sexta-feira, 20 de março de 2015

Russas: Mais de 50 mil atendimentos realizados pela UPA em um ano de prestação de serviço

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) completa hoje, dia 20, um ano de funcionamento. Para isso, a Prefeitura de Russas marcou para a próxima terça-feira (24), às 19h, um evento para comemorar 1 ano de funcionamento da UPA.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona como unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, que ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos cidadãos aos serviços de urgência do SUS.

De acordo com o coordenador da UPA, Adriano Nogueira, a unidade já bateu a marca de 50 mil atendimentos, entre consultas médicas, enfermagem e exames. “Com a UPA houve uma melhora expressiva na assistência à saúde pública do município. Isso é o resultado de um corpo de funcionários comprometido com o trabalho, trazendo como consequência o atendimento mais qualificado e humanizado”, frisou Adriano.

A prestação de serviço é 100% de acolhimento. Todos os pacientes que chegam passam por uma triagem e são encaminhados para procedimentos de acordo com o grau de urgência. “Na UPA é possível realizar tudo o que for necessário para estabilizar a saúde e salvar a vida de cidadãos que necessitem ser prontamente atendidos”, explica o secretário de Saúde, Dr. Daniel Peixoto.

A Prefeitura de Russas tem oferecido apoio para o bom funcionamento deste equipamento público de saúde. “Estou satisfeito em concretizar mais este objetivo no município, que foi colocar pra funcionar a UPA e garantir um bom atendimento à população”, afirmou o prefeito de Russas, Weber Araújo.

Fonte: ASCOM/Russas

Cid Gomes é candidato à Presidência da República em 2018

O ex-ministro da Educação, Cid Gomes (PROS), é o mais novo candidato na disputa à Presidência da República em 2018. A informação está publicada na edição desta sexta-feira (20) do jornal O Globo, na coluna Panorama Político de Ilimar Franco.

Segundo a publicação, o cearense quer ser o porta-voz do eleitor "contra tudo e contra todos", por onde trafegam Joaquim Barbosa e Marina Silva. Nas próximas horas, Cid será recebido com festa por simpatizantes em Sobral, onde deve confirmar sua intenção.

Mas, Cid terá que primeiro definir em qual partido irá se filiar para entrar na disputa, pois a situação no PROS, que já era complicada, ficou insustentável nos últimos dias, principalmente após a defesa do líder da legenda da Câmara, Domingos Neto, no episódio de quarta-feira.


Fonte: CN7

Preço do pão ficará 10% mais caro em abril

O aumento do dólar deve chegar aos preços dos produtos derivados de trigo nos próximos dias. Segundo a Abip, entidade que reúne as indústrias de panificação, o pão francês, um dos itens mais consumidos pelos brasileiros, deve aumentar 10%.

O reajuste deve chegar às padarias até o começo de abril. Pão de forma, massas e biscoitos devem subir 8%, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias e Pães (Abimapi).

Fonte: CN7

Ceará e Fortaleza conhecem adversários nas quartas de final da Copa do Nordeste



O sorteio realizado na manhã desta sexta-feira (20), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, definiu que o Ceará enfrentará o Salgueiro e o Fortaleza irá encarar o Sport nas quartas de final da Copa do Nordeste 2015.

O primeiro encontro entre clubes cearenses e pernambucanos já acontece na próxima semana, com data e horário ainda a definir pela CBF.

As outras partidas da segunda fase da competição irão marcar reencontros entre clubes que estavam no mesmo grupo: Bahia x Campinense e Vitória x América-RN.
O Alvinegro de Porangabussu ficou no pote 1 do sorteio, com Vitória, Bahia e Sport, equipes que fizeram as melhores campanhas entre os primeiros colocados da primeira fase. Já o Tricolor do Pici estava no pote 2, com Salgueiro, América-RN e Campinense, os outros classificados.
Clássico-Rei pode acontecer apenas na final
Depois de caírem no mesmo grupo e duelarem duas vezes (empate em 1 a 1 e vitória do Ceará por 2 a 1), as equipes cearenses poderão se reencontrar na competição apenas na final.
Leão ficou do lado esquerdo do chaveamento das quartas de final e, se passar pelo Sport, irá enfrentar o vencedor de Bahia x Campinense. Enquanto o Vovô ficou do outro lado, e, caso se classifique, irá esbarrar na semifinal com Vitória ou América-RN.
Outros clássicos estaduais (Bahia x Vitória e Sport x Salgueiro) também poderão acontecer apenas na decisão.
Fontes: Diário do Nordeste

No Dia de São José, governo beneficia agricultores dos Inhamuns e Sertão Central

Este dia 19 de Março, Dia de São José – o padroeiro do Estado –, a agenda do governador Camilo Santana está sendo bastante movimentada. O governador entregou vários benefícios e serviços aos moradores, agricultores familiares e criadores da região dos Inhamuns e Sertão Central.

Na manhã desta quinta-feira (19), na cidade de Tauá, foram entregues cartas de crédito para investimento em abastecimento de água, esgotamento sanitário, reuso de água. O governador fez a implantação de unidades do Projeto Agroecológico Integrado Sustentável (Pais), além de cisternas de polietileno, pelo Programa Água Para Todos, e quintais produtivos, dentro do Programa Brasil Sem Miséria, parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), beneficiando 27.545 famílias.

Na cidade também foram assinadas ordens de Serviço do Programa Água Doce, em parceira com o Ministério do Meio Ambiente, para a implantação de 222 dessalinizadores em comunidades rurais de 44 municípios do sertão cearense, assim como a entrega simbólica de 250 m³ de manivas de mandioca, do Projeto Hora de Plantar, para produtores do município de Parambu, beneficiando 50 produtores.

Em Quixeramobim o governador Camilo Santana entregou  3,37 mil quilos de milho, 8,02 mil raquetes de palma forrageira, 196,730 quilos de sorgo forrageiro, 10.000 quilos de feijão guandu forrageiro e 50 quilos de sementes de gliricidia, todas pelo Projeto Hora de Plantar, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). As novas quantidades de sementes do Projeto Hora de Plantar vieram de demanda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e prontamente atendidas.

“Enquanto eu for governador não vai faltar água nem apoio à zona rural. Vamos buscar as parcerias necessárias para viabilizar as obras e os projetos que já estão acontecendo e continuaremos colocando entre as nossas prioridades”, afirmou o Camilo.

Também foram entregues 5 enciladeiras, 5 enfardadeiras, 5 segadeiras e 6 fatiadeiras em parceria com a Companhia Hidrelétrica São Francisco (Chesf) para atividades de pecuária, além de cisternas, quintais produtivos e assinatura de ordem de serviço de sistema de abastecimento de água do Programa Água para Todos, beneficiando 16 mil famílias.

Ainda em Quixeramobim, Camilo Santana fez o lançamento do Plano Piloto Agropecuário de Ações Preparatórias e Relativas à Seca. O projeto é financiado pelo Banco Mundial, por meio do Projeto São José III. Segundo seu coordenador, Josias Farias Neto, o investimento supera os R$ 52 milhões, e vai criar uma estação agrometeorológica em Piquet Carneiro, que servirá de modelo para outros municípios. “Além disso, vamos iniciar os projetos de reuso de água inicialmente no Centro-Sul, mas que vão incentivar o consumo responsável da água, evitando o desperdício”, afirmou.

Fonte: Ceará Agora

Chuvas aumentam nível de reservatórios no Ceará

As chuvas dos últimos dois meses melhoraram os cenários de alguns reservatórios cearenses, como o Várzea da Volta, em Moraújo, o Colina, em Quiterianópolis, e o Cupim, em Independência, conforme o Portal Hidrológico do Ceará.

Em fevereiro, os níveis destes açudes eram de 0,4%, 0,98% e 0,08%, respectivamente. De fevereiro até ontem, 18, choveu 406 milímetros em Moraújo, 183,8 mm em Quiterianópolis e 186,6 mm em Independência. As precipitações foram suficientes para deixar esses reservatórios, hoje, com 11,86%, 6,76% e 4,93% da capacidade total.

Outros açudes, porém, tiveram baixas. É o caso do Jenipapeiro II, em Baixio, que se mantém com o volume de 0,5%, quando possuía 0,75% em fevereiro. A redução nos níveis preocupa. Dos 149 açudes monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 82 estão com níveis abaixo de 10%.

As regiões do Curu e dos Sertões de Crateús seguem as mais prejudicadas pela estiagem. No Curu, sete municípios estão com reservatórios secos ou abaixo de 1%, enquanto outros seis têm níveis abaixo de 10%. O mesmo acontece com os Sertões de Crateús, que somam cinco cidades abaixo de 1% e outras quatro com menos de 10%.

Com recorrentes reduções, o Ceará segue no mês de março com 19% dos seus reservatórios cheios. Em setembro do ano passado, esse percentual estava em 28%. Caso não haja recarga suficiente de água pelas chuvas, a tendência é diminuir ainda mais.
Fonte: O Povo

Homem degola companheira após ler conversa dela com outro rapaz no WhatsApp

Um crime bárbaro chocou os moradores de Angelim, no Agreste de Pernambuco. Na madrugada desta quinta-feira (19), um homem degolou a companheira na casa onde moravam, na avenida Sergio Loreto, no centro da cidade.

De acordo com policiais da Delegacia de Angelim, o casal havia ido a um show e quando chegou em casa teria iniciado uma discussão. Renato Guilherme da Silva, de 24 anos, teria visto uma conversa no WhatsApp de Patrícia Pereira da Silva, de 20 anos.

Ainda de acordo com a polícia, a mulher teria encaminhado fotos para outro homem, causando a revolta em Renato. Após ver a conversa, o homem teria efetuado os golpes de faca. A polícia informou ainda que, depois de cometer o crime, o homem teria ido na casa dos pais e confessado o homicídio. Em seguida, ele teria fugido em uma motocicleta.

Até o momento, o suspeito, que trabalhava em um supermercado da cidade, não foi localizado. Após a perícia no local do crime, o corpo de Patrícia foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste.

Americano goleia Desportiva e continua com 100% de aproveitamento na Copa Alonso



Dois jogos disputados no Estádio Sabino Roberto, em Limoeiro do Norte, movimentaram no último final de semana a fase de grupos da 13ª Edição da Copa Alonso de Futebol.

No sábado dia 14, a equipe do Americano bem mais superior em campo goleou impiedosamente o time do Desportiva pelo placar de 7 a 2. Foi a 3ª vitória em 03 jogos do Americano que lidera o grupo “B” com 09 pontos, 100% de aproveitamento. Já o Desportiva continua com apenas um ponto em 03 jogos, amargando a 3ª colocação da chave “A”.

No domingo, 15, Maguary e Canarinho de Flores protagonizaram um confronto muito equilibrado, que terminou empatado pelo placar de 1 a 1. Com o empate o Maguary assumiu a 2ª colocação da chave “A” com 02 pontos em 03 jogos. Já o Canarinho divide a 3ª colocação do grupo “B” com o Vila União, ambas com 04 pontos, sendo que o Vila só disputou duas partidas e o time florense já jogou três.

Na chave “A”, São Raimundo lidera com 03 pontos, Maguary aparece em 2º com 02, Desportiva é o 3º com apenas 01 e o Nova Ilha aparece em 4º sem pontuar. Vale ressaltar que o São Raimundo disputou apenas 02 jogos, enquanto as demais já jogaram três.

No grupo B a liderança é do Americano com 09 pontos, em 2º está o Serra Azul com 07, e dividindo a 3ª colocação estão Vila União e Canarinho de Flores com 04 pontos cada. Vale ressaltar que o Vila disputou apenas dois jogos, enquanto as demais já jogaram 03 vezes. 

A competição prosseguirá neste final de semana com mais dois jogos. No sábado, 21, às 15h30min, o Nova Ilha enfrentará a equipe do Canarinho de Flores, e no domingo, 22, no mesmo horário, a equipe do Desportiva duelará contra o Vila União.

A Copa Alonso está sendo disputada por 08 equipes divididas em duas chaves.  São Raimundo, Desportiva, Maguary e Nova Ilha compõem o grupo “A” e Americano, Serra Azul, Canarinho e Vila União formam a chave “B”.

Na 1ª fase, as equipes do grupo “A” jogam contra as da chave “B”, se classificando as duas melhores de cada para a fase semifinal. Nesta, o 1º de “A” enfrentará o 2º de “B” e o 1º de “B” jogará contra o 2º de “A”.  Os vencedores disputarão a grande final agendada na tabela para o dia 11 de abril (sábado), às 15h, no Sabino Roberto.

Ossada humana é encontrada em Aracati



Nesta quinta-feira, dia 19, por volta das 11h, no Tanque Salgado I, zona rural do município de Aracati-CE, foi encontrada por populares uma ossada humana. 

Policiais Militares foram ao local onde constataram a veracidade da informação e acionaram uma equipe  da Perícia Forence, que recolheu os restos mortais ao IML, onde exames comprovarão a causa da morte, bem como a identificação da ossada.  

O inquérito sobre o caso será instaurado na Delegacia de Policia Civil de Aracati.

Fonte: 1º BPM

Está acontecendo em Limoeiro o I Congresso de Educação Física do Vale do Jaguaribe



Com realização da Fivale (Centro Limoeirense de Ensino e Capacitação de Profissionais) está acontecendo em Limoeiro do Norte, na própria sede da Fivale, antigo Liceu, o I Congresso de Educação Física do Vale do Jaguaribe, que teve início nesta quinta-feira, 19, e prosseguirá até amanhã sábado, dia 21 de março.

Durante esse período estão sendo ministrados 12 importantes cursos de capacitação não somente para profissionais e acadêmicos da área de educação física, mas também para desportistas em geral e profissionais de qualquer outra área. Os cursos ofertados são: Musculação, Atividades Aquáticas, Treinamento Funcional, Futsal Moderno de Alto Nível, Gestão Desportiva, Preparação Física no Futsal, Zumba, Jogos Cooperativos e Recreação Aquática, Futsal Escolar, A coluna vertebral e seus problemas, O joelho com problemas e as suas consequências e o curso Marcadores Psicofisiológicos das cargas de treinamento físico. 

Segundo a coordenação do evento mais de 20 cidades estão participando do Congresso, além de Limoeiro do Norte (sediante) haviam conformado participação antecipada as cidades de Morada Nova, Itaiçaba, Russas, Jaguaribara, Jaguaribe, Quixeré, Tabuleiro do Norte, Alto Santo, Fortaleza, Aracati, Icapuí, Jaguaruana, Quixadá, Iracema, Ocara, Pacajus, Caucaia, Saboeiro, São João do Jaguaribe, Pereiro e Baraúna-RN.

O primeiro dia de realização do evento contou com credenciamento iniciado às 7h30min, logo em seguida por volta das 09h aconteceu uma palestra cujo tema abordado foi “Intervenção Profissional do Técnico Esportivo”, e logo depois foram iniciados os diversos cursos de capacitação, que prosseguirão por todo o dia de hoje com encerramento neste sábado dia 21.

Todos os participantes irão receber certificados expedidos pelo Centro Limoeirense de Ensino e Capacitação de Profissionais-Fivale.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Funceme registra pouca chuva no dia de São José

As previsões da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para esta quinta-feira (19/03), Dia de São José, padroeiro do Ceará, estão se confirmando, pelo menos até o presente instante. Chove muito pouco no Ceará. Em todas as regiões do estado os relatos são de sol forte ou de algumas neblinas.

Além disso, o balanço parcial divulgado no site da Funceme das sete horas da manhã da última quarta-feira até às sete horas da manhã de hoje mostra que choveu em apenas dez municípios cearenses. Além disso, com baixíssima intensidade. Para se ter uma ideia, Fortaleza foi a cidade que registrou a maior precipitação até as 11h10, com apenas 12,6 milímetros.

O meteorologista da Funceme Leandro Valente explica que “áreas de instabilidade atmosférica estão atuando próximo à faixa litorânea, e devem trazer eventos isolados de chuva, mas não deve ser algo generalizado, pois a Zona de Convergência Intertropical está afastada do Estado”.

O órgão, na noite de ontem, divulgou que, “no feriado de 19 de março, dia de São José, padroeiro do Ceará, devem ocorrer chuvas isoladas com nebulosidade variável na parte norte do Estado. Para a região Centro-Sul, a tendência é de pouca nebulosidade sem precipitações”.

As 10 maiores chuvas por Municípios no dia de São José:

Fortaleza: 12.6 mm
Ibaretama: 12.0 mm
Russas (Posto: Peixe): 9.0 mm
Morada Nova: 8.6 mm
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore): 8.5 mm
Maracanaú: 7.0 mm
Pacatuba: 5.0 mm
Eusébio: 5.0 mm
Russas (Posto: Capim Grosso): 5.0 mm
São Gonçalo do Amarante: 3.6 mm

Fonte: Ceará Agora

Ceará e Fortaleza conhecem seus adversários no mata-mata da Copa do Nordeste nessa sexta-feira

Terminada a 1ª fase da Copa do Nordeste, nessa sexta-feira (20) Fortaleza e Ceará saberão quem serão seus adversários nas quartas de final do torneio. O sorteio ocorrerá na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), às 9h30min.

As oito equipes classificadas para a fase de mata-mata serão colocadas em dois potes com quatro equipes, cada. No primeiro pote ficam os quatro melhores líderes de grupos. No segundo pote, fica o pior líder de grupo e os três classificados como melhor segundo colocado.

O Ceará passou como o líder do grupo D, seguido pelo Fortaleza, que avançou como um dos três melhores segundos colocados. E as duas equipes podem voltar a se enfrentar nas quartas-de-final.

O Ceará pode enfrentar ainda Sport, América-RN ou Campinense, enquanto o Fortaleza também pode encarar Vitória, Bahia ou Sport.

Fonte: O Povo

Morre aos 81 anos, mãe do Prefeito Paulo Duarte



Faleceu no início da manhã desta quinta-feira, 19 de março, por volta das 06h40min, em sua residência situada na Rua Cel. José Nunes, em Limoeiro do Norte-CE, a senhora Maria de Castro Silva Duarte, mãe que era do Prefeito de Limoeiro, Paulo Duarte e do vereador Marduque Duarte.

Ela era natural de Limoeiro do Norte, esposa do senhor Jurandir Gondim Duarte (falecido), com que teve 11 filhos, 21 netos e 03 bisnetos. 

O corpo de dona Maria Duarte está sendo velado no mesmo endereço já citado e o sepultamento está previsto para ocorrer ás 16h no cemitério Vale da Paz.

Fonte: TV Jaguar