domingo, 22 de março de 2015

Jogos do sábado (21) pelo Russano de Futebol foram cancelados



A rodada dupla pelo Campeonato Russano de Futebol Amador da 1ª e 2ª Divisões, que estava prevista para acontecer no sábado, 21 de março, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, centro de Russas, foi cancelada pela Liga Desportiva Russana – LIDER, em comum acordo com os clubes, devido as fortes chuvas caídas no mesmo dia na cidade russana, o que deixou o gramado do Olímpico bastante encharcado e sem condições alguma para a prática do futebol.

Portanto os jogos; Clube do Racha II versos Grêmio de Santa Terezinha, válido pela 2ª divisão e Boqueirão contra Boca Júnior válido pela 1ª, previstos para acontecerem às 16h e 18h respectivamente, foram cancelados, ficando a cargo da LIDER agendar outra data para a realização dos embates.

O campeonato prosseguirá nesta semana, com os jogos; Rusmengo versos Bom Sucesso pela 1ª divisão a ser disputado na próxima quarta-feira, 25, às 19h30min, no Olímpico; e União São José contra Palmeiras, pela 2ª, a ser disputado na próxima sexta-feira, 27, no mesmo horário e local.

O Russano da 1ª Divisão está sendo disputado por 09 equipes (Corinthians, XXV de Agosto/Boqueirão, Salgado da Gama/Palhano, Rusmengo, Portuguesa de Flores, Bom Sucesso, Boca Júnior, Guarani/BV e Juventude), que jogarão entre si, somente em partidas de ida, se classificando as 04 melhores para as semifinais.

Já o  Russano da 2ª Divisão está sendo disputado por 08 equipes (São Paulo, Palmeiras/SG Emp. Imobiliários, Americano, Clube do Racha II, Grêmio de Santa Teresinha, Maguari, Locadora +uma Fase/ Ramal de Flores e União São José).

No primeiro turno as agremiações jogarão entre si em partidas de ida, sagrando-se campeã a que obtiver melhor campanha. No segundo turno as quatro melhores da etapa anterior jogarão entre si sendo declarada campeã a de melhor desempenho. Caso uma mesma equipe vença os dois turnos será declarada campeã arrastão. Caso contrário haverá um jogo decisivo que apontará a grande campeã da competição.

Rapidez no crescimento da impopularidade de Dilma assusta

A Datafolha apresentou uma pesquisa em que a avaliação péssima e ruim do governo subiu de 44% para 62% de fevereiro para cá. Para a socióloga Fátima Pacheco Jordão, mais do que o baixo número de eleitores que aprovam o governo Dilma Rousseff, o dado mais alarmante da pesquisa é a rapidez com que o quadro se deteriorou e a homogeneidade da insatisfação, que chega a regiões e setores da sociedade mais próximos à presidente.

Fátima é especialista em pesquisas de opinião e acredita que a “aguda crise de opinião pública” não necessariamente reflete a situação do governo diante das crises que enfrenta, mas a avaliação que a população faz. A especialista diz que a rapidez da mudança na opinião do brasileiro pode ser explicada, entre outros fatores, pela piora da situação econômica. “Nem sempre crises políticas e econômicas são sentidas pela população, mas neste momento está afetando o bolso, de maneira diferente, de todas as classes”, avalia a mulher que acredita que enxerga que a saída possível em uma situação delicada como a atual exige “respostas fortes”. A professora concorda que elas ainda não foram apresentadas pelo governo desde que os opositores foram às ruas no último domingo, mas vê as medidas adotadas até aqui como “um começo”.

O professor da Fundação Getúlio Vargas Marco Antônio Carvalho Teixeira, vê a pesquisa Datafolha também reflete a difícil situação do Congresso. Com 9% de aprovação, o Congresso, apesar de não ter sido alvo direto das manifestações de domingo, terá de dar respostas à população e não poderá se dar ao luxo de travar projetos do Poder Executivo sob pena de “morrer abraçado” com o governo, avalia o cientista político. “As manifestações expõem o Executivo, mas o Legislativo não está deixado de lado. O governo sai na frente com pacote anticorrupção e o Congresso não vai poder travar ações do Planalto”, avalia Teixeira.

Já o cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Fábio Wanderley Reis avalia que apesar de legítimas, as manifestações que levaram milhões às ruas não devem ter força suficiente, neste momento, para provocar mudanças significativas nos rumos do País, especialmente porque Dilma já deixou patente sua deficiência para comandar este processo. Para Fabio o País vive praticamente um apagão em termos de lideranças políticas que possam conduzir o barco neste momento de caos e recolocar a nação na rota do crescimento.

Fonte: Ceará Agora

Morre ator Cláudio Marzo aos 74 anos

O ator Cláudio Marzo, de 74 anos, morreu às 5h39 deste domingo (22) na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria da unidade, ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com quadro de pneumonia desde o dia 4 de março.

Os familiares aguardam a chegada de um dos filhos do ator que mora na Austrália para o velório. O corpo deve ser cremado.

Nos últimos meses, o ator teve diversas passagens pela clínica. Em fevereiro, ele foi internado com problemas respiratórios. Antes, em setembro de 2014, passou 14 dias no hospital por causa de uma pneumonia. Em outubro, fez uma cirurgia do aparelho digestivo, e em novembro, foi internado com um quadro de hemorragia digestiva e diverticulite.

No dia 28 de dezembro de 2014, Cláudio foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do mesmo hospital com um quadro de arritmia cardíaca e pneumonia. Entretanto, recebeu alta médica no dia 31 de dezembro e pôde passar a virada do ano em casa.

Fonte: Ceará Agora

Funceme registra chuvas em mais de 100 municípios do Estado

Choveu em 107 cidades do Ceará nas últimas 24 horas. Com o retorno das chuvas em mais da metade dos municípios  do interior do Estado, a população renova as esperanças por uma quadra chuvosa mais produtiva. De acordo com o monitoramento diário realizado pela  Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), volta a chover com mais intensidade no interior do Estado. 

Conforme o balanço divulgado pelo órgão, o maior índice de precipitação foi registrado no município de Nova Russas, com a incidência de 137 milímetros. O registro das chuvas compreende o período de  7h de ontem até às 7h deste domingo (22).

De acordo com registro dos postos do órgão, a região que recebeu maior volume de chuvas foi a Região dos Inhamuns, onde choveu em praticamente todos os municípios. A Funceme informa que neste domingo há possibilidade de chuvas em todas as regiões do Estado.

10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Nova Russas (Posto: Nova Betania): 137.0 mm

Ibiapina (Posto: Ibiapina): 125.0 mm

Tamboril (Posto: Tamboril): 114.0 mm

Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas): 109.2 mm

Poranga (Posto: Poranga): 101.0 mm

Graça (Posto: Graca): 87.0 mm

São Benedito (Posto: Sao Benedito): 86.8 mm

Redenção (Posto: Redencao): 85.0 mm

Marco (Posto: Marco): 85.0 mm

Itarema (Posto: Carvoeiro): 83.0 mm

Fonte: Diário do Nordeste

Atirador do TG de Limoeiro do Norte morre vítima de acidente de trânsito




Um acidente de trânsito envolvendo uma camioneta, um motoqueiro e uma ciclista, ocorrido neste sábado, 21, por volta das 18h20min, na CE que liga o centro de Limoeiro a Barragem das Pedrinhas, nas proximidades da Churrascaria Eucalíptos, causou a morte de um jovem que era atirador do Tiro de Guerra de Limoeiro do Norte-CE.

De acordo com informações da Policia Militar, a camioneta seguia no sentido Limoeiro a Barragem das Pedrinhas, quando se aproximava da churrascaria Eucalíptos, uma moto HONDA BROZ preta de placa OSC 1990, conduzida por Agenor de Macedo, 18 anos, natural de Limoeiro do Norte, instalador de internet e atirador do Tiro de Guerra TG-10-006 de Limoeiro do Norte, residente no sítio Bom Fim, que vinha em sentido contrário se chocou com uma bicicleta conduzida por Maria Lucier das Neves de Freitas, 46 anos, residente no Bom Fim, batendo em seguida na camioneta F250, ano 2000, placa HLI 2676, preta, conduzida por Luiz Carlos Nobre,  Natural de Limoeiro do Norte/CE.  

O jovem Agenor condutor da motocicleta foi socorrido pelo “SAMU” para o Hospital local em estado gravíssimo com um corte profundo na cabeça, a senhora da bicicleta também foi levada só com escoriações pelo corpo. Já o senhor do carro foi levado para a delegacia local para os procedimentos cabíveis.

Pouco tempo depois foi repassada a informação de que o Jovem Agenor Macedo não resistiu a gravidade dos ferimentos e veio a óbito no Hospital de Limoeiro. Agenor Macedo era atirador do Tiro de Guerra 10-006 da cidade de Limoeiro e havia incorporado a cerca de um mês aonde cumpria o serviço militar obrigatório. 

No quartel do Tiro de Guerra o clima é de muita comoção e tristeza em meio ao restante dos atiradores e ao comandante Sgt Sandro Nunes. A Família do jovem também se encontra bastante abalada.
O Corpo foi encaminhado ao IML. O Velório devera acontecer nesse domingo em sua residência no Sitio Bom Fim em Limoeiro.

Fonte: Limoeiro Plantão Policial

Jaguaribara e Fluminense de Quixeré são os finalistas da Copa Jaguaribana de Futsal



Foram definidos na noite de sábado, 28 de março, no Ginásio Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte, os finalistas da 15ª Edição da Copa Jaguaribana de Futsal, promovida pela Liga Limoeirense de Futsal.

Jaguaribara e Fluminense de Quixeré desbancaram respectivamente Vitória e Sport nas semifinais e vão disputar a grande final no próximo sábado, 28, à noite, no mesmo Ginásio.

A primeira partida das semifinais foi muito equilibrada e cheia de emoções do começo ao fim, aonde Vitória de Maria Dias, atual campeão da Copa, e Jaguaribara empataram no tempo normal por 1 a 1. O jogo seguiu para a prorrogação e ninguém mexeu no placar, e somente nas cobranças dos pênaltis é que Jaguaribara ignorou o fator mando de quadra da equipe adversária e venceu por 2 a 0, conquistando então uma das vagas na grande final.

Na partida de fundo o Fluminense de Quixeré, com maior volume de jogo e bem mais superior em quadra, goleou o Sport de Tabuleiro por 4 a 1, se tornando assim o segundo finalista da competição. 

As expectativas são de um grande duelo na decisão, haja visto, que ambas as equipes tiveram campanhas idênticas na competição, com 03 vitórias em 04 jogos cada, e ainda será uma partida com ares de revanchismo, já que a única derrota do time quixereense na copa, foi justamente para Jaguaribara por 3 a 1.

Apesar da competição está sendo disputada em Limoeiro do Norte, a cidade sediante não terá representante na grande final. Três times limoeirenses participaram da Copa, sendo que AABB e Beira Rio caíram logo na fase de grupos e o Vitória foi eliminado nas semifinais. Portanto será uma festa de visitantes em solo alheio.
 
A diretoria da Liga Limoeirense de Futsal, organizadora da competição, tem a honra de convidar o torcedor jaguaribano, bem como toda a imprensa da região, para prestigiarem mais essa grande decisão do futebol da bola pesada, no próximo sábado, 28 de março, a noite, no Ginásio Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte.

sábado, 21 de março de 2015

Homem é baleado e morto durante assalto em Itaitinga

Um assalto a van de transporte alternativo terminou com um homem morto e outro ferido na tarde deste sábado, 21, na BR-116, em Itaitinga. Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Ceará, a vítima estava acompanhada da esposa e um filho pequeno, quando foi atingida na cabeça.

Ainda não se sabe mais informações. A Polícia investiga para saber se houve troca de tiros ou reação. Buscas estão sendo feitas na área para tentar localizar o suspeito.

Informações: Ceará Agora
Foto: Facebook Giro 190

Sistema do Fies registra 196 mil novos contratos

Mais de 196 mil estudantes solicitaram novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pelo Sistema do Fies (SisFies), segundo o primeiro balanço de novas adesões divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Esses estudantes estão com as vagas reservadas e devem agora validar as informações nas instituições de ensino e contratar o financiamento com os bancos.

Desde que o sistema foi reaberto, estudantes relataram dificuldades em acessar o SisFies e em contratar o serviço. O MEC informou que não há número limite de novas vagas e, sim, um limite financeiro para contratações.

Nas novas adesões, estão sendo priorizados os cursos com nota 5 – pontuação máxima dada pelo MEC – que serão totalmente atendidos. Para os financiamentos de graduações com nota 3 e 4, serão considerados alguns aspectos regionais, priorizando localidades e cursos que historicamente foram menos atendidos.

A partir do dia 30 de março, entram em vigor as novas regras do Fies, que determinam um mínimo de 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação como critérios para obter o financiamento. Atualmente, não há exigência de nota mínima. O prazo para solicitar novos financiamentos e renovar contratos vai até o dia 30 de abril.

Para o ministro interino, Luiz Cláudio Costa, o número de novos contratos é alto quando comparado à oferta dos demais processos seletivos da pasta neste primeiro semestre: 205 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 213 mil bolsas no Programa Universidade para Todos (ProUni). Em relação aos novos critérios, segundo Costa, 2,8 milhões, dos mais de 6,1 milhões que fizeram o Enem este ano, atendem aos requisitos.

Além dos novos contratos, o MEC diz que vai garantir todas as renovações do Fies. O balanço mostra que dos 1,9 milhão de contratos existentes, a maior parte fez o aditamento (que inclui etapas na universidade, no sistema online e no banco), mas ainda há 228.154 que estão na primeira fase do processo. Nesta semana, o SisFies passou a aceitar os cadastros dos reajustes das mensalidades das instituições acima de 6,4% para as renovações e passou por melhorias.

“Vamos continuar trabalhando para ter celeridade e dar tranquilidade ao nosso estudante que todos os contratos serão aditados”, destacou o ministro interino. Segundo Costa, “caso seja necessário, o prazo de aditamento poderá ser estendido”.

O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Desde que foram publicadas alterações nas regras do financiamento, no fim do ano passado, o fundo teve várias restrições. Entre elas, a limitação de determinado período do ano para aderir ao programa, o que levou ao congestionamento do sistema. Antes, o financiamento era ofertado ao longo de todo o ano.

De acordo com o MEC, nesta edição, o Fies registrou um pico no sistema de 57 mil acessos simultâneos. No ano passado, na mesma época, o máximo foram 10 mil acessos simultâneos. Também em 2014, o sistema registrou 1,2 mil acessos diários. Neste ano, após as melhorias realizadas nos últimos dias, a média de aditamentos diários cresceu de 16 mil para 30 mil, tendo alcançando um pico de 88 mil.

Para atender aos estudantes, um serviço telefônico funciona inclusive aos fins de semana, pelo número 0800 616161.

Com informações da Agência Brasil