terça-feira, 24 de março de 2015

Curso de Reciclagem das Regras do Futsal 2015 será realizado no Distrito de Flores/Russas



 Com realização do desportista Adriano Moura e do professor Jardilino Rodrigues, serão realizados no Distrito de Flores, zona rural do município de Russas-CE, na Escola Maria de Lourdes de Oliveira, nos dias 11 e 12 de abriu os cursos de Reciclagem de Regras do Futsal 2015 e Princípios Básicos de Primeiros Socorros, destinados para pessoas que militam no meio esportivo, bem como para interessados de qualquer outra área.

O Curso na área do Futsal será ministrado pelos árbitros; Luciano Silva do quadro da Federação Cearense de Futsal e da Confederação Brasileira de Futsal, e Giliard Moura também da Federação Cearense de Futsal. Já o curso na área de Primeiros Socorros será ministrado pela profissional da área da saúde Reijanea Marinho.

A programação será a seguinte; no sábado (11) haverá palestras nos dois horários de 08h às 11h30min e de 13h às 17h, com encerramento no domingo (12) de 7h30min às 12h.

Para cada participante será conferido um certificado expedido pela coordenação do evento assinado por todos os profissionais palestrantes.

Participe desses importantes cursos, que além de transmitir conhecimentos na área esportiva e de primeiros socorros, irá enriquecer seu currículo para a vida profissional. 

Outras informações através dos telefones: (88) 9739 0208 e (88) 81366249 falar com Adriano Moura e ainda o telefone (88) 9930 7145 tratar com Jardilino Rodrigues.

Após mastectomia, Angelina Jolie retira ovários para prevenir câncer

A atriz Angelina Jolie fez uma cirurgia para retirar os ovários e as trompas de Falópio como uma medida preventiva contra o câncer.

A atriz escreveu um artigo no "New York Times" em que diz que decidiu fazer a cirurgia porque tem um gene que traz 50% de risco de desenvolver câncer de ovário.

Há dois anos, Jolie - cuja mãe morreu de câncer - passou por uma mastectomia dupla.
"Não é fácil tomar essas decisões", disse. "Mas é possível assumir o controle e enfrentar qualquer problema de saúde."

No artigo, intitulado "Angelina Jolie Pitt: Diary of a Surgery" (Angelina Jolie Pitt: Diário de uma Cirurgia), ela disse: "É uma cirurgia menos complexa que a mastectomia, mas as consequências são mais sérias. Ele coloca a mulher em uma menopausa forçada", diz
.
Jolie, que também é cineasta e enviada especial da ONU, vai passar a tomar hormônios de reposição.
Ela decidiu ter seus ovários e trompas de Falópio removidos após um check-up que revelou que ela não apresentava sinais de câncer de ovário, mas que ainda corria o risco de desenvolver a doença - que também matou sua avó e tia.

"Meus médicos disseram que eu deveria fazer uma cirurgia preventiva cerca de dez anos antes dos primeiros sinais de câncer nas minhas parentes mulheres", escreveu.

"O câncer de ovário da minha mãe foi diagnosticado quando ela tinha 49 anos. Eu tenho 39."

Jolie, que é casada com o ator Brad Pitt, tem seis filhos - três deles adotados.

"Apesar dos hormônios que estou tomando, entrei na menopausa. Não poderei ter mais filhos e devo sofrer algumas mudanças físicas. Mas me sinto tranquila com o que vier, não porque sou forte, mas porque é parte da vida. Não é algo que eu deva temer."

A ganhadora de Oscar acrescentou: "Não é possível remover todo o risco, mas o fato é que eu ainda sou propensa ao câncer. Vou procurar formas naturais de fortalecer meu sistema imunológico. Me sinto feminina e firme nas escolhas que estou fazendo por mim e pela minha família."

"Sei que meus filhos nunca vão dizer: Minha mãe morreu de câncer de ovário."

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Sete municípios cearenses têm o FPM bloqueado em março

Sete municípios do Ceará tiveram os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) por causa do não pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ou pagamento em atraso. São eles: Aiuaba, Barro, Canindé, Jaguaretama, Jaguaribe, Marco e Penaforte. Essas prefeituras não estão conseguindo usar o recurso que foi creditado. O bloqueio ocorreu no dia 13 de março.

No País, são 226 municípios nesta mesma situação. A saída para regularizar a situação, o gestor precisa identificar qual pendência motivou o bloqueio do repasse. Isso pode ser identificado pelo extrato bancário.
 
Após identificado o problema, a administração municipal deve efetuar a regularização e apresentar as guias pagas na delegacia de jurisdição da Receita Federal do Brasil (RFB), solicitando que o desbloqueio seja realizado no sistema da RFB, chamado Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPEM).
 
Ceara Agora

Prefeitura de Russas realiza festa em comemoração de 1 ano da UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) completou dia 20, um ano de funcionamento. A Prefeitura de Russas realiza nesta terça-feira (24), às 19h, um evento para comemorar 1 ano de funcionamento.
 
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona como unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, que ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos cidadãos aos serviços de urgência do SUS.
De acordo com o coordenador da UPA, Adriano Nogueira, a unidade já bateu a marca de 50 mil atendimentos, entre consultas médicas, enfermagem e exames. “Com a UPA houve uma melhora expressiva na assistência à saúde pública do município. Isso é o resultado de um corpo de funcionários comprometido com o trabalho, trazendo como consequência o atendimento mais qualificado e humanizado”, frisou Adriano.
A prestação de serviço é 100% de acolhimento. Todos os pacientes que chegam passam por uma triagem e são encaminhados para procedimentos de acordo com o grau de urgência. “Na UPA é possível realizar tudo o que for necessário para estabilizar a saúde e salvar a vida de cidadãos que necessitem ser prontamente atendidos”, explica o secretário de Saúde, Dr. Daniel Peixoto.
A Prefeitura de Russas tem oferecido apoio para o bom funcionamento deste equipamento público de saúde. “Estou satisfeito em concretizar mais este objetivo no município, que foi colocar pra funcionar a UPA e garantir um bom atendimento à população”, afirmou o prefeito de Russas, Weber Araújo.
Fonte: Russas News

Avião da companhia GermanWings cai no sul da França com 150 pessoas a bordo

Um Airbus A-320 da companhia alemã low cost GermanWings, pertencente à Lufthansa, caiu na manhã desta terça-feira (24) em uma região montanhosa dos Alpes franceses, perto da cidade de Barcelonette. O voo 4U9525 transportava 144 passageiros e 6 tripulantes. "Não há sobreviventes", informou o secretário francês dos Transportes, Alain Vidalies. 

A lista com os nomes e as nacionalidades dos passageiros ainda não foi divulgada. O correspondente do jornal El Pais na França informou que havia 42 espanhois a bordo.

 

As equipes de resgate se dirigem ao local da queda, um local de difícil acesso, a cerca de 15 km da cidade de Barcelonette, onde foram vistos destroços do Airbus. Dois helicópteros sobrevoam a região.

Segundo informações da Direção Geral da Aviação Civil (DGAC), às 10h47 minutos no horário local (6h47 no horário de Brasília), o piloto enviou um pedido de socorro à torre de controle mais próxima, informando que o avião havia sofrido uma queda de 7 mil metros. Ele estaria na altura de 1.500 metros quando o sinal foi emitido. O avião fazia a ligação entre Barcelona, na Espanha, e Dusseldorf, na Alemanha.

Há cerca de 400 bombeiros mobilizados nas operações de resgaste. Os destroços foram localizados no Massivo de des Trois Evêchés, a 2.700 metros de altura.

Uma coletiva de imprensa será realizada pela Germanwings às 15h (horário local), 11 horas de Brasília, no aeroporto de Colônia-Bonn, na Alemanha.

O diretor da Lufthansa, Carsten Spohr, publicou no Twitter da companhia ainda não ter informações sobre o acidente. "Meus profundos sentimentos para as famílias e amigos dos passageiros e dos tripulantes. É um dia negro para a Lufthansa. Esperamos que haja sobreviventes", escreveu.

Investigações

O ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, está a caminho do local do acidente para acompanhar as investigações. Uma célula de crise foi criada para apoiar os familiares das vítimas.

O presidente francês, François Hollande, fez um pronunciamento no final desta manhã. Ele disse que o governo fará tudo o que for possível para prestar assistência aos familiares da vítimas e apurar as causas do acidente. Hollande já havia adiantado que não haveria sobreviventes e que a maioria das vítimas deve ser alemã.

O presidente francês também anunciou que vai se reunir hoje com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o rei Felipe da Espanha.

Avião antigo

O Airbus A-320 era um dos mais antigos da frota e estava em operação desde 1990. O aparelho havia feito, sem problemas, o trajeto contrário nesta manhã, de Dusseldorf, na Alemanha, à Barcelona, na Espanha.

Este é o primeiro acidente de avião comercial na França desde a queda do Concorde, em Gonesse, nas proximidades de Roissy, em julho de 2000.

Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/franca/20150324-airbus-320-da-germanwings-voando-entre-barcelona-e-dusseldorf-cai-no-sul-da-franca

Clubes definem em reunião datas das semifinais do Campeonato Cearense

 Ceará, Fortaleza, Icasa e Guarani de Juazeiro definiram na tarde desta segunda-feira (23) as datas das semifinais do Campeonato Cearense, em reunião na Federação Cearense de Futebol (FCF). Os duelos decisivos têm início no dia 4 de abril com Guarani-J x Ceará, no Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, às 18h15min. No dia 5, Icasa e Fortaleza se encontram também no Romeirão, mas às 16h.

O confronto de volta entre Ceará x Guarani será no dia 18 seguinte, na Arena Castelão, às 18h15min. Fortaleza e Icasa se encaram um dia depois, no mesmo estádio na Capital cearense, às 16 horas.

Fonte: G1

Funceme registra chuva em mais de 100 municípios cearense

Das sete horas da última segunda-feira até às sete horas de hoje, choveu em 114 municípios, segundo boletim atualizado no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 9h55min. Tabuleiro do Norte foi a Cidade que registrou a maior precipitação, com 83 milímetros. Em seguida, Iracema, com 66 mm.

A Funceme explica que “Observam-se nuvens sobre o Ceará, conforme imagem de satélite observada às 7 horas. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias”.

De acordo com prognósticos da Funceme, as chuvas devem permanecer por todo o dia de hoje, pois as “áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o Estado”.

Amanhã, aqueles que estão se programando para curtir o feriado devem observar a previsão, que é idêntica: Áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o estado.

No dia 26, “as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões no decorrer do dia”.

As maiores chuvas por Municípios no dia:

Tabuleiro do Norte: 83.0 mm
Iracema: 66.0 mm
Icapuí: 54.4 mm
Potiretama: 53.0 mm
Brejo Santo: 45.2 mm
Potengi: 38.0 mm
Brejo Santo: 37.0 mm
Crato: 37.0 mm
Morada Nova: 35.0 mm

Fonte: Ceará Agora

“Açude inteligente” em Canindé não seca e garante água para a população

Na comunidade rural de Barra do Bento, a 23 km do centro de Canindé (a 115 km de Fortaleza), os moradores sabem que podem contar com a água que vem do açude porque ele nunca seca, faça chuva ou faça sol. Pelo menos tem sido assim desde que ele foi construído, há cinco anos.

Os açudes fazem parte da paisagem do interior do Nordeste. Não é preciso andar muito para se deparar com essas construções simples usadas para armazenar água da chuva. Na maioria das vezes, são grandes buracos cavados em áreas mais baixas. Por causa da baixa precipitação, passam grande parte do ano seco ou apenas com lama.

Mas o açude que abastece as 38 famílias de Barra do Bento tem estado cheio desde que foi feito. A explicação está em suas características. Ele é mais fundo (tem 15 metros de profundidade) e ocupa uma área menor (cerca de 500 metros de extensão) que os açudes comuns. Além disso, fica entre duas serras, o que o “livra” do sol, e consequentemente da evaporação, durante algumas horas do dia.

O engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, nascido e criado no sertão cearense, batizou a ideia de “açude inteligente”. Segundo ele, são necessários apenas 300 milímetros de chuva para enchê-lo.

Ele conta que idealizou o projeto depois de analisar os índices pluviométricos do Ceará ao longo de 120 anos e constatar que choveu menos de 300 milímetros em apenas quatro anos. “Então, a probabilidade de um açude inteligente verter, sangrar, encher todo ano é de 97%”, diz.

À frente da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) durante quase oito anos, Pimenta viabilizou a construção de 40 açudes inteligentes em quatro cidades cearenses –Canindé, Madalena, Quixeramobim e Piquet Carneiro. Esse tipo de açude leva cerca de dois meses para ficar pronto e custa cerca de R$ 70 mil.

A água do açude é levada por meio de bombas até as comunidades. Antes de chegar às torneiras dos moradores, ela passa por um processo de tratamento e depois é usada para beber, cozinhar, tomar banho, lavar roupa, além do cultivo de frutas e verduras e da criação de animais.

Com informações do Uol
Fonte: Ceará Agora

Cunha diz que pesquisa é igual à anterior e não vê motivo para impeachment

 O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que a pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), divulgada nesta segunda-feira (23/03), em que mais de 60% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo da presidenta Dilma Rousseff, é muito semelhante à pesquisa anterior.  “[A pesquisa] basicamente é igual à pesquisa anterior. Não tem diferença nenhuma. É a margem de erro”, disse Cunha.

Perguntado sobre dados da pesquisa que mostram que mais de 50% dos entrevistados disseram ser favoráveis ao impeachment da presidenta, Eduardo Cunha afirmou que não se pode tratar impeachment como recurso eleitoral. “Está se vulgarizando muito essa palavra. Não podemos vulgarizar aquilo que seja o impedimento de um presidente da República. Eu acho que não cabe pedido de impeachment”, disse. Segundo ele, as pessoas respondem sem conhecer o que é isso exatamente.

Ao falar sobre a pesquisa, o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que ela é praticamente a mesma coisa da anterior. “Não pode se assustar com a voz das ruas. O que temos é que fazer propostas que viabilizem esse diálogo com as ruas. Isso é o que estamos fazendo. É um momento, é conjuntural”, disse.

Sobre medidas para melhor a imagem do Poder Legislativo, Cunha disse que está pautando e votando temas de interesse da sociedade e que, com o tempo e com as ações tomadas, a avaliação da imagem da Câmara vai melhorar. Ele informou, ainda, que o Programa Câmara Itinerante está voltado para melhorar a imagem da Casa.

Em relação à reforma política, o presidente da Câmara disse ser contrário ao seu fatiamento para votação como estava propondo o relator da matéria na comissão especial, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).  “Você pode ter uma PEC [proposta de emenda à Constituição] inteira e votar as partes dela através de DVS [destaques para votação em separado]. Se for tramitar três PECs é para não sair nada”, disse.

Eduardo Cunha informou que sua intenção é que, depois de cumprida as 40 sessões para a tramitação da PEC na comissão especial, se a comissão não tiver cumprido seu papel de terminar a votação, retornar o projeto para o plenário. “Eu pretendo fazer uma semana de votação de reforma política, começando segunda-feira e terminando até hora que acabar”, disse.

Com informações da Agência Brasil

Russas na disputa para sediar as Olimpíadas do Vale

Nesta segunda-feira, dia 23 de março, o prefeito Weber Araújo participou de uma importante reunião na sede da Secretaria de Esporte do Estado do Ceará, em Fortaleza, para tratar das Olimpíadas do Vale do Jaguaribe, versão 2015.

A reunião foi coordenada pelo Secretário Estadual de Esporte, Jeová Mota, além do Secretário Executivo, Mailson Cruz. Estavam presentes os Prefeitos: Bessa de Quixeré, Acácio de São João do Jaguaribe, José Juarez de Iracema, Ana Tereza de Jaguaruana, José Abner de Jaguaribe e Weber Araújo de Russas, além de secretários de vários municípios.

Ficou determinado que a data da realização do evento será no período de 11 a 17 de outubro, onde esse ano estará fazendo 50 anos dos jogos olímpicos. Em 2014, ficou decido que Russas sediaria os Jogos em 2015, porém, deve apresentar projeto para pleitear.

As Olimpíadas do Vale do Jaguaribe teve início na década de 60, ano de 1965, na cidade de Limoeiro do Norte, em um trabalho de mobilização do Padre Pitombeira, apoiado respectivamente por Dr. José Nilson e o Professor Aécio de Castro.

A última vez que Russas sediou os Jogos foi em 2001, pela solicitação e esforço do então prefeito de Russas, Weber Araújo.

Fonte: ASCOM/Russas


Jovem de 24 anos é assassinado a bala em Aracati



Nesta segunda-feira, dia 23, por volta das 09h, na Rua Miguel Felismino, foi vítima de homicídio a bala, Julio Cesar Felix da Silva, 24 anos. De acordo com informações de populares, a vítima foi alvejada pelas costas, por um individuo que conduzia uma Honda Fan, de cor preta e placa não identificada, que fugiu após o crime tomando rumo desconhecido. 

Há informações de que a vitima era usuário de drogas e vinha sendo ameaçado de morte. O caso está sob investigação a cargo da polícia civil.

Fonte: 1º BPM

Polícia militar prende homem que degolou companheira em Angelim/Pernambuco

Policiais militares do destacamento de Angelim lotados no 9º Batalhão de Garanhuns prenderam na noite do último sábado (21), o indivíduo Renato Guilherme da Silva, ele na madrugada da última quinta-feira (19) assassinou a companheira Patrícia Pereira da Silva de 20 anos.

Ele estava na casa da família na Rua Sergio Loreto, mesma rua onde cometeu o crime, e não reagiu a prisão que foi efetuada por três policiais militares, após ser preso ele foi encaminhado a delegacia de onde será encaminhado após os procedimentos a Cadeia Pública.

Em conversa com alguns policiais o homem disse que a motivação do crime seria passional pois desconfiava que ela estaria tendo um caso com outro homem.Ainda segundo informações nos dias que esteve foragido estava escondido na zona rural. 


Fonte: Plantão do Ceará

segunda-feira, 23 de março de 2015

Ministro Afif e governador do Ceará discutem desburocratização

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, reuniu-se com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), nesta manhã de quarta-feira, (18). Eles discutiram ações que vão beneficiar micro e pequenas empresas cearenses. O encontro foi realizado na sede da SMPE.

Segundo o ministro, para eliminar o excesso de burocracia é necessário ter vontade política. “Queremos facilitar a vida do empreendedor, alinhando nossas forças com as Juntas Comerciais de todo o País. Vamos criar ações de desburocratização para que a micro e pequena empresa não tenha medo de crescer”, afirmou Guilherme Afif.

De acordo com Camilo Santana, o Ceará está preparando, para os próximos meses, a implantação de um sistema que vai emitir notas fiscais eletrônicas. “Por meio desse sistema será possível que a secretaria de Fazenda do estado receba os dados do volume de vendas diariamente. Vamos substituir a tradicional ‘maquininha’”, comentou o governador.

Na ocasião, foi apresentado o Empresômetro, medidor em tempo real das empresas. Participaram do encontro o secretário-executivo da SMPE, Nelson Hervey Costa; o secretário de Racionalização e Simplificação da SMPE, José Constantino de Bastos Jr; o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho; e o secretário de Relações Institucionais, Danilo Serpa.

Fonte: ASCOM/SMPE. - Por Thaís Victer.

Desportiva vence Vila União e entra na zona de classificação a próxima fase da Copa Alonso



Dois jogos estavam previstos para acontecer nesse final de semana, sábado (21) e domingo (22), no Estádio Sabino Roberto, em Limoeiro do Norte, pela fase de grupos da 13ª Edição da Tradicional Copa Alonso de Futebol. Mas apenas um jogo foi realizado, visto que, no sábado o Nova Ilha não compareceu e a equipe da Canarinho de Flores foi declarada vencedora por WO.

Com esse resultado, o time Florense fechou a fase classificatória com 07 pontos, dividindo a 2ª posição da chave “B” com o Serra Azul, que tem a mesma pontuação. O líder do grupo é o time do Americano com 09, e na última posição com apenas 04 pontos, ja eliminado, está o Vila União, que perdeu no domingo para o Desportiva por 1 a 0. Vale ressaltar que Serra Azul e Americano faltam jogar uma partida, enquanto Canarinho e Vila já encerraram seus jogos.

No jogo do domingo (22), a equipe do Desportiva levou a melhor e venceu o Vila União pelo placar mínimo de 1 a 0. Com a vitória o Desportiva assumiu a 2ª posição da chave “A” com 04 pontos, e entrou na zona de classificação à próxima fase da competição. O líder do grupo é o São Raimundo com 06, Maguary é o 3º com 02 e na lanterna já eliminado, está o Nova Ilha, que não pontuou. Vale ressaltar que Desportiva e Nova Ilha já encerraram seus jogos, enquanto São Raimundo e Maguary faltam disputar uma partida cada.

A competição prosseguirá no próximo final de semana com mais dois jogos, que irão definir as equipes classificadas bem como, os confrontos das semifinais. No sábado, dia 28/03, às 15h30min, o Maguary enfrentará a equipe do Serra Azul, e no domingo, dia 29/03, no mesmo horário, a equipe do São Raimundo duelará contra o Americano.

 A Copa Alonso está sendo disputada por 08 equipes divididas em duas chaves.  São Raimundo, Desportiva, Maguary e Nova Ilha compõem o grupo “A”,  Americano, Serra Azul, Canarinho e Vila União formam a chave “B”.

 Na 1ª fase, as equipes do grupo “A” jogam contra as da chave “B”, se classificando as duas melhores de cada para a fase semifinal. Nesta, o 1º de “A” enfrentará o 2º de “B”, e o 1º de “B” jogará contra o 2º de “A”.  Os vencedores disputarão a grande final agendada na tabela para o dia 11 de abril (sábado), às 15h, no Sabino Roberto.