quarta-feira, 18 de março de 2015

Homicídio à bala em Morada Nova



O crime aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18 de março, por volta de 15h50min, na comunidade do Setor 1, zona rural do município de Morada Nova, interior do estado do Ceará, e teve como vítima o comerciante identificado a princípio apenas por Marquilanio.

O comerciante estava em seu comércio na hora do crime, e segundo informações ainda correu tentando escapar da morte, mas foi alcançado e assassinado. 

Durante a ação um funcionário do comércio foi baleado, mas segundo informações não corre risco de morte.

Fonte: Blog do Tom Gurgel
Foto: Plantão Policial do Ceará

Homem é torturado e enterrado vivo no Ceará e sai de cova sozinho

 Um homem torturado e enterrado vivo por traficantes conseguiu sair sozinho da própria cova e pedir ajuda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Francisco Teófilo, o incidente aconteceu no sábado (14) e, pelo menos dois suspeitos foram identificados e são procurados.

De acordo com o major, o homem, que procurava trabalho como pedreiro na comunidade do Parque Leblon, foi confundido com um delator que, supostamente ajudou a Polícia Militar nas apreensões de armas e drogas na região. “Ele foi torturado e eles [traficantes] ficavam perguntando como a polícia encontrou a droga”, disse o major.

O pedreiro, que está sob proteção policial, pode ter passado cerca de duas horas sob tortura, segundo policiais. Ele sofreu enforcamento e foi enterrado com a cabeça para fora, até que desmaiou. Os suspeitos, segundo o major Teófilo, acharam que o homem estava morto e foram embora. “Ele conseguiu sair sozinho, em uma cova até o pescoço. E ainda conseguiu pedir ajuda na cidade”, conta. A PM faz buscas para tentar prender os suspeitos.

Fonte: G1

Ceará tem 5 feriados nos próximos 45 dias; saiba o que fecha e o que abre na 1ª data

O Ceará terá cinco feriados, estaduais e nacionais, sendo realizado em dias úteis durante um curto espaço de 45 dias. As datas são motivos de comemoração dos cearenses que poderão aproveitar o descanço e de lamentação por parte dos logistas, que esperam um movimento fraco no comércio

O primeiro feriado será na próxima quinta-feira (19), quando será comemorado o Dia de São José, padroeiro do Estado. Nesta data, estabelecimentos como postos de gasolina e agências bancárias. Saiba o que fecha e o que abre na próxima nesta data:

Bancos

Os bancos do Estado não irão funcionar na quinta-feira (19). Segundo o Sindicato dos Bancários do Ceará, os contribuintes que possuem contas com data de vencimento para o feriado poderão antecipar o pagamento ou ainda o quitamento da divida para a p´roxima sexta-feira (20), sem nenhum acréscimo de juros. 

Shoppings
 
Os shoppings centers terão expediente normal durante o feriado, incluindo praças de alimentação, cinemas e espaços de entretenimento, como teatro. 
 
Supermercados
 
A Associação Cearense de Supermercados (Acesu) comunicou que os supermercados cearenses funcionarão normalmente durante o feirado. Segundo a assessoria, o acordo coletivo da classe garante que os funcionários que trabalharem durante a data ganharão adicional em seu salário. 

Postos de gasolina

Os postos de gasolina não poderão funcionar durante o feriado. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), o estabelecimento que for flagrado em funcionamento será multato.

Lojas
 
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), o comérico de rua de Fortaleza funcionará normalmente nesta quinta-feira, sendo pago adicional de feriado aos trabalhadores.  
 
Padarias
 
O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan) informou que as padarias cearenses irão funcionar normalmente durante o Dia de São José, cumprindo um descreto da convenção coletiva realizada pela classe. 

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) trabalhará em regime de plantão em Fortaleza. Qualquer solicitação ou reclamação poderá ser encaminhada 24 horas por dia, pelo Centro de Contato, através do telefone 0800.275.0195. Também estará à disposição para alguns tipos de solicitação o Portal da Cagece, pelo endereço www.cagece.com.br.

Coelce

A Coelce manterá equipes de plantão em pontos estratégicos para garantir o fornecimento de energia na Capital. Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, a população pode ligar gratuitamente para o número 0800.285.0196.

Veja a lista dos demais feriados em dias úteis:

19 de março (quinta-feira): Dia de São José/Padroeiro do Ceará (feriado estadual)
 
25 de março (quarta-feira): Abolição da Escravidão do Ceará (feriado estadual)
 
3 de abril (sexta-feira): Sexta-feira da Paixão
 
21 de abril (terça-feira): Tiradentes
 
1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalhador
 
Fonte: DN

Casa de vereador sofre atentado em Altaneira

A casa do vereador professor Adeilton, líder da oposição na Câmara de Altaneira, sofreu um atentado na noite do último domingo (15). O alvo do atentado foi o seu veículo, um Pálio, de placas HYM 8147, que estava na garagem. Os invasores atearam fogo no veículo que ficou parcialmente destruído.

Até agora não há qualquer pista que leve a autoria do atentado. Na hora do ocorrido, o vereador não se encontrava na residência. Adeilton estava em aula de mestrado no visinho Estado da Paraíba. De volta a Altaneira, o vereador registrou Boletim de Ocorrência (BO) e a Polícia já está investigando o acaso.

Adeilton lamentou o caso e considerou impossível deixar de destacar que nos últimos dias o clima tem esquentado na Câmara. O vereador tem criticado a postura do prefeito Delvamberto Soares com relação ao pagamento dos contratos temporários, em atraso nos meses de janeiro e fevereiro
.

Fonte: CN7

Dilma tem desaprovação de 62% dos brasileiros

As promessas de campanha feitas, em 2014, e ignoradas nos primeiros meses do segundo mandato, o aumento do custo da energia elétrica, as medidas do ajuste fiscal, com elevação da carga tributária e redução de benefícios como o seguro desemprego e da pensão por morte, além da crise política, fizeram despencar a popularidade da presidente Dilma Rousseff.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada, nesta quarta-feira, aponta que 62% dos brasileiros desaprovam o Governo Dilma. É a maior rejeição a um presidente da República desde a crise política do início dos anos 90 que terminou com o impeachment do então presidente Collor de Mello. A pesquisa foi realizada após as manifestações que levaram mais de 2 milhões de brasileiros às ruas, no último domingo, em protesto contra a corrupção, a volta da inflação e o aumento da energia.

Segundo o Instituto Datafolha, a pesquisa feita entre segunda e terça, revela que 62% dos brasileiros classificam a gestão da presidente Dilma como ruim ou péssima. Há 22 anos, quando Collor estava prestes a cair, sua reprovação era de 68%. O Datafolha apurou que, com indicadores de expectativa econômica batendo recordes negativos, a reprovação de Dilma subiu 18 pontos na desde fevereiro.

A pesquisa foi feita com 2.842 eleitores logo após as manifestações de domingo, atos contra Dilma que levaram milhares às ruas. De acordo com a série do Datafolha, é a primeira vez que a petista enfrenta insatisfação da maioria da população em relação ao seu governo.

Há outro motivo de preocupação nos números do Instituto Datafolha: a taxa de aprovação chegou ao ponto mais baixo desde o início de seu primeiro mandato. Os que julgam sua gestão como boa ou ótima somam 13%. O percentual é comparável, em termos negativos, aos piores momentos dos ex-presidentes Itamar Franco (12% de aprovação em novembro de 1993, época do escândalo do Orçamento, na Câmara) e Fernando Henrique Cardoso (13% em setembro de 1999, quando a população sentia os efeitos da desvalorização do Real). Além do próprio Collor na fase pré-impeachment (9%).

Dilma enfrenta o pior índice de aceitação popular no ciclo de 12 anos de mandatos do PT: durante os dois mandatos do ex-presidente Lula, a pior taxa de aprovação foi de 28% (dezembro de 2005) logo após a cassação do mandato parlamentar de José Dirceu (PT-SP) na Câmara, acusado de corrupção no mensalão.

A pesquisa do Instituto do Datafolha tem margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo e mostra deterioração da popularidade de Dilma em todos os segmentos sociais analisados pelo instituto. As taxas mais altas de rejeição estão nas regiões Centro-Oeste (75%) e Sudeste (66%), nos municípios com mais de 200 mil habitantes (66%), entre os eleitores com escolaridade média (66%) e no grupo dos que têm renda mensal familiar de 2 a 5 salários mínimos (66%). Já a maior taxa de aprovação está na região Norte, a menos populosa, com 21%.

No Nordeste, onde a presidente obteve expressiva votação por sua reeleição, em outubro de 2014, só 16% aprovam seu governo atualmente.

Nas pesquisas de avaliação de governo, o Datafolha costuma pedir para os entrevistados atribuírem uma nota de 0 a 10 ao mandatário objeto do levantamento.

A atual nota média de Dilma é 3,7, também a pior desde sua chegada à Presidência, em 2011. Em fevereiro a nota média era 4,8. No primeiro mandato, a pior média apurada foi 5,6, em pesquisas feitas em junho e julho de 2014.

O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre o engajamento em atos a favor e contra Dilma: 4% disseram ter participado de algum evento contra ela no domingo, o que, projetado sobre o eleitorado, dá 5,7 milhões de pessoas. Outros 3% confirmaram participação em atos a favor dela neste ano, algo como 4,3milhões de pessoas.

Com informações do Instituto Datafolha e Jornal Folha de São Paulo.
Fonte: Ceará Agora

Aprovado seguro desemprego para empregados domésticos

 Após quase dois anos em discussão, o projeto que disciplina direitos trabalhistas para os empregados domésticos voltou a andar no Congresso Nacional. Os deputados federais aprovaram o seguro desemprego para essa categoria profissional e rejeitaram, ao mesmo tempo, proposta que reduzia para 8% o recolhimento dos empregadores ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Com isso, fica mantida a alíquota de 12%.

O projeto do seguro desemprego, para os empregados domésticos, foi aprovado por 254 votos a favor e 160 contra. Os deputados apoiaram o projeto que assegura o seguro desemprego aos empregados domésticos da mesma forma que é garantido para os demais trabalhadores: um cálculo feito de acordo com a remuneração do empregado, o que beneficia quem ganha mais de um salário mínimo.

De acordo com o texto aprovado, o prazo do recebimento do benefício varia em geral de três a cinco meses, mas pode ser prorrogado pelo Conselho Deliberativo de Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Antes da aprovação, os parlamentares discutiram dois projetos: um, de autoria da deputada federal Benedita da Silva (PT), e o outro, da bancada do PSOL.

O Palácio do Planalto defendeu o texto elaborado pela deputada Benedita da Silva, que havia limitado a um salário mínimo o seguro-desemprego para as domésticas demitidas sem justa causa – tornado obrigatório pela regulamentação -, por um período máximo de três meses. A bancada do PSOL, no entanto, apresentou uma emenda propondo a supressão dessas limitações. Os dois projetos, que tratam do seguro desemprego e da alíquota do INSS, voltarão a ser apreciados pelo Senado.

Fonte: Ceará Agora

AABB de Limoeiro vence Sport de Tabuleiro na rodada de abertura da Copa Jaguaribana de Futsal



Teve início na noite desta terça-feira, 17, em Limoeiro do Norte a tradicional Copa Jaguaribana de Futsal, que chega a sua 15ª edição e prosseguirá até o próximo sábado, 21 de março, com jogos acontecendo no Ginásio Dr. José Nilson Osterne.

A rodada de abertura já reservou ao torcedor jaguaribano grandes jogos cercados de muita emoção e rivalidade, a destacar o 4º e último jogo da noite, onde a equipe da AABB de Limoeiro, atual campeã dos jogos da AABB do Estado do Ceará, numa partida equilibradíssima levou a melhor e venceu o Sport de Tabuleiro pelo placar de 5 a 4. 

No jogo de abertura, o Fluminense de Quixeré não tomou conhecimento da equipe de Morada Nova e goleou impiedosamente por 6 a 0. Na segunda partida da noite, o atual campeão da competição Vitória de Maria Dias venceu sem suar a camisa, haja visto, que Ibicuitinga não compareceu e o time limoeirense venceu por WO. 

O terceiro embate da rodada também foi muito equilibrado e movimentado, com vitória da equipe de Jaguaribara, que ignorou o fator mando de quadra e venceu o time limoeirense do Beira Rio do Córrego de Areia por 3 a 2.

A competição está sendo disputada por 08 equipes divididas em 02 chaves, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, avançando as duas melhores da cada para a fase semifinal. O grupo “A” está formado por AABB, Sport, Ibicuitinga e Vitória; e a chave “B” é composta por Jaguaribara, Morada Nova, Fluminense e Beira Rio.

A novidade desta edição é que a Copa está sendo disputada em fase única, diferente dos anos anteriores onde duas cidades do Vale eram escolhidas para sediarem as etapas classificatórias, e a fase final acontecia na cidade do representante que obtivesse melhor campanha na etapa anterior.

A competição prosseguirá nesta quarta-feira, 18, a partir das 18h30min, no Ginásio Nilson Osterne com mais 03 jogos válidos pela segunda rodada da fase de grupos. O primeiro confronto será entre Vitória e Sport, logo em seguida jogam Beira Rio e Fluminense e fechando a rodada Jaguaribara enfrentará Morada Nova. O WO da equipe da AABB sobre Ibicuitinga será computado sem a necessidade do time limoeirense ir a quadra.

A diretoria da Liga Limoeirense de Futsal tem a honra de convidar o torcedor jaguaribano para prestigiar o evento. Vale ressaltar que o ingresso custa apenas R$ 3,00 (três reais) preço único.

Homem é assassinado a bala em Russas



Um homem foi morto a tiros nesta terça-feira, 17 de março, por volta das 20h40min, na comunidade de Sítio Ingá, zona rural do município de Russas, interior do estado do Ceará.

Segundo informações da polícia, populares ligaram para o número de emergência 190, informando que foram ouvidos seis disparos de arma de fogo. Policiais de imediato se deslocaram ao local indicado e constataram a veracidade do fato, encontrando caído ao solo o corpo de Antônio Marcos Felicio de Castro, 29 anos, natural de Boa Viagem-CE, que residia na comunidade de Boa Vista, zona rural de Russas. 

Segundo ainda a polícia não há informações sobre a motivação e nem tão pouco a autoria do crime.

Fonte: 1º BPM

terça-feira, 17 de março de 2015

Cid Gomes ficará afastado do cargo até dia 21

O ministro da Educação, Cid Gomes, está oficialmente afastado do cargo no período de 10 a 21 de março para tratamento de saúde, segundo despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). Com isso, o comparecimento do ministro à Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos aos parlamentares previsto para esta quarta-feira (18/03), pode ser adiado novamente.

Cid Gomes foi convocado pelos deputados para explicar a declaração de que na Casa legislativa havia “400, 300 achacadores”. A audiência estava marcada inicialmente para a quarta-feira, 11, mas, no dia anterior, o ministro passou mal e foi internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com um quadro de “sinusite, traqueobronquite aguda e pneumopatia”.

A ausência de Cid e o respectivo motivo foram informados ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por meio de ofício do ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, enviado na manhã da quarta-feira – mesmo dia da audiência, que estava marcada para as 15 horas.

Na data, Eduardo Cunha chamou Cid Gomes de “agressivo e arrogante” e afirmou que, se ele estivesse realmente doente, teria a oportunidade de comparecer à Casa na próxima quarta-feira, que seria amanhã, dia 18, destacando que “a ausência de um ministro de Estado convocado na data determinada implica crime de responsabilidade”.

Com o afastamento oficial, no entanto, Cid terá mais tempo de elaborar as explicações que dará – ou não – aos deputados. O ministro teve alta do Hospital Sírio-Libanês na última sexta-feira, 13.

Com informações do Estadão.

15ª Copa Jaguaribana de Futsal começa hoje em Limoeiro do Norte



Com realização e promoção da Liga Limoeirense de Futsal, começam nesta terça-feira, 17, prosseguindo até sábado, 21 de março, os jogos da 15ª edição da Copa Jaguaribana de Futsal, a serem disputados no Ginásio Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte.

A competição, que é tradicional na Região Jaguaribana contará com a participação de 08 equipes divididas em 02 grupos, sendo a chave “A” composta por Sport de Tabuleiro, AABB, Ibicuitinga e Vitoria da Maria Dias, e a chave “B” formada por Jaguaribara, Morada Nova, Fluminense de Quixeré e Beira Rio do Córrego de Areia, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos se classificando as duas melhores de cada para a fase seguinte. As vencedoras das semifinais disputarão a grande final no sábado dia 21.

A rodada de abertura contará com a realização de 04 jogos, e será disputada logo mais a partir das 18h30min, no Nilson Osterne. O jogo inaugural será entre Fluminense/Quixeré versos Morada Nova, logo em seguida duelam Vitória de Maria Dias e Ibicuitinga, logo depois jogam Jaguaribara versos Beira Rio, e fechando a 1ª rodada, a equipe da AABB de Limoeiro enfrentará o Sport Club de Tabuleiro.

O time do Sport Clube, apesar de não ter chegada a final do Campeonato Tabuleirense de Futsal, será o representante de Tabuleiro do Norte na competição. A equipe vem composta pelos atletas Felipe, Henrique, Nando, Maxwel, Cesinha, Bruno, Nilwerton, Aylton, Leonildo, Léo Pança, Marcony, Valdemar, Ricardo e Michael, que sob o comando do treinador Paulo Maria tentará mais um título da Copa Jaguaribana.