quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Municípios cearenses participam da nova versão dos Mais Médicos

Um total de 117 municípios cearenses terão oportunidade de receber novos profissionais do Programa Mais Médicos. O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (15) uma nova versão do Programa, que agora vai incorporar o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). 

“Nós deixamos para a escolha do médico brasileiro fazer a opção, se ele quer o conjunto de regras estabelecidas para o Mais Médicos, ou se ele quer acessar os benefícios do Provab”, explicou o ministro da Saúde, Arthur Chioro. 

Na prática, o profissional vai poder escolher se fica três anos no local determinado pelo governo, como acontece no Mais Médicos, ou se fica um ano e ganha 10% de bônus na nota de uma eventual prova de residência, características do Provab. 

A partir de amanhã estarão abertas as inscrições para os médicos brasileiros que querem participar do programa. O edital relaciona também os 1.500 municípios que poderão reivindicar a inclusão no programa para receber os médicos, dentre eles 117 cearenses.

A prioridade continua sendo os médicos brasileiros. Depois serão chamadas inscrições individuais de médicos formados fora do país, e por último os médicos cubanos, da cooperação com a Organização Mundial da Saúde. 

A bolsa é a mesma (R$ 10 mil) e ao final dos dois programas os médicos são considerados especialistas em saúde da família. Os selecionados devem começar a trabalhar no dia 3 de março. No mínimo 2.920 vagas ofertadas no Provab serão abertas, mas é preciso aguardar a adesão dos municípios para definir o número de vagas. 

Lançado em junho de 2013, o Mais Médicos foi criticado pelas entidades médicas, que alegavam ilegalidade na contratação de estrangeiros sem aprovação no Revalida, exame necessário para médicos formados no exterior atuarem no Brasil. 

Semelhante ao Mais Médicos e precursor dele, o Provab, destinado a médicos brasileiros, é uma das estratégias do governo para estimular médicos, principalmente recém-formados, a clinicar em regiões carentes. 

O Provab tem 11.429 cubanos, 1.846 brasileiros e 1.187 intercambistas de outras nacionalidades, como Argentina, Portugal, Venezuela, Bolívia, Espanha e Uruguai.

Fonte: cearaagora.com.br

Pacientes com HIV passam a ter acesso a remédio '3 em 1' pelo SUS

Os pacientes com HIV passarão a ter acesso a um medicamento "3 em 1" pelo SUS, segundo o Ministério da Saúde. A nova droga combina três medicamentos: Tenofovir, Lamivudina e Efavirenz. Dessa forma, o paciente só precisará tomar um comprimido, em vez de três. A adoção do remédio deve facilitar a ingestão das drogas e aumentar a adesão ao tratamento. A previsão é que a novidade comece a chegar aos estados na semana que vem. 

Segundo o ministério, 100 mil pacientes devem passar a receber o medicamento. A droga já é distribuída desde novembro nos dois estados com os maiores índices de detecção do vírus: Rio Grade do Sul e Amazonas. Nos demais estados, os pacientes recebem atualmente os três medicamentos em comprimidos separados. 

Em nota do Ministério da Saúde, o ministro Arthur Chioro comentou sobre a expectativa de haver uma melhor adesão ao tratamento. "Além de ser de fácil ingestão, o novo medicamento tem como grande vantagem a boa tolerância pelo paciente, já que significa a redução dos 3 medicamentos para apenas 1 comprimido.” 

Desde dezembro, o tratamento contra HIV está disponível a todos os adulos com testes positivos de HIV, mesmo quando ainda não apresentaram sintomas. Antes, as drogas só eram distribuídas a pacientes que tivessem um grau mínimo de comprometimento do sistema imunológico. 

Fonte: G1

Enem 2014: candidato diz ter tirado 600 em redação com trecho 'porque hoje é meu niver'

RIO - O estudante paraibano Francinaldo Guedes Pereira completou 16 anos no dia 9 de novembro de 2014 e resolveu comemorar fazendo uma "homenagem" a ele próprio na redação do Enem. Segundo foto da folha de rascunho postada pelo candidato numa rede social, ele inseriu o trecho "porque hoje é meu niver" na última frase do terceiro parágrafo do texto. Francinaldo também printou a tela com suas notas no exame, em que teria tirado 600 em redação. 

Se for confirmada a inserção do trecho no espelho da redação, que será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) até o fim de março, seu texto deveria ser anulado de acordo com o edital do Enem 2014. O item 14.9.5 diz que será atribuída nota 0 (zero) à redação "que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'Anulada'". 

Em entrevista ao GLOBO, Francinaldo confirmou que escreveu a brincadeira para testar a banca de correção. 

- Vi que um aluno colocou a receita de miojo (na redação do Enem 2012), e aí queria testar como era. Era dia do meu aniversário e eu estava fazendo (a prova) só por experiência. Fiquei surpreso com a minha nota, porque muita gente fez com o tema certo, tudo direitinho, e tirou nota menor. Esperava tirar 0 - diz Francinaldo, que passou para o 3º ano de uma escola pública do município de Aguiar. - Este ano vou fazer sério, pois quero passar para a faculdade de Design. 

Em 2013, O GLOBO mostrou que redações do Enem 2012 que continham brincadeiras como uma receita de macarrão instantâneo e trechos do hino do Palmeiras receberam 560 e 500 pontos, respectivamente. Na mesma edição do exame, o jornal mostrou que textos com nota 1000 apresentavam erros grosseiros como "enchergar", "trousse" e "rasoavel", além de desvios graves de concordância. 

Após as reportagens, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo Enem, tornou os critérios de correção mais rígidos. No Enem 2014, apenas 250 candidatos atingiram a nota máxima em redação, e mais de 529 mil receberam 0. Ao todo, foram corrigidos 5,9 milhões textos. A nota média dos concluintes caiu 9,7%, de 521,2 em 2013, para 470,8 em 2014. 

Procurado pelo GLOBO, o Inep ainda não se manifestou. 


Fonte: http://oglobo.globo.com

Calendário de pagamentos do Bolsa Família já está disponível

O calendário de pagamento do Bolsa Família em 2015 já está disponível. Para saber em que dia sacar o dinheiro, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família pode fazer o saque. 

“O calendário facilita a compreensão e auxilia as famílias a identificar exatamente a data em que o benefício estará liberado. Assim, ela pode buscar a rede de pagamento no dia correto”, destaca a coordenadora geral de Concessão e Administração de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Caroline Paranayba. 

Como identificar as datas

Na imagem acima, o destaque em amarelo é o exemplo de uma família com o NIS do titular do cartão terminado em 4. Assim, basta identificar o número 4 na coluna à esquerda e ler a linha até o final para saber todas as datas de saque do benefício. 

O benefício é pago nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de forma escalonada. Em janeiro, por exemplo, os benefícios serão pagos entre os dias 19 e 30. Os recursos ficam disponíveis para saque durante 90 dias. A Caixa Econômica Federal, agente operador do programa, está distribuindo cartazes e filipetas (panfletos individuais) nos locais de pagamento. 

Fonte: TV Russas

Casos de cálculo renal crescem 30% no verão

Um levantamento feito pelo Centro de Referência da Saúde do Homem, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aponta que o número de atendimentos aos pacientes com quadro de cálculo renal aumenta 30% entre os meses de janeiro e março todo ano. 

De acordo com os pesquisadores, isso acontece porque as pessoas transpiram mais e não ingerem líquido o suficiente no verão. Além disso, os cuidados com a alimentação nas férias costumam ser deixados de lado: as pessoas aumentam a ingestão de alimentos industrializados e ricos em sódio, facilitando ainda mais o aparecimento de cálculo renal. 

O urologista Fábio Vicentini, médico chefe do ambulatório de litíase (cálculo) renal do Centro, afirma que amendoim, castanha do Pará, calabresa e camarão facilitam a formação das pedras, principalmente por indivíduos propensos à doença, que atinge duas vezes mais os homens do que mulheres. A obesidade também está ligada ao problema, já que os pacientes com índice de massa corporal elevado podem apresentar mais cálcio e ácido úrico na urina. 

Em torno de 15% da população brasileira apresenta cálculos renais. Em 85% dos casos, as pedras são pequenas e expelidas naturalmente pela urina. O restante dos pacientes apresenta dores fortes e infecções, necessitando de tratamento medicamentoso ou de intervenção cirúrgica. A chance de reincidência da doença também é grande - metade dos pacientes volta a ter a doença e alguns sofrem ainda pela terceira vez. "Por isso, é extremamente importante que os pacientes que tiveram cálculo renal procurem o médico para fazer o acompanhamento e evitar novas crises", finaliza o urologista Fábio. 

Sete cuidados para acabar com o cálculo renal 

Complicação difícil de lidar, a dor do cálculo renal provoca dores horríveis, além de náuseas, vômitos, febre e até sangue na urina. A pedra se forma quando algumas substâncias secretadas pela urina - como o cálcio - estão presentes no rim em quantidade excessiva e isso causa um processo de cristalização, formando a pedra. O tamanho do cálculo influencia a intensidade da dor - até quatro milímetros podem ser expelidos espontaneamente, sem dor. "Acima desse tamanho, a chance de episódios com dor aumenta", conta o nefrologista André Sloboda, da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Confira alguns cuidados que especialistas recomendam para evitar que o cálculo se desenvolva e até mesmo para ajudar o corpo a expeli-lo. 

Hidrate-se 

A principal recomendação para evitar as pedras e auxiliar o tratamento é ingestão de líquidos acima de dois litros por dia. "Isso deixa a urina menos concentrada, auxiliando a diluição dos cristais", explica o nefrologista Eduardo Garcia, do Hospital Samaritano de São Paulo. 

Atenção redobrada em climas quentes 

A incidência de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão. "O principal motivo é a maior perda de líquido pela transpiração, levando a uma urina mais concentrada", conta Pedro Rocha, Nefrologista do Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Por isso, se você já tem pedras no rim ou quer evitá-las, aumente a ingestão de água nos dias quentes e use roupas mais leves, evitando a transpiração excessiva. 

Evite o excesso de álcool 

"A ingestão de álcool em grandes quantidades pode levar à desidratação e à elevação no ácido úrico", explica o nefrologista André Sloboda, da Sociedade Brasileira de Nefrologia. As bebidas fermentadas são as que têm maior teor desse ácido e seu consumo elevado pode levar a um agravamento das pedras ou ao surgimento delas. 

Modere a quantidade de sal 

O sal pode ser tido como o grande vilão na formação de cálculos renais. "O consumo elevado leva a uma maior excreção de sódio pelo rim, o que pode aumentar a produção de cálcio, fósforo, acido úrico ou oxalatos, causando a pedra no rim", conta o nefrologista André Sloboda. 

Atenção às proteínas e ao cálcio 

Em casos de cálculo renal mais grave, é recomendado evitar a ingestão de alimentos fontes de proteínas ou de cálcio em grandes quantidades. "O excesso de proteína animal aumentará a secreção de acido úrico urinário, podendo agravar ainda mais o cálculo", conta o nefrologista Pedro Rocha. 

A restrição do cálcio é aplicada a pessoas que desenvolveram pedras formadas por esse nutriente - o cálculo renal por excesso de cálcio é o mais comum. É preciso esse controle para não formar mais pedras ou aumentar as já existentes. 

Tratamento clínico e cirúrgico 

Em casos de pedra nos rins acima de quatro milímetros, é necessário o auxilio de medicamentos analgésicos, para que ela possa ser expelida sem dor, e outros medicamentos que ajudem a sua passagem - todos receitados por um médico. 

De acordo com os especialistas, é recomendado o tratamento cirúrgico quando as pedras possuem mais de 10 milímetros, já que são mais agressivas. Há dois tipos de cirurgias: litotripsia (emissão de ondas de choque que quebram o cálculo) e procedimentos endoscópicos (retirada da pedra através de sondas e cateteres). 

Para todos os casos, a recomendação é conversar com o seu médico e descobrir qual é o método mais adequado. 

Fique atento! 

Existem doenças sistêmicas que podem ter o cálculo renal como o seu primeiro sintoma. Alguns exemplos são gota, doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais e doenças renais. ?Quando o cálculo renal aparece junto com febre, pode sinalizar uma infecção associada e deve ser motivo para procurar assistência médica imediata?, conta o nefrologista Eduardo Garcia. 

Todo cuidado é pouco: se você está desconfiando que o seu cálculo renal pode ser sintoma de qualquer complicação mais grave, fale com seu médico. 

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br

Após colocar 20 litros de silicone, mulher quer título de 'maior peito do mundo'

Mayra Hills é uma alemã obcecada. Como ela mesma diz, “ama peitos mais que tudo”. Ama tanto que resolveu implantar nada menos do que 20 litros (isso mesmo, VINTE litros) de silicone em seus seios. Agora, ela quer ser considerada a dona dos maiores peitos do mundo. 

A modelo tem milhares de seguidores em suas redes sociais e, é claro, passa os dias falando sobre peitos — os seus, quase sempre. Diz, por exemplo, que os seios gigantescos não atrapalham seus afazeres. 

Para provar que não está mentindo, ela posta diversas fotos em atividades corriqueiras. As imagens, porém, não são das mais bonitas e os seios enormes chamam mais atenção do que qualquer atividade que ela faça. 

Fonte: br.noticias.yahoo.com

Nível do mar sobe mais do que o esperado por cientistas

Londres, 14 jan (EFE).- Um estudo publicado nesta quarta-feira pela revista "Nature" revela que o aumento do nível do mar foi "significativamente maior" do que o esperado pelos especialistas para a última década do século 20 e a primeira do atual. 

A pesquisa, desenvolvida por Carling Hay e Eric Morrow no Departamento de Ciências Planetárias e Terrestres da Universidade de Harvard, constatou que o aumento global do nível do mar entre 1900 e 1990 foi superestimado em 30%. No entanto, o estudo mostra que, apesar das controvérsias sobre o assunto na comunidade científica, os últimos dados divulgados sugerem que os cálculos sobre a elevação dos níveis dos oceanos a partir de 1990 estão corretos, o que confirma uma aceleração do aumento do nível do mar. 

"Esta pesquisa mostra que o aumento do nível do mar ocorrido durante o século passado foi maior do que o esperado. É um problema maior do que pensávamos inicialmente", alertou Morrow. 

Segundo Hay, atualmente sabe-se que a maioria das camadas de gelo do mundo, assim como as geleiras, está derretendo em função do aumento das temperaturas, o que provoca uma "elevação global do nível do mar". 

"Outra preocupação a este respeito é que muitos dos esforços realizados para obter projeções sobre a mudança do nível do mar no futuro utilizam os dados superestimados do período 1900-1990", afirmou Morrow. 

As estimativas que utilizam esses números como base estão comprometidas, e é necessário, portanto, adotar uma "perspectiva completamente nova", segundo os pesquisadores. 

Normalmente, explicou Carling Hay, as estimativas sobre o aumento do nível do mar são feitas a partir de dados dos marégrafos e do registro nas variações sofridas nas "sub-regiões" nas quais os oceanos são divididos. Esses registros, acrescidos de dados complementares mais específicos, servem para estimar a elevação do nível do mar em cada "sub-região", que, somadas, dão origem a uma média global. 

"No entanto, estas médias simples não representam o real valor do aumento global. Os marégrafos estão situados ao longo das costas, portanto extensas áreas de oceano não estão incluídas nas medições", explicou Hay. 

Segundo o estudo, o nível do mar muda "por diversos motivos", entre os quais estão os "efeitos duráveis da última glaciação", "o aquecimento e a expansão do oceano em função do aquecimento global", as "variações na circulação de água" e o "degelo". 

Hay e Morrow elaboraram suas novas previsões a partir da observação de "um conjunto de evidências globais", até chegar a determinar "como as camadas de gelo individuais" contribuem para a elevação do nível do mar. 

"Devemos levar os sinais de glaciação em consideração, entender como os modelos de circulação de água nos oceanos se alteram e também como a expansão termal afeta os modelos regionais e a média global", destacaram. 

EFE
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Russas tem a 11ª melhor educação do Ceará

Com quase 12 mil alunos, a rede municipal de educação pública de Russas aparece com destaque no mapa do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). A cada edição, o município registra avanços na avaliação do 9º ano — em 2005, chegou a 3 pontos; em 2007, a 3,7; em 2009, a 4,0; em 2011, a 4,3. Em 2013, já ultrapassou a meta final prevista somente para 2019, de 4,9 pontos. 

De acordo com o mapa do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), Russas superou a média nacional de 5,2, atingindo 5,4 para os anos iniciais do ensino fundamental, 4ª e 5ª série. Já nos anos finais do ensino fundamental, 8ª e 9ª série, o desempenho superou a média de 2011 (4,3), chegando em 2013 com 4,9, também acima da média nacional (4,2). 

Para a secretária municipal da Educação, Morlânia Chaves, estratégia do município tem a leitura como base do processo, com formação continuada dos educadores e monitores. “Estamos muito satisfeitos com os resultados atingidos. Isso mostra também a qualidade de todos os profissionais envolvidos no processo educacional do nosso Município”, ressaltou Morlânia Chaves. 

Tais resultados, de acordo com o Prefeito Weber Araújo, constituem a soma de esforços de política de alfabetização e de investimentos na formação das crianças da rede de ensino. “Esta é a maior prova que estamos trabalhando muito para melhorar ainda mais a educação de Russas, investindo na melhoria da infraestrutura das escolas, na merenda escolar, em novos materiais escolares e, principalmente, na equipe de professores”, avaliou Weber. 

Dados do MEC – Ideb 2013
Fonte: http://russas.ce.gov.br

Russas recebe premiação dos Jogos do Vale do Jaguaribe

Nesta terça feira, 13, aconteceu no Gabinete do Prefeito a premiação dos ganhadores dos Jogos do Vale do Jaguaribe, que realizou-se nos dias 18 a 21 de dezembro na cidade de Jaguaruana. Russas ganhou nas 13 modalidades. O prefeito municipal de Russas por motivos de outros compromisso em sua agenda, foi representando pelo chefe do Gabinete, Lucas Diogenes. 

Na cerimônia estava presente o Secretário de Esporte e Juventude Reginaldo Cruz, que vem desempenhando um excelente trabalho no município de Russas, onde muitos resultados positivos em olimpíadas e campeonatos a cidade de Russas tem excelentes resultados. 

Na premiação tivemos a cidade de Aracati em primeiro lugar, Limoeiro do Norte em segundo lugar e Russas em terceiro lugar. 

Este ano os Jogos do Vale do Jaguaribe serão sediados em Russas, e completará 50 anos, será um grande evento para toda juventude russana e das cidades vizinhas. 

Fonte: http://russas.ce.gov.br

Aguinaldo Silva revela: Silviano é ex-marido de Maria Marta em 'Império'

O autor Aguinaldo Silva está mesmo botando fogo em "Império". Em seu site, ele revela que Maria Marta (Lilia Cabral) já foi casada com Silviano (Othon Bastos). E quem vai descobrir esse segredo é Lorraine (Dani Barros). 

Como Téo Pereira (Paulo Betti) não consegue tirar um segredinho do mordomo, durante uma entrevista, o blogueiro pede que Érika (Leticia Birkheuer) seduza Lorraine com dinheiro para que ela vá à caça de alguma pista sobre o passado da imperatriz, que possa estar sendo escondido por Silviano. 

A mulher de Ismael (Jonas Torres) tenta resistir, mas o dinheiro fala mais alto. Ela então, vai à casa do mordomo, pula a janela e se esconde atrás da cortina. E fica ali até Silviano dormir. Lorraine encontra umas revistas antigas, começa a folheá-las e vê um recorte da notícia de um casamento: o de Maria Marta e seu noivo Renato. "Seu Silviano guardou tudo sobre o casamento. Meu Deus do céu… Tá tudo documentado… lua de mel… tudo… E tem fotos!!! E esse Renato… É o… Não pode ser… Gente, isso aqui vale uma fortuna! E a loura mais o patrão dela vão ter que me pegar cada centavo!", afirma. 

No dia seguinte, Silviano acorda, percebe que a porta está aberta e as revistas reviradas. E entra em pânico. Tanto que do jeito que está vestido corre para a casa da patroa. Marta se surpreende ao vê-lo de robe. E indaga se ele não dormiu em casa: "Dormi e nem percebi que saí de casa vestido impropriamente, a senhora me desculpe… mil perdões, mas aconteceu uma coisa terrível que me abalou de tal maneira…", dispara o mordomo, que ainda avisa que uma tragédia vai afetá-los de modo irreversível e conta que o álbum foi roubado. 

Já tensa, Marta quer saber sobre qual álbum ele está se referindo. "Das lembranças que eu guardei com o maior carinho esses anos todos, e agora… Alguém levou o álbum, ele se foi!", sentencia o mordomo. A imperatriz se desespera: "Não me diga que… Pelo amor de Deus, Silviano?!…" 

Sem saída, Silviano confirma o maior temor da patroa. "Exatamente, madame, naquele álbum estava toda a sua história, a verdadeira história… documentada em todos os detalhes. E nesse exato momento tem alguém lendo tudo a seu respeito… Principalmente que eu, Renato Silviano dos Santos Muniz, fui seu primeiro marido!", conta, deixando Marta paralisada. 

A mulher de José Alfredo (Alexandre Nero) acredita que o roubo é coisa de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) e quase se vê obrigada a contar para o noivo. Já Silviano desconfiará de Téo Pereira. Enquanto isso, o álbum está escondido no guarda-roupa de Lorraine, que já ligou para Érika e contou a novidade. A jornalista decide não revelar ainda para o patrão. 

Fonte: http://extra.globo.com

O último pedido de Marco, o brasileiro que será fuzilado sábado na Indonésia

Marco (a direita) e seu advogado/Foto divulgação  
Marco Archer Cardoso Moreira soube ontem à noite - de manhã no Brasil - que poderia ser executado no próximo sábado (16). Os policiais começaram o movimento de preparação para transferi-lo para outra unidade prisional, conhecida como o "corredor da morte" da Indonésia, onde os presos são isolados e preparados para a execução por fuzilamento. Logo em seguida, o temor se concretizou e ele deixou a prisão de Pasir Putih. 

Preso há 11 anos por ter entrado no país com 13,4 kg de cocaína escondidos numa asa-delta, o brasileiro ainda tinha esperanças de que o presidente recém-eleito, Joko Widodo, cuja principal promessa de início de mandato seria a tolerância zero com os traficantes. Em 31 de dezembro, Widodo negou a clemência ao brasileiro. 

A última chance de adiar a execução de Marco é a presidente Dilma Rousseff tentar intervir diretamente junto a Widodo. A família de Marco diz que tanto o Itamaraty quanto o Planalto estão empenhados em ajudar o brasileiro, que tem 53 anos, mas são mínimas as chances de o presidente linha-dura sequer atender os contatos do governo brasileiro. 

Assim que soube da possibilidade da execução iminente, uma tia de Marco pegou um voo para Jacarta, aonde, por causa das três conexões, deve chegar nesta sexta-feira (15). Ela leva uma mala com presentes, cartas e lembranças de amigos e, a pedido do sobrinho, bacalhau da escala em Lisboa. "Espero poder me despedir do meu sobrinho e peço que rezem por ele", diz ela, irmã da mãe de Marco, morta em 2011 de um câncer de pulmão que acreditava ser fruto do desespero pela libertação do filho. 

Fonte: http://epoca.globo.com

Futebol: Fortaleza só empata no 1º jogo do Cearense

Tudo conspirava contra o bom futebol na estreia de Fortaleza e Quixadá no Campeonato Cearense 2015: equipes desfiguradas pela não regularização de jogadores, gramado precário, iluminação ruim e times sem entrosamento, já que estreavam na temporada. Neste cenário, ambos mediram forças, na noite desta quarta-feira (14), no estádio Agenorzão, em Iguatu, e com tantas adversidades, o placar final não poderia ser outro: 0 a 0. 

Mas bem que os jogadores de Quixadá e Fortaleza tentaram criar algo, buscar o gol, mas a bola parecia viva no gramado irregular, dificultando o domínio e bons passes, até para jogadores mais técnicos. 

Entendendo que com bola rolando as jogadas não sairiam, os jogadores apelavam para as ligações diretas. Mas nem assim um lance mais agudo surgia. 

Os goleiros do Leão e do 'Quixinha' só trabalharam mesmo em lances de bola parada, quando acontecia algum chuveirinho na área esperando um desvio salvador. Mas até os goleiros 'conspiravam' contra o gol, e evitavam o perigo. O que se viu, contudo, foi muita disposição, disputas de bola em demasia - algumas ríspidas - e um melancólico fim do primeiro tempo. 

O zagueiro do Fortaleza, Adalberto, não lamentou o resultado parcial, mas reclamou do gramado do Agenorzão. "O campo não ajuda. Mas temos que jogar de acordo com o campo. Fizemos um bom primeiro tempo, mas não concluímos ao gol", analisou o defensor tricolor. 

Mas para o desespero do zagueiro, as finalizações ao gol do time leonino também praticamente não existiram na etapa final. Tanto que só aos 39min, apareceu a primeira chance real de gol. O meia Samuel chutou com perigo, de fora da área, para bela defesa do goleiro Rafael. 

O Quixadá também teve muita dificuldade para atacar e só foi mais incisivo nos minutos finais, quando pressionou e perdeu boa chance com Netinho. 

Após o apito final, o resultado foi encarado de forma diferente pelas equipes. Enquanto o Fortaleza lamentou, por ser um dos favoritos ao título ao lado do Ceará, o Quixadá, que luta contra o rebaixamento, comemorou um pontinho. 

Agora, na próxima rodada, domingo, o time tricolor enfrenta o São Benedito, às 18h, no Estádio Presidente Vargas. Enquanto o 'Quixinha', que folga neste final de semana, só volta a atuar na 3ª rodada, contra o próprio São Benedito, dia 21, outra vez no Agenorzão. 

Outros Jogos 

São Benedito 1 X 2 Horizonte – Junco 
Maranguape 0 X 1 Guarany (S) – PV 

Complemento da rodada 

Nesta quinta-feira, 15 de janeiro, às 20h20min, no PV: Ceará X Itapipoca

As equipes de Juazeiro do Norte. Icasa e Guarani, folgaram na rodada.

Fonte: Diário do Nordeste

Nova República comemora hoje, 30 anos de existência

A Nova República comemora hoje, quinta-feira (15/01), 30 anos de existência. O fim do ciclo dos governos militares ocorreu no dia 15 de janeiro de 1985. Sorridente, Tancredo Neves ajeita a gravata enquanto o assessor Mauro Salles aguarda com o telefone na mão. Do outro lado da linha, o presidente João Figueiredo. Políticos, seguranças e jornalistas se acotovelam para ouvir o telefonema que marca o fim do regime militar. Tancredo havia acabado de ser eleito indiretamente presidente da República. 

O senador Aécio Neves (PSDB-MG), afirma que o momento foi “reencontro do Brasil com a democracia”. Para o senador, que na época tinha 25 anos e era secretário particular de Tancredo, seu avô, foi o episódio culminante da “mais bem-sucedida construção política da história contemporânea”.

No dia 24 de abril de 1984, após a derrota no Congresso da emenda do deputado Dante de Oliveira (PMDB-GO) que propunha eleições diretas, a candidatura de Tancredo começou a ser construída. O político experiente e conhecido pela capacidade de conciliação, o então governador de Minas iria enfrentar no Colégio Eleitoral o ex-governador de São Paulo e deputado federal Paulo Maluf, do PDS, o partido que dava sustentação política ao regime. 

Mesmo sem o apoio de parte da oposição, Tancredo conseguiu ampla aliança. O surgimento de uma dissidência no PDS capitaneada pelos ex-governadores José Sarney, do Maranhão, e Aureliano Chaves, de Minas foi decisivo. Em troca do apoio, Sarney ficou com o cargo de vice. 

O mineiro, no entanto, não assumiria a Presidência. Foi Internado na véspera da posse para uma cirurgia, da qual não se recuperou. Faleceu no dia 21 de abril.

Fonte: cearaagora.com.br

Prefeitura de Jaguaribe recebe 04 (quatro) Ambulâncias novas

A prefeitura do município de Jaguaribe, cidade situada a cerca de 300 quilômetros da capital de Fortaleza, igualmente as demais prefeituras da região Jaguaribana, paga caro para beneficiar os cidadãos de assistência nos serviços médicos de urgência, sendo que, na maioria dos casos, os pacientes que necessitam de tratamento especializado ou UTI, são deslocados em veículos públicos para a capital do Estado, o que encarece muito o tratamento, além de desgastes dos veículos que fazem o transporte. 

Na busca de resolver esse problema, a Secretaria Municipal de Saúde que tem a frente, Tatyana Nunes Duarte, e o prefeito de Jaguaribe José Abner Nogueira Diógenes, foram avisados no inicio dessa semana de que a cidade, esta sendo contemplada com quatro novas ambulâncias, tipo Montana 1.4. 

A aquisição é fruto de Emendas Parlamentares do Deputado Federal Ariosto Holanda e do Estadual Antônio Granja (dois dos políticos mais influentes na cidade). 

Além de ser uma ação de humanização no serviço de saúde, as ambulâncias são também um reconhecimento da parceria dos deputados com a gestão municipal, e com os cidadãos jaguaribanos. 

Dessas quatro ambulâncias, uma ficará na sede do município para o transporte de urgência, e as outras três, serão destinadas para atender as comunidades dos Distritos de Mapuá, Feiticeiro e Nova Floresta. 

TV Jaguar

TCM recomenda cancelameno de carnaval no interior

O presidente do TCM, Francisco Aguiar, enviou na terça-feira (13/01), ofício circular aos 184 prefeitos cearenses. Lembra o cenário de dificuldades econômicas que todos os municípios estão passando, por motivos diversos, e, em função disso, pondera que é melhor não empregarem dinheiro público na contratação de festas carnavalescas. 

A reclamação geral das prefeituras é de que houve queda continuada nos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estão acontecendo demissões de terceirizados e ocupantes de funções comissionadas por incapacidade de pagamento, muitas devem a folha de pessoal, as transferências voluntárias de recursos escassearam, a seca permanece e os fornecedores estão deixando de receber suas contas. 

Esse quadro geral negativo acaba de ser ampliado, conforme os municípios, pelo novo piso nacional fixado pela União para os professores. Tudo isso junto, argumenta o presidente do TCM, Francisco Aguiar, são motivos mais do que suficientes para que as prefeituras analisem com a maior profundidade a possibilidade de financiar a folia, deixando o aviso de que o Tribunal acompanhará atentamente todas essas questões. 

Fonte: http://www.aracatinoticias.com

Menor de idade entre 12 a 16 anos só entrará no Limo Fight acompanhado dos pais ou responsáveis

O juiz João Dantas Carvalho, da 3ª Vara de Limoeiro do Norte (194 km da Capital), disciplinou a entrada de adolescentes no evento esportivo Limo Fight Championship (LFC), que ocorrerá no próximo dia 23 de janeiro. A medida consta em portaria publicada no Diário da Justiça Eletrônico dessa terça-feira (13/01). 

A determinação considera a necessidade de proteger a integridade dos menores de idade que pretendem assistir à competição de artes marciais. No documento, o juiz estabelece que as pessoas com idade entre 12 anos completos e 16 anos incompletos só poderão ingressar na presença dos pais, responsáveis ou acompanhantes (avós, irmãos ou tios maiores de idade).

O acompanhante deverá apresentar documento que comprove o parentesco e autorização com firma reconhecida. Fica proibida a entrada de menores de 12 anos. Adolescentes acima de 16 anos podem entrar desacompanhados, desde que devidamente identificados. 

É dever do promotor do LFC adotar as providências para evitar riscos à segurança dos adolescentes e impedir o consumo de bebida alcoólica ou cigarro pelos menores nas dependências do evento. 

Ainda na portaria, o magistrado alerta que dificultar ou embaraçar a ação dos agentes de proteção, dos membros do Conselho Tutelar, da autoridade judiciária ou representante do Ministério Público, no exercício das funções de fiscalização, constitui crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, ficando o infrator sujeito à pena de detenção de seis meses a dois anos. 

A competição esportiva, que está na 14ª edição, ocorrerá no Ginásio Municipal José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte, das 20h à meia-noite. 

TJCE

Médico que agrediu policiais e fez criança de refém no Município de Alto Santo deve permanecer preso

O juiz Tácio Gurgel Barreto, em respondência pela Vara Única da Comarca de Alto Santo, a 241 km de Fortaleza, negou, nesta quarta-feira (14/01), pedido de liberdade para o médico Gerislanio Galdino do Nascimento. Ele é acusado de violar domicílio e fazer criança de refém, agredir policiais, causar tumulto, praticar gestos obscenos e provocar danos ao patrimônio público e particular. 

Conforme os autos, na madrugada do último dia 11, o acusado teria provocado tumulto após uma festa, praticando gestos obscenos e ocasionado danos em uma barraca que vendia alimentos. Ao ser abordado por policiais militares, ele reagiu e investiu contra os PMs. Depois, tentou fugir, invadiu uma residência e fez uma criança de dez anos como refém. 

Em seguida, os policiais conseguiram prendê-lo em flagrante e o conduziram para a delegacia. A defesa dele entrou com pedido de liberdade provisória. Alegou que o médico não possui antecedentes criminais, tem emprego e residência fixa, além de não representar risco à ordem pública. 

Ao analisar o caso, o magistrado negou o pedido e decretou a prisão preventiva. “Observa-se que o agente declarou, ao ser ouvido perante a autoridade policial, que já havia praticado conduta idêntica a destes autos, em Limoeiro do Norte, informando que agiu motivado pelo excessivo consumo de bebida alcoólica”, destacou. 

O juiz também ressaltou que “a conduta delituosa do preso revela-se concretamente grave, pois o flagranteado desacatou e investiu contra a integridade física de policiais civis e militares, invadiu residências de pessoas em horário de repouso noturno, inclusive tendo tomado uma criança de apenas 10 anos de idade como refém, para se furtar à ação policial”. 

TJCE

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

‘Império’: Silviano é desmascarado e expulso da mansão

— Nos próximos capítulos de “Império”, Silviano (Othon Bastos) será desmascarado e expulso da mansão da família Medeiros. Quem adianta a novidade é o autor Aguinaldo Silva, em entrevista ao site da Revisa da TV.

 — Ainda neste mês de janeiro se descobrirá que Silviano tem todas as razões do mundo para odiar o comendador... E se vingar de Marta por conta de agravos passados. A trama em torno dele evoluirá até pouco antes do carnaval, quando ele será desmascarado e expulso da corte. A tese de que o culpado é sempre o mordomo é que parece prevalecer... E provocará grande escândalo, além de um forte trauma familiar — afirma Aguinaldo. 

Em fevereiro, o autor vai começar a apresentar possíveis suspeitos de serem o grande inimigo de José Alfredo (Alexandre Nero). O misterioso Fabrício Melgaço, homem que está comandando os passos de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), que pode ser na verdade uma mulher. 

— Logo após o carnaval, entrará em cena outro suspeito de querer acabar com a fortuna e a vida do comendador... E no final de fevereiro surgirá um terceiro. Um deles será Fabrício Melgaço, na verdade o grande e secreto vilão de “Império”... Que pode ser uma mulher. 

Ataque de fúria 

As pistas sobre a verdadeira identidade de Silviano começarão a ser dadas a partir do dia 22. Ao ouvir uma conversa entre Maria Marta e João Lucas, na qual a Imperatriz diz acreditar que José Alfredo está vivo, o mordomo, que estará ajeitando os copos na cristaleira, arremessará um vidro contra a parede: “Vivo?”, dirá com voz de espanto. 

Fonte: http://extra.globo.com/

Anvisa decide retirar o canabidiol da lista de substâncias de uso proibido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (14) retirar o canabidiol da lista de substâncias de uso proscrito. 

A medida foi aprovada pela Diretoria Colegiada da agência durante reunião em Brasília. Com ela, a comercialização de medicamentos com a substância será facilitada no país, por meio de venda controlada, com receita médica de duas vias, e, no futuro, a importação dos medicamentos será simplificada. Por enquanto, a importação de remédios com canabidiol precisará de autorização excepcional concedida pela Anvisa. 

O canabidiol é uma substância química encontrada na maconha e que, segundo estudos científicos, tem utilidade médica para tratar diversas doenças, entre elas, neurológicas. 

O diretor-presidente da Anvisa, Jaime Oliveira, votou pela liberação do uso do canabidiol, mas com controle e com a permanência da necessidade de autorização de importação pela Anvisa. "A reclassificação, por si só, em nada altera o quadro de necessidade excepcional de autorização da Anvisa. Os produtos importados não são só compostos de canabidiol", disse. 

A agência deve criar uma ordem de serviço, uma resolução em regime especial para regulamentar a importação dos remédio com a substância. Essa resolução ainda não está pronta. Com essa ordem, haverá uma flexibilização da importação. Segundo Jaime Oliveira, medicamentos já conhecidos pela Anvisa que contêm a substância serão autorizados mais rapidamente do que medicamentos desconhecidos, que precisarão de uma maior análise. 

De acordo com o diretor-presidente, estudos científicos mostraram que o canabidiol não traz dependência. "Portanto não há razões para que ela [a substância] permaneça proibida. Apesar dos relatos bibliográficos, a avaliação nao teve objetivo de comprovar a eficácia do canabidiol e sim o risco de desvios e seu potencial para causar dependência." 

Ivo Bucaresky, membro da diretoria colegiada, disse que, em curto prazo, pode parecer que a decisão não mudará muita coisa, mas há um efeito simbólico e prático. "Além de mostrar que não é algo ilegal que está sendo feito, que o médico não está impedido de prescrever, vai permitir que saia essa tarja de ilegalidade, que está sendo feito algo proibido", afirmou. 

Segundo Bucaresky, a decisão também será importante para as pesquisas científicas no Brasil. "O efeito prático primeiro é na academia. Vai facilitar as pesquisas e os debates na academia. Outro ponto que vi muito é o acesso. Hoje consegue trazer [o remédio] quem tem estrutura econômica e muitas famílias têm dificuldades de ter acesso." 

De acordo com a Anvisa, o órgão recebeu até esta terça-feira 374 pedidos de importação da substância para uso pessoal, por meio do pedido excepcional de importação de medicamentos de controle especial e sem registro no Brasil. Desse total, 336 foram autorizados, 20 aguardam o cumprimento de exigência pelos interessados e 11 estão em análise pela área técnica.

Apelo de pais 

Durante a reunião, Katiele Fischer e Norberto Fischer, pais de Anny, de 6 anos, portadora da rara síndrome fizeram um apelo aos membros da diretoria colegiada. Anny tem uma doença genética que provoca deficiência neurológica grave e grande quantidade de convulsões. Em 3 de abril do ano passado, o casal obteve, na Justiça, autorização para importar o canabidiol. "

A reclassificação é fruto de um apelo social. Não é uma decisão política. Isso é uma decisão técnica da equipe da Anvisa com esse apoio popular", afirmou Norberto Fischer. "Com a reclassificação o aspecto sociológico da sociedade vai mudar. A sociedade começa a acreditar que essa substância não é algo ruim." 

Conselho Federal de Medicina 

Em dezembro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina autorizou o uso do canabidiol no tratamento de crianças e adolescentes que sejam resistentes aos tratamentos convencionais. A prescrição é restrita a neurologistas, neurocirurgiões e psiquiatras. 

Segundo a entidade, os médicos autorizados a prescrever a substância deverão ser previamente cadastrados em uma plataforma online. Já os pacientes serão acompanhados por meio de relatórios frequentes feitos pelos profissionais. 

Pela norma, pacientes ou os responsáveis legais deverão ser informados sobre os riscos e benefícios do uso do canabidiol e, então, assinar o termo de consentimento. Além disso, a decisão do conselho deverá ser revista no prazo de dois anos. 

O canabidiol deve ser prescrito a pacientes de epilepsia ou que sofram de convulsões que não tiveram melhoras no quadro clínico após passar por tratamentos convencionais. 

De acordo com o conselho, o uso da substância deve ser restrito a crianças e adolescentes menores de 18 anos – mas quem eventualmente use o medicamento antes dessa idade pode continuar o tratamento mesmo após ficar maior de idade. 

As doses variam de 2,5 miligramas diários por quilo de peso do paciente a até 25 miligramas, dependendo do caso. A estimativa do conselho é que o limite diário total fique entre 200 miligramas e 300 miligramas por paciente. 

Fonte: G1

Menino é lançado a 10 metros de altura em explosão na China

Da China, uma imagem impressionante. Um menino de 9 anos que estava brincando abaixado perto de um bueiro, e de repente, uma explosão fez com que voasse a 10 metros de altura. Segundo testemunhas, o menino estava brincando com fogos de artifício. A suspeita é de um vazamento de gás no bueiro. 

Depois da explosão, o menino caiu sobre um carro e ficou gravemente ferido. Os médicos dizem que, neste momento, o estado de saúde dele é estável. 

Fonte: G1

Dois homicídios a bala em Morada Nova nesta terça-feira, 13

Nesta Terça-feira(13) foram registrados dois assassinatos a bala em Morada Nova. O primeiro aconteceu por volta das 20h15min, na Localidade de Sitio Bonfim. A policia foi informada de um homicídio, chegando ao local os policiais confirmaram o fato que ocorreu quando um indivíduo chegou em uma motocicleta Honda/Bros e efetuou 5 disparos contra, Francisco Edivaldo Rabelo, que veio a óbito no local. 

O segundo foi registrado por volta das 21h na rua Onelia Terceiro Chagas, bairro Divino Espírito Santo (PROURB), foi lesionado a bala vindo a óbito ainda no local, Francisco Edileudo de Oliveira Barbosa (foto). Segundo informações a vitima estava sentada na calçada em frente a sua residência quando dois indivíduos em uma motocicleta não identificada chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo em direção a vitima que ainda tentou correr para se salvar, porém foi atingido e já caiu sem vida. 

Fonte- Plantão Policial Morada Nova

Confira os 16 confrontos da segunda fase da Copa SP de Futebol Júnior

Dos 104 times que iniciaram a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o sonho já acabou para 72. Com 32 equipes classificadas para a fase eliminatória, a sopa de letrinhas dos grupos dá lugar a jogos em que qualquer tropeço será fatal. As datas, os horários e os locais dos confrontos válidos pela segunda fase da competição foram divulgados pela Federação Paulista. 

Os 16 confrontos reservam espaço para um clássico nacional entre Cruzeiro e Vasco, além do embate entre dois Botafogos - do Rio e de Ribeirão Preto. Avançaram para a segunda etapa da competição os 26 líderes de grupo e os seis melhores segundos colocados. Apenas Vasco e Cruzeiro passaram sem levar nenhum gol nos três primeiros jogos. O melhor ataque é o do Fluminense, com 14, incluindo a goleada por 9 a 0 sobre o Comercial-PI. 

Confira a seguir os duelos que valem vaga nas oitavas da Copinha: 

Terça-feira, 13/

Goiânia x Linense - 19h - Lins 
Paraná x Grêmio - 21h - São José do Rio Preto 

Quarta-feira, 14/1 

16h Coritiba x Vitória - Paulínia 
16h Cruzeiro x Vasco - Taubaté 
16h Botafogo x Botafogo-SP - Leme 
19h Bahia x Fluminense - Bauru 
19h Ceará x Palmeiras - Limeira 
19h Sport x Ituano - Itu 
21h Flamengo x Taboão da Serra - Osasco 
21h Avaí x Atlético-MG - São Bernardo do Campo 

Quinta-feira, 15/1 

16h Goiás x Guarani - Comendador Souza 
16h São Caetano x Inter de Limeira - Guarulhos 
16h Figueirense x Mirassol - Rua Javari 
17h30 Criciúma x Lemense - Ilhabela 
17h30 Corinthians x Grêmio Prudente - Barueri 
21h São Paulo x Atlético-PR - São José dos Campos 

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Cid estaria de malas prontas para o PL

O ex-governador e Ministro da Educação, Cid Gomes, estaria de malas prontas para desembarcar no Partido Liberal (PL), sigla articulada pelo Ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). A informação está em uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo. Cid se filiou ao PROS em 2013, rompendo com o PSB que tinha como projeto lançar o então Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República. Cid optou pela aliança com o PT e, como contrapartida da lealdade a presidente Dilma Rousseff, recebeu o Ministério da Educação. 

O PL está sendo recriado e, dentro de 40 dias, terá o seu registro solicitado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Ceará, a sigla está sendo articulada pelo advogado e presidente regional do PSD, Almicy Pinto. O PL seria uma segunda sigla dos irmãos Ferreira Gomes no Ceará, mas, se confirmada a saída de Cid e Ciro do PROS, o Partido Liberal nascerá na Assembleia Legislativa com mais de 15 deputados estaduais. Além dos parlamentares eleitos pelo PROS, o PL irá atrair deputados de outras legendas, como o PMDB e Solidariedade. 

De acordo com a reportagem da Agência Estado, Cid está desconfortável no PROS e busca um novo caminho partidário. O mesmo destino seria adotado pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, pelos deputados estaduais e federais eleitos pelo PROS, além de mais de 70 prefeitos. De acordo com informações de bastidores, Cid gostaria de ir para o PT, mas encontra obstáculos como a ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Eleita deputada federal, Luizianne é inimiga política do ex-governador desde as eleições de 2012. 

ISOLAMENTO 

De acordo com a reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, ‘’isolado no PROS, o ex-governador do Ceará e ministro da Educação, Cid Gomes, começou a buscar alternativas políticas para si próprio e seu grupo, um ano após se filiar ao partido’’. Embora tenha preferência por legendas de esquerda, Cid foi sondado a integrar o Partido Liberal (PL), sigla que está sendo recriada pelo ministro das Cidades e presidente licenciado do PSD, Gilberto Kassab. 

Cid Gomes não vem se sentindo à vontade no PROS. No ano passado, a cúpula do partido boicotou a indicação do então governador para comandar o Ministério da Integração Nacional. Agora, na reforma ministerial, a Executiva Nacional da legenda divulgou uma nota pública afirmando que Cid é uma “escolha pessoal” da presidente Dilma Rousseff e não do partido. 

Desde o dia 1º, o ex-governador cearense ocupa uma das mais importantes pastas da Esplanada dos Ministérios, a da Educação. Ao lado de Kassab, Cid também age nos bastidores para garantir apoio no Congresso ao Palácio do Planalto no intuito de mitigar a dependência do governo em relação ao PMDB. A dupla entrou em ação para defender a eleição do petista Arlindo Chinaglia (SP) para presidente da Câmara contra o candidato do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), desafeto de Dilma. 

Devido à proximidade de Cid Gomes com o PT chegou a ser cogitada a ida dele para o partido. Cid é próximo do deputado federal José Guimarães (PT-CE), um dos vice-presidentes petistas, e do novo governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), que foi escolha pessoal dele para sucedê-lo. 

Mas o ministro enfrenta resistência de setores ligados à ex-prefeita de Fortaleza e hoje deputada federal eleita, Luizianne Lins, uma das principais lideranças petistas no Estado. “Não existe essa possibilidade (de Cid ir para o PT)”, descartou um dirigente nacional do partido. 

Aliado de Kassab e fundamental no processo de criação do PSD, Cid ainda discute a possibilidade de se incorporar ao PL, cujo pedido de formalização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser protocolado até março. Cid deixou claro que quer manter a “aliança estratégica” com Kassab, não necessariamente na mesma legenda. “Ele quer algo mais à esquerda”, resumiu um dirigente do PSD. 

Ainda assim, o atual partido de Kassab poderia ser uma guarita para Cid Gomes. O presidente do PSD do Ceará, Almircy Pinto, afirmou que a legenda no Estado está de portas abertas para o ministro. “O Cid é um político que enobrece qualquer partido que vá. Teríamos alguns problemas internos de acomodação, mas em política tudo se resolve”, afirmou. 

Oficialmente, o ministro não externou a dirigentes do PROS qualquer intenção de deixar a legenda. Há uma semana, Cid conversou com lideranças do partido, como o presidente Eurípedes Junior e o líder da bancada na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), que, por sua vez, deram o episódio como superado.

“Queríamos que (a escolha para o ministério) tivesse o nosso aval, mas ela (Dilma) não ligou para a gente. Não temos raiva, rancor ou ódio, mas reiteramos que o Ministério não é do PROS”, disse Carimbão. A reportagem não conseguiu contato com Cid para comentar seu futuro partidário. 

O destino de Cid Gomes deve alterar o caminho de outros aliados políticos, como o ex-ministro e deputado federal eleito Leônidas Cristino e prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. Se Cid deixar o PROS, os dois e o restante do seu grupo político devem segui-lo.

Fonte: cearaagora.com.br

Alívio: Governo Federal libera recursos da Saúde para os municípios

O Governo Federal começou a liberar nesta terça-feira (13) as transferências de recursos para a Saúde. O Fundo Nacional de Saúde (FNS) começou ontem a repassar os recursos financeiros aos programas federais do Piso da Atenção Básica Variável (PAB Variável) e também o restante de 30% do valor dos blocos da Média e Alta complexidade. 

Os repasses estavam com dez dias de atraso, prejudicando os municípios brasileiros. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, foram encaminhados ofícios ao Ministério da Saúde solicitando as razões dos atrasos constantes nos repasses da atenção básica. A medida obteve resultado com a liberação dos recursos. Segundo a CNM, os municípios estão fazendo uso do subfinanciamento, gastando em média 22% de suas receitas para a área de saúde, quando a Constituição determina percentual de 15%.

Fonte: cearaagora.com.br

Maurílio pede ajuda secreta para eliminar Cristina em "Império"

Extremamente desconfiada das atitudes de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia), Cristina (Leandra Leal) acaba virando alvo do vilão em "Império". No capítulo desta quarta-feira (14) da trama, ele faz uma ligação misteriosa, informando que a moça está se tornando cada vez mais inconveniente. 

"Eu quero que você me diga como eu devo agir pra tirar essa xeretazinha, de uma vez por todas, da jogada", diz ao telefone, antes de ressaltar. " Quero dar um fim nela!". Além disso, Maurílio paga a Marcão (Joe Ribeiro) para obter informações sobre a filha do Comendador. 

O vilão quer que o funcionário do camelódromo consiga de Elivaldo (Rafael Losso) tudo sobre Cristina. Ele sente-se mal por estar traindo os amigos, mas garante que ajudará Maurílio. "Como eu disse: tenho que pagar o leite das crianças...". O que eles ignoram é que Tuane (Nanda Costa) vê os dois juntos. 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Cuoco vai a evento ao lado de namorada 53 anos mais nova

Aos 80 anos, Francisco Cuoco compareceu ao lançamento do programa "Grandes Atores", na zona sul do Rio de Janeiro, acompanhado da namorada Thaís Almeida, de 27 anos. O casal, que está junto há quatro anos, não se importa com a diferença de idade. A jovem é 53 anos mais nova que o ator. 

Durante uma entrevista à "Contigo", Cuoco declarou que não toma remédio para ajudar no desempenho sexual. "Não uso remédio, porque tenho medo. Todos têm efeitos colaterais. Mas a gente se resolve muito bem. Uso a criatividade. Assisto a filmes eróticos, pornôs mesmo. É bom, né? Quem não gosta? Acho uma delícia", revelou o ator à época. 

Fonte: uol.com.br

Tentativa de homicídio à bala em Russas

O crime aconteceu nesta terça-feira, dia 13, por volta das 21h, na Rua José Plácido Gonçalves, bairro Catumbela, cidade de Russas, estado do Ceará, quando Romeo Daniel Barros de Lavor, 29 anos, natural de Russas, trafegava no veículo Fiat Uno de cor vermelha, de placa HVE-0801, ocasião em que dois indivíduos não identificados que trafegavam numa moto Honda Bros de cor preta, efetuaram cinco disparos contra Romeo, o atingindo com dois tiros no braço esquerdo, sendo que os outros três acertaram a porta do carro que a vitima conduzia. 

Durante a ação, a vitima direcionou o veículo contra os indivíduos, os derrubando da moto, e eles se evadiram a pé e ainda não foram localizados. 

Romeo, ferido seguiu até uma blitz policial, nas proximidades da Lagoa da Caiçara, onde conseguiu socorro ao hospital. 

No local do fato, foi localizada a moto usada pelos suspeitos, uma Honda Broz, cor preta, de placa OSO-6733, que estava adulterada com fita isolante, usando os dígitos: OSO-8738, sendo a moto conduzida à DRPC para os procedimentos cabíveis. 


Fonte: 1º BPM

Opção Digital e Sport vencem e avançam as semifinais do Tabuleirense de Futsal

Boa presença de público, jogadores de alto nível e jogos disputadíssimos, foi assim a 1ª rodada das quartas de final do Campeonato Tabuleirense de Futsal Adulto Masculino temporada 2014/2015, disputada na terça-feira, 13 de janeiro, na Quadra da CNEC, no centro de Tabuleiro do Norte. 

No primeiro confronto da noite, Opção Digital e Avelino Magalhães fizeram um duelo equilibrado e cheio de emoção, que terminou empatado no tempo normal por 2 a 2. A decisão foi para a prorrogação e o Opção Digital levou a melhor e venceu por 2 a 0, se tornando o 1º clube a garantir vaga na semifinal da competição. Os gols da equipe vencedora foram assinalados por Erbesson (2), Edinardo Ferreira e Antônio Edinardo. Descontaram para o Avelino os atletas Weslei e Josean. 

Na partida principal, a mais aguardada da rodada por ser o clássico local, a equipe do Sport dos jogadores Dedé de Lauristo, Marcelo russano, Gugu e companhia, sob o comando do técnico Paulo Maria, não tomou conhecimento do Ronaldo Móvel, reforçada por Piliu, que havia sido pai no dia do jogo, Luciano de São João e Adriano, e venceu por 5 a 2, garantindo também uma das vagas na semifinal. Destaque da partida para os jogadores Dedé de Lauristo e Marcelo russano, que numa noite inspirada marcaram dois gols cada, o outro tento do Sport foi assinalado por Luciano contra. Descontaram para o Ronaldo Móvel os jogadores Adriano e Nilberto. 

Opção Digital e Sport aguardarão seus adversários, que sairão dos confrontos Galera do Aço versos Bica e Cootab contra Bloco Hilariê. Esses confrontos serão disputados nesta sexta-feira, 16 de janeiro, a partir das 19h, na Quadra da CNEC. 

O Campeonato Tabuleirense de Futsal é promovido pela Liga Tabuleirense de Desportos – LTD, que tem a honra de convidar a torcida da região, em especial a de Tabuleiro do Norte, para prestigiar os jogos finais do certame.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

UPA de Russas já realizou mais de 35 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Russas já bateu a marca de 35.340 atendimentos, entre consultas médicas e de enfermagem e exames. Inaugurada no dia 20 de março de 2014, a UPA integra a rede de urgência e emergência do município. 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona como unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, que ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos cidadãos aos serviços de urgência do SUS. 

A Prefeitura de Russas, que até setembro de 2014 vinha financiando 75% dos custos da UPA, tem dado total apoio para o bom funcionamento deste equipamento público de saúde. “Estou muito feliz por concretizar mais este objetivo no município, que foi colocar pra funcionar a UPA e garantir um bom atendimento à nossa população”, afirmou o prefeito de Russas, Weber Araújo. 

Com a UPA houve uma melhora expressiva na assistência a saúde pública do município. Isso é o resultado de um corpo de funcionários comprometido com o trabalho e também das parcerias realizadas entre Governo do Estado, Prefeitura e os serviços de saúde da cidade, trazendo como consequência o atendimento mais qualificado e humanizado, pois a Unidade conta com dois médicos por plantão, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e uma equipe de apoio, além de equipamentos modernos e uma excelente infraestrutura. 

O financiamento das atividades da UPA cabe à União, Estado e Município, instâncias que contribuem, respectivamente, com 50%, 25% e 25%.

Fonte: Russas News

SISU abre 350 vagas para cursos de graduação no Campus da UFC em Russas

O Sistema de Seleção Unificada – SISU do Ministério da Educação disponibilizará, entre os dias 19 a 21 de janeiro, inscrições de 350 vagas para cursos de graduação no Campus Avançado da Universidade Federais do Ceará- UFC, em Russas, que será inaugurado ainda no primeiro semestre de 2015. 

São 100 vagas para Ciências da Computação, 100 vagas para Engenharia de Software, 50 vagas para Engenharia Civil, 50 vagas para Engenharia da Produção e 50 vagas para Engenharia Mecânica. 

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2014. 

Os participantes já poderão consultar suas notas do ENEM 2014 a partir desta terça-feira (13) no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) e gerar um boletim de desempenho. A partir de fevereiro, em data ainda não divulgada, os estudantes poderão também consultar o espelho da correção da prova de redação. No entanto, não será possível entrar com recurso. 

Além do SISU, as notas do Enem 2014 no Programa Universidade para Todos (ProUni) e vários vestibulares que aderiram ao Enem de forma parcial ou integral. Além disso, aqueles que conseguiram as notas necessárias poderão solicitar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, se indicaram essa opção no ato de inscrição do Enem. 

ProUni 

Já o prazo de inscrições para o ProUni 2015/1 será de 26 a 29 de janeiro. O programa oferece bolsas de estudo integrais e de 50% para participantes do Enem 2014 que estudaram em escolas públicas ou foram bolsistas em colégios particulares e que comprovem renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

Fonte: www.russas.ce.gov.br