segunda-feira, 9 de março de 2015

Coelce registra mais de seis mil raios no Ceará durante o fim de semana


A Coelce registrou neste fim de semana, (7 e 8 de março), 6783 raios em todo o Ceará. Morada Nova foi o município com a maior incidência de raios no Ceará (541); seguido de Ibaretama (296) e Granja (293).

Desde o início do ano até agora  (9 de janeiro), foram registradas 58.479 descargas em todo o estado, sendo Santa Quitéria o município com o maior registro de raios (2176). Em 2014, foram registradas 153.470 descargas atmosféricas no Ceará, sendo Granja a cidade com o maior número de incidências (9.530).

Monitorar as descargas atmosféricas no Ceará é um trabalho feito por meio do Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce. A atividade realizada pelos operadores do Centro de Controle do Sistema (CCS) tem o objetivo de acompanhar o sistema e orientar as equipes de manutenção do Estado sobre ocorrências na rede elétrica provocadas por descargas atmosféricas.

Cuidados

A odientação para evitar ser atingido por uma descarga é evitar ficar em áreas abertas, como praia, campo de futebol, sob árvores e perto de cercas durante uma tempestade. O ideal é sempre buscar um abrigo.
Dentro de casa, não ficar perto de objetos que conduzem eletricidade, como telefones com fio e aparelhos eletroeletrônicos nem perto de objetos metálicos grandes.

Fonte: G1

Adolescente cai em canal e morre após ser arrastado pela água no CE

O corpo de um adolescente de 15 anos foi encontrado às margens do Rio Maranguapinho na manhã desta segunda-feira (9), em Fortaleza. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Ceará, o jovem estava desaparecido desde a tarde de domingo (8), quando caiu em um canal no Bairro Bom Jardim.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o adolescente estava com amigos na ponte que passa por cima do canal que dá acesso à Rua José Martins. Ele se desequilibrou e caiu. As fortes chuvas registradas no domingo encheram o canal e tornaram a correnteza mais forte, ele foi arrastado pela água por cerca de 12 km.

Buscas foram realizadas para tentar resgatar o jovem e o corpo foi encontrado cerca de 18 horas após o desaparecimento.

Fonte: G1

Cão fareja com sucesso 88% de cânceres na tireoide

Um cachorro usado para farejar o câncer de tireoide em pessoas ainda não diagnosticadas teve 88% de sucesso em detectar a doença, segundo pesquisadores americanos.

Na experiência, apresentada na reunião anual da Endocrine Society (associação internacional para a pesquisa de hormônios e endocrinologia clínica), um pastor alemão teve que "cheirar" 34 pacientes.
A equipe de cientistas da Universidade do Arkansas para Ciências Médicas (UAMS, na sigla em inglês) disse que o animal tinha um faro "inacreditável".

Comentando o estudo, o instituto de pesquisa britânico Cancer Research UK disse que usar cachorros para o diagnóstico não seria prático, mas que descobrir as substâncias químicas que eles farejam pode levar a novas pesquisas e avanços.

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço que produz hormônios reguladores do metabolismo.
Tumores na tireoide são relativamente raros e normalmente são diagnosticados testando os níveis de determinados hormônios no sangue e usando uma agulha para extrair células da glândula para exames.

Trabalho delicado

 

O câncer é constituído de células defeituosas e fora de controle. Elas têm uma química própria e liberam "compostos orgânicos voláteis" no organismo.

A escolha dos cientistas pelo cachorro se justifica pelo fato de que esses animais possuem 10 vezes mais receptores olfativos e podem distinguir os odores específicos que os tumores exalam.

A experiência com cães também já teve resultados promissores em pacientes com câncer de pulmão e câncer de intestino.

Uma equipe da UAMS já havia mostrado que um cachorro poderia ser treinado para perceber as diferenças entre amostras de urinas de pacientes com e sem câncer na tireoide.

Frankie, o pastor alemão usado no experimento apresentado à Endocrine Society, foi treinado para deitar-se no chão quando conseguisse farejar o câncer em uma amostra e a dar as costas se a urina estivesse limpa.

O próximo passo era saber se a habilidade do animal poderia ser usada em um exame diagnóstico.
Frankie diagnosticou corretamente 30 de 34 casos. Dois deles eram falsos positivos, mas outros dois pacientes que teriam sido liberados pelos médicos foram diagnosticados com tumores.

"A capacidade que cães têm de farejar quantidades minúsculas (de substâncias) é inacreditável. Nos próximos anos, a comunidade médica vai apreciá-los cada vez mais", disse Donald Bodenner, diretor de oncologia endócrina na UAMS.

Nariz eletrônico

 

Alguns cientistas também tentam retirar o cachorro da experiência e buscar o odor característico do câncer com um "nariz eletrônico". O dispositivo já foi usado, com sucesso, para encontrar infecções intestinais perigosas como as causadas pela bactéria Clostridium difficile.

"Gostaríamos de saber de que é o cheiro que Frankie está sentindo. Ninguém sabe", diz Bodenner.
Jason Wexler, endocrinologista de Washington, nos Estados Unidos, diz que a experiência com cachorros é "fascinante e interessante".

"O estudo tem muito potencial em áreas do mundo que podem não ter acesso a técnicas de biópsia", afirmou.

"Também há muitos pacientes que não gostam da ideia de fazer testes com agulhas. Se fosse possível desenvolver uma técnica sem um procedimento invasivo, o apelo poderia ser grande."

Mas Emma Smith, do Cancer Research UK, afirma que é preciso ter cautela com os resultados. "Apesar de haver evidências de que alguns cachorros treinados podem farejar moléculas de odores exalados por tipos de câncer, há resultados mistos sobre o quão precisos os cachorros são e não é muito prático usar cachorros em grande escala para detectar a doença."

"Mesmo assim, fazer testes em laboratório para entender o que os cachorros estão farejando pode ajudar no desenvolvimento de 'narizes eletrônicos' para detectar estas mesmas moléculas, o que pode levar a diagnósticos melhores no futuro."

Enquanto isso, o laboratório chefiado por Donald Bodenner continua realizando experiências com cães. Agora, o projeto também procura dar um novo lar a cachorros veteranos, que trabalharam com o Exército americano nos conflitos do Iraque e do Afeganistão.

Em vez de farejar bombas, eles serão treinados para encontrar o câncer.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Império: Maria Marta cai em prantos nas cenas finais; saiba o motivo

Segunda, 9 (Capítulo 199)

Maurilio sai da delegacia acompanhado por Silviano. Maria Isis faz as malas para sair da mansão e pressiona José Alfredo a pedir o divórcio. Maurilio encontra Danielle à sua espera em hotel. Téo Pereira termina de escrever biografia de José Alfredo. Isis rejeita convite para ir a casamento de Vicente e Maria Clara. Cristina mostra a Maria Marta vestido chamativo que Clara escolheu para ela ser madrinha. Duas semanas se passam. Antônio chega ao casamento de Xana e Naná para dizer que aceita a proposta de morar com eles. Léo e Claudio decidem viver juntos. Beatriz conta a Claudio que arrumou um namorado. José Alfredo autoriza publicação do livro de Téo Pereira. Cristina ajuda Maria Clara a se vestir de noiva e as duas saem no tapa. Clara chega à conclusão de que Cristina é quem deve ficar com Vicente e desiste do casamento. Cristina coloca vestido de noiva e chega na igreja, para a surpresa de todos.

Terça, 10 (Capítulo 200)

Em conversa com Magnólia, Maria Isis decide romper com José Alfredo. Severo tem surto, fica internado e descobre que está com Alzheimer. Magnólia pede que Noely volte para São Fidélis e dá uns trocados para a viagem. José Alfredo dança e se diverte em casamento de Cristina e Vicente. Maria Clara viaja para Berlim depois de entregar noivo de bandeja para a irmã. Maria Marta entra na frente da arma de Silviano e impede que o mordomo mate José Alfredo. Em agradecimento, comendador dá beijo emocionante em Marta. José Pedro revela que é o misterioso Fabrício Melgaço.

Quarta, 11 (Capítulo 201)

José Pedro e Silviano discutem no apartamento do mordomo. Danielle e Maurilio veem Bruna no telefone com Maria Marta e ameaçam a garota para saber o teor da conversa. José Alfredo e Marta salvam Bruna e ele oferece dinheiro para Danielle cuidar da menina e se afastar de Maurilio. Vicente e Cristina passam lua de mel na casa dela em Santa Teresa. Antônio dorme em uma rede no mesmo quarto com Naná e Xana. Claudio assume namoro com Leo e Téo Pereira desiste de publicar matéria sobre ele. José Alfredo encontra diamante no cofre de José Pedro, descobre que ele é Fabrício Melgaço e os dois brigam. Filho foge com ajuda de Marta.

Quinta, 5 (Capítulo 202)

Após briga, João Lucas acalma José Alfredo, que decide ir atrás de José Pedro sem arma. Marta fica culpada por ter instigado José Pedro a odiar o pai. Pedro se encontra com Silviano e arma sequestro de Cristina. José Alfredo deixa envelope com Maria Isis e a orienta a abrir só se algo acontecer com ele. Comendador procura José Pedro na casa de Silviano. Orville se desculpa com Juju. José Alfredo deixa João Lucas responsável pela empresa. Maria Marta pede para Maria Clara voltar de Berlim. Severo tem crise de esquecimento. Orville, Juju e Vicente encontram corpo de Marcão. José Pedro rende Cristina e a obriga a entrar no carro. José Alfredo recebe ligação do filho com o pedido de resgate e ameaça matar a bastarda.

Sexta, 6 (Capítulo 203)

João Pedro manda o pai dar fortuna e garantia de não denunciá-lo à polícia para soltar Cristina. José Alfredo tem intuição de que o filho está em fábrica abandonada em Bangu e parte para o local. Josué entrega arma para José Alfredo. João Lucas e Vicente vão atrás do comendador. Salvador expõe suas obras em Paris. Maurilio vigia do lado de fora do galpão e avisa da chegada de José Alfredo. Silviano dá bofetada em Cristina dentro do cativeiro e José Pedro aponta arma para a cabeça da meia-irmã. Maurilio aponta arma para José Alfredo e comendador mata o rival. Josué e José Alfredo invadem galpão. Motorista e mordomo trocam tiros e Silviano leva a pior. José Alfredo dá coronhada no filho, que desmaia. Ao dar as costas para chamar a polícia, comendador é surpreendido com tiro disparado por José Pedro. Lucas e Vicente seguram o assassino até a chegada da polícia. Maria Isis abre o envelope e descobre que herda parte da fortuna com morte de José Alfredo. Todos choram de mãos dadas enquanto comendador é cremado. Marta decide que só as mulheres vão ao Monte Roraima jogar as cinzas. Lucas não aceita ficar de fora e vai sozinho ao local. Orville, Salvador e Helena viajam a Paris, mas Juju não aceita o convite para ir junto. Enrico desembarca no Brasil com uma namorada negra. Lucas escala o monte na cena que marca sua ascensão para virar imperador. Após passagem de tempo, Amanda, Du, Clara, Cristina e Isis aparecem com filhos nos braços e Marta deixa clara sua preferência pelo filho de José Pedro. Na cadeira, Pedro aparece com olhar amargurado. Foto da família imperial do início da trama é reproduzida em cena final.

Sábado, 7 (Capítulo 203)

Fortaleza tem a maior chuva do Estado

Nesta segunda-feira (09/03) Fortaleza amanheceu, novamente, sob forte chuva. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) entre as 7h de domingo e 7h desta segunda, a Capital registrou o maior acumulado de precipitações no Estado, com chuvas de 100,8 milímetros, registradas no posto Castelão. O Município de Lavras da Mangabeira teve a segunda maior chuva, neste intervalo, com 90 mm nas últimas 24 horas.

A precipitações do começo desta manhã, geraram alagamentos e o trânsito em diversos pontos da cidade ficou lento. Há registro de semáforos com defeito. Na Av. Treze de Maio, um grande alagamento foi registrado nas proximidades da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Nas avenidas Bezerra de Menezes, Raul Barbosa e na BR 116 – Messejana sentido Centro – o trânsito ficou engarrafado.

Conforme a Funceme, a previsão para esta segunda-feira é que durante a manhã o céu fique nublado com períodos de chuva. À tarde e à noite, o órgão estima “nebulosidade variável com possibilidade de chuva”. Para terça-feira a previsão também é de nebulosidade com períodos de chuva.

Confira a lista das maiores chuvas por município nas últimas 24 horas:

Fortaleza: 100.8 mm
Lavras Da Mangabeira: 90.0 mm
Maranguape: 74.8 mm
Pacatuba: 68.2 mm
Maracanaú: 68.0 mm
Bela Cruz: 62.0 mm

Fonte: Ceará Agora

Morre ex-prefeito de Canindé, Ximenes Filho

O ex-prefeito de Canindé, Ximenes Filho, faleceu no último sábado, 07 após passar mal em sua residência. Ximenes, que tinha 66 anos de idade, chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional São Francisco, mas morreu pouco depois de dar entrada. Recentemente, Ximenes Filho havia passado por uma cirurgia nas pernas.

Ele foi prefeito de Canindé no período de 1993 a 1997. Também foi vereador na cidade e chegou a ser deputado estadual. Amante do esporte, atuou em emissoras de rádio e TV de Fortaleza e do interior como cronista esportivo.

O velório de Ximenes aconteceu na Prefeitura de Canindé.

Fonte: Ceará Agora

Homicídios movimentam o plantão policial de Morada Nova nesse domingo



Dois homicídios, uma a bala e outro a pedrada e faca, movimentaram o plantão policial da cidade de Morada Nova, estado do Ceará, nesse domingo, 08 de março.

Segundo informações da polícia militar, o primeiro foi registrado por volta das 16h40min, na Rua Vitoria, no bar do Jacaré, Distrito de São João do Aruaru, onde foi vítima de homicídio a bala o jovem Leonardo Oliveira Mendes, 20 anos, natural de Morada Nova, que estava sentado em um bar, quando foi surpreendido por dois indivíduos, que dispararam contra o mesmo vindo a óbito imediatamente no local.

A dupla fugiu logo em seguida tomando rumo ignorado.
O segundo caso de morte foi registrado já a noite, no Alto do Vistoso, nas proximidades do Roldão, quando o corpo de um homem, que a princípio não foi identificado, foi encontrado com ferimentos a faca e provavelmente a pedradas. Segundo informações a vítima era o instalador das caixas d’agua do DNOCS.

Policiais militares atenderam as ocorrências e adotaram todas as medidas cabíveis.

Fonte: Plantão Morada Nova

Corpo de jovem é encontrado cravado a bala em Limoeiro do Norte



Foi encontrado na manhã desta segunda-feira, 09 de março, por volta das 7h30min, na CE 377, que liga os municípios de Limoeiro do Norte a Quixeré, no estado do Ceará, mais precisamente a 3 km do centro de Limoeiro, o corpo do jovem Danilo Paulo dos Santos de Jesus, 19 anos, natural de Limoeiro do Norte, que residia no Bairro Boa Fé, mesma cidade.
Policiais foram ao local e a princípio constataram aproximadamente 11 perfurações a bala nas costas da vítima, possivelmente de pistola 9mm, já que no local do crime foram encontradas várias cápsulas deflagradas desse calibre.
Segundo informações o crime teria sido cometido por dois indivíduos que trafegavam numa motocicleta de características não anotadas, que logo após o sinistro evadiram-se seguindo rumo ignorado.
Vale ressaltar que o jovem já tinha passagem pela polícia e havia recentemente saído do presídio local.

 

Informações: Polícia Militar
Fotos: Erivando LIma

Em rede nacional, Dilma defende ajuste e recebe vaia

A presidente Dilma Rousseff recorreu, na noite desse domingo, à rede nacional de rádio e televisão, para prestar uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, defender as medidas econômicas adotadas pelo Governo Federal e defender o combate à corrupção. Foram 15 minutos de pronunciamento – o primeiro do atual mandato e, talvez, o mais longo da história mais recente da política brasileira. Em meio a crise que o País enfrenta, a presidente Dilma Rousseff troca a cor vermelha do PT, que sempre usou em seus pronunciamentos, pela cor verde.

Dilma colocou, também, em pauta, o escândalo da Petrobras e tentou vender para os brasileiros a idéia de que o seu Governo não compactua com a corrupção na estatal de petróleo e está comprometido com as medidas para a Justiça ser feita e os corruptos pagarem pelos desvios de conduta e de dinheiro.

Ao mesmo tempo em que tentava atrair a atenção dos ouvintes e telespectadores, Dilma fazia esforço para convencer os brasileiros a terem paciência e compreensão com as medidas que são necessárias para equilíbrio das contas do Governo Federal. Simultâneo ao pronunciamento, surgiram manifestações de motoristas com buzinaço, panelaço e vaias em várias cidades brasileiras. São os sinais mais contundentes da insatisfação da população.

Entre as medidas, estão a redução do número de parcelas do seguro desemprego, alteração na concessão da pensão por morte e, no segundo pacote fiscal, aumento da carga de impostos sobre a folha de salários das empresas. Essa proposta, que chegou ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória, foi devolvida ao Palácio do Planalto pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB). Renan justificou que aumento ou criação de tributos não pode ser feito por meio de Medida Provisória.

Dilma defendeu o ajuste fiscal, pediu apoio da população e do Congresso na implementação de medidas que afetam a “todos” e disse que as críticas contra o governo são “injustas”. Assim que o pronunciamento teve início, motoristas deram início a um buzinaço pelas ruas de ao menos 12 capitais: São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Belém, Recife, Maceió e Fortaleza. Os protestos durante o pronunciamento foram convocados ao longo do dia em redes sociais e em aplicativos de conversas via celular.

Em São Paulo, das janelas dos prédios, moradores batiam panelas e xingavam a presidente enquanto piscavam as luzes dos apartamentos. Em Pinheiros, zona oeste, as buzinas e gritos de “Fora, Dilma!” e “Fora, PT!” duraram até três minutos depois do final da transmissão.

Os protestos ocorreram em várias regiões da cidade, sobretudo nos bairros de classe média e alta. A Folha obteve relatos de manifestações em Santana (zona norte), Mooca, Tatuapé e Jd. Anália Franco (zona leste), Higienópolis (centro), Pompeia, Perdizes, Morumbi, Jardins e Vila Madalena (zona oeste) e Moema e Brooklin (zona sul).

O Palácio do Planalto não quis comentar as vaias. Em fevereiro, pesquisa Datafolha registrou queda de 19 pontos na aprovação da presidente em relação a dezembro de 2014. Desde então, o governo enfrenta deterioração nos índices econômicos e crescentes dificuldades na relação com partidos aliados.

Fonte: Ceará Agora

Jovem executado a bala em Beberibe



Um rapaz de apenas 19 anos de idade foi assassinado a bala neste domingo, 08 de março, por volta das 20h30min, no Tanque do Ribeiro, distrito de Paripueira, município de Beberibe, litoral cearense.

Segundo informações da polícia militar, Pedro Junior Morais da Silva, natural de Beberibe, se encontrava em casa, quando foi surpreendido por um indivíduo numa motocicleta, que efetuou vários disparos contra o jovem vindo a óbito imediatamente no local. O homicida fugiu logo em seguida tomando rumo ignorado.

Não há informações sobre a motivação do crime. Policiais realizaram diligências na tentativa de identificar e prender o suspeito, mas até o momento sem sucesso.

Fonte: 1º BPM

Jovem de 22 anos morre em acidente de trânsito em Limoeiro do Norte


O jovem Antônio Gomes de Oliveira Silva, 22 anos, natural de Iguatu-CE, que residia em Limoeiro do Norte, veio a óbito após sofrer acidente de trânsito ocorrido neste domingo, 08 de março, por volta das 19h, na CE-377, que liga  as cidades de Limoeiro do Norte-CE à Quixeré-CE. 

Segundo informações da polícia militar, Antônio conduzia a motocicleta BIZ 100 azul, de placa  HXT 2901, quando por motivos desconhecidos perdeu o controle do veículo e caiu. Em decorrência da queda ele bateu com a cabeça em um obstáculo fixo, vindo a falecer imediatamente no local do acidente. 

A polícia informou ainda que o mesmo trazia como garupeira uma adolescente de 17 anos, residente na comunidade da Várzea do Cobra,  que foi  socorrida pelo SAMU, para o hospital regional de Limoeiro do Norte, com escoriações leves pelo corpo.

Fonte: 1º BPM