quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Jogos Escolares Brasileiros serão abertos nesta quinta em Fortaleza

Fortaleza foi escolhida como sede das fases nacionais dos Jogos Escolares da Juventude 2015. A abertura do evento esportivo acontece nesta quinta-feira (3), no ginásio Paulo Sarasate, a partir das 18h, com desfile das delegações, juramentos do atleta e do árbitro, acendimento da Pira Olímpica e apresentações artísticas.
Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará, os Jogos Escolares da Juventude tem como objetivo identificar novos atletas para o alto rendimento e contribuir para a inserção social dos jovens por meio do esporte.


“Através do esporte e do envolvimento das crianças numa competição como esta é possível construir em cada uma delas um conjunto de valores e responsabilidades que serão levadas para a vida toda. Estamos muito honrados de receber um evento como este para que os nossos jovens consigam sentir a responsabilidade de defender a escola, cidade ou o estado que estão representando, isso tudo com uma torcida calorosa já que estamos em casa”, afirmou Márcio Lopes, Secretario de Esporte e Lazer de Fortaleza.
Trânsito
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) estará presente controlando o tráfego no entorno do Ginásio Paulo Sarasate durante a abertura dos jogos escolares da Juventude. A operação terá início às 6 horas com a coibição de estacionamento no lado direito da R. Ildefonso Albano, entre as vias Heráclito Graça e Rocha Lima. A partir das 18 horas, está previsto o bloqueio no cruzamento das ruas Jaguaretama x Ildefonso Albano. Ao longo do dia, um efetivo composto por 20 agentes disciplinará a circulação de modo a facilitar o ir e vir do público com segurança e agilidade.
Programação
Os Jogos Escolares da Juventude acontecem entre os dias 3 e 12 de setembro. Mais de 3.800 jovens de 12 a 14 anos estarão reunidos na capital cearense para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.
Durante o evento, os atletas terão à disposição uma série de ações paralelas. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será ‘Igualdade de Gêneros’. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.
Outro destaque do evento é a escolha de 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos. A função dos Embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. Os atletas escalados como embaixadores para Fortaleza são: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Luiz Henrique Dias dos Santos (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Bueres (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (luta), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Helia Fofão (vôlei).
“Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando com os Jogos Escolares da Juventude. A cada edição avançamos e estabelecemos novos padrões na organização, possibilitando a entrada de mais jovens neste processo de inclusão”, afirmou Edgar Hubner, gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do COB e gerente geral dos Jogos Escolares. “Nosso grande desejo é ver dentro do ambiente escolar a formação da base que já está revelando representantes para as delegações multiesportivas organizadas pelo COB”, completou Edgar
Anualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Em novembro será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR).
Saiba mais
Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento acompanhou também o desenvolvimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo; do semifinalista Leonardo de Deus, da natação; além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza e patrocínio máster da Coca-Cola.
Com PMF
Fonte: Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário