quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Ônibus pega fogo após colisão e deixa mortos em São Gonçalo, RJ

Pelo menos oito pessoas morreram e cinco ficaram feridas após um ônibus da viação Mauá colidir com um poste e pegar fogo na manhã desta quarta-feira (18), na Rua Doutor Getúlio Vargas, no Bairro Santa Catarina, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Com o impacto da colisão, o transformador de luz caiu e incendiou o ônibus.

Segundo a Polícia Militar, corpos estavam empilhados no fundo do ônibus e o socorro estava em andamento. Entre os oito óbitos confirmados, pelo menos três estavam do lado de fora do ônibus. Até as 8h não havia identificação das vítimas, pois os corpos estavam carbonizados.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os feridos foram encaminhados para o Hospital Estadual Torres. Segundo o 7º BPM (São Gonçalo), o acidente ocorreu por volta das 6h. A perícia estava no local às 9h e a rua, que é uma das principais do bairro, permanecia interditada.

A viação Mauá informou que o ônibus era da linha 532 e fazia o trajeto Alcântara-Niterói, via Dr. March. Segundo a Ampla, o fornecimento de energia foi interrompido na região e a área foi isolada para evitar qualquer tipo de risco. Técnicos trabalhavam na troca do poste e do transformador atingidos pelo acidente.

Fonte: G1

Treze municípios cearenses registram chuvas nesta Quarta-Feira de Cinzas

O calendário de chuvas da Funceme registra que houve precipitações em 13 municípios cearenses nas últimas horas.

Os maiores registros foram em Icapuí, 59 milímetros; Viçosa do Ceará, 27; São Gonçalo do Amarante, 17.5 milímetros; Itapajé, 17.2 e em Uruoca, 7.0 milímetros.

A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas durante a manhã. A tarde e a noite, céu parcialmente nublado.

Fonte: CN7

Anderson Silva é suspenso preventivamente por doping

Um dos principais nomes da história do UFC, o brasileiro Anderson Silva, ex-campeão dos médios, foi suspenso preventivamente nesta terça-feira após a audiência da Comissão Atlética de Nevada, em Las Vegas. Ele será ouvido e terá sua defesa no próximo encontro disciplinar da entidade, que ainda não tem data marcada, mas deve acontecer em março. 

O lutador brasileiro foi representado pelo advogado Michael Alonzo, por telefone.

Nick Diaz também está suspenso de forma preventiva até o próximo encontro por ter sido flagrado com maconha em seu exame antidoping do dia da luta.

Anderson foi suspenso por ter sido flagrado no exame antidoping em duas oportunidades, uma antes da luta e outra no UFC 183, quando venceu Nick Diaz.

O primeiro resultado do exame saiu alguns dias após o combate que marcou seu retorno ao octógono. A demora para a divulgação, de acordo com a Comissão Atlética de Nevada, foi por um atraso do laboratório. Ele foi flagrado com dois tipos de anabolizantes: drostanolona e androsterona.

Já no exame feito no dia da luta, em 31 de janeiro, ele testou positivo novamente para drostanolona na coleta de urina e também foi flagrado pelo uso de dois ansiolíticos (Oxazepam e Temazepam), que são liberados pela Agência Mundial Antidoping, mas proibido pela Comissão Atlética de Nevada.

Apesar do primeiro exame positivo, o UFC demonstrou apoio a Anderson Silva desde que o resultado foi apresentado. Mesmo assim, a Comissão pediu a sua retirada da próxima edição do The Ultimate Fighter Brasil, que estava sendo gravado em Las Vegas, dando lugar a Rodrigo Minotauro.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Carnaval é marcado por chuva em 57 municípios cearenses



O feriado de Carnaval foi marcado por pequenas precipitações pluviométricas em pelo menos 57 municípios do estado. No sábado (14), a maior chuva aconteceu no município de Barbalha, na região do Cariri, onde foram registrados 26 milímetros. Já no domingo (15), a chuva caiu com maior intensidade no município de Freicheirinha, na Serra da Ibiapaba, onde os aparelhos de medição marcaram 16 milímetros de precipitações. 

Na última segunda-feira (16), o município de Cruz registrou 33,6 milímetros de chuvas. Na mesma ocasião, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), outros onze municípios também apresentaram índices de precipitações.

Ontem (17), as chuvas banharam 34 municípios localizados nas regiões da Ibiapaba, Jaguaribana, Maciço do Baturité, Sertão Central e Inhamuns. Também houve registros de chuvas nos litorais Norte, do Pecém e de Fortaleza. O maior registro aconteceu no município de Senador Sá, onde foram marcados 28,6 milímetros, seguido por Morada Nova (27 mm); Ipueiras (24 mm); Pindoretama (22 mm); Marco (20,3 mm); Redenção (19 mm); Alto Santo (18 mm) e Itapiúna, onde choveu cerca 17, 6 milímetros.

Causa das chuvas


Conforme a Funceme, os registros de precipitações captadas durante o período de Carnaval aconteceram por conta da formação de áreas de instabilidade atmosférica, que possibilitaram condições favoráveis à ocorrência de chuva isolada em todas as regiões do Ceará. No entanto, as chuvas não aconteceram de maneira mais intensa pela falta de uma atuação direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCI), que poderia trazer chuvas mais generalizadas ao estado.

“Se for observada a média anual para o período relativo ao mês de fevereiro, que é de cerca de 127 milímetros, as chuvas caídas até agora, algo em torno de 41 milímetros, revelam um déficit pluviométrico de 67,5% no Ceará. As chuvas decorridas no período de Carnaval aconteceram devido a questões de instabilidade espacial e temporal”, explicou o meteorologista Leandro Valente, da Funceme.

O órgão de meteorologia deverá divulgar, nos próximos dias, o prognóstico climático para os meses de março, abril e maio.  No primeiro prognóstico do ano, divulgado em janeiro, a categoria de chuvas abaixo da média histórica foi apontada como a mais provável.

Para hoje, a Funceme aponta  que a formação de áreas de instabilidade atmosférica sobre o setor norte do Nordeste brasileiro, deixa o céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses ao longo do dia. Chuvas também poderão acontecer amanhã (19), devido a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Fonte: Diário do Nordeste

Mulher é assassinada a bala em Tabuleiro do Norte



Uma mulher de 43 anos de idade foi morta a tiros nesta terça-feira, 17 de fevereiro, por volta das 18h, na Rua Bruno Soares Gondim, Quadra 01, Bairro Populares, cidade de Tabuleiro do Norte, na Região Jaguaribana do estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar, Josefa Genalba Ferreira de Oliveira, natural de Tabuleiro, que residia na Rua Olímpia Maia, mesma cidade, se encontrava no local acima citado, sentada em uma calçada, quando foi surpreendida por dois indivíduos, numa motocicleta de características não anotadas, que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a mesma e logo em seguida fugiram seguindo rumo ignorado.

A vítima foi socorrida por populares ao hospital de Tabuleiro do Norte e logo em seguida transferida para o Hospital Regional de Limoeiro do Norte, onde não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Vale ressaltar que não foi encontrado nenhuma cápsula no local, levando a crer que a arma utilizada teria sido um revólver e a vítima fora atingida com aproximadamente 04 disparos.

Policiais militares realizaram diligências no intuito de identificar e prender os autores do crime, mas até o momento sem êxito.

Fonte: 1º BPM


Triplo homicídio em Juazeiro do Norte

A polícia de Juazeiro o Norte, registrou no final da manhã dessa terça feira (17), um triplo homicídio no bairro São José. Por volta das 11h30m chegou ao conhecimento da CIOPS Juazeiro, que no cruzamento da Rua Robério de Sá Barreto com Travessa Raimundo Ferreira debaixo de uma mangueira, havia três pessoas do sexo masculino vitimas de lesão à bala. 

O policiamento militar tendo a frente o Cabo Amorim, se deslocou até ao local onde constatou que encontrava-se sem vida os menores Hugo Napoleão Soares de Sousa de 15 anos e Vinícios Gabriel de 14 anos, outro menor Francisco Leonardo de 16 anos ainda estava com sinais vitais, e foi socorrido para o hospital regional onde faleceu horas depois.

O delegado de policia civil Dr. Giovane, da delegacia de homicídios, esteve no local de crime juntamente com o perito criminalista Antônio Barbosa. Dr. Giovane apurou através de populares com informações vagas, que dois homens ocupando uma moto Fan de cor escura seriam os responsáveis, e que outras pessoas que estavam no local não morreram porque conseguiram fugir da linha de tiros.

Fonte- Miséria

Com homenagem a Elis, Vai-Vai é eleita campeã do Carnaval 2015 em São Paulo

Com o enredo "Simplesmente Elis – A fábula de uma voz na transversal do tempo", em homenagem à cantora Elis Regina, a escola de samba Vai-Vai foi eleita campeã do Carnaval 2015 em São Paulo, chegando a seu 15º título na história. O resultado foi revelado durante apuração das notas dos desfiles, realizada nesta terça-feira (17), no sambódromo do Anhembi. 
A apuração foi acirrada e decidida no último quesito. Vai-Vai e Mocidade Alegre estavam empatadas até a leitura das notas de evolução. A campeã terminou com 269,9 pontos, três décimos à frente da Mocidade – campeã dos últimos três anos –, que ficou com 269,6 (veja o placar completo com todas as notas). "Eu quero agradecer à minha comunidade. E em primeiro lugar, agradeço a meu pai Ogum, meu pai guerreiro. Ele virou o jogo! Obrigado, Elis. Obrigado aos filhos da Elis", disse emocionado o presidente da escola, Darly Silva, o Neguitão.

A Vai-Vai foi a penúltima escola a desfilar na madrugada de domingo, entrando no Anhembi às 5h07. Mesmo rivalizando com a Gaviões da Fiel, escola com grande torcida, a Vai-Vai foi a agremiação que mais levantou o público no segundo dia de desfiles, desde a concentração, onde o samba – que trazia trecho da canção "Maria Maria", de Milton Nascimento – já era cantado com força. Passistas entravam na avenida emocionados, chorando, e os espectadores participaram ativamente, acenando bandeiras, cantando e usando máscaras com o rosto da homenageada.
 
"A música venceu. Essa homenagem a Elis, um dos maiores ícones do século 20, é uma vitória da Vai-Vai, é uma vitória da música. É muito mais difícil assistir a uma apuração do que entrar no Carnegie Hall. Sofri como um condenado, mas viva a Vai-Vai", disse o maestro João Carlos Martins, que acompanhou a apuração no sambódromo com outros integrantes. Martins foi tema da Vai-Vai em 2011, ano em que a escola conquistou seu penúltimo título.
 
A cantora Maria Rita, filha de Elis e um dos destaques do desfile, escreveu no Twitter durante a apuração e brincou com o fato de ter se sentido mal ao final da passagem da Vai-Vai pela avenida. "Estou tremendo. Chama o Samu de novo, faz favor", escreveu durante a leitura das notas. Ao final da apuração, ela publicou apenas: "Não estou acreditando". 
 
A presidente da escola vice-campeã, Solange Bichara, parabenizou a Vai-Vai e se disse orgulhosa da Mocidade: "Ganhar ou perder faz parte do jogo. Agora é começar a trabalhar pelo próximo. Agora é analisar os nossos erros e trabalhar para que não aconteçam mais. Me sinto orgulhosa de minha escola. De ter apostado até o final. E Vai-Vai também é um grande enredo, gente. Parabéns, sucesso, faz parte. Daqui a pouco eu estou lá no Bexiga tomando uma cerveja".

Segundo Sueli Silvestre, integrante da harmonia da Vai-Vai, disse que a vitória da escola também representa uma superação. "Para nós representa a vitória de uma comunidade. A gente batalhou, viemos do nono lugar do ano passado desacreditados, foi um campeonato de superação e nos unimos em prol do nosso pavilhão", disse ela que ainda contou que os fãs da cantora ajudaram na escolha do enredo. "Os nossos ensaios foram quase todos lotados, os fãs da Elis abraçaram a gente. A arquibancada também ajudou muito, foi lindo ver todo mundo cantando junto".

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também usou o Twitter para parabenizar a escola. "Parabéns Vai-Vai! Lindo samba-enredo. Elis Regina e seu bairro do coração eternizados. Viva o Bexiga e a maior cantora brasileira!". 
 
As escolas Tom Maior e Mancha Verde foram rebaixadas por terminarem nas duas últimas colocações. Acadêmicos do Tatuapé, que começou a apuração com desconto de 1,1 ponto por punição em função de atraso, conseguiu permanecer no Grupo Especial.
 
Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br


Grupo Fuzuê chega a cidade de Russas, neste sábado (21/02), com o espetáculo Palafita

Seguindo o cronograma de apresentações da Plataforma de Circulação, o Grupo Fuzuê chega a cidade de Russas com o espetáculo Palafita. Composto por dois artistas de circo, que dialogam no palco com as técnicas circenses de mão a mão e AcroDuo, os acrobatas trabalham o equilíbrio por meio do contato entre os corpos, explorando as possibilidades de ocupação do espaço em que circulam e a construção de novas formas dentro dele. O grupo, se apresenta neste sábado, 21/02, às 20:30hs, no Galpão das Artes, em Russas. A Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas no Ceará, é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult – Ce).

Proposição de equilibro entre dois corpos, ora sobre mãos e pés ora reconstruindo formas de se estar no outro, o espetáculo exibe toda a maestria da sustentação do corpo e sua busca por estabilidade, remetendo à imagem dos casebres lacustres que conhecemos por palafitas, erguidos em lagos e regiões pantanosas como estratégia de ocupação de um espaço. Na peça, o conceito de morada inventa a subjetividade da proteção, uma maneira de habitar os terrenos não estáveis da condição humana. O trabalho é inspirado no conto O segredo no cair da tarde, de Eduardo Galeano.
 
Sobre a Plataforma de Circulação:
 
A Plataforma de Circulação de Músicas e Artes Cênicas no Ceará promove, de dezembro de 2014 a março de 2015, a circulação de espetáculos de música, teatro, dança e circo por municípios cearenses, descentralizando o acesso a apresentações artísticas e culturais e promovendo um intercâmbio entre cenários e linguagens. Através de edital, foram selecionados 16 grupos e artistas, nas áreas de artes cênicas e música, para promover ações formativas e realizar, cada um, nove apresentações, em três municípios cearenses, incluindo Fortaleza. Ao todo, serão até 145 apresentações e 48 ações formativas, beneficiando 33 municípios. O projeto é uma iniciativa da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, com patrocínio da Petrobras, pelo Mecenato Estadual, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult).
 
SERVIÇO:

Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceará – Espetáculo “Palafita”
Sábado – 21/02
Local: Galpão das Artes – Av. Cel. Araújo Lima, 350 – Centro, Russas – Ce.
Horas:20:30hs
Teaser: http://vimeo.com/98289496
Para mais informações: Assessoria da Plataforma – Camilla Lima: (85)8642-3336

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

680 multas aplicadas até esta terça nas estradas federais cearenses

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF-CE), até esta terça-feira, 17, já foram registradas 680 multas só com o radar pistola, o equipamento móvel da PRF. No Estado, a polícia conta com 5 equipamentos ao todo. De acordo com a PRF, depois do balanço final este número ainda vai aumentar. 

Funcionamento

Os radares pistola têm dois modos de atuação: estático e portátil. Quando utilizado na forma estática, ele é colocado em um tripé e flagra todos os veículos irregulares na rodovia em uma distância de até 1 Km.

Na forma portátil, o policial rodoviário é quem manuseia o aparelho. "O radar tem uma espécie de mira. O policial aponta para um veículo e detecta a sua velocidade. Caso esteja acima do permitido na via, ele trava no veículo até que a placa fique visível para registrar uma imagem", explica Costa. No modelo portátil, o radar atinge a mesma distância do estático (1 Km), porém só consegue fiscalizar um veículo por vez.

O uso do radar pistola é amparado pela Resolução 396 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), que permite a fiscalização eletrônica, desde que a velocidade máxima permitida na via em questão esteja sinalizada para os motoristas.

Penalização

A multa para o motorista que for flagrado trafegando acima da velocidade máxima permitida na via varia conforme o grau da infração. Caso o condutor transite em até 20% a mais do permitido, a infração é considerada de natureza média, com multa de R$ 85,13 e acúmulo de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já entre 20% a 50% superior à máxima da via, a infração é registrada como grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

Já para o condutor flagrado em velocidade superior a 50% da máxima permitida, a infração é de natureza gravíssima, gerando multa triplicada, no valor de R$ 574,62, além de acumular sete pontos na CNH.

O motorista também pode ter a suspensão imediata do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação, conforme o artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fonte: Diário do Nordeste

Ex-gerente executivo da Petrobras mantinha conta na Suiça com R$ 6 milhões

Pedro Barusco Filho, ex-gerente executivo da Petrobras, mantinha uma conta em Genebra, na filial do banco HSBC na Suíça, com saldo de US$ 6 milhões. A conta no HSBC estava em nome da offshore Vanna Hill, empresa que pertencia no papel à sua esposa, Luciana Adriano Franco. No acordo de delação premiada, Barusco se comprometeu a devolver US$ 67,5 milhões, entre eles os US$ 6 milhões depositados no HSBC.

O HSBC suíço foi um dos oito bancos usados por Barusco para movimentar a propina que recebeu pelo desvio de dinheiro de obras da estatal. A filial suíça do banco é acusada de acobertar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Os dados dos clientes do banco foram vazados por um ex-funcionário do HSBC, que, em janeiro passado, deu início a uma investigação batizada de “SwissLeaks”, feita por 154 jornalistas de 45 países. A movimentação milionária no HSBC ocorreu entre 2006 e 2007.

Barusco  teria começado a receber propinas quando ainda atuava na área de Exploração e Produção. Entre 1995 e 2003, afirmou ter recebido por mês entre US$ 25 mil a US$ 50 mil de uma única empresa, a holandesa SBM. Na Diretoria de Serviços da Petrobras, comandada pelo ex-diretor Renato Duque, o valor chegou a pelo menos US$ 22 milhões entre 1997 e 2010, e o dinheiro passou por 13 offshores.

O valor, porém, pode ser bem maior. Todos os contratos acima de US$ 20 milhões passavam por Duque. Segundo as denúncias, ele e o PT também atuaram na diretoria de Exploração e Produção, dona de 60% dos investimentos da estatal.

Com informações do O Globo *
Fonte: Ceará Agora

Vítimas de acidente com ônibus são enterradas em Juazeiro do Norte

 Os corpos das cinco pessoas mortas na colisão de um carro com um ônibus na tarde de domingo (15), na cidade de Várzea Alegre, foram enterrados nesta terça-feira (17). As vítimas eram naturais da cidade de Juazeiro do Norte e foram enterradas em um cemitério particular da cidade.

Os cinco mortos eram membros da mesma família: um casal, os filhos de nove e dois anos, e uma sobrinha também de nove anos. O acidente ocorreu na CE-060, por volta de 16h. Segundo o relato do motorista de ônibus à polícia, o condutor do carro pareceu ter perdido o controle do veículo durante a curva, colidindo de frente com o ônibus.

O ônibus da Viação Guanabara seguia de Juazeiro do Norte para Fortaleza, chovia forte na ocasião. O carro da família ficou preso e destruído. Os corpos foram liberados para o velório também na segunda-feira.

Fonte: G1

Vigilante morre após ser lesionado a bala em Limoeiro do Norte



 Um homem foi lesionado a bala e veio a óbito nesta segunda-feira, 16 de fevereiro, por volta da 20h, na Localidade de Pedra Branca, zona Rural do município de Limoeiro do Norte, estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar, o vigilante Gracir José de Souza, 38 anos, vulgo Deco, que residia na CE 377, mesma localidade onde aconteceu a ocorrência, foi surpreendido por dois indivíduos numa motocicleta, que efetuaram vários disparos contra o mesmo, sendo atingido com um tiro no abdômen.

Deco foi socorrido por populares ao Hospital Regional de Limoeiro, mas não resistiu a gravidade do ferimento e veio a óbito.

Os autores do crime evadiram-se logo em seguida tomando destino ignorado e ainda não foram identificados.

Fonte: Blog do Erivando Lima