sexta-feira, 31 de julho de 2015

Ceará registra 2012 casos de dengue em uma semana, diz boletim


O Ceará registrou 2012 novos casos de dengue em relação à semana anterior, de acordo com boletim de epidemiologia divulgado nesta sexta-feira (31) pela Secretaria da Saúde do Ceará. Na semana passada, o estado tinha 35.589 casos da doença, nesta sexta foram confirmados 37.601 casos. O número de mortes vítimas da doença no Ceará segue o mesmo da semana passada, 34.

O número de cidades com nível epidêmico da doença também subiu, de 44 para 52, desde a semana anterior. Conforme a Organização Mundial de Saúde, é considerado epidêmico quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

O número de cidades com nível epidêmico da doença são Alcântaras, Aracoiaba, Aquiraz, Arneiroz, Barbalha, Barro, Barroquinha, Beberibe, Brejo Santo, Boa Viagem, Canindé, Capistrano, Catarina, Caucaia, Coreaú, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Hidrolândia, Horizonte, Iguatu, Ipaumirim, Ipu, Itaitinga, Itapiúna, Jaguaribara, Jardim, Jucás, Maracanaú, Maranguape, Mauriti, Meruoca, Miraíma, Milagres, Mucambo, Nova Russas, Ocara, Palmácia, Palhano, Paracuru, Pacoti, Pentecoste, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Porteiras, Reriutaba, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tianguá, Tauá, Trairi, Umari, Umirim, Varjota e Varzea Alegre.

Conforme a Organização Mundial de Saúde, é considerado epidêmico quando há mais de 300 casos para cada 100 mil habitantes.

Controle

Para controlar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya, a orientação dos especialistas é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis e até cascas de ovos. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, quartinhas, bacias, camburões e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Fonte: G1/CE

0 comentários:

Postar um comentário