terça-feira, 7 de abril de 2015

Uma das maiores conquistas da administração do Prefeito Weber Araújo

Considerado fundamental para que o município voltasse a retomar o caminho do desenvolvimento, o projeto de parcelamento das dívidas municipais com o FMSS (Fundo Municipal de Seguridade Social) foi desaprovado pela Câmara dos Vereadores de Russas, em 18/04/2013. Essa era a única alternativa para tirar Russas da inadimplência junto à União para que voltasse a receber recursos de convênios e emendas para obras e programas.

Nessa período, a equipe técnica de contabilidade da Prefeitura Municipal de Russas havia concluído a primeira parte do relatório de vistoria interna referente ao exercício financeiro de 2012 de responsabilidade do ex-prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, que mostra um verdadeiro festival de prejuízos ao erário municipal.

Segundo o relatório, a gestão anterior, de forma geral, deixou uma dívida de R$ 11.080.495,87 na Prefeitura Municipal de Russas, criando dificuldades à nova administração em razão do endividamento, tais como a impossibilidade de firmar convênio junto ao governo federal devido o bloqueio do Certificado de Regularidade Previdenciária, ou seja, os russanos deixaram de receber importantes convênios (obras/serviços) por conta dessa irregularidade.

Somente com o Fundo Municipal, as dívidas ultrapassavam as cifras de R$ 6 milhões. O montante é referente ao período de 18 meses que a gestão anterior deixou de prestar contas com o FMSS.
Quem pensa que o prefeito Weber Araújo se deu por vencido e desistiu de lutar para tirar o município da inadimplência perante a União está muito enganado. O gestor, tão logo recebeu a notícia que oito dos quinze vereadores tinham votado contra o parcelamento da divida, fazendo com que, o município permanecesse impossibilitado de receber recursos e convênios, não desanimou e foi à luta.

Somente em julho de 2013, o prefeito Weber Araújo e o Vice-Prefeito Magela Estácio, conseguiram sanear parte das dívidas deixadas pela gestão passada e recuperar a credibilidade da Prefeitura junto a órgãos federais e estaduais. Com muito trabalho, a administração municipal conseguiu o Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP. Esse documento é fundamental para permitir que o município receba recursos financeiros do governo Federal e investimentos em programas de interesse da comunidade.

Considerado pela imprensa estadual, Russas é um dos poucos municípios do Estado do Ceará que continua com salários e contas de gestão em dia. Parabéns, Russas!

Fique bem informado sobre Russas e as ações da Prefeitura Municipal, acesse: www.russas.ce.gov.br

Fonte: ASCOM/Russas

0 comentários:

Postar um comentário