sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Silviano confessa: 'Sempre desejei ser o pai de José Pedro'


Zé Alfredo (Alexandre Nero) tem certeza de que Silviano (Othon Bastos) está por trás de todo o plano contra ele. Para somar, o Comendador descobre que o mordomo foi marido de Maria Marta (Lilia Cabral). Desconfiado do que ainda pode acontecer, Zé quer se prevenir e saber se é realmente pai dos três filhos com a aristocrata.

Para isso, o Comendador convoca Silviano, Marta, Clara (Andreia Horta), Lucas (Daniel Rocha) e Pedro (Caio Blat) para fazer o exame de DNA na Império. Ao saber do chamado, o mordomo não nega e confessa: "Sempre desejei ser o pai de José Pedro". Será que o exame vai dar positivo? Não perca a cena, que vai ao ar na segunda-feira, 23 de fevereiro.

Fonte: http://gshow.globo.com

Partido da base de Camilo pede cassação do mandato de Cabo Sabino

O diretório estadual do PT do B, partido da base do governador Camilo Santana (PT), apresentou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), contra a expedição do diploma do deputado federal Cabo Sabino (PR). 

Segundo a Lei 4.737/1985 do Código Eleitoral, o Recurso de Contra Expedição de Diploma é o instrumento processual adequado para se questionar à diplomação de candidato eleito em razão de sua inelegibilidade. 

O outro lado 

Em conversa com a reportagem do Ceará News 7, o deputado Cabo Sabino afirma que tomou conhecimento da ação através do próprio portal, e que está tranquilo. “Sei que não devo nada ao Judiciário e ao Governo do Estado. Minha demissão foi meramente política, e me sinto inocentado através do julgamento da população que me elegeu parlamentar com 120.485 votos”, ressaltou Sabino. 

Entenda o caso 

No final do ano de 2011 e início de 2012, quando a Polícia Militar do Ceará paralisou as atividades, cabo Sabino ocupava o cargo de presidente da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (ACSMCE), e ao lado do então presidente da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (APROSPEC), capitão Wagner, e o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (ASPRAMECE), representaram a categoria em uma reunião com o governador Cid Gomes. 

No dia 22 de mail de 2013 foi publicada no Boletim de Comando Geral a demissão do militar, sob a alegativa de "participação ativa na reunião/assembleia e inequívoca demonstração de liderança do movimento, caracterizando tais atos, como contrários aos valores militares". 

Fonte: CN7

'Império': Felipe tenta matar Enrico a facada e é preso

O inferno astral de Enrico (Joaquim Lopes) está longe de terminar. Nos próximos capítulos de "Império", ele vai ser atacado por Felipe (Laércio Fonseca) dentro do seu quarto. Enrico chega a ser avisado pelo recepcionista do hotel onde mora que Felipe continua rondando o local. "Esse cara é um caso de polícia mesmo... Mas ele que se dane! Hoje mesmo eu volto pra casa, e logo já estou num avião rumo à Itália. Duvido que esse infeliz vá até lá pra me encher o saco!", diz o chef. "De qualquer forma, é melhor tomar cuidado enquanto o senhor fica por aqui... Aquele cara parece esses maníacos de filme...", fala o recepcionista.

Enrico agradece e sobe para seu quarto. Ele sai do chuveiro, distraído, enrolando uma toalha na cintura, e quando se volta leva um tremendo de um susto: ele dá de cara com Felipe ali, cara de louco, com uma faca na mão erguida acima da cabeça. Enrico pula para trás, reagindo instintivamente: "Você!... Baixa essa faca, Felipe, cuidado com isso, baixa a faca!". Felipe ameaça: "Tá com medo? Eu posso te matar, sabia? Ou não... Ou não! Porque você pode facilitar as coisas se ficar comigo... Que tal?", fala, avançando.

"Não! Não chega perto! E cuidado com essa faca! Pelo amor de Deus, não faz nada!...", pede Enrico. "Mas você não entendeu ainda que eu posso fazer seu Enrico o homem mais feliz do mundo? Você não sabe, mas eu sei que, no fundo, seu Enrico é como o papai dele... Que gosta da mesma fruta! (doido) E agora vai ter que provar! Vem cá! Vem cá!...", diz Felipe. E aí Enrico, acuado, resolve partir para cima de Felipe, agarra a mão do outro, e a faca cai no chão. Enrico corre para sala, com Felipe no seu encalço, gritando feito doido: "Vem cá! Vem cá!...".

Felipe corre e consegue alcançar Enrico, a quem segura por trás, Enrico fica preso pelo outro, mas de olho numa bolsa masculina que está ali jogada no chão. E Enrico consegue se desvencilhar e rola no chão com Felipe, e Enrico estica o braço o máximo que pode e alcança a tal bolsa. Os dois ainda rolam no chão, numa luta, até que Enrico abre a bolsa e tira lá de dentro um spray de pimenta, que joga na cara de Felipe. Ele grita de dor, se afasta, os olhos fechados, passando mal com o spray, e cai no chão. Enrico corre ao banheiro, pega a faca, depois pega o telefone e disca chamando a segurança do hotel. 

Logo depois, aparecem os seguranças do hotel já entrando e segurando Felipe, que ainda geme de olhos fechados, passando mal. "A polícia já está chegando pra prender esse maníaco no flagrante!", diz ele para Enrico, que olha Felipe com ódio.

Fonte: http://extra.globo.com

433 homicídios no Ceará em janeiro

O Estado do Ceará registrou 433 Crime Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em janeiro deste ano, o que representa uma média de 14 pessoas assassinadas por dia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O número é 8,5% maior do que em janeiro de 2014, quando foram registrados 399 homicídios, latrocínios ou lesões corporais seguidas de morte, que englobam os CVLIs.
Além desses assassinatos, aconteceram ainda duas mortes dentro de unidades prisionais e cinco pessoas mortas durante intervenções policiais, o que totaliza 442 vidas perdidas no mês de janeiro em todo o Estado.
Somente na Capital, foram registrados 193 CVLIs em 2015, contra 172 em igual período do ano passado. Uma das vítimas foi o servidor público Francisco Valdenir da Silva de Castro, alvejado a bala e morto, no dia 18 de janeiro nas proximidades da casa de Valdenir. O crime aconteceu em um evento de Pré-Carnaval, no bairro Colônia, Zona Oeste da Capital. Valdenir foi atingido por uma bala perdida.
Nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) houve redução, com 91 mortes neste mês contra 100 no ano passado. Já no Interior do Estado foram anotados 149 Crimes Violentos Letais Intencionais em janeiro último, contra 127 de 2014. As Áreas Integradas de Segurança (AISs) que apresentaram o maior número de crimes de morte foram a 2 e a 5, ambas em Fortaleza. Cada uma registrou 47 CVLIs em janeiro. A AIS que apresentou o menor número de delitos foi a 6, que contempla a orla da Capital, com quatro homicídios a bala.
Latrocínios
As estatísticas da SSPDS apontam, ainda, que dez pessoas foram assassinadas durante roubos ou tentativas de roubo, no Estado, no primeiro mês do ano. Sete desses latrocínios (roubo seguido de morte) ocorreram em Fortaleza; um em Juazeiro do Norte, um em Bela Cruz e outro no município de Redenção.
Em comparação com dezembro de 2014, somente as AISs 7, 10, 11 e 17 conseguiram reduzir os índices de CVLIs. Todas estão localizadas no Interior do Estado. No entanto, outras cidades do Sertão cearense também estão sendo atacadas pelo tráfico de drogas e já percebem a tranquilidade ser abalada.
A violência na Região dos Inhamuns, por exemplo, tem sido pauta de pronunciamentos de parlamentares na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), que tem cobrado respostas efetivas contra crimes de pistolagem. Em janeiro de 2014, apenas seis das 18 AISs conseguiram números melhores, ou seja, que indicam redução de CVLIs.
Vulnerabilidade
Para a professora-doutora Jânia Perla Aquino, do Laboratório de Estudo da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), a vulnerabilidade dos cearenses é maior a cada dia e a matança está generalizada. "As autoridades não podem mais se dar ao luxo de achar que a violência é questão só de Polícia. Não é mais possível admitir essa ameaça contra o nosso direito primordial, que é a vida". De acordo com a professora, é preciso que as estatísticas divulgadas pela SSPDS sejam estudadas para embasar um planejamento específico, que gere resultados efetivos. "Aumentar policiamento não é mais alternativa. Não adianta fazer concurso e colocar nas ruas soldados treinados durante 30 dias. É preciso treinar a Polícia para fazer medição de conflitos e não apenas para prender. Uma espécie de Estado paralelo está sendo estabelecido e é necessário que o tráfico seja enfraquecido e combatido", afirmou.
Conforme Jânia Aquino, as medidas a serem tomadas precisam ser pensadas a longo prazo. "Não dá mais fazer gastos exagerados e colocar em prática medidas sem resultado. A Segurança Pública está em crise no Ceara há anos. É preciso um diagnóstico e um planejamento que funcione e não que sirva como cosmético, que maquia a situação por uns dias, mas depois ela reaparece. Ações desconectadas tendem ao insucesso e já deu para perceber isso com as últimas experiências que tivemos no Estado", salientou.
Secretário
O secretario de Segurança Pública do Ceará, Delci Teixeira, considerou o mês de janeiro um período ruim, mas atribuiu o aumento no índice dos homicídios a questões políticas, como troca de secretariado e uma possível insegurança dos comandos da Polícia em permanecer nos cargos. Em entrevista na tarde de ontem, após solenidade na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Teixeira afirmou que os novos desafios da Pasta incluem, além da troca de comandos, uma intensificação nas blitze e, consequentemente, apreendendo mais armas. Investindo no policiamento ostensivo na rua e no trabalho de inteligência. "Havia uma certa insegurança das pessoas se iam permanecer nos cargos e talvez tenha influenciado, mas isso não é desculpa. Houve um aumento considerável. Usamos toda a transparência possível", explicou.
"Quando fechamos o mês de janeiro havia um acréscimo de dez (homicídios), mas depois chegou aos 34. Isso porque ao final do balanço procuramos em todos os hospitais aqueles que haviam se lesionado e saber quem se recuperou ou veio a óbito", detalhou.
Entre as ações adotadas pelo gestor para combater o crescimento dos CVLIs seria o aumento no número de policiais nas ruas, verificação de coletivos e mudanças de gestores nas Áreas Integradas de Segurança (AIS).
O crescimento no número de apreensões é um fator que causa otimismo no secretário. "Tivemos a apreensão de 131 carros agora em fevereiro e 168 motos. E acréscimo nas apreensões de armas de fogo de 7,5 % e de 20% nos e auto s de prisão em flagrante. O que nos deixa otimista sobre isso. É que o mês de janeiro foi muito ruim", reconheceu Delci Teixeira.
Sobre as Áreas Integradas de Segurança que apresentaram maior número de vítimas (AIS 2 e AIS 5), o secretário afirma que não existe um trabalho específico para os pontos críticos e que trabalha o Ceará como um todo, mas citou que houve troca de comando. "Nós temos uma dificuldade grande de baixar os índices tanto no interior Norte, quanto no interior Sul e na Capital, são áreas que têm os maiores índices. Temos feito a troca de comandos. Não significa que sejam incompetentes, mas queremos outras pessoas e com novas ideias, que talvez deem uma revolucionada na maneira como estamos trabalhando",afirmou..
O secretario apontou outra mudança na gestão, que seria uma maneira de normalizar a situação de latrocínios, que neste mês foi preocupante. Essa reformulação será no trabalho da Coordenadoria de inteligência (Coin), da Secretaria de Segurança. "A substituição do coordenador da área de Inteligência. Ele que pediu para sair. Temos problemas de latrocínio (roubo seguido de morte), de assalto a banco e estouro de caixas", diz.
Para o secretario o número ideal de homicídios seria zero, mas como o problema da insegurança é nacional foi estabelecido um percentual de diminuição de 6%. Porém, Delci Teixeira diz que espera que o índice chegue a baixar 10% por ano. "Eu gostaria, torço e espero que chegue a baixar 10% a cada ano. Esse número brutal de assassinatos não pode continuar e nós temos que diminuir isso", salientou.
Márcia Feitosa / Jéssika Sisnando
Repórter / Especial para polícia

Vereador é atropelado ao tentar entrar na Câmara de Fortaleza

Eulógio Neto, vereador de Fortaleza pelo PSC, foi atropelado por uma motocicleta na entrada da Câmara Municipal, durante o intervalo das sessões do Parlamento, na tarde da última quarta-feira (11).

Ele seguia pela Avenida Thompson Bulcão, próximo à entrada da sede do Legislativo local, quando foi colhido pelo veículo, que era conduzido por um adolescente de 16 anos.

Lesionado, Eulógio foi levado ao Pronto Socorro do Instituto Doutor José Frota (IJF), onde confirmaram a fratura em uma de suas pernas. De acordo com familiares, o parlamentar está em casa e passa bem, mas deverá ficar afastado da Câmara por alguns dias.

Fonte: CN7

Cláudio e Enrico fazem as pazes: 'Nunca mais vou te rejeitar como pai'

Cláudio (José Mayer) e Enrico (Joaquim Lopes) finalmente vão se acertar. Depois que o chef doou sangue para salvar a vida do pai, ele demonstra estar bem diferente. ''Eu é que tenho que pedir perdão... Agora, e sempre, mil vezes... Por ter sido tão idiota, mau-caráter, ignorante... Eu tinha medo... Não encontrava em mim a alma aberta pra aceitar você, nem quem é diferente de mim... Fui vítima do meu egoísmo, pai, da minha insegurança... E fiz mal a você e a tanta gente", admite Enrico.

O clima é de muita emoção entre os dois. ''Não foi só o sangue que eu doei pra você, pai... Doei meu amor de filho que eu não sabia mais onde se encontrava dentro de mim... Mas daqui pra frente, tudo vai mudar na relação entre nós, eu prometo. Me aceita como filho, só isso... Porque nunca mais vou te rejeitar como pai'', declara o chef ao pai.

Não perca a cena, que vai ao ar nesta sexta-feira, 13 de fevereiro.

Fonte: http://gshow.globo.com

MPF arquiva processo que investigava vazamento da redação do Enem

 O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) resolveu arquivar o processo que apurava o vazamento do tema da Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. A decisão foi da procuradora da República Nilce Cunha, que justificou que não houve beneficiados com a fraude.

Segundo ela, tudo que foi apurado nos autos, incluindo relatório pericial da Polícia Federal, mostra que as irregularidades verificadas no manuseio das provas de redação “não se revelaram de potencial capaz de malferir o princípio da isonomia, assim como não foi possível identificar o responsável pelo vazamento e tampouco a ocorrência de qualquer benefício para quem quer que seja”.

Diz ainda que não foi possível comprovar que o vazamento resultou de um esquema pré organizado com o objetivo de beneficiar candidatos.  O relatório também detalha que os estudantes participantes do Enem 2014, ouvidos na investigação, não teriam como ser beneficiados.

Em um dos casos, porque o estudante tomou conhecimento do tema um pouco antes do início da prova, não lhe conferindo credibilidade, achando que se tratava de mais um ”trote” dentre tantos que circulavam nas redes sociais. Nos outros dois casos, porque o estudante somente teve acesso à informação após concluir a prova e já fora do local do exame.

Fonte: Ceará Agora

Silas Pereira é o novo treinador do Ceará

O Ceará agiu rápido e já tem um substituto para o técnico Dado Cavalcanti, demitido após o empate em 1x1 com o River, na noite da última quarta-feira (11). Silas Pereira, ex-Flamengo, Avaí e Fortaleza, foi confirmado no início da tarde desta quinta-feira (12) como o novo treinador do time alvinegro. 
Silas revelou que o "namoro" entre ele e o clube é antigo e se disse satisfeito com o desfacho da negociação. "A gente já estava tentando esse acerto há alguns dias, mas estou feliz demais por ter acontecido agora. Estou chegando para trabalhar e ter sucesso. O Ceará é uma grande equipe grande do futebol nacional e precisa estar sempre vencendo", disse.

Em 2008, Silas fez história no Avaí, ao conduzir a equipe catarinense de volta à primeira divisão do futebol brasileiro, após 16 anos. No ano seguinte, deixou o Avaí na 6ª colocação da 1ª divisão. Em 2014, esteve na Portuguesa, mas foi demitido por não conseguir tirar a lusa do Z-4 da Série B. 

Além do técnico, também chegam ao Ceará o auxiliar técnico Paulo Pereira e o preparador físico Juninho. O novo comandante do Vovô chega a Porangabuçu nesta sexta-feira (13), quando será apresentado aos atletas e à imprensa.

Confira a ficha técnica do novo treinador do Ceará:

Nome: Paulo Silas Prado Pereira

Idade: 49 anos

Último clube: Portuguesa-SP

Times que treinou: Fortaleza (2007/2208); Avaí (2008/2009), Grêmio (2010); Flamengo (Flamengo 2010); Avaí (2011); Al-Arabi (2011/2012); Al Garafa (2012); Náutico (2013); América-MG (2013/2014); Portuguesa (2014).

Fonte: Diário do Nordeste

Jovem de 26 anos é encontrada morta na casa do namorado em Aracati

Uma jovem foi encontrada morta nesta quinta-feira, dia 12, por volta das 15h45min, dentro de uma residência localizada na Rua Visconde do Jaguaribe, bairro Várzea da Matriz, cidade de Aracati, no litoral do estado do Ceará. 

O corpo de Monalisa dos Santos Rocha (foto), 26 anos, Natural de Aracati, que residia na Praia de Majorlândia, mesmo Município, apresentava uma perfuração à bala acima do olho direito. 

Está sendo apontado como principal suspeito do crime, o namorado da vítima, José Alan da Silva, 24 anos, Vigilante, natural de Aracati, que reside na mesma casa onde aconteceu o sinistro, e encontra-se foragido.

Policiais militares atenderam a ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis. 

Fonte: 1º BPM
Foto: Aracati em Foco

Vigilante é assassinado a tiros de pistola em Quixeré

Um homem foi executado a bala nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, por volta das 19h40min, na comunidade de Sitio Barreiras, zona rural do município de Quixeré, na Região Jaguaribana, do estado do Ceará. 

Segundo informações da polícia militar, o destacamento policial da cidade recebeu uma ligação dando conta de que haviam ocorrido vários disparos de arma de fogo na citada localidade. De imediato uma composição se dirigiu ao local e encontrou o corpo do vigilante José Jarles Moreira Fonseca (foto), 37 anos, natural e residente em Quixeré. 

O corpo da vítima se encontrava em um local bastante ermo e apresentava várias perfurações a bala de pistola calibre .40 na cabeça. Vale ressaltar que a motocicleta que o vigilante andava, uma Honda NXR 150 Bros, ano 2013, de cor preta, placa: OSV-0304, estava no local do crime. 

A polícia informou ainda que segundo populares, o suspeito do crime trafegava em um veículo de cor preta, que após o sinistro fugiu tomando rumo ignorado.

Policiais militares estiveram no local colhendo informações que possam levar ao autor ou autores do crime, bem como resguardando o local do sinistro até a chegada da perícia forense. 

Fonte: 1º BPM
Foto: Facebook

PEC poderá destinar R$ 4 bilhões da Cide para os municípios

Os municípios brasileiros poderão receber uma fatia maior  da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), incidente sobre importação e comercialização de combustíveis. Atualmente eles recebem apenas 7% do total arrecadado. Foi apresentada no Senado a  proposta de emenda à Constituição (PEC) que visa garantir aos municípios o recebimento de 1/3 do total arrecadado com a Contribuição, o que representaria R$ 4 bilhões.

Para o senador Wellington Fagundes (PR-MT), autor da proposta, a divisão desses recursos entre os entes federativos deve ser mais equilibrada. Atualmente, a Constituição destina 71% da arrecadação do Cide para a União e 29% aos estados e ao Distrito Federal, e desse total 25% são repassados às cidades proporcionalmente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e ao tamanho das populações. Ou seja, algumas cidades recebem mais do que outras.

Pelo texto de Wellington, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios passariam a receber, cada, um terço do arrecadado. Pelos cálculos apresentados na PEC, em 2015 o imposto poderá render aos municípios R$ 478,5 milhões a serem rateados entre as mais de 5 mil cidades. O valor, na opinião de Wellington, é “irrisório”, tendo em vista que a Cide arrecadará no país por volta de R$12,2 bilhões.

Fonte: Ceará Agora

Evite excessos. Mortes por AVC em jovens após o carnaval sobem 11%

 Os excessos que parte significativa da população se permite durante o carnaval, notadamente os jovens, têm consequências para a saúde e a vida daqueles que misturam a brincadeira com abusos alimentares, do álcool e outras drogas, por exemplo. As consequências mais visíveis desses abusos estão nas estatísticas das mortes por causas externas, principalmente pelos acidentes de trânsito, em geral causados por motoristas alcoolizados. Mas há também as consequências até agora silenciosas e que vêm à luz com a conclusão de estudo realizado pelo Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular, que relaciona o carnaval e o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Em jovens, revela o estudo, ocorre aumento de 11% no número de mortes por AVC nos 30 dias após o carnaval. 

O estudo do Comitê Estadual, que será apresentado em Viena, Áustria, durante o Congresso Europeu de AVC, no mês de maio, avaliou todos os atestados de óbito de maiores de 18 anos nos 30 dias após o carnaval, de 2009 a 2013. No período, ocorreram 226.993 mortes no Ceará, 23.974 por AVC. Na comparação das mortes ocorridas após o carnaval com aquelas registradas em outras épocas do ano, foi verificado o aumento de 11% na mortalidade por AVC em jovens. ¨Não ocorre variação significativa de mortes em relação à população em geral nem nos óbitos por sexo, o que evidencia o agravamento dos fatores de risco para o AVC entre os jovens em função dos abusos praticados no carnaval, especialmente das bebidas alcoólicas¨, afirma o neurologista João José de Carvalho, presidente do Comitê Estadual de Atenção à Doença Cerebrovascular e chefe da unidade de AVC do Hospital geral de Fortaleza. Estudos já demonstraram que pessoas que consomem bebidas alcoólicas em excesso têm maior chance de sofrer um AVC.

Os fatores de risco para o AVC são, por ordem de importância, pressão alta, fumo, obesidade, dieta inadequada, sedentarismo, colesterol elevado, diabetes, uso abusivo de bebida alcoólica, estresse crônico, depressão e doenças cardíacas, sobretudo a fibrilação atrial. A principal característica do AVC é a manifestação súbita dos seguintes sintomas: perda da força ou da sensibilidade em um dos lados do corpo, dificuldade para falar ou compreender, perda visual, particularmente se for só de um olho, tontura, vertigem ou dificuldade no equilíbrio, dor de cabeça sem causa aparente.

O controle dos fatores de risco, inclusive durante o carnaval e principalmente entre os jovens, como demonstra o estudo do Comitê Estadual do AVC, é capaz de evitar até 90% dos casos. Em Fortaleza, conforme o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizado pelo Ministério da Saúde, 7,1% da população de 18 a 24 anos fuma, 29,7% estão com excesso de peso, 6,3% são obesos, 38,9% comem carne com excesso de gordura, 19% consomem bebidas alcoólicas em quatro ou mais doses em uma mesma ocasião, 3% têm diagnóstico de hipertensão arterial e 0,8% de diabetes.

O AVC é a principal causa de morte em Fortaleza, no Ceará e no Brasil. A cada ano, cerca de 16 mil cearenses são acometidos por um AVC e perto de 5 mil morrem por causa da doença. Em 2013 foram registradas 4.603 mortes pela doença no Estado, 2.251 em homens e 2.352 em mulheres. “A cada meia hora um cearense sofre um AVC e a cada duas horas um cearense morre por AVC”, calcula João José de Carvalho.

O AVC ocorre subitamente em qualquer idade, sexo ou classe social. Conhecido também como derrame, o AVC é uma doença que provoca a perda súbita de uma ou mais funções neurológicas. No AVC isquêmico, o mais comum, com 80% dos casos, ocorre a obstrução de um vaso sanguíneo de uma determinada região do cérebro. Já no AVC hemorrágico, ocorre a ruptura de um vaso sanguíneo cerebral e a formação de hematoma que comprime os tecidos cerebrais vizinhos.

Assistência

No Ceará, o Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC, desenvolvido nas vertentes epidemiológica, assistencial e educativa, iniciou as ações de vigilância epidemiológica em 2006, com o georreferenciamento de todas as mortes por AVC em Fortaleza. Em 2009 foi iniciado o estudo hospitalar, envolvendo 19 hospitais da Capital, identificados por concentrar mais de 90% das mortes por AVC. Este ano, o Comitê Estadual de Atenção às Doenças Cerebrovasculares realiza a terceira etapa do estudo epidemiológico do AVC com a implantação do Registro Estadual de AVC, iniciada em fevereiro.

O marco do programa foi a inauguração, em outubro de 2009, da Unidade de AVC do HGF, que atendeu 1.400 pacientes no primeiro ano de funcionamento. Os pacientes tiveram acesso ao tratamento trombolítico e a exames modernos como a tomografia realizada pelo tomógrafo multislice, que realiza o exame em apenas 5 segundos. Em março de 2013 começou a funcionar a Unidade de AVC do Hospital Regional do Cariri (HRC), que iniciou a descentralização do programa estadual de atenção ao AVC.

Fonte: RN

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Após exames de rotina, médico diz que Dilma 'está ótima'

A presidenta Dilma Rousseff fez nesta quinta-feira (12) exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ela permaneceu uma hora no hospital. Segundo o cardiologista Roberto Kalil, o estado de saúde da presidenta é bom. "Ela está ótima, melhor do que eu”, disse o médico.

Dilma desembarcou na capital paulista por volta das 9h. No início da tarde, o Sírio-Libanês vai divulgar boletim médico com informações sobre o estado de saúde da presidenta.

Em 2010, Dilma fez tratamento no mesmo hospital para combater um câncer no sistema linfático e, desde então, passa por exames periodicamente.

*Fonte:Agência Brasil.

Carnaval 2015: Segurança será reforçada com quase 5 mil agentes

A operação de segurança para o carnaval no Ceará vai contar com o reforço de quase 5 mil agentes. Serão 3.607 policiais militares, 351 policiais civis, 575 agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e 53 da Perícia Forense do Ceará. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (12) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). 

Nove delegacias do interior do Estado também vão receber apoio da Polícia Civil. São elas: Aracati, Beberibe, Jaguaruana, Camocim, Baturité, Paracuru, Itapipoca e Jijoca.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, além do policiamento habitual, com 300 policiais, haverá um reforço extra em torno de 350 homens, segundo a PM. Somente na Capital, o reforço contará com 700 policiais. “Nós atenderemos a todos os eventos carnavalescos, na Praia de Iracema, Mercado do Pinhões, Av. Domingos Olímpio e em eventos religiosos”, explicou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Geovane Pinheiro. Segundo ele, o policiamento normal da cidade está garantido e terá o apoio de 70 viaturas.

Fonte: Ceará Agora

Vai viajar de carro? Confira dicas para que nada atrapalhe seu carnaval

 O feriado de carnaval promete sempre muita festa e diversão. Aproveitar a folia e os dias de descanso é bom para recarregar as energias para o dia a dia de trabalho e estudos. Mas quando o assunto é pegar a estrada, tenha muito cuidado. Em viagens muito longas, é importante parar e descansar durante a noite para revigorar e aguentar a direção com tranquilidade e segurança. Tudo tem de ser checado e planejado para que nada atrapalhe o seu carnaval.

Dados recentes divulgados pelo Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), no Brasil, motoristas que dirigem com sono são responsáveis por 42% dos acidentes de trânsito. Além disso, 18% dos acidentes são ocasionados pela fadiga dos motoristas. Juntos, sono e cansaço representam 60% dos acidentes causados no país.

Para a especialista em sono da Duoflex, Renata Federighi, uma boa noite de sono é de extrema importância para qualquer pessoa, principalmente para quem tem planos de viajar neste carnaval. “A falta de sono provoca diversas consequências como redução da capacidade de raciocínio, falta de atenção, perda dos reflexos, falhas de memória, dentre outras”, afirma.

Para uma viagem tranquila, agradável e segura, é proibido o consumo de bebida alcoólica e medicação que afete os sentidos. Um médico deve ser consultado sobre o uso de medicamentos antes de pegar a estrada.

O carro

Cheque a pressão dos pneus, freios, direção, suspensão, extintor, estepe, macaco, itens de segurança, parte elétrica inclusive, o nível de água e de óleo do motor devem ser verificados, assim como os cintos de segurança, item de uso obrigatório para todos os ocupantes do veículo. O motorista deverá estar descalço ou com sapatos fechados. E nada de dividir a atenção da estrada com o celular.

A Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo original ou cópia autenticada pelo DETRAN são documentos obrigatórios. O licenciamento do veículo e o seguro obrigatório não podem está vencidos. No caso de trailers ou carretas, são necessários os documentos correspondentes e, se for o caso, a carteira e o telefone da seguradora.

Criança a bordo

O bebê-conforto é o meio mais seguro para transportar bebês e deve ser utilizado desde o nascimento até a faixa entre 9 kg a 13 kg, dependendo do fabricante. O assento deve ser instalado no banco traseiro, com a criança voltada para o vidro traseiro para evitar o efeito chicote em caso de colisão ou freadas bruscas, o que pode causar lesões graves ao pescoço da criança.

Crianças com mais de 36 kg e 1,45m de altura podem utilizar normalmente o banco traseiro e o cinto de três pontos, desde que as medidas do menor respeitem alguns critérios anatômicos, como as costas inteiramente no encosto do banco e joelhos dobrados na beirada do assento, por exemplos.

Mitos e verdades

Na luta contra o sono na estrada, é comum que muitas pessoas tomem café, energéticos, ou molhem o rosto durante o trajeto. “No entanto, esses são métodos paliativos, ou seja, mitos. Não são medidas totalmente eficazes. Quando o condutor sentir que o sono chegou, a melhor opção é parar o carro e descansar”, orienta a especialista.

Confira as dicas da especialista:

– Procure dormir de sete a oito horas por noite antes de pegar a estrada. Apesar de esse tempo variar de pessoa para pessoa, é importante sentir o corpo descansado e com uma boa disposição antes de assumir o volante;
– Para um sono de qualidade, é necessário também manter a postura correta ao dormir. A posição de lado é a mais indicada pelos especialistas. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, num ângulo de 90 graus no pescoço. Os joelhos devem estar semidobrados com um travesseiro entre eles;
– Evite dirigir entre meia-noite e oito horas da manhã ou logo após o almoço. Nesses horários, normalmente, a temperatura do corpo cai e o indivíduo sente mais sonolência;
– No trânsito parado, aproveite para fazer alguns exercícios de ginástica laboral para melhorar a oxigenação e as articulações. Estique braços e movimente o pescoço;
– Respeite os limites de velocidade de cada via;
– Atenção para as linhas contínuas e não-contínuas que indicam sobre a ultrapassagem permitida;
– Lenda: Café, energéticos ou molhar o rosto podem despertar temporariamente, mas não evitam a sonolência, portanto, cuidado.

Fonte: http://tribunadoceara.uol.com.br

Agricultores tem até amanhã para aderir ao Garantia Safra



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) prorrogou o prazo de pagamento dos boletos de adesão ao Programa Garantia-Safra 2014/2015. Os agricultores familiares têm até amanhã sexta-feira (13) para fazer o pagamento dos boletos nas Casas Lotéricas ou Agências da Caixa Econômica Federal. 


Segundo o coordenador de Crédito Rural e Políticas Afins da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Arimatéa Gonçalves, ainda faltam ser pagos mais de 10 mil boletos. “É importante que os que ainda não pagaram o benefício procurem as Agências Lotéricas ou da Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento, pois a data de 13 de fevereiro não será mais prorrogada”. 


O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, ressalta a importância do Garantia-Safra: “Ninguém deve ficar de fora desse grande projeto do Governo Federal, que garante uma bolsa de 850 reais, dividida em até 5 parcelas, para aqueles agricultores que perderem 50% ou mais de sua plantação”. 


O Estado do Ceará conta com 355 mil agricultores que estão aptos para receber o benefício. É o Estado com o maior número de cadastrantes aptos, faltando ainda 10 mil boletos a serem pagos. Cada agricultor deve pagar R$ 14,80 para receber o benefício. 


Arimatéa Gonçalves orienta os trabalhadores a procurar os escritórios da Ematerce, as Prefeituras Municipais ou os Sindicatos Rurais para o esclarecimento de outras possíveis dúvidas sobre o benefício. 


Cada município contribui com R$ 44,63, por agricultor cadastrado. O Governo do Estado vai investir aproximadamente R$ 89,25 milhões para que os trabalhadores recebam o benefício. 


Para a safra 2014-2015, o Governo do Estado vai investir R$ 31,6 milhões aproximadamente para que os agricultores familiares recebam o benefício. A União paga R$ 297,50 por agricultor cadastrado.

ASCOM SDA


Caixa Econômica Federal lucra R$ 7,1 bilhões em 2014

A Caixa Econômica Federal encerrou o ano passado com lucro líquido de R$ 7,1 bilhões, resultado 5,5% maior do que o apurado em 2013.

O banco seguiu com o maior ritmo de expansão dos empréstimos do setor em 2014, apesar da fraqueza da economia. O volume de empréstimos somou R$ 605 bilhões, 22,4% acima de 2013, quando o banco expandia o crédito em torno de 30%.

Desse total de empréstimos, R$ 339 bilhões são de financiamentos da casa própria – alta de 25,7% em relação a 2013.

A inadimplência, no entanto, subiu de 2,3% para 2,56% de 2013 para 2014. As provisões para calotes saltou de R$ 9,191 bilhões para R$ 13,156 bilhões no período.

“Estamos satisfeitos com o resultado. Os números mostram que não houve deterioração da qualidade de crédito. Isso é mito que muitos tentaram [chamar atenção]”, disse Jorge Hereda, presidente da Caixa, que será substituído no final do mês pela ex-ministra Mirian Belchior.

Com informações da Folha de São Paulo
Fonte: Ceará Agora

TCM e DPF juntos no combate ao superfaturamento em licitações

 O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Departamento de Polícia Federal (DPF) vão trabalhar juntos em ações de prevenção e combate ao superfaturamento e sobrepreço em licitações no âmbito dos municípios cearenses. Com esse objetivo um acordo de cooperação técnica será assinado nesta sexta-feira (13/02), entre os dois órgãos, definindo objetivamente como se processará essa atuação conjunta.

Está acertado, por exemplo, que o DPF terá acesso à base de dados do TCM-CE para consultas de preços de produtos e serviços oriundos de licitações nos 184 municípios do Estado. Técnicos dos dois órgãos também farão treinamentos específicos a fim de aprimorar seus conhecimentos em torno da questão e há previsão, ainda, de intercâmbio de conhecimentos e tecnologia a fim de facilitar a obtenção de resultados positivos nas atividades que deverão acontecer.

O presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, avalia que o acordo “representa um reforço ao nosso papel de prevenção e combate à corrupção, aprimorando métodos de análise de grandes volumes de dados, tendo a sociedade como principal beneficiária”.

SERVIÇO:

Evento: Assinatura de acordo de cooperação técnica entre o TCM e o Departamento de Polícia Federal.
Objetivo: Prevenir e combater superfaturamento e sobrepreço em licitações nos municípios cearenses.
Data: 13/02 (sexta-feira).
Hora: 9 horas.
Local: Sala de Reuniões da Presidência do TCM – Centro Administrativo do Cambeba.
Assinarão: Presidente do TCM: Conselheiro Francisco Aguiar
Superintendente Regional do DPF no Ceará: Delegado Renato Casarini Muzy

Fonte: Ceará Agora

Sobe para cinco o número de mortos em explosão de navio-plataforma da Petrobras

 O número de mortos em explosão do navio-plataforma Cidade de São Mateus subiu para cinco. De acordo com a empresa BW Offshore, três mortos já tinham sido confirmados ontem (11/02) e dois corpos foram encontrados posteriormente pelo Corpo de Bombeiros.

Quatro pessoas ainda estão desaparecidas. Dez ficaram feridas com a explosão e foram encaminhadas para dois hospitais da região metropolitana de Vitória. Duas delas, segundo a BW Offshore estão em estado grave.

O acidente aconteceu às 12h50 de ontem na plataforma, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), houve uma explosão na casa de bombas. De acordo com a ANP, o fogo foi controlado depois do acidente e a plataforma se estabilizou. Não houve derramamento de óleo.

A plataforma, que é operada pela BW Offshore à serviço da Petrobras, atua desde junho de 2009, nos campos de Camarupim e Camarupim Norte, na Bacia do Espírito Santo.

Com informações da Agência Brasil

Cora é baleada e morre em hospital

Cora (Marjorie Estiano) parece finalmente ter a tão sonhada noite de amor com José Alfredo (Alexandre Nero). Após ela salvar a vida do Comendador na Marquês de Sapucaí, o todo poderoso vai ao hospital satisfazer o desejo da megera. "Eu te amo, Cora!", diz Zé Alfredo após amar a maluca.

A enfermeira estranha quando a vilã fala que Zé Alfredo esteve ali. ''Mas eu estava no meu posto, no fim do corredor, e sei que aqui não entrou ninguém''. Mas Cora garante que sim. "Ele mesmo! Meu cunhado. Esteve aqui... Deitou comigo... E me amou! Cumpriu com o destino dele... Me fez mulher". 

Ao ver Cora delirar e os batimentos dela acelerar a enfermeira busca ajuda, mas Cora morre no hospital.

Não perca a cena, que vai ao ar na segunda-feira, dia 23 de fevereiro.


Fonte: http://gshow.globo.com/

PRF monta esquema especial para feriado de Carnaval

Durante o período de Carnaval, um dos problemas mais frequentes nas estradas é o excesso de consumo de bebidas alcoólicas. Pensando nisso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) montou um esquema especial para o feriado, iniciando nesta sexta-feira, 13.
Além do excesso de bebida, há aumento do fluxo de veículos e de passageiros, o que exige também maiores cuidados com os riscos de acidentes. Nesse contexto, a PRF atuará com reforço de policiamento e fiscalização, levando em conta ainda estatísticas de dias, horários e locais em que há mais ocorrências de acidentes.
A Operação Carnaval vai contar com 428 policiais em turnos ininterruptos de revezamento e 114 viaturas. O esquema começa a partir das 9 horas, na Unidade Operacional de Eusébio, km 19 da BR-116, se estendendo até o dia 18 de fevereiro.
As viaturas estarão equipadas com medidores de alcoolemia, permitindo a fiscalização de embriaguez em qualquer abordagem ao longo das rodovias. A PRF reforça que, após as mudanças na Lei Seca, não existe mais tolerância para a quantidade de álcool no organismo dos condutores.
Com isso, qualquer traço etílico verificado é suficiente para o motorista ser autuado e levar multa de R$ 1.915, além de ter a carteira suspensa.
Restrição de veículos de carga
O tráfego de caminhões e veículos de grande dimensão será restrito durante o feriado, para aumentar a fluidez do trânsito.
Na próxima sexta-feira, 13, a restrição se estenderá das 16 horas à meia-noite. Já no sábado, 14, o horário restrito é de 6h da manhã ao meio-dia. No domingo, 15, e na segunda-feira, 16, o tráfego é liberado.
O esquema retorna na terça-feira, 17, com restrição novamente das 16 horas à meia-noite, e na Quarta-feira de Cinzas, das 6 horas ao meio-dia
Fonte: Diário do Nordeste

Russas: Prefeito inaugura nova iluminação da praça Mons. João Luiz e entrega novos veículos

Em solenidade, na Praça Monsenhor João Luiz, nesta quarta-feira (11), o prefeito Weber Araújo entregou a nova iluminação da Av. Dom Lino, Av. Cel. Araújo Lima e da Praça Monsenhor João Luiz. Além da entrega de 02 novos ônibus para a Secretaria de Educação e 02 novos carros para a Secretaria de Saúde.

Com recursos próprios do município, através da Secretaria de Infraestrutura, a Prefeitura de Russas investiu mais de R$ 435 mil na nova iluminação da Av. Dom Lino, Av. Cel. Araújo Lima e da Praça Mons. João Luiz.

Na Av. Dom Lino foram substituídos todos os 45 postes por postes ornamentais de ferro galvanizado, com pintura eletrostática e braços ornamentais duplo (modelo chinês) e lâmpadas de 400W. Toda instalação foi substituída, passando a ser totalmente subterrânea.

Na Praça Mons. João Luiz a Prefeitura investiu na iluminação com postes ornamentais de granito sintético, além de luminárias modernas e decorativas.

Na oportunidade, o prefeito entregou novos veículos que custaram ao todo R$ 374 mil, sendo 02 ônibus escolares avaliados em R$ 150 mil cada e mais 02 veículos do modelo Etyos da Toyota custando R$ 37 mil cada.


Fonte: ASCOM/Russas

Campeonato Russano de Futebol da 1ª Divisão terá início logo após o Carnaval

Para os amantes do futebol que estão com saudades de bons jogos e daquele bate papo com os amigos no decorrer das partidas, está se aproximando a hora de reviver esses prazeres que só as competições esportivas são capazes de proporcionar. 

E para tal vem aí mais uma edição do Campeonato Russano de Futebol Amador da 1ª Divisão, promovido e realizado pela Liga Desportiva Russana - LIDER, que já preparou e definiu todos os trâmites para o pontapé inicial da competição, que será na quinta-feira, 19 de fevereiro, logo após o carnaval, com o grande embate entre Corinthians, atual vice campeão, e XXV de Agosto/Boqueirão, com início previsto para às 19h30min, no Estádio Olímpico César Cals, centro de Russas.

Antes de a bola rolar, a LIDER presidida pelo grande desportista Fernando Leite, deverá promover um momento oficial de abertura do Certame, que para essa edição contará com a participação de 09 equipes;  Corinthians, XXV de Agosto/Boqueirão, Salgado da Gama/Palhano, Rusmengo, Portuguesa de Flores, Bom Sucesso, Boca Júnior, Guarani/Boa Vista e Juventude.

A competição será disputada em três fases. Na primeira, as 09 agremiações jogarão entre si, em partidas de ida, se classificando as 04 melhores para a fase seguinte. Na semifinal, pelo regulamento oficial do campeonato, a 1ª colocada vai enfrentar a 3ª e a 2ª jogará contra a 4ª. As duas equipes vencedoras farão a grande final do certame.

Confira abaixo os primeiros jogos da competição, que serão todos disputados no Estádio Olímpico, centro da cidade:

  • 19/02, às 19h30min: Corinthians  X  XXV de Agosto/Boqueirão
  • 20/02, às 19h30min: Salgado da Gama/Palhano  X  Rusmengo
  • 21/02, às 18h30min: Portuguesa de Flores  X  Bom Sucesso


Segunda Divisão

Paralelo a 1ª Divisão, também promovido pela LIDER, será realizado o Campeonato Russano da 2ª Divisão, com a participação de 08 equipes; São Paulo, Palmeiras/SG Emp. Imobiliários, Americano, Clube do Racha II, Grêmio de Santa Teresinha, Maguari, Locadora +uma Fase/ Ramal de Flores e União São José.

A competição será disputada em 02 turnos. No primeiro as equipes jogam entre si, em partidas de ida, e a melhor colocada será a campeã do turno. No segundo, as quatro melhores colocadas do turno anterior jogarão entre si e a melhor classificada será declarada campeã. Caso uma mesma equipe conquiste os dois turnos não haverá decisão e essa agremiação será declarada campeã arrastão. Caso o contrário, o certame será decidido em partida única, sem vantagem alguma para as duas finalistas, e se acontecer empate no tempo normal, a campeã será conhecida após as cobranças de pênaltis.

A partida oficial de abertura da segundona russana acontecerá dia 26 de fevereiro (Quinta-feira), às 19h30min, no Estádio Olímpico, entre as equipes do São Paulo e Palmeiras/SG Emp. Imobiliários.

O presidente da Liga, Fernando Leite, tem a honra de convidar o torcedor jaguaribano, em especial o russano, bem como toda a imprensa da região para prestigiarem a abertura de mais um Campeonato Russano de Futebol.