terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Professor é morto em casa após ser confundido com homem em fuga

 Um professor foi executado com nove tiros na frente da filha após homens encapuzados e armados invadirem a casa dele e o confundirem com um traficante que, antes do crime, teria entrado na residência durante uma perseguição com os suspeitos. O caso ocorreu na noite de segunda-feira (9), no município de Dário Meira, região sudoeste da Bahia. Ao menos três homens participaram do ataque.

"Os indivíduos estavam perseguindo um traficante. Foi então que ele entrou na casa do professor e pulou o muro do quintal do vizinho. Logo depois, os homenss invadiram a casa. O professor tinha entrado no quarto, quando eles arrombaram a porta e mataram ele na frente da filha", relata Everaldo, investigador da Polícia Civil da cidade.

De acordo com a polícia, a vítima se arrumava para jogar bola com amigos e o engano ocorreu porque ele estava vestido com um traje parecido com o do homem perseguido.

"Ele estava sem blusa e com um short azul. Mesma roupa que o traficante estava. Ambos tinha a mesma aparência física e cor da pele, o que facilitou o engano", conta o policial em entrevista ao G1.

A vítima, identificada como Antônio Brito, chegou a ser socorrida por vizinhos para o Hospital Prado Valadares, em Jequié (BA), mas não resistiu, informou a polícia. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié e deve ser liberado para a família ainda nesta terça-feira (10).

Segundo a polícia, Antônio Brito era professor da rede municipal de Dário Meira. O enterro está marcado para acontecer às 17h, no cemitério municipal da cidade. Os suspeitos ainda não foram identificados e a polícia investiga o caso.

Fonte: G1

Salário mínimo tem no mês de janeiro o maior poder de compra em quase 50 anos

 As elevações reais dos rendimentos do trabalho foram determinadas, em parte, pela valorização do salário mínimo, diz o Boletim Econômico Regional que o Banco Central (BC) divulgou em Porto Alegre. "A política de valorização do salário mínimo repercute sobre o poder de compra dos trabalhadores em geral e dos beneficiários da previdência social", lê-se em um dos boxes do boletim.
Nesse cenário e com foco regional, esse boxe analisa elasticidades de distintos estratos de salários da economia relativamente a variações do salário mínimo; bem como em que medida os aumentos reais dos rendimentos do trabalho exercem pressões sobre custos de produção e de investimentos.
"O poder de compra do salário mínimo em janeiro de 2015 é o maior desde agosto de 1965, superado apenas pelo registrado no período de julho de 1954 a julho de 1965", ressalta o Banco Central. Por isso, de acordo com a autoridade monetária, não surpreende o fato de que o rendimento médio real do trabalho venha crescendo há vários anos, em todas as regiões do País. De 2003 a 2013, por exemplo, os aumentos médios anuais desses rendimentos atingiram 5,1% no Nordeste; 4,3% no Centro-Oeste; 3,7% no Norte; 3,5% no Sul; e 3,1% no Sudeste.
Indústria
Especificamente na indústria, as elevações reais dos rendimentos do trabalho não têm sido acompanhadas por aumento do pessoal ocupado. "Verifica-se que, de 2012 a 2014, a população ocupada (PO) na indústria diminui em todas as regiões, e o custo unitário do trabalho (CUT) aumenta", diz o BC. "Nesse contexto, vale investigar em que medida os aumentos do CUT são influenciados pelos aumentos reais do salário mínimo", diz o documento.
No País, o rendimento da população ocupada com renda de até um salário mínimo cresceu 52% mais do que o salário mínimo (36% no Norte; 48% no Nordeste; 49% no Sul; 56% no Centro-Oeste; e 60%, no Sudeste). De maneira análoga, o aumento dos rendimentos da faixa de um a um e meio salário mínimo superou o do salário mínimo em 1%, no país (6% no Nordeste, Sul e Centro-Oeste).
Fonte: noticias.bol.uol.com.br

Avó engata marcha errada e mata neto atropelado em garagem de casa na BA

 Um menino de 5 anos morreu após ter sido atropelado pela avó na garagem de casa no município de Cristópolis, região oeste da Bahia. O acidente ocorreu na noite de domingo (8) e a criança foi enterrada na manhã desta terça-feira (10). De acordo com a delegacia da cidade, a avó do menino errou ao engatar a marcha e acabou imprensando o neto contra a parede. 

"A criança estava na garagem na hora que a avó foi tirar o carro. Ao invés de dar a marcha ré, ela errou e colocou a primeira", contou um agente que preferiu não se identificar. A criança chegou a ser levada para o hospital da região, mas não resistiu. Em entrevista ao G1, a avó, abalada, falou sobre a fatalidade. "Se eu pudesse, eu iria junto com ele. Seria muito melhor para mim. Ele também é meu filho. Foi uma fatalidade meu Deus", disse emocionada.

De acordo com Flávio Vasco, amigo da família, o menino morava com os avós maternos em uma chácara e a mãe mora em Brasília (DF). "Eles são muito trabalhadores. Isso foi uma fatalidade. Sou amigo da família e conheço eles há cerca de seis anos. Eles criavam o menino sozinhos. A cidade está abalada e estamos dando todo o apoio a eles. São pessoas de boa índole", relatou Flávio Vasco.

O corpo do garoto foi velado na manhã desta terça-feira e enterrado no cemitério de Poço Novo, na zona rural de Cristópolis. De acordo com o amigo da família, o sepultamento ocorreu após a chegada da mãe da criança. Segundo a polícia, o inquérito já foi instaurado e a família será ouvida a partir desta terça-feira.

Fonte: G1

Marta chora ao ver Zé com Isis e se 'vinga' com Silviano


Marta (Lilia Cabral) fica inconformada ao saber que Isis (Marina Ruy Barbosa) foi a cama com José Alfredo (Alexandre Nero) no apartamento dos Medeiros. Depressiva, ela liga uma música alta, toma uísque e atira o copo contra a parede.

Silviano (Othon Bastos) aparece para consolar a ex esposa. "Seria melhor que tivesse morrido de verdade... Ou que ficasse mofando na prisão", desabafa ela sobre Zé Alfredo. ''Me dá o prazer dessa contradança, Silviano?'', pede ela toda tristonha. Maria Clara (Andreia Horta) chega na hora e fica pasma com o que vê.

Não perca a cena, que vai ao ar nesta terça-feira, 10 de fevereiro.

Fonte: http://gshow.globo.com

Obama confirma morte de refém americana na Síria

 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou nesta terça-feira (10) a morte da americana Kayla Jean Mueller, de 26 anos, que era mantida refém na Síria.

Na semana passada, o Estado Islâmico anunciou que Kayla havia morrido em um ataque aéreo realizado pela Jordânia na última quinta-feira (5). Os EUA ainda não haviam confirmado a informação.

Segundo a Casa Branca, a família de Kayla recebeu uma mensagem privada dos sequestradores do Estado Islâmico no fim de semana com “informações adicionais”, levando à conclusão de que ela havia morrido.

"Não importa o tempo que leve, os Estados Unidos encontrarão e levarão ante a Justiça os terroristas responsáveis pela captura e morte de Kayla", afirmou o presidente em um comunicado.
Obama também afirmou que o Estado Islâmico é um “grupo terrorista odioso e abominável”

Família

A família de Kayla também confirmou a morte. “Estamos devastados por dizer que recebemos confirmação de que Kayla Jean Mueller perdeu sua vida”, diz um comunicado de familiares da jovem.

O EI afirmou que a jovem morreu quando um avião da Jordânia atingiu o edifício em que estava sendo mantida em Raqa, na Síria. Os militantes disseram que nenhum dos seus combatentes foram mortos nos ataques aéreos.

"A aviação da coalizão dos cruzados bombardeou uma posição na periferia de Raqa, depois das orações de sexta-feira. Nenhum combatente foi atingido, mas podemos confirmar que uma refém americana morreu nos ataques", indica o EI em um comunicado postado nos sites jihadistas.

Fonte: G1

Russas: Blitz educativa – Pré Carnaval

 A Secretaria do Trabalho e Assistência Social em parceria com o Demutran, PRF, Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar e CMDDCA promoverão blitz educativas nos dias 10, 11 e 12 de Fevereiro, na principal avenida da cidade, tendo como tema: "Folião tem que ter samba no pé e juízo na cabeça".

O intuito é de sensibilizar as pessoas em relação ao uso abusivo de drogas, a violência no trânsito e transmissão das DST’S ocorrentes no período do Carnaval.

Bebida e Direção não combinam !!!

  

Fonte: ASCOM/Russas

Lançada a programação do Carnaval de Jaguaruana 2015

 Foi lançada a programação completa do Carnaval de Jaguaruana 2015. Intitulado Carnaruana, o carnaval de Jaguaruana é um dos maiores da região.

Confira a programação completa abaixo

PROGRAMAÇÃO DO CARNARUANA 2015

– Sexta-feira a partir das 19h
Os brothers
Dj
Zabumbada

– Sábado 17h:30min
Sunsamba
Dj
Xexéu
Dj
Piripake da Bahia

– Domingo 19h após a missa que vai ser as 18h
Samyra
Dj
Carlos Miguel

– Segunda-feira 17h
Axe frevo
Dj
Lagosta
Dj
Timbaleira

– Terça-feira 17h
Tome axe
Dj
Bem bacana
Dj
Axe Beat

O Carnaruana é uma realização da Prefeitura Municipal de Jaguaruana.

Fonte- Aracati Noticias

Prefeitura de Iracema abre seleção para vários cargos

 Com oito novas oportunidades, a Prefeitura de Iracema – CE, abre Processo Seletivo Simplificado para atender as necessidades temporárias do Fundo de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, e dos Idosos.

Os cargos são para quem possui nível Médio e Superior, a fim de atuarem como Assistente Social (3), Auxiliar Administrativo (1), Psicopedagogo (1), Pedagogo (2) e Advogado (1), nos departamentos já citados anteriormente.

A remuneração pode chegar até R$ 2.639,00, e a jornada de trabalho para os aprovados será de no mínimo 10h semanais.
 
Quem se interessar, deve ficar atento ao prazo das inscrições que é a partir do dia 11 de fevereiro de 2015 até o dia 13 de fevereiro de 2015, na Secretaria do Trabalho e Assistência Social, que fica localizada na Rua Gervásio Holanda, nº 1110, no Centro. O horário de atendimento é das 7h às 13h.
 
A seleção será realizada pela Comissão Julgadora, por meio de entrevista para todos os candidatos, onde o mesmo deverá comprovar todas as informações constantes na inscrição.
 
Este Processo tem validade de um ano, com possibilidade de prorrogação. Mais informações aqui.
 
Redação O POVO Online

Cinco cearenses participam da comissão especial para debater reforma política

A comissão especial destinada a discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Política será instalada nesta terça-feira (10), às 14h30. Na ocasião, serão eleitos o presidente e os vices e, designado o relator da matéria. A PEC foi apresentada por um grupo de trabalho da Câmara criado para discutir a matéria.

Por mais de um ano, a proposta ficou parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguardando a votação da admissibilidade. Como não havia acordo para a aprovação, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avocou a matéria para o plenário, que aprovou a admissibilidade da PEC. Com isso, ele criou a comissão especial destinada a apreciar a reforma política.

A PEC prevê, entre outras mudanças, o voto facultativo, o fim da reeleição para presidente da República, governador e prefeito, a coincidência do pleito eleitoral e um sistema misto de financiamento de campanhas – público e privado.

Cunha havia estabelecido um prazo até essa segunda-feira para que os líderes partidários fizessem a indicação dos 34 integrantes titulares e dos 34 suplentes da comissão para a instalação, hoje (10), do colegiado destinado a apreciar a reforma política.

Nenhum cearense entrou como titular na comissão e cinco entraram como suplentes, são eles: Adail Carneiro PHS-CE; Danilo Forte PMDB-CE; Domingos Neto PROS-CE; Gorete Pereira PR-CE; e Odorico Monteiro PT-CE.

A composição geral ficou assim:

Titulares


PMDB/PP/PTB/DEM/PRB/SD/PSC/PHS/PTN/PMN/PRP/PSDC/PEN/PRTB

Alceu Moreira PMDB-RS

Antonio Bulhões PRB-SP

Arthur Oliveira Maia SD-BA

Benito Gama PTB-BA

Edmar Arruda PSC-PR

Esperidião Amin PP-SC

Leonardo Picciani PMDB-RJ

Marcelo Aro PHS-MG

Marcelo Castro PMDB-PI

Pedro Fernandes PTB-MA

Renata Abreu PTN-SP

Renato Molling PP-RS

Rodrigo Maia DEM-RJ

Veneziano Vital do Rêgo PMDB-PB

PT/PSD/PR/PROS/PCdoB

Carlos Zarattini PT-SP

Daniel Almeida PCdoB-BA

Henrique Fontana PT/RS

Indio da Costa PSD-RJ

Joaquim Passarinho PSD-PA

Lincoln Portela PR-MG

Milton Monti PR-SP

Moema Gramacho PT-BA

Rubens Otoni PT-GO

Valtenir Pereira PROS-MT

 PSDB/PSB/PPS/PV

Luciano Ducci PSB-PR

Marcus Pestana PSDB-MG

Max Filho PSDB-ES

Rubens Bueno PPS-PR

Silvio Torres PSDB-SP

Tadeu Alencar PSB-PE

Victor Mendes PV-MA

PDT
Afonso Motta PDT-RS

PSOL
Chico Alencar PSOL-RJ

PTC

Uldurico Junior PTC-BA

Suplentes
 


PMDB/PP/PTB/DEM/PRB/SD/PSC/PHS/PTN/PMN/PRP/PSDC/PEN/PRTB

Adail Carneiro PHS-CE

Afonso Hamm PP-RS

Bacelar PTN-BA

César Halum PRB-TO

Danilo Forte PMDB-CE

Julio Lopes PP-RJ

Lelo Coimbra PMDB-ES

Lucio Vieira Lima PMDB-BA

Manoel Junior PMDB-PB

Mendonça Filho DEM-PE

Paulo Pereira da Silva SD-SP

Raquel Muniz PSC-MG

Ronaldo Nogueira PTB-RS

1 vaga

PT/PSD/PR/PROS/PCdoB

Átila Lins PSD-AM

Capitão Augusto PR-SP

Diego Andrade PSD-MG

Domingos Neto PROS-CE

Gorete Pereira PR-CE

Margarida Salomão PT-MG

Odorico Monteiro PT-CE

Orlando Silva PCdoB-SP

Padre João PT-MG

Zé Carlos PT-MA

PSDB/PSB/PPS/PV

Antonio Carlos Mendes Thame PSDB-SP

Evandro Gussi PV-SP

Fábio Sousa PSDB-GO

Luiza Erundina PSB-SP

Marinaldo Rosendo PSB-PE

Samuel Moreira PSDB-SP

1 vaga

PDT

Félix Mendonça Júnior PDT-BA

PSOL

1 vaga

PTC

1 vaga

* Com Agência Brasil.

Aeroporto de Jericoacoara deve ser entregue em março

 O Departamento Estadual de Rodovias (DER) recebe até esta sexta-feira (13/02), uma equipe técnica da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a inspeção do Aeroporto de Jericoacoara, para fins da homologação do “lado ar”, que consta de pista de pouso, pátio de estacionamento de aeronaves e duas pistas de táxi, desse importante equipamento aeroportuário. De acordo com assessor de Infraestrutura Aeroportuária do Estado do Ceará, coronel Paulo Edson Ferreira, a previsão é que o novo aeroporto seja entregue no final do mês de março de 2015.

As obras do “lado ar” foram realizadas pelo consórcio CONTERN-SBS. As obras do “lado terra”, formado pelo terminal de passageiros e serviços (TPS) e pela seção contra incêndio, estão sendo feitas pela Poly Construções e já se encontram em fase de conclusão. O novo equipamento contou com investimento total de R$ 44 milhões, recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento foi instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros do centro de Jericoacoara e a 10,3 km do parque. Ele se tornará um dos principais vetores do turismo no Ceará, com capacidade de 1,2 mil voos/ano, deve incrementar o fluxo turístico do Litoral Oeste. Além disso, encurtará o tempo de viagem entre Fortaleza e Jericoacoara, passando das atuais cinco horas, para apenas uma hora, tornando a viagem mais cômoda e barata, pois, atualmente são necessárias cinco horas para percorrer os 314 quilômetros de estradas e dunas.

Outros benefícios será a melhora da logística para escoamento da produção das regiões Norte e da Ibiapaba e o desafogamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, para não usar a capital como ponte para se chegar a mais famosa praia do Estado.

Fonte: Ceará Agora

PMDB quer mudar regra para eleição de deputados

 O PMDB, partido do novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), vai apresentar uma proposta fechada de reforma política cujo carro-chefe é o chamado “distritão”, modelo que altera a forma como são escolhidos os deputados federais.

Desde que derrotou o PT e o Palácio do Planalto na disputa pelo comando da Câmara, Cunha colocou a reforma política como sua prioridade inicial e, nesta semana, vai instalar a comissão especial para discutir o tema.

O “distritão” que será defendido pelo PMDB é uma bandeira antiga do vice-presidente da República, Michel Temer. Cunha também apoia a mudança.

Pelo modelo, serão eleitos os candidatos a deputado federal mais votados em cada Estado. São Paulo, por exemplo, tem direito a 70 cadeiras na Câmara – logo, seriam eleitos os 70 candidatos mais votados no Estado.

Pelo sistema atual, nem sempre o mais votado é o eleito. Isso porque os votos válidos (em candidatos ou na legenda) são divididos pelo número de vagas de cada Estado, chegando-se ao chamado quociente eleitoral.
Se esse quociente for de 100 mil votos, o partido ou a coligação de partidos elegerá deputados a cada 100 mil votos válidos que obtiver. Se atingiu cinco vezes o quociente eleitoral, elege os cinco deputados mais votados do partido ou da coligação.

Esse sistema é criticado por distorções como a ocorrida na eleição de Enéas Carneiro em 2002. Seu 1,5 milhão de votos levou o nanico Prona a atingir o quociente eleitoral seis vezes, o que levou para a Câmara outros cinco candidatos da legenda. Um deles havia recebido apenas 275 votos.

O PMDB ainda discute os outros pontos de sua proposta, que será subsidiada por um questionário já respondido por mais de 3.000 dirigentes regionais e filiados.

A principal polêmica é relacionada ao financiamento das eleições. A maior parte dos peemedebistas que respondeu às perguntas prefere que as doações a candidatos sejam restritas a pessoas físicas ou que seja exclusivamente público. Mas a cúpula do PMDB, Cunha incluído, é a favor de que as empresas, hoje as maiores financiadoras das disputas eleitorais, continuem podendo fazer doações.

O STF (Supremo Tribunal Federal) caminha para proibir essa possibilidade, mas a Câmara pretende aprovar mudança na Constituição para incluir a doação de empresas antes que o tribunal conclua o julgamento, o que ainda não tem data para acontecer.

“Do ponto de vista da realidade social e política do país, das ruas, há o entendimento de que esse sistema de financiamento é um estímulo à corrupção”, diz o ex-ministro Moreira Franco, que defende mudança no atual modelo.

Segundo ele, outros pontos que têm amplo apoio entre os peemedebistas são o voto facultativo, o fim da reeleição, a unificação das eleições (de quatro em quatro anos), a restrição a partidos com baixíssimo desempenho nas urnas, fim dos suplentes de senador –na ausência do titular, assumiria o mais votado– e realização de um referendo para ratificar ou não o que o Congresso aprovar sobre o tema.

Após reunião com Cunha nesta segunda-feira (09/02), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a reforma política também é prioridade do Senado.

Com informações da Folha de São Paulo

José Alfredo exigirá teste de DNA e será agredido por Marta

 José Alfredo (Alexandre Nero) exigirá que todos os filhos façam teste de DNA nos próximos capítulos de "Império". O comendador desconfiará de que Silviano (Othon Bastos) é pai de um deles e deixará Maria Marta (Lilia Cabral) furiosa.

A confusão começará quando a milionária pedir ao marido para voltar atrás na decisão de demitir José Pedro (Caio Blat). O empresário, claro, não aceitará e ela explodirá:

- Que espécie de monstro é você? Nenhum pai faz o que você fez com o próprio filho!

- Será mesmo, Marta? Que ele é meu filho? Andei pensando... Porque não sou burro, não! Se você foi casada com Silviano, será que algum dos filhos é do Silviano?

- Você me respeite, seu jagunço! Não sou vagabunda como essa ninfeta que você arranjou! Não deito com qualquer um! Eu tive três filhos contigo! Porque era só tua e você era só meu!

- Isso é o que você diz, que era só minha...

- Se me chamar de prostituta de novo, eu te mato! - responderá ela, que tentará dar um tapa no rosto do marido, mas será impedida.

Irado, José Alfredo, então, exigirá o teste de DNA. Marta argumentará que Silviano começou a trabalhar na casa depois que os filhos já tinham nascido, mas o comendador retrucará:

- Mas antes disso você podia se encontrar com ele em algum muquifo. Vamos, deixa de rodeios e responde à minha pergunta: qual dos nossos filhos é do teu ex-marido?

Marta dirá que o marido está implicando com José Pedro e prometerá mostrar uma prova. Alguns minutos depois, ela entregará a caderneta sanguínea do primogênito.

- Você, com seu sangue AB, e eu, Marta, com o sangue A, só poderíamos ter filhos com sangue dos tipos A, B ou AB. Agora me diz, pai relapso: você sabe qual é o tipo de sangue dos seus filhos? Evidente que não sabe. Então, eu digo: Maria Clara (Andreia Horta) e Lucas (Daniel Rocha) são B e José Pedro é AB. Ele tem o sangue igual ao do pai!

José Alfredo responderá que, apesar das evidências, Silviano pode também ser compatível com um dos filhos. Marta perderá a cabeça e partirá para cima do marido, agredindo-o com fúria:

- Você insiste em me chamar de vagabunda! Pois eu vou lhe mostrar quem é a piranha, com estes cinco dedos na sua cara! Toma, desgraçado! Toma! Toma!

Depois da confusão, ela aceitará fazer o exame e correrá para avisar a José Pedro, que se recusará a participar do teste.

Fonte: http://kogut.oglobo.globo.com

Insa publica dados sobre monitoramento dos reservatórios do semiárido

 O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) divulgou na última sexta-feira (6), a quinta edição do boletim mensal sobre o "Monitoramento dos Reservatórios da Região Semiárida", em parceria com o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido brasileiro (SigSab).

O informativo de janeiro mostra que o volume de água armazenado nos principais reservatórios vem decrescendo mensalmente e que as previsões meteorológicas apontam 45% de probabilidade de menos chuvas na região neste trimestre. Acesse o boletim (arquivo em pdf).

Índices
 
Nesta quinta edição, com dados de coleta entre 22 de outubro de 2014 e 15 de janeiro de 2015, foram monitorados 347 reservatórios, cuja capacidade máxima de armazenamento de água totalizou 36,86 milhões de hectômetros cúbicos (hm³). Atualmente, o volume armazenado é de 29%, atingindo 10,45 milhões de hm³. Um hectômetro cúbico corresponde a 1 bilhão de litros.

Dos 347 reservatórios monitorados até o dia 15 de janeiro, 44% já tinham entrado em colapso, com volume armazenado menor do que 10% da sua capacidade total, e apenas 1% deles encontravam-se cheios. Quanto à probabilidade de chuvas no primeiro trimestre de 2015, existe uma chance de 20% de chover mais do que o habitual, 35 % de chover dentro da média climatológica da região e 45% de chover menos, segundo o documento.

Estados
 
Nas microrregiões dos semiáridos pernambucano, mineiro e paraibano os percentuais de acumulação de água nos reservatórios são os três menores: 10% no primeiro e 20% nos outros dois. No Ceará, estado com mais reservatórios monitorados pelos pesquisadores – estavam disponíveis informações de 109 represas e açudes – foi constatado 22% de percentual de acumulação de água.

O levantamento tem como base os dados divulgados por:
 
Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh-RN).

Fonte: CN7

* Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Marta ameaça Isis: 'Vou beber teu sangue, sua fedelha!'

Marta (Lilia Cabral) demonstra estar nada feliz por conviver com Isis (Marina Ruy Barbosa) no apartamento dos Medeiros. Na calada da noite, as duas se estranham na cozinha. "Nem que eu tenha que levar ele pros pênaltis... No fim sou eu que vou levantar a taça", diz Marta à rival.

Mas a ruiva não dá muita trela para a madame e volta para o quarto. "Vou beber teu sangue, sua fedelha", ameaça a aristocrata.

Não perca a cena, que vai ao ar nesta terça-feira, 10 de fevereiro.

Fonte: http://gshow.globo.com

Tradição se mantem e Jogos das Saias do Luiz Alves promete muita irreverência e descontração

Mesmo diante das dificuldades, a 8ª edição promete ser uma das melhores de todas, afirmaram os coordenadores.

A maior festa popular do Brasil o Carnaval, vai mexer com o brasileiro de norte a sul do país, mostrando animação, alegria, descontração e muita irreverência, mesmo em um país atravessando a pior crise de sua história, recessão, inflação e mergulhado em um dos piores escândalos de corrupção que a nação já vivenciou.

O Brasileiro possui em seu sangue por acreditar na nação, a esperança de que os momentos difíceis serão vencidos, e mesmo assim em dificuldades, vai para as ruas brincar, se divertir, e festejar a festa mais popular do planeta que é o Carnaval mesmo diante das inconveniências do país.

Em Limoeiro do Norte, no estado do Ceará região do Vale do Jaguaribe, uma das mais privilegiadas, por está situada praticamente em um Oásis cercada de água, o carnaval além dos Blocos que abrem os festejos em Limoeiro “Panelada do Netinho” e a “Buchada da Adélia”, o “Jogo das Saias” em sua 8ª Edição, já se tornou um evento tradicional do bairro por sua alegria e irreverência, por ser um movimento genuinamente de pessoas da comunidade, promete levar muita animação.

A equipe da TV Jaguar que vem acompanhando esse movimento desde o início da brincadeira, que iníciou no bar do Amaral por um grupo de amigos do bairro no ano de 2008, recebeu a visita de três figuras da linha de frente do movimento o Náecio Nunes (Tim), Darlisson Mendes (Pachá), e Maximiliano Guimarães o (Max), os homens que coordenam o evento.

Na entrevista concedida ao repórter Flávio Costa, os representantes afirmaram que todos os anos as dificuldades existem, mas, com as ajudas das parcerias que são muitas, e com todos que brincam que também colaboram com o evento, a 8ª Edição vai acontecer, e com a certeza que mesmo com as dificuldades este ano será a melhor de todas.

A concentração acontecerá como de costume no bar do Amaral, na Rua José Ferreira Sombra, onde todos, em carreata irão percorrer algumas ruas de Limoeiro, até o estádio José Costa no próprio bairro Luiz Alves, que este ano recebeu melhorias como, muro e plantio de grama. Ao final do jogo acontece também o mela mela das saias com muita música de paredão.
 
Fonte: TVJ

Ceará receberá R$ 236,2 milhões de Salário-educação este ano

O Estado do Ceará receberá R$ 236,2 milhões de repasse do salário-educação em 2015, sendo R$ 55,7 milhões para o Governo Estadual e R$ 180,4 milhões para as prefeituras. No Brasil o total pode chegar a R$ 12,25 bilhões, segundo estimativa publicada nesta segunda-feira (9) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Diário Oficial da União. 

O montante representaria um aumento de aproximadamente 12% em relação ao valor repassado no ano passado, que foi R$ 10,9 bilhões. Do total de recursos previstos para este ano, R$ 5,7 bilhões devem ser repassados às redes estaduais e R$ 6,5 bilhões, às municipais.

O salário-educação foi instituído em 1964. É uma contribuição social destinada ao financiamento de programas, projetos e ações voltados para o financiamento da educação básica pública. Equivale a 2,5% do valor total das remunerações pagas ou creditadas pelas empresas e entidades públicas e privadas vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social.

Dois terços dos recursos são destinados aos estados e municípios para o financiamento de programa, projetos e ações voltados para a educação básica. Um terço é destinado ao governo federal com o mesmo objetivo. Os estados e municípios recebem proporcionalmente ao número de alunos matriculados.

A quota estadual e municipal é depositada, mensalmente, nas contas correntes das secretarias de Educação. A quota federal é destinada ao FNDE para reforçar o financiamento da educação básica, com o intuito de reduzir os desníveis socioeducacionais entre municípios e estados. As estimativas por unidade da Federação e os coeficientes estão disponíveis no Diário Oficial da União.

Com Agência Brasil

Mudança no seguro e pensão encontra resistência de aliados

Deputados e senadores dos partidos que apóiam o governo no Congresso começaram a se mobilizar para barrar ou atenuar o impacto das medidas de ajuste fiscal propostas pela presidente Dilma Rousseff. O líder do Governo na Câmara Federal, José Guimarães (PT), cotado para ser o relator de uma das Medidas Provisórias que restringem benefícios previdenciários e mudam as regras do seguro desemprego, reconhece as dificuldades para a aprovação das novas regras.

Segundo Guimarães, o governo vai trabalhar para preservar a essência do ajuste, mas que há espaço para negociações. “O governo está tomando medidas seguras, tendo em vista o objetivo futuro, que é preservar as conquistas sociais e o crescimento econômico. Mas é claro que as medidas devem ser aperfeiçoadas pelo governo e vamos buscar um denominador comum”, disse Guimarães, que já está em campo conversando com os colegas deputados para as medidas serem aprovadas.

Com o pacote, que mexe com a  concessão do seguro-desemprego, do abono salarial, da pensão por morte e do seguro-defeso para pescadores artesanais, o Governo Federal quer economizar, em 2015, pelo menos, R$ 18 bilhões. Essas mudanças estão ameaçadas porque os deputados federais e senadores já apresentaram mais de 620 emendas ao texto das Medidas Provisórias encaminhadas ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo.

As emendas apresentadas pelos parlamentares serão analisadas, inicialmente, pelas Comissões Técnicas da Câmara Federal e do Senado. Se aceitas nas Comissões Técnicas, as emendas serão levadas ao plenário das duas Casas, em votações separadas, com o texto original das Medidas Provisórias. A votação das propostas é a principal pauta da Câmara e do Senado na primeira semana de março.

Uma das vozes críticas às medidas adotadas pelo Palácio do Planalto é da senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo, ministra do Governo Dilma até o final do ano passado. ‘’O país assiste atônito ao aumento das tarifas, à escalada da inflação, ao aumento consecutivo dos juros e ao aumento de impostos. Sem falar na corrupção, que somada aos rumos econômicos tortuosos, torna cada vez mais difícil o resgate da confiança e da credibilidade”, disse Marta, ao apresentar as emendas às Medidas Provisórias que restringem a concessão do seguro desemprego e pensão por morte.

O Governo quer, por exemplo, restringir o  seguro-desemprego a trabalhadores com mais de 18 meses de vínculo empregatício na primeira vez que solicitarem o benefício. Os deputados e senadores querem reduzir esse período para seis ou oito meses. 

Abaixo, as mudanças propostas pelo Governo Federal para economizar, em 2015, R$ 18 bilhões.

GOVERNO RESTRINGE BENEFÍCIOS SOCIAIS

ABONO SALARIAL
Como é:
– Basta trabalhar um mês durante o ano e receber até dois salários mínimos
– O valor é um salário mínimo para todos
Como fica:
– Haverá carência de seis meses de trabalho ininterruptos
– O pagamento passa a ser proporcional ao tempo trabalhado

SEGURO DESEMPREGO
Como é:
– Carência de seis meses de trabalho
Como fica:
– Carência de 18 meses na 1ª solicitação; 12 meses na 2ª e 6 meses a partir da 3ª

PENSÃO POR MORTE
Como é:
– Não há prazo mínimo de casamento
Como fica:
– Falecido deve ter 24 meses de contribuição previdenciária.
– Será exigido tempo mínimo de casamento ou união estável de 24 meses.
– Valor do benefício varia de acordo com o número de dependentes
– Prazo de pagamento varia de acordo com a idade

AUXÍLIO DOENÇA
Como é:
– Benefício é de 91% do salário do segurado, limitado ao teto do INSS
– Empresas arcam com o custo de 15 dias de salário antes do INSS
Como fica:
– O teto será a média das últimas 12 contribuições
– Empresas arcam com o custo de 30 dias de salário antes do INSS

SEGURO-DESEMPREGO PARA PESCADOR ARTESANAL
Como é:
– Benefício não tem as restrições abaixo
Como fica:
– É necessário exercer a atividade de forma exclusiva
– Não é possível mais acumular outros benefícios
– É preciso ter registro de pescador há três anos ou mais
– Deve comprovar que comercializa a produção de peixes

DESTAQUE
R$ 18 bilhões (0,3% do PIB) é a economia prevista por ano com os cortes
O valor equivale a 25% da meta de superavit primário de 2015.

Fonte: Ceará Agora

Homossexuais são perseguidos e até apedrejados em cidade do interior do CE

Casal Antonio Claudemir Marcolino Macedo, 34, e Francisco Fabio Castro, 33, que diz ter tido a casa apedrejada em Itatira (CE)
Homossexuais que moram em Itatira (212 km de Fortaleza) são perseguidos e até apedrejados por causa do preconceito contra pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

A cidade tem 20 mil habitantes e as ocorrência de violência física contra homossexuais são comuns. Na última semana, um relatório sobre os casos foi entregue à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Ao todo, o documento lista seis casos considerados relevantes.

Entre as ocorrências que constam no documento está a do casal Antonio Claudemir Marcolino Macedo, 34, e Francisco Fabio Castro, 33. A casa deles foi apedrejada três vezes. Eles moram juntos há dez anos e, nos últimos meses, as ameaças se tornaram constantes.

"Somos cidadãos de bem, trabalhamos e vivemos a nossa vida da nossa forma, mas as pessoas se incomodam. Vivemos amedrontados. Já tentaram nos derrubar da moto na estrada e tivemos a casa apedrejada por três vezes. Por sorte ninguém se feriu", disse Castro.

A travesti Kyara Nanachara Medeiros, 27, que mora no povoado Lagoa do Mato, afirmou que hoje anda nas ruas com medo, após ser espancada e apedrejada por um desconhecido.

"O homem apareceu por trás de um caminhão e me atacou. A rua estava deserta. Fui sendo espancada até um galpão, lá ele também jogou pedras. Não sei como não morri", disse Kyara.  

Travesti Kyara Nanachara Medeiros, 27, diz que hoje anda nas ruas com medo, após ser espancada e apedrejada
























As  agressões ocorreram em 2013 e ela registrou BO (Boletim de Ocorrência). O agressor foi localizado, mas até agora o caso não foi julgado.

A adolescente T.N.S., 17, passou por situação humilhante com a irmã de 10 anos na praça de Itatira. Ela foi abordada por um policial quando passava a mão na cabeça da menina.

"Ele [policial] mandou parar com 'essa pouca vergonha'. Fiquei chocada pois eu estava fazendo um carinho de irmã, mas por que sou lésbica vem logo o preconceito", disse.

Relatório

 

A ativista LGBT Alice Oliveira é a responsável pelo relatório enviado à União. Ela visitou Itatira em janeiro a pedido da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Alice afirmou que as agressões não são casos isolados e que as vítimas estão fragilizadas com a situação.
"Eles chegam a chorar contando o que vêm sofrendo com agressões físicas e verbais. É preciso que chegue ao conhecimento do Judiciário a ocorrência desses casos para que sejam tomadas providências do ponto de vista legal ou educacional por meio de palestras e outras ações de combate a intolerância homossexual", disse a ativista.

O escritório Frei Tito, da Alece (Assembleia Legislativa do Estado do Ceará), que defende demandas coletivas para garantia dos direitos sociais, deverá ir à Itatira nesta semana para ouvir os homossexuais.
A advogada da entidade, Luanna Marley, disse que vai prestar orientação jurídica e cobrar do poder público trabalho efetivo de combate à homofobia.

"A sociedade precisa entender que todos são iguais, são pessoas, que amam, tem suas vidas e merecem ser tratadas com dignidade", disse a advogada.

Após constatar diversos casos de homofobia em Itatira, o professor Francisco Wesley Carlos Sales resolveu desenvolver ações de conscientização sobre diversidade sexual na Escola Municipal Nazaré Guerra.

"O trabalho na escola serve como base para uma sociedade que educa seus filhos com preconceitos. Ninguém nasce preconceituoso e na falta da família para esse combate surge a escola", disse.

Resposta

 

O UOL tentou contato com a Prefeitura de Itatira para saber se existe algum trabalho desenvolvido na cidade com relação ao combate a homofobia, mas o prefeito Antônio Almir Bié da Silva e a secretária de Assistência Social, Maria Pastora da Silva, não foram localizados.

O juiz de Itatira, Antonio Josimar Almeida Alves, foi procurado pela reportagem, mas estava em férias. O juiz substituto José Valdecy Braga de Sousa não foi localizado pela reportagem.

Em contato com o MPE (Ministério Público do Estado), a promotoria da cidade informou que os procedimentos tramitam em segredo de Justiça e não poderia comentar os casos.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

CEJA de Limoeiro do Norte é alvo de arrombamento e furto de objetos

Nesta segunda-feira, dia 09, por volta das 06h45min, na Avenida dos expedicionários, o Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA), foi violado.

Segundo as informações, o estabelecimento teve o portão lateral arrombado e em seguida a porta da Diretoria, onde estavam as chaves de outras salas, de onde levaram um HD móvel, dois notebook e duas lupas. 

A Diretora, Antonia de Jesus Ângelo, logo que  constatou o fato delituoso, acionou a polícia e registrou o caso na Delegacia. Não há informações de suspeitos até o momento.

FURTOS DE MOTONETAS EM RUSSAS

Nesta segunda-feira, dia 09, por volta das 10h, na Rua Padre Raul Vieira, centro, foi furtada uma motoneta Shineray de cor preta,  de propriedade de Franklin Sampaio Costa, 24 anos, natural de Russas-CE.

Pouco tempo depois, por volta das 10h10min, na avenida Dom Lino, centro, foi furtada uma motoneta Shineray de cor vermelha, de propriedade de Cosme Damião da Silva, 41 anos, natural de Russas-CE. Equipes policiais realizaram diligências mas até o momento os veículos não foram recuperados.

ROUBO À PESSOA EM RUSSAS

Nesta segunda-feira, dia 09, por volta das 18h, na Localidade de São Pedro, zona rural, 04(quatro) indivíduos anunciaram um roubo contra as vitimas: Raimundo Marcelino de Brito e Maria Socorro Félix de Brito, dos quais foram subtraídos 01 celular, 01 tablet e uma quantia de R$ 300,00(trezentos reais) e em seguida fugiram tomando rumo ignorado, e ainda não foram identificados pela polícia.

VISTORIA NA CADEIA DE BEBERIBE

Nesta segunda-feira, dia 09, por volta das 12h, após uma revista realizada na cadeia pública de Beberibe, foi apreendido o seguinte material: 68g de maconha, 18g de substância branca (provavelmente cocaína), 39g de crack, 8 chips para celulares, 13 aparelhos celulares, 9 serras pequenas, 29 comprimidos, 13 carregadores para celulares. O material ilícito encontrado durante a vistoria será apresentado à Justiça local.

VISTORIA NA CADEIA DE FORTIM

Nesta segunda-feira, dia 09, por volta das 13h30min, após revista na cadeia pública de Fortim, foi apreendido o seguinte material: 09 aparelhos celulares, 04 chips para celulares, 03 baterias de celulares, 02 placas de celulares, 05 carregadores para celulares, 01 cabo USB, 01 faca de mesa, 01 cachimbo para uso de crack, e 01 pequena porção de maconha. O material ilícito encontrado durante a vistoria será apresentado à Justiça local.

MOTO ENCONTRADA ABANDONADA EM LIMOEIRO DO NORTE

Nesta segunda-feira, dia 09, por volta das 08h, foi encontrada abandonada nas margens do Rio Jaguaribe, uma HONDA/C100 BIZ,  de cor vermelha, que teria sido  furtada no dia 21/01/2015, de propriedade, de Francisco Diego de Lima, 25 anos, residente em Limoeiro do Norte/CE. A moto foi levada  para a Delegacia local, para os procedimentos legais.

Fonte: 1º BPM


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Tragédia: Duplo homicidio em Várzea Alegre

 Na noite de domingo 08, por volta das 20h00min, a polícia foi acionada via 190, acerca de uma confusão envolvendo pessoas armadas com arma de fogo no Sítio Fortuna, zona rural de Várzea Alegre/CE. Imediatamente uma viatura da PM, se deslocou até o local mencionado, onde ao chegar naquela localidade se depararam com 02 (duas) vítimas fatais, e conforme notícia dos familiares uma terceira pessoa havia sido socorrida por parentes num veículo particular ainda com vida, mas em estado grave até o Hospital local. 

Segundo informações obtidas no local, a briga teve inicio no Bar de Pedro de Severino de Lima, residente naquela localidade, quando a pessoa de Francisco Pereira Filho, conhecido como “Tico Madrinha”, de 64 anos casado, aposentado, entrou em atrito com Damião Germano da Silva, conhecido como “Damiãozinho”, de 51 anos, agricultor, ambos residente no Sítio Fortuna, zona rural deste município, quando entraram em luta corporal, momento em que o senhor Fernando de Lima Sousa, de 24 , gari, apartou a briga e foi deixar na sua motocicleta “Damiãozinho” em casa, contudo logo depois o mesmo retornou para o bar onde novamente entrou em atrito com o Titico que chegou a lesiona-lo em luta corporal, tendo a pessoa de Fernando outra vez intervido na confusão para apaziguar, porém a senhora Francieuda, esposa de Francisco Valmir Gonçalves de Oliveira (autor), de 40 anos, passou a denegrir com palavrões a vítima Fernando, em seguida tentou agredi-lo, sendo que nesta ocasião a sua companheira Marcela Santos  Silva, de 25 anos,  doméstica, entrou em vias de fato com Francieuda, chegando a derruba-la no chão, momento em o autor conhecido como “Fransquim” entrou na briga e agrediu a vítima Marcela, tornando uma briga generalizada.

 Que depois de apaziguado os ânimos, as vítimas Fernando e sua companheira Marcela foram para casa do genitor de Fernand, o senhor Antônio Mauricio de Sousa, de 57 anos, casado, agricultor, natural de Cariutaba/CE, residente no Sítio Fortuna, zona rural de Várzea Alegre/CE. Momento contínuo chegaram à residência do senhor Maurício as pessoas de VALMIR, FRANSQUIM e ZÉ DE NONATO, todos de arma em punho, em que o primeiro estava com uma pistola calibre 380, o segundo com uma espingarda de cartucho calibre 36, e o último armado de revolver e facão.

Segundo a esposa da vítima Antônio Mauricio, a senhora hMaria Júlia de Lima Sousa, disse que os acusados chegaram perguntando por Fernando e sua companheira dizendo que tinham contas a acertar, nesse ínterim a vítima Antonio Maurício pediu-lhes para não atirar em seu filho na sua casa, porém o autor Fransquim já foi efetuando um disparo na cabeça no senhor Antônio Mauricio, nesse momento seu filho Fernando chegou para socorrer seu pai , quando foi alvejado com 02 (dois) disparos de arma de fogo por Valmir e Zé Nonato, como também 02 (duas) lesões à arma branca. Em seguida os acusados adentraram na residência quebrando os objetos, e ainda falaram pra dona Maria Júlia “Saia da frente, que nós queremos matar e degolar Marcela”, como a mesma havia corrido até o quintal na tentativa de se esconder detrás de uma parede em construção, os autores seguiram-na e ao localiza-la, a mesma ainda implorou pra que não a matassem, mas efetuaram vários disparos e cortaram o pescoço da mesma.


O Sr. Antônio Maurício e Marcela Santos, foram a óbito no local, já o Fernando sofreu dois tiros, sendo um nas costa ficando alojada no tórax e o outro tiro na clavícula, além de ter sofrido um corte de arma branca na face e outro no braço, o mesmo foi encaminhado em estado grave para o Hospital Regional do Cariri na cidade de Juazeiro do Norte/CE.

Informações colhidas no local do fato dão conta de que os acusados possivelmente fugiram em direção ao município de Cariús/CE utilizando os seguintes veículos: Uma moto Honda/Bros 125, de cor vermelha, placa de Fortaleza/CE, outra moto Honda/CG Fan 125, cor preta, e também uma Honda/CG Fan 150, cor preta. Imediatamente foram acionados os Destacamentos circunvizinhos de Cariús e Farias Brito, os quais juntamente com o efetivo desta Cia se encontram em diligência, porém sem êxito até o presente momento. No local do crime foram encontrados 08 (oito) capsulas deflagrada de calibre 380, e outra intacta também calibre 380 e 02 (dois) estojos deflagrado de espingarda de cartucho calibre 36.

O Rabecão do IML da cidade de Iguatu/CE foi acionado para remoção dos corpos e procedimentos de praxes. Vale salientar que a composição acima citada localizou e conduziram as pessoas de Francisco Pereira Filho, conhecido como “Tico Madrinha”, e Damião Germano da Silva, conhecido como “Damiãozinho”, por serem pivô da confusão generalizada naquela localidade, que, por conseguinte terminou com desfecho fatídico, os mesmos serão apresentados a Autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: Russas News

Contas bancárias para recursos do FNDE terão aplicação e resgate automáticos

Todas as contas correntes que forem abertas a partir desta segunda-feira (9) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o repasse dos recursos destinados à educação, terão um diferencial positivo para os gestores educacionais. Essas contas terão os valores transferidos pelo FNDE aplicados automaticamente em fundo de curto prazo, com resgate também automático.

Desta forma, o dinheiro não ficará parado na conta e seguirá rendendo até que seja efetivamente usado na sua destinação. Com isso, cumpre-se as normas vigentes, que determinam que os recursos públicos devem ser remunerados em aplicação financeira até sua utilização. “O FNDE busca facilitar o dia a dia dos gestores e evitar que tenham problemas na prestação de contas por conta de recursos que ficaram parados na conta durante 10, 20 dias”, afirma Rosana Itajahy Lopes, coordenadora-geral de Execução e Operação Financeira do FNDE.

Este novo serviço, com aplicação e resgate automáticos, também está disponível para contas já existentes. O FNDE espera que os gestores responsáveis por contas já existentes façam a adesão a esse produto. “Quase 400 mil contas já são utilizadas para o recebimento de recursos de diversos programas e ações do FNDE, como alimentação e transporte escolar.”

Para fazer essa adesão, o gestor deve preencher e assinar o termo de adesão e entregá-lo em sua agência do Banco do Brasil. Com isso, os recursos recebidos do FNDE passarão a ser automaticamente aplicados em fundo de curto prazo.

Autor: FNDE

Grupo planejou ataque contra papa durante visita a Filipinas

 O grupo terrorista Jemaah Islamiyah, ligado ao Al Qaeda no sudeste asiático, planejou um ataque contra o papa Francisco durante sua visita às Filipinas no mês passado, informaram autoridades locais nesta segunda-feira (9).  

De acordo com o diretor da Polícia filipina, Getulio Napeñas Jr., as forças de segurança receberam informações sobre o plano de um atentando com bomba contra o comboio papal em Manila, capital das Filipinas, em 18 de janeiro, quando o religioso se dirigia a uma missa que contou com a presença de 7 milhões de pessoas.  

"Isso nunca foi confirmado ou desmentido pela Polícia Nacional das Filipinas, mas o fato é que a informação existiu", disse diante do Senado, como informou o jornal local "Inquirer".  

Ação contaria com ajuda do terrorista malaio Marwan, nome de batalha de Zulkifli bin Abdhir, que já atuou ao lado de diversos grupos da região e é conhecido por planejar atentados de grande porte.  

Declarações de Napeñas foram feitas em meio a investigação sobre a morte de 44 militares em um meio a uma ação na ilha de Mindanao que tinha como objetivo a prisão de Marwan.  

As autoridades filipinas organizaram um forte aparato de segurança para o papa, que esteve no país entre 17 e 19 de janeiro. Mais de 25 mil policiais e sete mil militares, além de um contingente de seis mil reservistas, participaram do esquema. O temor por ataques terroristas ou atentados contra Francisco fez com que as autoridades cancelassem os serviços de telefone e wi-fi durante a visita.  

O último papa que esteve nas Filipinas, João Paulo 2º, conseguiu escapar em 1995 de um atentado descoberto horas antes de sua chegada. O ataque obrigou as autoridades a mudarem o cronograma do Pontífice na ocasião.
Em 1970, Paulo 6º foi ferido com um punhal por um agressor vestido de padre que o atacou no aeroporto. O homem se aproximou do pontífice e tentou matá-lo com uma punhalada no peito, mas foi empurrado pelo então presidente filipino, Ferdinand Marcos.  

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

DPVAT de 41,2% das motos não foi pago em 2014

Com uma frota circulante de cerca de 23 milhões de motos, o Brasil teve uma inadimplência de 41,2% do seguro DPVAT para este tipo de veículo em 2014, recorde histórico negativo.
]
Considerando a frota de motos no ano passado, segundo dados da associação das montadoras, a Abraciclo, esse percentual representaria cerca de 9,5 milhões de motocicletas. Isso equivaleria a R$ 2,77 bilhões em arrecadação, já que o seguro obrigatório para motos em 2014 era de R$ 292,01, valor que se repete em 2015.

Porém, um dos motivos do alto índice, de acordo com a Líder-DPVAT, que administra o seguro, é que muitos motociclistas deixam de "dar baixa" na moto muito danificadas ou que tiveram perda total nos órgãos de trânsito, ou seja, não informam os Detrans de que aquele veículo está fora de circulação, e elas continuam sendo consideradas para pagamento de seguro, IPVA, etc.

Em 2013, a porcentagem de motocicletas espalhadas pelo Brasil sem o pagamento do seguro era de 39,7% e, em 2012, de 37,7%.

Automóveis

Após queda na inadimplência em 2013, quando havia passado de 24,6%, em 2012, para 23,9%, os automóveis voltaram ao patamar de 24,6% de DPVAT sem pagamento em 2014.

O seguro de carros custava R$ 105,65 em 2014 e o valor foi mantido neste ano.

A Seguradora Líder ainda não divulgou a arrecadação em 2014. Segundo balanço parcial, de janeiro a junho 340.539 indenizações do DPVAT foram pagas no país, alta de 106%, quando comparado aos mesmo período de 2011.

O que é DPVAT

O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

O recolhimento do seguro é anual e obrigatório para todos os proprietários de veículos. A data de vencimento é junto com a do IPVA, e o pagamento é requisito para o motorista obter o licenciamento anual do veículo.

O pagamento para beneficiários de vítimas fatais é de R$ 13.500. Nos casos de invalidez permanente, o pagamento pode chegar a R$ 13.500, de acordo com a gravidade das lesões. Já o reembolso hospitalar e médico pode chegar a R$ 2.700.

Vítimas e seus herdeiros (no caso de morte) têm um prazo de três anos após o acidente para dar entrada no seguro. Informações de como receber o DPVAT podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-1204.

Fonte: G1

Caminhão tomba e esmaga dois carros estacionados em rua de SC

 Uma carreta, com carga de madeira compensada (MDF), tombou e esmagou dois carros na manhã desta segunda-feira (9) em Concórdia, no Oeste catarinense. Conforme a Polícia Militar (PM), ninguém se feriu.

Os dois automóveis ficaram completamente destruídos. O acidente aconteceu por volta das 10h na Rua Izidoro Maito, no Centro. Até as 13h, não havia previsão de retirada da carreta e a via seguia bloqueada.

A PM acredita que o motorista tenha perdido o controle do Mercedes-Benz ao fazer uma curva em uma subida da rua.

A carreta tombou e os dois carros que estavam estacionados, um C3 e um Fiesta, foram esmagados. Não havia ninguém nos veículos parados no acostamento.

O motorista do veículo de carga não se feriu. Um terceiro veículo, um Pálio, teve danos leves.

A seguradora do caminhão, de Xanxerê, também no Oeste, foi acionada para guinchar o caminhão. Os proprietários dos carros foram comunicados e devem negociar com a seguradora.

Conforme a PM, até as 13h, a rua estava totalmente bloqueada. A polícia aguardava a chegada da seguradora para o transbordo da carga.


Fonte: G1

Cora e José Alfredo terão noite de amor no hospital

Conforme o Folhetim já contou, Cora (Marjorie Estiano) será atingida por um tiro no dia do desfile que homenageará José Alfredo (Alexandre Nero). A vilã se jogará na frente do amado para salvá-lo e, em troca, ganhará a tão sonhada noite de amor.

Tudo começará no capítulo do dia 17 de fevereiro, quando Cora, que substituirá Elivaldo (Rafael Losso) no camelódromo, vir Maurílio (Carmo Dalla Vecchia) conversando com Marcão (Joe Ribeiro). Ao se aproximar, ela ouvirá o biólogo dizendo que pretende matar José Alfredo durante o desfile da União de Santa Teresa.

No dia do Carnaval, Maurílio se fantasiará de Morte e irá para o Sambódromo. Já Cora, desesperada, tentará ligar para o comendador, que, obviamente, não atenderá a ligação.

No auge da folia, Maurílio, fantasiado, apontará a arma para seu rival e Cora se colocará na frente dele, de braços abertos. Ela será atingida no pulmão e levada ao hospital entre a vida e a morte.

Depois de ser operada, a vilã receberá uma visita de José Alfredo.

— Você veio me ver! -, se surpreenderá Cora.
— Ficou surpresa?
— Eu queria muito, mas não esperava! Você me odeia, e eu te dei todas as razões pra isso, te fiz tanto mal…
— Mas salvou minha vida -, afirmará José Alfredo, enquanto desliga os aparelhos aos quais Cora está ligada.
— Foi por egoísmo, Zé! Eu te salvei porque não queria que você se fosse sem antes.
— Saciar o teu desejo? -, perguntará o comendador.
— Foi pra isso que vivi! Pra me entregar a você, pra ser sua… Sonhei todas as noites da minha vida que você chegava, assim mesmo, no escuro e aí deitava do meu lado, me tomava nos seus braços…
José Alfredo, então, desabotoará a camisa de Cora e abrirá seu cinto.
— Pois chegou a hora, Cora dos Anjos, a mulher que sonhou com este momento a vida inteira! Seu sonho vai se realizar agora.
— Jura, Zé?
O protagonista se deitará ao lado da vilã, sem roupa, e a beijará com paixão.
— Eu não mereço isso, Zé, eu não mereço! -, ela dirá.
— Não fala, esquece o que aconteceu antes, pensa só nesse momento, fica comigo, se entrega…
Entre sussurros e gemidos, os dois transarão.

Fonte: br.celebridades.yahoo.com