quarta-feira, 13 de maio de 2015

Prefeito Roberto Cláudio anuncia melhorias na emergência do IJF


O prefeito Roberto Cláudio visitou nesta terça-feira (12), o Instituto Dr. José Frota, quando anunciou melhorias nas condições da emergência daquela unidade e saúde. A visita acontece um dia após a imprensa retratar a situação de um paciente sendo atendido no chão da unidade. Roberto Cláudio reuniu-se com a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins; com o superintendente do IJF, Walter Frota; e médicos do hospital.

De acordo com o Prefeito, o atendimento ao paciente no chão foi um fato isolado e inadequado, destacando que não há falta de macas no hospital. “Fiz questão de amanhecer no IJF para apurar o fato, que é grave, fora do padrão de atendimento do hospital e indica para um procedimento altamente inapropriado. Queremos reconhecer o erro. Viemos aqui para entender o problema e, principalmente, pensar soluções que previnam a ocorrência de situações semelhantes em outros momentos”, afirmou.

Ele explicou que o caso está sendo apurado por uma comissão composta por profissionais do hospital e que deverá propor melhorias no atendimento. Para ele, houve um erro na triagem do paciente e não por conta da falta de macas, que embora estivessem disponíveis no momento, não estavam em lugar acessível. “Devido a isso, será aprimorado o processo de triagem no momento da chegada dos pacientes ao hospital. Também estão sendo adquiridas mais 48 macas para a reserva técnica do IJF e parte delas ficará posicionada no pátio da emergência, para que os pacientes tenham entrada direta na sala de reanimação”.

O prefeito reforçou que o IJF é um hospital de referência no Ceará e que atende pacientes de outras cidades e até de outros estados, com atendimento 24h por dia, em 30 especialidades. Nos últimos dois anos, o número de atendimentos em corredores já foi reduzido pela metade, caindo de 160 para 80 em média. “Mas, não há nenhum paciente da emergência do IJF desassistido. Todos têm prontuário, assistência médica, exames laboratoriais, exames radiológicos, médicos e enfermeira. Algumas áreas chamadas de corredor foram, inclusive, transformadas em postos de enfermagem para atender os pacientes com mais dignidade”, disse.

Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário