segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Funceme registra forte chuva em Fortaleza e em outros 83 municípios do Ceará

Chove em 84 municípios cearenses, de acordo com dados extraídos até as 7h desta segunda-feira (23) pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

As cidades que registraram mais precipitações foram Independência, com 72.5 mm; Pacatuba, com 57 mm e Deputado Irapuan Pinheiro, com 55 mm. Na Capital cearense, a Funceme registrou chuva de 42 mm, que já deixou diversos pontos da cidade alagados. A intensidade da chuva deve ser ainda maior quando novos dados surgirem.

“Essas chuvas estão sendo ocasionadas pela atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis que está atuando há 3 dias no Nordeste brasileiro, ocasionando chuvas em praticamente todo o Estado”, afirma o meteorologista da instituição Leandro Valente.

Fonte Radio Verdes Mares

Mudança de comando do primeiro batalhão da Policia Militar de Russas

O tenente coronel José Wellington Alves da Silva do P.M está vindo para Russas. E vai assumir o comando do primeiro Batalhão Militar na cidade de Russas. A transferência do comandante deve acontecer até a próxima quinta-feira (26/02). E está sendo aguardado hoje a divulgação do edital .O novo comandante está vindo da cidade de Juazeiro do Norte-Ce, onde estava no comando do segundo batalhão desta cidade.


Já o outro comandante do primeiro batalhão de Russas, Coronel Paiva, está sendo resignado para comandar o policiamento na cidade de Iguatu.

Fonte: Blog do Erivando Lima

Camilo Santana cria piso salarial para agentes comunitários de saúde



O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (23), projeto de lei instituindo o piso salarial dos agentes de saúde do Ceará, no valor de R$ 1014,00. 
Serão beneficiados mais de 8 mil agentes de saúde em todo o Estado. “Estou honrando um compromisso que assumi ainda durante a campanha. Esta é uma área fundamental no atendimento da população e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos cearenses”, afirma o governador.
A medida atende a um compromisso reafirmado durante reunião com os representantes da categoria vindos de vários municípios. O piso existia apenas no âmbito federal, por meio da Lei nº 12.994 de 17 de junho de 2014. A lei entra em vigor na data da publicação e tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2015.
A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado (Sindiute), Marta Brandão, comemorou a notícia. "Para nós é uma grande conquista. Era uma luta prioritária. Tínhamos uma lei federal que determinava o pagamento do piso, mas esperávamos a intervenção do executivo estadual para estabelecer a medida em nível estadual", declara.
As alterações na Lei de n. 14.101 de 04 de abril de 2008 fazem jus ao piso salarial dos agentes comunitários de saúde que se dedicam integralmente aos serviços e ações de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias dentro dos territórios de atuação.
*Texto da assessoria de imprensa do Governo do Estado do Ceará.
Fonte: CN7

Conselheiros da Alimentação Escolar têm até 31 de março para emitir pareceres

Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon) já está aberto para receber os pareceres dos conselheiros sobre as prestações de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com prazo final até o dia 31 de março próximo.

Os Conselhos de Alimentação Escolar ou CAE são órgãos locais de controle social do PNAE, que monitoram a aplicação dos recursos em sua localidade. São compostos por sete membros, com representantes do Poder Executivo, dos trabalhadores da educação e discentes, entidades da sociedade civil e pais de alunos. É papel do conselho emitir um parecer conclusivo sobre a prestação de contas feita pela respectiva entidade executora do PNAE, seja a prefeitura, governo estadual ou entidade conveniada.

O PNAE, implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricional.

São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros. Um mínimo de 30% dos recursos transferidos deve ser utilizado na compra de produtos da agricultura familiar.

Autor: FNDE

Chuvas fazem o açude de Independência começar a sangrar

O açude da cidade de Independência, 309km de Fortaleza, no Sertão de Crateús, sangrou nesta segunda-feira (23/02), após uma forte chuva durante a noite de domingo e a manhã desta segunda. O açude fica no bairro da Cohab e pertence a prefeitura. O excesso do volume de água vai para o rio Poti, em direção a Crateús.

De acordo com informações, a chuva de 100mm chegou a alagar ruas e encheu riachos em várias localidades, como o rio que passa pelo distrito de Espírito Santo, em Iapi.

Fonte: Ceará Agora

Governador visita obras hídricas em Tamboril, Catunda, Ipaporanga e Crateús

O governador Camilo Santana visitou neste domingo (23/02), as obras hídricas nos municípios de Tamboril, Catunda, Ipaporanga (distrito de Sacramento) e Crateús. No total, foram mais de 10 horas de percurso entre as cidades. Em sua chegada a Crateús, Camilo enfatizou a importância de acompanhar as intervenções de perto. “Eu tenho que acompanhar a obra (da adutora) porque o olho do dono é que engorda o boi. Tecnicamente, essa é uma obra complexa por conta da grande extensão e também da diferença de níveis. Nunca se fez uma adutora nessa extensão (mais de 150 km). O motivo da nossa vinda foi exatamente para fiscalizar, acompanhar e garantir para que a gente conclua essa obra e em poucos dias já possa ter água suficiente em Crateús”, disse o governador, sobre a adutora que leva água do açude Araras até Nova Russas e Crateús, a maior já construída no estado.

Camilo Santana citou ainda a importância dos prefeitos da região em parceria com o Governo do Estado na perfuração de poços e no trabalho com carros-pipa para minimizar a situação até que a água chegue à adutora. Acompanhado do secretário Francisco Teixeira (Recursos Hídricos) e do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, o governador iniciou o percurso por Tamboril, onde visitou os poços que já estão em funcionamento e atendem à população. Em Catunda, a comitiva visitou os quatro poços já trabalhando e outros sete em construção. O secretário Francisco Teixeira enfatizou que, caso seja necessário, novos poços serão construídos no município.

No período da tarde, o governador inspecionou a montagem da quarta estação de bombeamento da adutora, no distrito de Sacramento, em Ipaporanga. Já em Crateús, além da adutora, Camilo Santana e Francisco Teixeira verificaram ainda a construção de poços no município.

Adutora

O equipamento está localizado no âmbito da Bacia Hidrográfica do Acaraú/Sertão de Crateús, transportando água do Açude Araras para uma população total de 98.400 habitantes. A extensão da adutora é de 155,66 km, com quatro estações elevatórias e vazão de 205 litros por segundo, o equivalente a 738 metros cúbicos por hora. Para Nova Russas, a vazão é de 75 litros por segundo (270 metros cúbicos/hora), enquanto que para Crateús são 130 litros por segundo (468 metros cúbicos/hora). A potência instalada é de 2.325 CV. A obra recebeu investimento da ordem de R$ 82,48 milhões.

Fonte: Ceará Agora

INSTABILIDADE ATMOSFÉRICA: Chuvas continuam no Interior do Ceará

As chuvas continuam no Interior do Ceará. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) o Estado deverá continuar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica até a próxima quarta-feira, 25. Essas áreas se formam em virtude da atuação de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS – sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura).
Por conta desse fenômeno natural haverá chuvas no Centro-Norte na manhã desta segunda-feira, 23. No sul do Estado, estão previstas nebulosidade variável com chuvas isoladas. Entre a tarde e a noite, há possibilidade de chuvas em todas as regiões cearenses.
Conforme o órgão meteorológico oficial do Estado até a publicação desta edição havia chovido em 77 municípios. A maior precipitação foi registrada em Independência (72,5mm) no Sertão de Crateús. Já no Sertão Central, a maior chuva ocorreu em Deputado Irapuan Pinheiro (55mm), seguido de Solonópole (52mm).
Ainda de acordo com a Funceme o quadro também será favorável à ocorrência de precipitações amanhã, terça-feira, 24. O Ceará deverá ficar com nebulosidade variável entre a madrugada e manhã com possibilidade de chuvas na faixa litorânea. Ao longo do dia, há possibilidade de chuva em todas as regiões.
Diário do Nordeste

Radio Educadora de Limoeiro é arrombada

Na manha dessa segunda-feira dia 23/02 recebemos a informação de um Arrombamento na Rádio Educadora de Limoeiro.

Segundo informações quando o operador de som chegou pela manhã que abriu a Rádio observou  a mesma arrombada e as salas todas reviradas. Ainda segundo informações uma quantia em dinheiro não informada foi levada.




Fonte: Limoeiro Plantão Policial 

Africano chega a Goiânia por engano ao tentar viajar à Guiana Francesa

O professor africano Emmanuel Akomanyi, de 29 anos, veio parar em Goiânia, por engano, ao tentar viajar à Guiana Francesa. Natural de Gana, ele conta que a confusão ocorreu no aeroporto de São Paulo, onde pediu a um funcionário de uma agência de turismo uma passagem para o país vizinho. No entanto, o atendente confundiu a pronúncia e entendeu que ele se referia à capital goiana. Agora, o africano não tem dinheiro para seguir viagem.

Emmanuel só descobriu que estava na cidade errada quando entrou dentro do táxi em Goiânia, no dia 14 de fevereiro, e mostrou o endereço de uma universidade na Guiana Francesa. “Então, ele [taxista] me mostrou no mapa onde eu estava: Goiânia. E eu disse: Estou perdido”, relata o professor.

A agência de turismo que vendeu a passagem de São Paulo a Goiânia, a Visão Turismo, informou, em nota, que opera há oito anos no Aeroporto Internacional de Guarulhos e que todos os funcionários falam inglês. A empresa afirma que o cliente pediu a passagem para Goiânia e não à Guiana Francesa.

Sonho de ser médico

O africano deixou a família em busca do sonho de ser médico. De acordo com o professor, ele economizou por dois anos para viajar de Gana à Guiana Francesa, onde ganhou uma bolsa de estudos para cursar medicina.

Como gastou parte do dinheiro para comprar a passagem errada, Emmanuel não tem a quantia suficiente para viajar ao país vizinho. Ele possui apenas R$ 37 e US$ 37.

O africano só não está na rua devido à ajuda de funcionários e passageiros do Aeroporto Santa Genoveva, que custearam a estadia em um hotel simples da capital por alguns dias. Depois, a dona de casa Lourdes Ricardo soube da história e ofereceu um quarto em sua residência para que o professor se hospedasse. “Tem espaço na minha casa, tem um quartinho desocupado, então eu trouxe ele pra cá, até ver como é que fica”, diz Lourdes.

A dona de casa iniciou uma campanha para ajudar Emmanuel a seguir viagem. “Eu queria que as pessoas colaborassem também doando dinheiro. Se alguma agência de viagem puder dar uma passagem também, ele ia ficar muito grato”, pede Lourdes.

Fonte: G1

Ceará e Icasa ficam no empate em Juazeiro do Norte



Na primeira rodada da segunda fase do Campeonato Cearense o Ceará foi à Juazeiro do Norte enfrentar o Icasa e empatou pelo placar de 2 a 2. A partida marcou mais um "apagão", da equipe alvinegra que chegou a abrir 2 a 0, mas deixou o time da casa empatar. O resultado não foi ruim para o Icasa já que os concorrentes do grupo B1, Fortaleza e Quixada, não venceram e assim não se distanciaram do Verdão e também pela consequência do jogo.

Já para o Ceará o resultado não foi comemorado. A equipe além de ter aberto dois gols de vantagem, mais uma vez não mostra evolução de jogo e repete mais uma queda de produção. Contra o Maranguape o Vovô vencia por 3 a 0 e deixou os visitantes empatarem. Marcos Aurélio salvou o time naquela ocasião. Hoje a história não se repetiu.

Os gols da partida foram marcados por Assisinho e Ricardinho para o Ceará no primeiro tempo e Núbio Flávio e Charles, que marcou seu primeiro gol como profissional para o Icasa, no segundo tempo. Os dois times voltam a jogar no meio de semana. O Ceará recebe o Quixadá no estádio Presidente Vargas na quarta-feira, 25, às 20h20 e o Icasa também no estádio Presidente Vargas só que na quinta-feira, 26, às 20h20 contra o Maranguape.

Fonte: Artilheiro.com.br

Fortaleza fica no empate diante do Maranguape



No Presidente Vargas no sábado 21/02) a noite Fortaleza e Maranguape iniciaram a segunda fase do campeonato estadual. O jogo foi bastante movimentado, o gavião da serra jogou muito bem, mas pecava nas finalizações, já o tricolor de aço, não reeditou as boas partidas, errou muito e não teve poder ofensivo.

O placar de 1x1, teve um bom sabor pelos lados do time da serra, já pelo tricolor, a torcida muito impaciente com a inoperância ofensiva, vaiou a equipe ao fim do jogo e em vários momentos chamou o técnico Nedo Xavier de burro. 

O leão volta a jogar na quarta (25/02), no Domingão contra o Guarani de Juazeiro, já o gavião irá jogar novamente no PV só que na quinta (26/02) contra o Icasa.

Fonte: Artilheiro.com.br

São Raimundo vence Canarinho de Flores pela Copa Alonso de Futebol



Duas partidas foram disputadas nesse final de semana pela fase de grupos da 13ª Edição da Copa Alonso de Futebol. No sábado, 21/02, em jogo realizado no Estádio Sabino Roberto, o São Raimundo se reabilitou da derrota na estreia para o Serra Azul e venceu a equipe do Canarinho de Flores por 4 a 3. Já no domingo, 22/02, no mesmo local, Desportiva Luiz Alves e Serra Azul protagonizaram um embate muito equilibrado, que terminou empatado pelo placar de 1 a 1.

A competição está sendo disputada por 08 equipes divididas em duas chaves. São Raimundo, Desportiva Luiz Alves, Maguary e Nova Ilha compõem  o grupo “A”, e Americano, Serra Azul, Canarinho e Vila União formam a chave “B”.

Na 1ª fase, as equipes do grupo “A” enfrentam as da chave “B”, se classificando as duas melhores de cada para a fase semifinal. Nesta, o 1º de “A” vai enfrentar o 2º de “B” e o 1º de “B” vai jogar contra o 2º de “A”.  Os vencedores disputarão a grande final agendada na tabela para o dia 11 de abril (sábado), às 15h, no Sabino Roberto.

Na chave “A”, o São Raimundo lidera com 03 pontos em 02 jogos, seguido por Maguary e Desportiva, que tem um ponto cada, sendo que o time do Luiz Alves já jogou duas partidas e o Maguary apenas uma, e na lanterna está o Nova Ilha que ainda não pontuou.

No grupo “B”, a liderança é do Serra Azul com 04 pontos em 02 jogos, dividem a 2ª posição as equipes do Americano e Canarinho com 03 pontos cada, sendo que o time de Flores jogou duas vezes e o Americano somente uma, e na 4ª posição está o Vila União com um ponto em um jogo.

A competição prosseguira no próximo final de semana com mais dois jogos. No sábado, 28/02, o Maguary vai enfrentar o Americano e no domingo, 01/03 o Vila União duelará contra o Nova Ilha. Ambas as partidas terão início às 15h30min, no Sabino Roberto.

Jovem é executado a bala no bairro Bom Nome em Limoeiro do Norte



Um jovem de apenas 24 anos, foi assassinado a bala neste domingo, 22 de fevereiro, por volta das 19h30min, na Rua “A”, Mutirão do bairro Bom Nome, cidade de Limoeiro do Norte, interior do estado do Ceará.

 

O policiamento da cidade recebeu informações através de telefone de que no endereço acima citado havia ocorrido um homicídio a bala, de imediato uma composição se deslocou para o local e contatou a veracidade do fato, tendo com vítima a pessoa de José Xavier Rodrigues, vulgo “Josué”, autônomo, natural de Limoeiro do Norte, que residia na Rua Manoel Saraiva, bairro Santa Luzia, mesmo Município.

 

Policiais adotaram todas as medidas cabíveis, e realizaram diligências na tentativa de identificar o(s) autor (es), do crime, mas até o momento sem êxito.

 

Fonte: 1º BPM 

 

Foto: Blog do Erivando Lima