terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Impacto de crise da água é o mais temido por elite mundial

O impacto da crise da água aparece pela primeira vez no topo da lista de riscos do Fórum Econômico Mundial, ao lado de conflitos entre Estados nacionais. Há nove anos o Fórum apresenta duas listas, elaboradas junto a 900 executivos e especialistas, com os principais riscos para o planeta nos próximos 10 anos. 

Uma lista dá conta dos riscos mais prováveis, enquanto a outra elenca os riscos de maior impacto. No topo da lista de impactos mais temidos, a Crise da Água vem seguida por Rápida e Maciça Disseminação de Doenças Infecciosas e por Armas de Destruição em Massa. 

"A urbanização aumentou o bem-estar social. Mas como as cidades se desenvolvem muito rapidamente, sua vulnerabilidade é maior também, e pandemias, colapsos nos sistemas de água, energia e transporte e o impacto das mudanças climáticas representam as maiores ameaças. Especialmente, em países emergentes", disse Axel P. Lehmann, chefe da área de risco do Zurich Insurance Group. 

Já na lista dos riscos mais prováveis, o item Conflitos entre Estados com Impacto Regional lidera o ranking, seguido por Eventos Climáticos Extremos e por Falhas na Administração Governamental. 

'Parceria em lugar da competição' 

"Vinte e cinco anos depois da queda do muro de Berlim, o mundo enfrenta novamente o risco de grandes conflitos entre Estados", sublinha Margareta Drzeniek-Hanouz, economista do Fórum Econômico Mundial. 

Ela afirma que no escopo dos conflitos não estão apenas guerras, mas também ataques cibernéticos, competição por recursos naturais e sanções e outras ferramentas econômicas. 

"Para enfrentar estes problemas é preciso que o mundo volte ao caminho da parceria, em lugar da competição", sugere. 

Desde 2007, esta é a segunda vez em que um tópico ambiental lidera uma das duas listas. 

Em 2011, Tempestades e Ciclones estavam no topo da lista de probabilidades, comumente liderada por assuntos econômicos, como Colapso no Preço de Ativos (2008, 2009, 2010) e Disparidade de Renda (2012, 2013, 2014). 

A Crise da Água vem sendo citada entre os piores riscos de impacto global desde 2011. Esta lista sempre foi liderada por assunto econômicos, Crises Fiscais, Colapso no Preço de Ativos e Crise Financeira Sistêmica.

G1

Limo Fight chega a 14ª edição com 3 combates com disputa por cinturão

O ano de 2015 vai começar com tudo para os amantes das artes marciais no Ceará. O mês de janeiro reserva uma agenda bem movimentada de eventos em solo cearense. O primeiro passo será dado no município de Limoeiro do Norte com a 14ª edição do Limo Fight. O evento está marcado para o dia 23 de janeiro. 

O card conta com 10 lutas e tem como atrações três disputas de cinturão. Na luta principal do LFC, valendo o título do peso-galo (até 61kg), um duelo Ceará x Rio Grande do Norte: o atual campeão Iramar Frota enfrenta o potiguar Amaury Júnior. 

No co-evento principal, valendo o título dos meio-pesados, o respeitado Cássio Jacaré (1° do ranking nacional na categoria até 93kg) mede forças com o veterano Silmar Rodrigo. Outra categoria em que haverá disputa de cinturão é a dos pesos leves. Em um confronto cercado de rivalidade, o atual campeão Vladson Gereba enfrenta James Silveira. 

Confira o card do evento 

Iramar Frota X Amaury Júnior 
Cassio Jacaré X Silmar Rodrigo 
Júnior Desequilibrado X Mourão 
Gereba x James Silveira 
Jefferson Rodrigues x Leandro Naja 
Arlisson Tenchihan x Diego Espartano 
Talison Soares x Antônio Pedreira 
Mabelly Lima x Rayanne Lacerda 
Jarlan Gomes x Thiago Amorim 
Anastácio Júnior x Carlos Popo

Fonte: Limoeiro Plantão Policial

"Império": Pai do Maurílio só será conhecido na última semana

Aguinaldo Silva pretende levar o mistério sobre o pai de Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) até o final de "Império". 

E, para tentar evitar o vazamento de informações a respeito dessa trama, irão aparecer dois pais do vilão na história – o falso primeiro e o verdadeiro depois. Para cada um dos casos, três atores serão selecionados pela direção. 

E ele já deixou avisado: "se vazar os nomes, eu mando trocar". 

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Caminhão-pipa vira após colidir em carreta, no município de Morada Nova

Um acidente envolvendo dois caminhões e uma carreta ocorreu na manhã desta terça-feira (20), por volta das 11h, em Morada Nova. De acordo com informações de testemunhas, um caminhão-pipa tentou desviar de outro caminhão e acabou colidindo de frente com uma carreta que se encontrava parada. 

O acidente ocorreu na Rodovia CE-046 em frente a fábrica de lácticos do grupo Betânia de Morada Nova. 

Segundo a Polícia, o caminhão Pipa de placa NBX-1260 anotações de Ibaretama-Ce, que era conduzido por José Anselmo de Andrade, 57 anos, residente na Rua José Damasceno, centro de Ibicuitinga-Ce, seguia  sentido Posto do Dedé, quando de repente saiu em travessia da pista um terceiro caminhão cruzando irregularmente a via, foi quando o Senhor José numa manobra brusca desviou para a contramão da via e acabou colidindo de frente
com uma carreta de placa OGD-3876 de João Pessoa-PB.

Com o impacto o caminhão de porte menor veio a tombar e o motorista ficou preso nas ferragens, onde foi solicitado uma equipe do SAMU e a vítima foi socorrida à Fundação  São Lucas em Morada Nova. Já o motorista que causou o acidente, segundo informações, identificado por João, que reside na cidade de Morada Nova, se evadiu do local sem prestar socorro as vítimas. 

Vale ressaltar que apesar da violência do impacto, felizmente as vitimas tiveram apenas escoriações leves.


Informações: Plantão MN
Fotos: Limoeiro Plantão Policial

Morre surfista Ricardo dos Santos, baleado na Guarda do Embaú, em SC

Familiares comunicaram, no início da tarde desta terça-feira (20), a morte do surfista catarinense Ricardo dos Santos, de 24 anos. Ele levou três tiros em frente à casa da família, na Guarda do Embaú, em Palhoça, Santa Catarina. O atleta passou por quatro cirurgias no Hospital Regional de São José, mas não reagiu aos procedimentos médicos e as hemorragias não cessaram, causando sua morte. 

Após a notícia, amigos e familiares permaneceram na entrada do hospital, onde estavam desde segunda-feira (19). O suspeito dos disparos, um soldado da Polícia Militar, está detido no quartel da PM em Florianópolis. 

Baleado na Guarda do Embaú 

Ricardinho, especialista em ondas pesadas e tubulares e reconhecido internacionalmente por diversos títulos, foi baleado na manhã de segunda-feira na praia do Guarda do Embaú, em Palhoça. 

Conforme depoimento de testemunhas à Polícia Militar, ele pediu para que duas pessoas, um policial militar e um menor – irmão do PM, segundo a polícia –, que estariam consumindo drogas, saíssem da frente da casa dele. Houve discussão, e Ricardinho foi atingido por três tiros entre o tórax e o abdômen. 

Os familiares do esportista dizem que um dos homens teria estacionado o carro sobre um cano que faz parte de uma obra realizada na casa de Ricardo, o que teria motivado o pedido para que saíssem do local. A investigação apura as duas versões, conforme o delegado, Marcelo Arruda. 

Além do policial militar, o irmão dele, menor de idade, foi apreendido. O agente público estava de férias, segundo a PM informou em nota. Conforme o texto, ele responderá inquérito administrativo, além do que foi instaurado pela Polícia Civil. O soldado, que está na corporação desde julho de 2008, pertence ao 8º Batalhão de Joinville, no Norte do estado. 

Duas versões 

O policial afirmou em depoimento que atirou para se defender. "Ele alegou legítima defesa. Disse que a vítima teria tentado agredir e que ele teve que se defender", detalhou o delegado Marcelo Arruda, responsável pelo caso. 

O policial manteve a versão apresentada também pelo irmão, um menor que estava junto com ele no momento da discussão. O garoto foi liberado. 

A Polícia Civil também coletou depoimentos do avô e de um tio do surfista e de dois policiais militares que atenderam a ocorrência.

"São duas versões conflitantes. Uma parte alega que agiu em legítima defesa, que teria sido ameaçada antes, e a outra parte fala que não, que foram feitos os disparos injustificados, que não houve nenhum tipo de agressão anterior que motivassem esses disparos", afirma Marcelo Arruda.

O delegado disse que o menor de idade foi ouvido pela polícia como testemunha. "Ele não teve envolvimento e alega que a vítima foi para cima deles com um facão, e ele [o policial] só reagiu em legítima defesa", detalha Arruda.

No entanto, segundo Arruda, os policiais militares que atenderam a ocorrência não apreenderam nenhum facão no local dos disparos. Já a arma do policial, assim como o veículo dele, foi encaminhada para o Instituto Geral de Perícias.

"Com certeza vamos fazer reconstituição para ficar melhor esclarecido. Não vai demorar, porque como se trata de pessoa presa, o prazo é bem exíguo", explica o delegado Arruda. "Não tem mais ninguém para ser ouvido", detalha. Ele acredita que o inquérito seja concluído em 10 dias.

G1

Candidato inclui hino do Flamengo na redação do Enem e tira nota 660

Uma homenagem ao time do coração e, ao mesmo tempo, uma forma de testar os avaliadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São os argumentos que o estudante Francisco Elias da Silva, de 26 anos, diz ter usado para citar o hino do Flamengo em sua redação, que obteve nota 660 no resultado divulgado na última terça-feira (13). O flamenguista é morador de Alto do Rodrigues e estuda Informática em Ipanguaçu, cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte. 

Elias teria aproveitado o hino do Flamengo para contextualizar o texto sobre publicidade infantil, tema da redação do Enem deste ano. O estudante reproduziu o rascunho do texto na internet, uma vez que as redações ainda não foram divulgadas. "Quis deixá-los sem brechas para ver se me davam nota boa ou ruim mediante o que fiz, para sabermos o critério que o Enem utiliza", explica o estudante. 

No entanto, Elias não foi o primeiro a usar o hino de um clube de futebol na redação do Enem. Em 2013, um candidato incluiu o hino do Palmeiras no texto. Depois dessa e de outras brincadeiras na avaliação, o Ministério da Educação prometeu endurecer as regras da redação e anular textos que desviassem propositadamente do tema com deboches. 

O próprio Elias se sentiu prejudicado na prova de 2013, um dos motivos que o levaram a usar o hino do Flamengo. "Foi o melhor texto que já fiz. Era sobre bebida alcoólica e trânsito. Acabei tirando 560 e me senti prejudicado. Fiz a brincadeira neste ano e pensei 'se tirar mais de 500 eu publico o texto'", afirma. 

Aprovado em 2013 para o curso de Informática no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o estudante afirma ter feito a prova para testar os conhecimentos. Sobre o Flamengo, ele garante a torcida pelo clube e afirma que a história contada na redação é verdadeira. 

"Quando o Flamengo ganhou a Copa Mercosul, em 1999, passava um comercial na TV com o hino. Foi a chance de fazer a homenagem também. Teve o que colocou o hino do Palmeiras. O Flamengo tem torcida maior, mais prestígio, com certeza pensei que ia tirar uma nota maior", encerra Elias. 

Fonte: G1

Paulo Duarte anuncia necessidade de seu afastamento da função de Prefeito Municipal

O Prefeito Municipal de Limoeiro, Paulo Duarte, afirmou em uma entrevista concedida ao site da TV Jaguar na manhã de segunda-feira, 19 de janeiro, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), por ocasião da abertura da Semana Pedagógica, que deverá se afastar por um tempo maior da administração do Município, para um tratamento mais adequado de sua saúde, onde irá exigir muito repouso. 

Em São Paulo, estado em que a medicina é mais avançada, o prefeito foi submetido a um raio-x completo de toda sua situação clínica para obter o resultado de seu quadro clínico geral de saúde. Ele precisará de um tratamento mais eficaz e de um afastamento mais demorado das atividades, mas antes irá procurar estruturar a administração e reconhece que o momento é de dificuldades. 

O Prefeito, diferentemente daquele que esteve na segunda-feira, 13, no distrito do Bixopá, juntamente com todos os secretários, onde foram ouvir uma série de reclamações das comunidades que fazem o Distrito, e principalmente a sede do Bixopá, quando apresentou indisposição em sua saúde, se apresentou na FAFIDAM com um aspecto agradável. 

Duarte afirmou que mesmo diante das dificuldades em que o Município atravessa, e com a saúde um pouco debilitada, vai dar para segurar o “Tranco” nesses dois últimos anos que terá pela frente como gestor maior do município, e pretende ir até o final de seu mandato. 

Postado: TV Jaguar

Ciro se revolta por Camilo receber Capitão Wagner no Abolição

O líder do Pros no Ceará, Ciro Gomes, não está contente com os rumos dados ao Executivo pelo novo governador Camilo Santana (PT). A aproximação do petista com os servidores do Estado, como os policiais e professores, que mantinham uma relação tensa com a antiga gestão de Cid Gomes (PROS), levantou críticas do ex-ministro e ex-secretário da Saúde. Ciro estaria disposto a romper com Camilo, por estar contrariado com as recentes conversas entre o novo governador e os opositores do governo passado. 

Camilo, logo nos primeiros dias de seu Governo, resolveu deixar clara a marca que pretende deixar de sua administração. De acordo com ele mesmo, o diálogo será a principal estratégia usada para ultrapassar os obstáculos na gestão do Executivo Estadual. 

Para oficializar a nova pretensão do Governo, de deixar as portas abertas para a discussão dos problemas e soluções, Camilo convidou, para um encontro individual, no Palácio da Abolição, todos os deputados estaduais, aliados e opositores, que irão compor a nova Legislatura. Entre os futuros membros da Assembleia Legislativa que aceitaram o convite, a figura de maior expressão foi a do deputado eleito Capitão Wagner (PR), tendo em vista os grandes embates entre ele e membros da antiga gestão de Cid Gomes. 

Durante a última campanha eleitoral, tanto Cid como Ciro Gomes (PROS) bradaram aos quatro ventos que Capitão Wagner (PROS), representante da categoria dos policiais do Estado, era líder de uma milícia, ligada ao narcotráfico, estruturada dentro da Secretária de Segurança Pública de Defesa Social do Ceará. Após o pleito, Capitão Wagner (PROS) saiu vitorioso, sendo o parlamentar mais votado da história no Estado. As acusações contra ele, até hoje, não foram provadas. 

Deixadas as tensões para trás, Camilo sentou-se com Wagner, de quem recebeu uma série de recomendações e propostas para a área da segurança pública, uma das mais críticas nos últimos anos. Mesmo breve, o encontro não agradou em nada a Ciro, líder do grupo político que articulou a candidatura do petista. Conta-se que, na época da campanha, Ciro não havia se convencido do potencial do candidato petista e que, por diversas vezes, nos bastidores, deixou transparecer seu descontentamento com Camilo. A recente atitude do governador, de cortejar o principal opositor do clã Ferreira Gomes, deixou o relacionamento ainda mais crítico entre os dois. 

O que também despertou a ira de Ciro foi o avanço no processo de negociação entre Camilo e os servidores das universidades estaduais, em greve desde setembro passado. Para pôr fim à paralisação, o novo governo cedeu às reivindicações e prometeu realizar o concurso público destinado à contratação de professores efetivos para as instituições. A medida vinha sendo protelada há meses pelo então governador Cid. Ciro, com seu já conhecido temperamento forte, também foi personagem no andamento do protesto dos servidores, figurando nos jornais como responsável por agressões aos manifestantes. 

Ceara News7

Russas: TCM reprova contas da educação na gestão Raimundinho

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) analisou e julgou a “prestação de contas de gestão do Fundo Municipal de Educação de Russas, exercício financeiro 2012, de responsabilidade da senhora Lindalva Pereira Carmo (foto), ex-secretária de Educação em Russas. De acordo com o Relator Conselheiro Ernesto Saboia, várias irregularidades foram encontradas. Em tese a gestora praticou, ato de improbidade administrativa. 

Entre muitas irregularidades o TCM constatou que o município de Russas prorrogou um contrato com a empresa G&C Transportes que era responsável em transportar alunos do município, contrato de ( R$ 163.832,55 mensal ).Segundo o tribunal o contrato foi modificado, incluindo na cláusula a possibilidade de prorrogação. Ao verificar, o TCM constatou também que a empresa não dispunha de qualquer veículo para prestar serviço, todos foram sublocados de proprietários do município, mesmo sem conter no edital. Outros cinco veículos particulares foram contratados pela ( Semed ), veículos de categoria particular, não estando aptos a prestar serviço de transporte individual ou coletivo de passageiros ou bens. 

A comissão de inspeção constatou que a pessoa responsável pelo controle e gastos com combustíveis, que deveria possuir um mapa com quilometragem, data, saída e chegada, litros abastecidos e roteiros, falhou na sua função. Campos estavam em branco com informações insuficientes para atestar quilometragem percorrida. 

Por ocasião in loco, a comissão constatou que os veículos próprios da prefeitura de Russas, assim como os locados estavam em péssimo estado de conservação. A comissão também constatou rachaduras no teto no almoxarifado de medicamentos, oferecendo risco aos medicamentos. Foi encontrado também documentos em sacos plásticos depositados sem o mínimo de controle e organização, conforme registros fotográficos. 

Em obras o TCM pôde encontrar falhas na execução da construção de 03 salas de aulas com banheiro na Escola Inácio de Barros, distrito de flores. Como pagamento fora do prazo, pagamento em duplicidade para fabricação de laje para forro, no valor de R$ 1.476.47. Vários itens foram pagos e não executados no valor de R$ 4.865.53. Quase os mesmos problemas foram constatados na construção de 01 sala de informática, 2 salas de aula e outros, localizado no Sítio melancias. Construção no valor de R$ 146.815,02, como pagamento fora do prazo, inexecução de itens pagos, vários itens foram pagos e não executados, no valor de R$ 9.632,27. 

A gestora da educação foi multada pelo TCM no valor de R$ 17.687.32, assim como reconhece que a gestora praticou, em tese, ato de improbidade administrativa, tipificado no ART.10, inciso XI, da Lei 8.429. 92. Além da gestora da educação Lindalva Pereira, também foram multados, Gerlândia Nara de Oliveira Caminha, responsável pelo controle e fiscalização de combustível. Maria de Jesus Gonçalves, Controladora interna. Reginaldo Rebolças de Lima, Coordenador de Viação e Transporte. Paulo Geovannin Alexandre, gerente do Almoxarifado. Ócelio Lopes da Silveira, Engenheiro Responsável pelas obras. 

Fonte: Russas News

Estiagem: Açudes do Ceará apresentam somente 20,4% de armazenamento de água

Nos 149 reservatórios monitorados pela Cogerh, há disponíveis somente 20,4% da capacidade de armazenamento de água, havendo várias regiões do Estado em que o sistema de reservatórios está abaixo dos 10%. 

Como o prognóstico climático que a Funceme apresenta nesta terça-feira (20) vai apontar para o próximo trimestre e a quadra chuvosa oficial no Ceará engloba de fevereiro a maio, a Fundação fará, no fim de fevereiro, nova avaliação dos modelos para apontar as probabilidades de como serão as precipitações acumuladas de março a maio.

Fonte: TV Jaguar

Morte por afogamento no município de Jaguaribe

Nesta segunda-feira, dia 19, por volta de 16h30min, a polícia foi informada de um afogamento ocorrido nas águas do Rio Jaguaribe, na área geográfica do município de Jaguaribe, interior do estado do Ceará. 

A vítima do sinistro foi identificada por Francisco Edivaldo Bezerra, vulgo “Genival Bracinho”, 52 anos, natural de Jaguaretama-CE, que morava no mesmo Município da ocorrência. 

Uma equipe do SAMU, esteve no local, onde foram prestados os primeiros socorros sendo a vitima encaminhada ao Hospital Municipal, mas não resistiu e veio à óbito.

Fonte: 1º BPM

Empossada sábado dia 17, a nova diretoria da LDLN

O Evento aconteceu na manhã do sábado, dia 17 de janeiro, nas dependências do auditório Antônio Maia de Sousa (Bodinho), na sede da própria Liga Desportiva de Limoeiro do Norte (LDLN). O Momento solene contou com a presença do Secretário de Esportes do município, Gilmar Castro, do Deputado Estadual Mailson Cruz, da ex-prefeita Arivan Lucena, do Secretário de Educação, o professor Edilson Santiago, que na oportunidade representou o prefeito municipal, Paulo Carlos Silva Duarte. 

Representantes de clubes, desportistas e colaboradores do desporto limoeirense, também compareceram à sede da LDLN para prestigiar a solenidade de posse da nova mesa diretora que tem como presidente, o desportista José Valdir da Silva. 

Valdir do Suburbão concorreu ao pleito com chapa única para a presidência da Instituição, quando foi reconduzido para mais um mandato, cujo exercício é referente ao biênio 2015/2016. A eleição para escolha da nova composição da Mesa Diretora da LDLN aconteceu em dezembro de 2014. 

Fonte: TV Jaguar

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Jogo beneficente de Futsal foi realizado sábado (17) no Distrito de Flores

Com o objetivo de movimentar o futebol da bola pesada e principalmente arrecadar alimentos, foi promovido pelo atleta Gugu Florense, no último sábado 17 de janeiro, na quadra da Escola Estadual Maria de Lourdes de Oliveira, no Distrito de Flores, um jogo beneficente entre os amigos do Gugu contra os amigos do jogador Fred de São João do Jaguaribe. 

A partida principal contou com a presença de muitos atletas da Região, como Dedezinho, Celinho, Willian, Gugu de Russas, Paulo Ingá, Alan, entre outros, que atenderam ao chamado dos jogadores Gugu florense e Fred, e juntos protagonizaram um grande duelo de futsal, que terminou com vitória dos amigos do Fred por 5 a 4. Além do torcedor, que foi contemplado com uma excelente partida de futsal, o grande beneficiado será mesmo o florense mais carente, que receberá posteriormente os alimentos arrecadados durante o evento. 

Além da partida principal, houve também um jogo preliminar envolvendo o Master de Flores versos o Master da comunidade do Arraial/Limoeiro do Norte, e quem levou a melhor foi o time dos veteranos do Arraial que saiu vitorioso pelo placar de 5 a 4. 

A arbitragem ficou por conta dos profissionais russanos Luciano Silva, do quadro de arbitragem da Confederação Brasileira de Futsal, e Adailton Lima, que atendendo ao convite da organização, também colaboraram com o evento solidário. 

Parabenizar aos idealizadores do evento, e ressaltar que atitude como essa deve ser seguida por outros segmentos da sociedade, para que todos juntos possam amenizar o sofrimento das pessoas carentes do Distrito.

Surfista Ricardo dos Santos leva 3 tiros e passa por cirurgia; estado é grave

O surfista Ricardo dos Santos, de 24 anos, foi baleado na manhã desta segunda-feira, na praia de Guarda do Embaú, em Palhoça, Santa Catarina. As informações iniciais da Polícia Militar davam conta de que o atleta pediu para que dois homens usuários de drogas saíssem da frente da sua casa. Uma discussão teria sido iniciada, e o surfista levou três tiros entre o tórax e o abdômen por volta das 8h40. 

No entanto, de acordo com relatos posteriores de testemunhas, o desentendimento teria sido com um policial que estacionara o carro em cima de um cano em frente à casa de Ricardo, que está em obras. O homem, que estava acompanhado do irmão - que seria menor de idade - teria disparado contra o surfista após este pedir a retirada do veículo. O policial foi preso instantes depois, e o irmão dele, apreendido. 

Estado de saúde de Ricardo dos Santos é gravíssimo 

Um dos tiros atingiu o pulmão e o rim. O catarinense foi atendido pelo Helicóptero Arcanjo e levado consciente para o Hospital Regional, em São José, dando entrada às 9h55. O estado de saúde é grave e, no momento, ele passa por uma cirurgia. Surfista da elite mundial, Adriano de Souza, o Mineirinho, está no hospital para saber mais informações do amigo. O hospital informou que não poderia passar mais informações sobre o estado de saúde de Ricardo.

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Vem aí a II Macha de catadores em Russas

A atividade será a 7ª Marcha Regional de Catadores do Vale Jaguaribe que acontecerá em Russas no dia 28 de janeiro. Nela ocorrerá o momento de acolhida dos catadores da região e parceiros com o café da manhã e em seguida os participantes sairão em caminhada fazendo uma primeira parada em frente a Prefeitura. 

A Marcha será finalizada com audiência onde o movimento espera contar com a presença do prefeito Raimundo Weber de Araújo. Durante a audiência será apresentada a pauta de reivindicações da comunidade do Alto São João, e como encaminhamento final será definido os prazos para os acordos firmados a partir da assembleia. 

O trabalho de mobilização II Marcha de Catadores/as de Russas já teve início, dia 13, onde os organizadores estiveram fazendo o trabalho de sensibilização da comunidade, na realização de visitas a cada família e no início da noite do mesmo dia, foi realizado um encontro de sensibilização e atualização das pautas. Dia 14 a mobilização aconteceu no município de Limoeiro do Norte com visitas aos catadores de rua. 

Durante essa semana e a próxima, estão sendo visitados todos os outros catadores dos municípios da região. Além disso, está sendo realizada conversas com os parceiros das paróquias de Russas, Quixeré, Limoeiro e Tabuleiro. 

A meta estabelecida pela organização da II Marcha de Catadores/as de Russas, é que dias 27 e 29, eles estarão indo as emissoras de rádios da cidade de Russas. No primeiro dia será para divulgar e convidar a população para participar da marcha e no dia 29 para apresentar o resultado e encaminhamento da audiência. 

Maiores informações na Cáritas Diocesana de Limoeiro do Norte 
Telefone – (88)3423–3222
http://caritaslimoeiro.blogspot.com.br 

Fonte: TV Jaguar

Morada Nova: Homem leva choque, cai de telhado e morre

Um homem identificado apenas por Pitiu morreu neste domingo (18/01) em Morada Nova, após receber uma descarga elétrica de um fio que caiu em consequência da forte chuva ocorrida no mesmo dia.

De acordo com testemunhas, Pitiu, que era pedreiro, telhava uma pizarria (Mano a Mano), situada na Avenida Manoel de Castro quando um fio de energia o atingiu. Em decorrência do choque, Pitiu veio a cair do telhado.

Populares o levaram ao Hospital de Emergência do Município, mas ele não resistiu, e veio a óbito. 

Foto: G.WhatsApp
Fonte: Limoeiro Plantão Policial

Animal na pista provoca acidente na CE-123 próximo a Itaiçaba

Um acidente envolvendo dois veículos e um animal (cavalo) ocorreu nesta segunda-feira (19) por volta das 5h30min na CE-123, próximo ao município de Itaiçaba. Segundo testemunhas que estiveram no local, uma Combi que transportava um paciente para o hospital Maternidade de Russas colidiu com outro veículo (Fiat UNO, com placa de Russas que viajava em sentido à Aracati. 

O acidente foi provocado pelo cavalo que estava no meio da pista. Quando um dos veículos tentou desviar do animal acabou colidindo com o outro transporte, que vinha em sentido contrário. 

A Polícia Rodoviária Estadual juntamente com ambulância do Samu compareceu ao local para prestar socorro às vítimas.

Fotos e informações: Blog do Erivando Lima

Bandidos arrombam e incendeiam posto de saúde em Ibaretama

A Polícia está procurando identificar e prender os autores do arrombamento e do incêndio de um posto de saúde situado no distrito de Triunfo, na zona rural de Ibaretama. De acordo com os levantamentos feitos pela Polícia, vândalos arrombaram duas portas e as queimaram juntamente com um janelão, cinco cadeiras de plástico, uma de madeira e ainda três ventiladores e um birô. 

Ainda de acordo com a Polícia, além dos danos materiais, os criminosos jogaram vários medicamentos na frente do posto de saúde. Não se sabe ainda se algum equipamento ou medicamento foi roubado. O ataque à unidade ocorreu na madrugada do último sábado. A vizinhança do prédio público arrombado e incendiado não prestou nenhuma informação a respeito da ação criminosa. 

Fonte: cearaagora.com.br

Inscrições para o Sisu começaram hoje (19)

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (19/01), as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O procedimento deve ser feito pela internet, no site do Sisu, até o dia 22. Podem participar aqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não tiraram nota 0 na redação. Ao todo, serão ofertadas 205.514 vagas no ensino superior público, em 5.631 cursos de 128 instituições. 

Entre os cursos que tiveram aumento de vagas estão o de medicina, que ofertou 2.925 na primeira edição de 2014 e agora oferece 3.758 vagas. Os cursos de engenharia também tiveram ampliação na oferta de vagas de um ano para o outro, passando de 25.128 em 2014 para 30.749 em 2015. 

No Ceará, cinco instituições de ensino superior participam desta edição. No total, são 10.749 vagas para novos universitários no Estado. 

Os candidatos devem se inscrever no site do Sisu até as 23h59 do dia 22, observando o horário de Brasília. Portanto, os estudantes que farão a inscrição no Ceará devem ficar atentos e realizar o procedimento até as 22h59 do horário local. 

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a classificação parcial na opção de curso escolhido e, se desejar, mudar de opção até o fim do prazo. O sistema vai informar a nota de corte em cada curso a partir de amanhã (20). 

Neste ano, haverá apenas uma chamada. Os demais processos tiveram duas chamadas regulares. O resultado será divulgado no dia 26. 

Para cumprir a Lei de Cotas (12.711/2012), as instituições deverão reservar, no mínimo, 37,5% das vagas para os estudantes de escolas públicas. De acordo com o Ministério da Educação, do total de 99 instituições federais participantes do sistema (59 universidades e 40 instituições de educação profissional), 68 já reservam 50% ou mais das vagas para candidatos provenientes de escolas públicas. 

Mais informações 

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 
Inscrições: 19 a 22 de janeiro 
Site: www.sisu.mec.gov.br 
Em caso de dúvida ligar para a central do MEC: 0800-616161 
Com informações da Agência Brasil

Polícias registram 63 acidentes, 37 feridos e 10 mortes nas estradas cearenses

Mais um final de semana violento nas estradas que cruzam o Ceará. De acordo com as Polícias Rodoviárias Estadual (PRE) e Federal (PRF), foram registrados 63 acidentes, com 37 feridos e 10 mortes, desde a última sexta-feira, 16, até esta segunda-feira, 19. Destes, 43 ocorreram somente em rodovias estaduais. No último dia 16, três pessoas morreram após um capotamento na CE-384, km 12, município de Mauriti. O condutor do veículo, de modelo Astra, morreu no local. Os dois passageiros que estavam no carro chegaram a ser socorridos no Hospital São José, em Mauriti, mas também não resistiram. 

Balanço da PRF 

Um homem morreu após ser atropelado no km 309 da BR-222, em Tianguá. A vítima não foi identificada e o veículo responsável pelo acidente fugiu do local. 

Caso semelhante ocorreu em Ocara, no km 27 da CE-359. Francisco de Assis, 63, morreu vítima de atropelamento. O veiculo responsável também se evadiu do local. 

Em Maranguape, um homem de 44 anos conduzindo um veículo modelo Corsa morreu após atropelar um animal no km 370 da BR-020. 

Um motociclista de 63 anos morreu após colidir com uma caminhonete, em Pacajus, no km 52 da BR-116. Outro motociclista, de 35 anos, morreu após uma colisão transversal com um ônibus, em Maracanaú, km 422 da BR-020. 

Lei Seca 

A PRE informou ainda que 45 pessoas foram flagradas na Lei Seca durante o final de semana, nas CE’s. Quatro condutores foram presos, e o restante autuado por dirigir com sintomas de embriaguez. 

Fonte: cearaagora.com.br

Procurador que denunciou Cristina Kirchner é encontrado morto na Argentina

O procurador argentino Natalio Alberto Nisman, que denunciou a presidente Cristina Kirchner na investigação do caso contra o atentado à Associação Mutual Israelita Argentina (Amia), foi encontrado morto no domingo à noite em seu apartamento em Buenos Aires, causando comoção política no país. Nisman, de 51 anos, apresentaria na manhã desta segunda-feira no Congresso a conclusão de sua denúncia contra a presidente. Segundo ele, Cristina teria encoberto o envolvimento de terroristas iranianos no ataque contra a Amia, num crime que permanece impune depois de 20 anos. 

As primeiras informações davam conta de que o corpo de Nisman foi encontrado com perfuração na cabeça, compatível com uma arma de pequeno calibre, no banheiro de seu apartamento no bairro de Puerto Madero. O local estava trancado por dentro. 

Por volta das 5h10m, o Ministério da Segurança emitiu um comunicado confirmando as circunstâncias da morte, e afirmando que ele tinha dez policiais federais à disposição para segurança pessoal. Israel, que lamentou a morte de Nisman “em circunstâncias trágicas”, pediu à Argentina que dê continuidade ao trabalho do procurador. 

Fontes judiciais revelaram ao jornal “La Nación” que no domingo à tarde a família tentou entrar em contato com Nisman, mas não conseguiu. Sua mãe foi até seu apartamento e bateu na porta. Não obtendo resposta, decidiu chamar um chaveiro. O corpo do procurador foi encontrado no banheiro, com uma pistola ao lado, que seria de sua propriedade. 

Com informações do O Globo

Com virada, Guarany de Sobral desbanca Ceará e é líder do Grupo A2

O forte calor talvez fosse o maior desafio para o Ceará, em Sobral. Os céus, entretanto, deram uma forcinha e nuvens encobriram o astro-rei para amenizar a alta temperatura no primeiro tempo, que começou um pouco depois das 16 horas. Afinal, a ambulância do jogo demorou a chegar ao estádio. Mas se enganou quem apontou o calor como a maior dificuldade em solo sobralense. Incisivo, aguerrido e incansável, o Guarany de Sobral até saiu atrás no placar, mas insistiu e bateu os atuais tetracampeões cearenses pela segunda rodada do estadual, por 2 a 1, neste domingo (18), no Junco. Após o apito final, o merecido aplauso aos vencedores ecoou nas arquibancadas do Junco. 

O zagueiro-artilheiro Sandro, de cabeça, anotou o primeiro para os visitantes. Mas no segundo tempo, Fernando Sobral, de falta, deixou tudo igual. E Eduardo, com um belo chute, virou o jogo. O resultado dá a liderança do grupo A2 ao Guarasol. O Vovô segue com os mesmos três pontos, em segundo. 

Na próxima rodada, o Guarany de Sobral encara o Itapipoca no Vieirão, em Itapajé, na quarta-feira (21), às 15h30min. Um dia depois, às 21h15min, o Ceará recebe o Guarani de Juazeiro, no Presidente Vargas. 

Demais resultados da rodada:

Sábado (17) 
No Domingão Horizonte 1 X 1 Icasa

Domingo (18)
No Romeirão Guarani (J) 1 X 2 Maranguape
No PV Fortaleza 3 X 2 São Banadito

Fonte: http://globoesporte.globo.com


Homem é executado a bala e outro lesionado em Limoeiro do Norte

Um homem foi executado a bala e outro lesionado, neste domingo, 18/01, por volta das 23h50min, em um bar situado na Rua Ricardo Rodrigues, bairro Bom Nome, na cidade de Limoeiro do Norte, interior do estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia militar, um indivíduo não identificado chegou ao local, armado com dois revolveres e passou a disparar, atingindo Deuzimar Gomes de Oliveira, 35 anos, natural de Limoeiro do Norte, com um tiro na cabeça, vindo este a óbito imediatamente no local.

Durante a ação foi atingido também com três disparos, sendo um no braço esquerdo, um nas costas e um na lateral abaixo do braço esquerdo, a pessoa de Pedro Reginaldo Moura de Lima, 29 anos, natural de Limoeiro do Norte. Este que foi socorrido ao Hospital local e logo em seguida, devido a gravidade dos ferimentos, foi transferido para o IJF em Fortaleza. 

O autor do crime fugiu logo em seguida e até o momento não foi identificado e nem localizado pela polícia. 


Fonte: 1º BPM

Definidos os semifinalistas do 1º Campeonato Juventude Participativa de Futsal Sub-17 de Jaguaribe

Na manhã do domingo (18/01) no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes, na cidade de Jaguaribe/CE, aconteceu a última rodada da fase classificatória do 1º Campeonato Juventude Participativa de Futsal Sub-17 com a realização de quatro jogos. 

No primeiro jogo da rodada, o Coco Bit garantiu a sua classificação ao bater a Vila Pinheiro pelo placar de 2 a 1 com dois gols de Gil Kleber e Douglas descontou para a Vila Pinheiro. 

Logo em seguida, o Palmeirinha também já classificado enfrentou o Conjunto da Caixa em um jogo bastante disputado que terminou empatado pelo placar de 0 a 0. 

No duelo das equipes já eliminadas, o Expedito Diógenes se despediu com vitória pelo placar de 5 a 3 perante a equipe das Vertentes. Os gols do Expedito foram marcados por Jackson (2), Talisson (2) e Breno. Gerardy, Mirian e Wanderson marcaram para as Vertentes. 

E fechando a primeira fase, Mutirão e Inter Jaguar entraram em quadra já classificados em com a bola rolando, o Mutirão venceu pelo placar de 3 a 1 com gols de Erik (2) e Paulo Rink. O único gol do Inter Jaguar foi marcado por Otacílio. 

Ao término da primeira fase da competição, veja como ficou a classificação do 1º Campeonato Juventude Participativa de Futsal Sub-17: 

CLASSIFICAÇÃO: 

POS. EQUIPE PG J V E D GP GC SG 
1 Palmeirinha 19 7 6 1 0 23 10 13 
2 Mutirão 18 7 6 0 1 41 11 30 
3 Coco Bit 13 7 4 1 2 19 16 3 
4 Inter Jaguar 12 7 4 0 3 20 15 5 
5 Vila Pinheiro 6 7 2 0 5 18 23 -5 
6 Conjunto da Caixa 6 7 1 3 3 15 17 -2 
7 Vertentes 4 7 1 1 5 19 31 -12 
8 Expedito Diógenes 3 7 1 0 6 12 52 -40 

As semifinais serão entre Inter Jaguar versos Palmeirinha e Coco Bit contra Mutirão. A data das semifinais ainda serão definidas pela organização da competição. 

Confira os números da 1ª Fase: 

JOGOS: 28 
GOLS: 175 
MÉDIA: 6,25 por partida 
MELHOR ATAQUE: Mutirão (41 gols marcados) 
MELHOR DEFESA: Palmeirinha (10 gols sofridos) 
PIOR ATAQUE: Expedito Diógenes (12 gols marcados) 
PIOR DEFESA: Expedito Diógenes (52 gols sofridos) 
MAIOR GOLEADA: Mutirão 17 x 2 Expedito Diógenes (11/01) 
ARTILHEIRO: Levi (Mutirão), 12 gols 

Informações e gol: Jefferson Calixto

domingo, 18 de janeiro de 2015

População de Russas cresce 6,3% chegando a mais de 74 mil habitantes

15ª maior população do Ceará. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no senso de 2014, o município de Russas foi o que mais cresceu no Vale do Jaguaribe no quadriênio (2010-2014), teve um crescimento populacional de 4.410 habitantes nos últimos quatro anos. 

A população russana passou de 69.833 em 2010 para 74.243 habitantes até julho de 2014. Já Limoeiro do Norte passou de 56.264 em 2010 para 57.782 em 2014, um crescimento de 1.518 habitantes. Morada Nova quase não cresceu, a diferença é de somente 26 habitantes nos 4 anos. Saiu de 62.065 em 2010 para 62.091 em 2014. Aracati passou de 69.159 para 72.248. 

Ainda segundo o IBGE, Russas se destaca também por possuir o 16º maior PIB do Ceará, sendo o maior do Vale do Jaguaribe. O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma todos os bens e serviços finais produzidos. A cidade possui também o 12º maior número de assalariados do Ceará, com 11.995. 

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – IFDM, que acompanha o desenvolvimento, a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros, destacou Russas na 8ª posição do Estado do Ceará, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. 

No ranking estadual: 1º – Eusébio (0,8315); 2º São Gonçalo do Amarante (0,8055); 3º Maracanaú (0,7895); 4º Fortaleza (0,7880); 5º Juazeiro do Norte (0,7442); 6º Horizonte (0,7413); 7º Sobral (0,7404); 8º Russas (0,7325); 9º Barbalha (0,7206) e 10º Caucaia (0,7193).

Fonte: http://russas.ce.gov.br

Prefeitura de Russas realiza 3ª chamada da Seleção Pública 01/2013

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, divulgou na manhã da última sexta-feira (16), a terceira chamada do Edital de Convocação dos aprovados na Seleção Pública 01/2013 voltada ao preenchimento de 18 vagas de nível superior. Foram 12 oportunidades para Assistente Social, das quais duas são para atuar no programa Acessuas/ Trabalho, em jornadas de 30 horas semanais e com salário de R$ 1.851,90. As outras seis vagas foram para o cargo de Psicólogo, com carga horária semanal de 40h e remuneração de R$ 1.851,90. 

Convocadas: 

NOME/INSCRIÇÃO 

LUANA MAIA FERREIRA AA-0006 
MARIA ANTOLIELLE MAIA E SILVA AA-0011 
TEREZA LAYANA COELHO AA-0015 

As classificadas acima mencionadas deverão comparecer no endereço Rua Solon José de Silva, nº 078 (Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG), bairro Ypiranga, Russas-CE, na data de 20/01/2015 de 08h00 às 10h00, munidas dos documentos solicitados pelo edital de convocação. 

Todos os participantes foram selecionados por meio de prova escrita e prova de título. A seleção pública terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Russas, exceto para as vagas destinadas ao projeto Acessuas/Trabalho.

Fonte: http://russas.ce.gov.br

Casal aplica “Golpe do Baludo” em senhora de 64 anos na cidade de Tabuleiro

Uma senhora de 64 anos de idade, identificada por Maria das Graças Fernandes de Sousa, natural e residente na zona rural do município de Alto Santo/CE, foi vítima do famoso Golpe do Baludo (crime de estelionato), ocorrido neste sábado (17), por volta das 10h, nas proximidades do Banco do Brasil, no centro da cidade de Tabuleiro do Norte/CE. 

Segundo a polícia militar, o crime foi cometido por um casal, sendo um senhor de estatura baixa, forte, trajando blusa creme e uma senhora loira, forte, trajando blusa amarela, que subtraíram da vítima uma quantia de aproximadamente R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado. 

Policias foram ao local e realizariam diligências, na tentativa de identificar e prender os infratores, mas até o momento sem êxito. 

Fonte: 1º BPM

Conta de luz deve subir de 20% a 25% em 2015, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que as tarifas de eletricidade vão subir de 20% a 25% este ano, como forma de dar sustentação ao setor. 

Em entrevista ao canal de TV paga Globonews, veiculada na quinta-feira (15/01), o ministro disse também que a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, continuará no cargo. 

“Temos que esperar a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Aneel no dia 20 decide [o valor do reajuste]”, disse Braga. 

Ele acrescentou ainda que o índice “será aquilo que for necessário para termos fonte de financiamento ao setor elétrico que garanta ao investidor que ele pode investir e terá retorno de seu capital e que o Brasil terá um sistema elétrico robusto e com preço justo”. 

Na quarta-feira, Braga havia afirmado durante uma série de comentários a jornalistas que o aumento médio nas tarifas de eletricidade do país em 2015 ficará abaixo de 40%. 

O ministro também afirmou que a presidente da Petrobras liderará o processo de transparência na estatal, abalada por um escândalo de corrupção. 

“O que nós podemos garantir é que a governança e gestão dentro da Petrobras está avançando firmemente. Não há nenhuma prova que possa sequer insinuar qualquer tipo de envolvimento da doutora Graça com os malfeitos que aconteceram dentro da Petrobras”, disse Braga. 

Ele disse que “ela é a pessoa adequada (para liderar o processo de melhora de governança) porque é competente e conhece o sistema Petrobras como poucos.” 

Com informações do UOL e Reuters