Jaguar com sua equipe formada pelo próprio Flávio Costa, Arnaldo Freitas e Renato Freire, foi o único veículo de comunicação do Vale a fazer a cobertura total do evento, inclusive com filmagem completa. Destacar ainda que a TV Jaguar por opção de seu Diretor Geral a convite da coordenação da escolinha passa a ser o canal oficial da Guardiões do Gol.



O evento contou ainda com a emocionante fala do garoto Levi, filho do desportista Roque Jorge, que representou seus companheiros de escolinha e disse que se não fosse a Guardiões ele não teria a oportunidade de está ali naquele momento, numa demonstração de que até as crianças com toda sua pureza percebem a importância do projeto em suas vidas. 

Pelos familiares dos atletas, falou a tia do goleiro João Vitor, a professora Vilma, que destacou a seriedade do trabalho e o cuidado com que os preparadores de goleiros trabalham com seus alunos, os tratando acima de tudo com o sentimento de pai.

O idealizador do projeto, ex-goleiro Bang agradeceu a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização do evento, agradeceu as pessoas presentes, aos goleiros homenageados Daniel Lima e Glauber por terem aceitado o convite. Destacou a felicidade em poder ver o projeto da escolinha Guardiões do Gol ter se tornado realidade, agradeceu a seus companheiros de trabalho, e finalizou dizendo que o evento em homenagem ao dia do goleiro se tornará tradição no calendário de eventos da cidade de Russas. 



Além da brilhante apresentação da solenidade feita pelo cerimonialista Cláudio Moura, participaram desse grande momento, os preparadores de goleiros da Guardiões,  os alunos com seus respectivos familiares, o Secretário de Esporte e Juventude de Russas Reiginaldo Cruz (Fifa), o ex-jogador profissional Evaldo Leão, Sr. Edriano Pascoal, professores Jardilino Rodrigues e Océlio Gomes (ex-goleiro), o Sr. Plácido proprietário do Castelo Society e os goleiros homenageados Daniel Lima e João Gláuber.


Para finalizar foi servido um jantar a todos os presentes, cujo cardápio foi pizza com refrigerante, enquanto um vídeo das atividades diárias da escolinha era exibido. 

Dia do Goleiro – 26 de abril

O Dia do Goleiro é comemorado em homenagem a Aílton Corrêa Arruda, o goleiro Manga, nascido no dia 26 de abril de 1937. Manga começou no Sport Recife em 1957 e depois defendeu Botafogo, Nacional do Uruguai, Internacional de Porto Alegre, Coritiba, Grêmio, Operário do Mato Grosso do Sul e, por fim, o Barcelona do Equador, encerrando sua carreira em 1982.

A data foi oficializada em 1976. Um ano antes, o primeiro dia do goleiro foi proposto para ser comemorado em 14 de abril, porque naquela data, uma grande festa reuniu goleiros e ex-goleiros no Rio de Janeiro. Foi uma ideai do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da escola de Educação Física do Exército. Mas já em 1976 definiu-se como data oficial 26 de abril, dia do aniversário de Manga, na época campeão brasileiro pelo Internacional aos 38 anos.


0 comentários:

Postar um comentário