sábado, 25 de abril de 2015

Avalanche atinge expedição de cearense no Everest

O forte terremoto que matou centenas de pessoas no Nepal atingiu diretamente a expedição do alpinista cearense Rosier Alexandre e destruiu o campo base do montanhista. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Projeto 7 Cumes, Rosier está a 6.400 metros de altitude no Everest.

Foi estabelecido contato com o montanhista às 7h30 (horário de Brasília) e, segundo a assessoria, ele está bem. Mas, após avalanches na montanha, ainda não se sabe como será a descida do cearense. “Estamos bem e não sabemos como está daqui para frente. O campo base foi destruído. Não se sabe como vai ser a descida. Não sabe se resgate vai ser de helicóptero”, disse Rosier para a assessoria.

Rosier Alexandre já escalou seis das sete montanhas mais altas do mundo: Aconcágua, na América do Sul; Kilimanjaro, na África; Elbrus, na Europa; Carstensz, na Oceania; McKinley, na América do Norte; e Vinson, na Antártica. Para completar o Projeto 7 Cumes, Rosier tenta o desafio de escalar a restante: o Everest, que é, inclusive, a maior do planeta.

Fonte: Ceará Agora

Motocicleta é furtada no centro de Limoeiro do Norte



A ação aconteceu nesta sexta-feira, dia 24, por volta das 17h, na Rua Coronel Antônio Joaquim, centro de Limoeiro do Norte, estado do Ceará, quando foi furtada uma motocicleta Honda CG 125 Titan, de cor verde, de placa HXG-2774, de propriedade de José Wilque Ferreira Vidal, residente em Limoeiro do Norte.

A polícia foi informada do furto e iniciou buscas na tentativa de identificar o (s) suspeito (s), bem como recuperar o veículo, mas até o momento não obteve sucesso.

Fonte: 1º BPM

Indonésia confirma que brasileiro será executado

A família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi informada oficialmente neste sábado (25) de que ele será executado. A data das execuções, que são por fuzilamento, não foi anunciada.

A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, o que foi feito neste sábado, disse à BBC Brasil Ricky Gunawan, advogado de Gularte.

Assim, as penas poderão ser cumpridas a partir da tarde de terça-feira (horário local). Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

A família tentava convencer autoridades a reverter a pena após Gularte ter sido diagnosticado com esquizofrenia. Uma equipe médica reavaliou o brasileiro na prisão em março à pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.

Ele poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.

Autoridades não divulgaram quais presos deverão ser executados. Dez condenados estão no corredor da morte, incluindo cidadãos de Austrália, França e Nigéria. Apenas um é indonésio.

Representantes das embaixadas que representam os estrangeiros foram informados das execuções em reunião com autoridades da Procuradoria Geral em Cilacap, a 400 km de Jacarta, neste sábado.

A cidade fica próxima à prisão de Nusakambangan, onde os condenados estão presos e as sentenças deverão ser cumpridas.

Último recurso

Diplomatas brasileiros em Cilacap se encontrariam com Gularte na prisão ainda neste sábado para informá-lo da execução. O advogado de Gularte disse que entrará com recurso na segunda-feira (27) para tentar reverter a decisão.

"Condenamos fortemente esta decisão. Isto prova que o sistema legal indonésio não protege os direitos humanos. O fato de que um prisioneiro com uma doença mental possa ser executado é mais do que um absurdo", disse.

A mãe de Gularte, Clarisse, está no Brasil e não está claro se viajará à Indonésia, disse o advogado. O presidente indonésio, Joko Widodo, que assumiu em 2014, negou clemência a condenados por tráfico, dizendo o país estão em situação de "emergência" devido às drogas. Em janeiro, seis presos foram executados, inclusive Marco Archer Cardoso Moreira.

Brasil e Noruega convocaram seus embaixadores na Indonésia em protesto e, em fevereiro, a presidente Dilma Rousseff recusou temporariamente as credenciais do novo representante indonésio no Brasil em meio ao impasse com Jacarta diante da iminente execução de Gularte.

O encarregado de negócios da Indonésia no Brasil foi convocado pelo Itamaraty na sexta-feira para discutir a questão diante da iminência do fuzilamento do brasileiro.

Austrália e França alertaram que as relações com o país poderiam ser afetadas se seus cidadãos fossem executados. Grupos de direitos humanos também têm pressionado a Indonésia para cancelar a aplicação das penas.

Mais de 130 presos estão no corredor da morte, 57 por tráfico de drogas, segundo a agência Associated Press.

Fonte: G1


Coelce vai parcelar a 2ª conta de abril

Diante da pressão de usuários e órgãos de defesa do consumidor, a Coelce recua e informa que os clientes de Fortaleza e Região Metropolitana que receberam duas faturas com data de vencimento para o mesmo mês não terão cobrança de juros e multas, para a segunda fatura, durante os meses de abril e maio. Para ter direito ao parcelamento das contas, o consumidor terá de pagar a primeira fatura integralmente, como valor de entrada, e a segunda dividida em até duas parcelas, sem juros.

Por meio de nota, a Coelce esclareceu que "essas medidas foram desenvolvidas para reduzir o impacto aos clientes afetados pela mudança" e declara que a mudança na data de vencimento "foi feita para melhorar o processo de leitura e entrega das contas de energia, não havendo nenhuma relação com a revisão tarifária da companhia".

A empresa não esclareceu, no entanto, se o envio de duas contas continuará a ocorrer no mês de maio, para outros usuários que ainda não tiveram suas datas de cobranças alteradas.

Decon

Ontem, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), anunciou que instaurou um procedimento administrativo para apurar possíveis irregularidades cometidas pela Coelce, na cobrança da conta de energia elétrica deste mês de abril. 

Segundo a secretária Executiva do Decon, Ann Celly Sampaio, "a instauração do procedimento se fez necessário, pois entre os dias 20 e 24 de abril foram efetuadas 29 reclamações junto ao órgão".

Para ela, a ausência de informações sobre as medidas adotadas viola preceitos determinados no Código de Defesa do Consumidor. Outros dois órgãos de defesa do consumidor, o Procon Fortaleza e a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, já haviam cobrado respostas da Coelce, como divulgou, com exclusividade, o Diário do Nordeste, nas edições dos dias 17 e 18 deste mês.

Fonte: DN

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Municípios tem até 30 de junho para preencher plano de ação social

Os gestores da assistência social têm até o dia 30 de junho para preencher o Plano de Ação 2015 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As prefeituras precisam fazer o plano anual para receberem os financiamentos do governo federal. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (23), no Diário Oficial da União (DOU).

Para dar agilidade ao envio das informações, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) criou o aplicativo “Plano de Ação”. Os valores e metas para usos dos recursos federais (transferências regulares e automáticas, na modalidade fundo a fundo e do financiamento federal da Assistência Social) deverão ser lançados na ferramenta. O plano, bem como os outros sistemas da Rede Suas, pode ser acessado no link http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web.

O diretor substituto do departamento de Gestão do Suas do MDS, Jaime Rabelo, explica que uma das vantagens do aplicativo é a transparência no uso do dinheiro público. “Os dados ficam disponíveis na internet, o que fortalece o controle social da política de assistência social junto aos municípios. Além disso, a ferramenta promove o bom uso dos recursos públicos e reduz o custo operacional do sistema como um todo.”

O Plano de Ação é o instrumento eletrônico de planejamento utilizado para ordenar e garantir o lançamento e validação anual das informações necessárias ao início ou à continuidade da transferência regular automática de recursos do financiamento federal dos serviços e programas de Assistência Social. Ele não substitui o Plano Municipal ou Estadual de Assistência Social.

As informações contidas no Plano de Ação deverão estar em consonância com o Plano de Assistência Social dos respectivos Estados, Distrito Federal e municípios.

Fonte: Ceará Agora

PSDB quer apresentar pedido de impeachment na próxima semana

A bancada do PSDB na Câmara pretende apresentar na próxima semana, “entre terça e quarta-feira”, o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, com base nas chamadas pedaladas fiscais, e por suposta omissão da petista no esquema de corrupção da Petrobras. O líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que apresentará o parecer dos deputados ao presidente da legenda, senador Aécio Neves (MG) mas entende que já há elementos suficientes para conseguir o impedimento da presidente.

Derrotado nas eleições presidenciais do ano passado, Aécio tem se mantido neutro na discussão e ainda aguarda estudos para anunciar a posição do partido. O PSDB aguarda um parecer do professor Miguel Reali, antes de anunciar uma decisão sobre o tema. Tucanos como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se posicionaram contrários ao pedido de impeachment. No entanto, Sampaio afirma que o protagonismo da decisão é da bancada na Câmara.

“Respeitamos a posição do ex-presidente Fernando Henrique e dos ex-senadores que discordam, mas a Casa que decide é a Câmara. A bancada tem clareza de que o momento enseja o impeachment. As motivações dadas tanto no petrolão com a omissão dela (presidente Dilma) como nas pedaladas fiscais, com o comportamento dela, são elementos necessários”, disse Sampaio que afirma ter apoio de 95% da bancada, embora não tenha apresentado um levantamento preciso.

Sampaio disse que pretende convencer Aécio sobre o pedido. “A decisão foi tomada, o impeachment é cabível e não precisamos aguardar mais nenhum parecer”, disse. Além do processo de convencimento interno, será preciso alterar a posição do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que diz não haver elementos para a abertura de processo de impeachment. Sampaio afirma que também irá convencê-lo juridicamente e que caberá ao plenário decidir. “Uma coisa é o Eduardo Cunha afirmar por tudo que ele ouviu na imprensa que ele é contrário ao impeachment. Outra coisa é ele ter que se debruçar sobre uma peça que tem um raciocínio lógico e jurídico, com respaldo na doutrina e na jurisprudência”, disse.

Fonte: Ceará Agora

Vitória de Maria Dias quebra invencibilidade do Santa Maria no Limoeirense de Futsal da 1ª Divisão



Dois jogos disputados na noite dessa quinta-feira, 23 de abril, no Ginásio Dr. José Nilson Osterne, centro de Limoeiro do Norte, movimentaram a 10ª rodada da fase de grupos do Campeonato Limoeirense de Futsal Adulto Masculino da 1ª Divisão, realizado pela Liga Limoeirense de Futsal, cujo presidente é o desportista Cláudio Rocha.

Destaque para a partida de fundo válida pelo grupo “A”, aonde o torcedor limoeirense pode acompanhar um embate equilibradíssimo e cheio de emoções, que culminou com triunfo do Vitória de Maria Dias (foto) sobre o clube Santa Maria pelo apertado placar de 1 a 0, gol anotado por Pedrinho, quebrando assim a invencibilidade do Santa na competição. Com a vitória o time de Maria Dias chegou aos 06 pontos em 03 jogos e se firmou cada vez mais na zona de classificação a próxima fase. Já o Santa, mesmo perdendo continua líder do grupo com 09 pontos em 04 partidas.

Na preliminar pelo grupo “B”, AABB e São Raimundo protagonizaram um jogo muito equilibrado que terminou empatado pelo placar de 2 a 2, com gols anotados por Celinho e Darllel para o time da Associação e Sergio Oliveira, duas vezes, para o tricolor. O resultado de igualdade deixou ambas as equipes com o mesmo número de pontos, 07 cada, dividindo a liderança do grupo.

A competição prosseguirá na próxima terça-feira, 28 de abril, a partir das 19h30min, com mais duas partidas válidas pela 11ª rodada da fase classificatória. Na preliminar, pela chave “B”, Quixaba duelará contra o Bom Nome, e logo em seguida pelo grupo “A”, Maguari vai encarar a equipe do Córrego de Areia.

O Limoeirense está sendo disputado por 12 equipes, divididas em duas chaves de 06, que jogam entre si dentro de seus respectivos grupos, se classificando as quatro melhores de cada para a fase seguinte.

Confira como está a classificação do campeonato após dez rodadas:


Grupo “A”

1º Santa Maria: 09P/04J/06SG
2º Luiz Alves: 06P/03J/04SG
3º Vitória: 06P/03J/01SG
4º Maguari: 06P/03J/-01SG
5º Córrego de Areia: 03P/03J/-02SG
6º Skina: 00P/04J/-08SG


Grupo “B”

1º São Raimundo: 07P/04/08SG
2º AABB: 07P/03J/07SG
3º Quixaba: 06P/03J/02SG
4º Beira Rio: 04P/03J/-02SG
5º Bom Nome: 03P/03J/-08SG
6º Nova Ilha: 01P/04J/-07SG



Chuva continua a cair no Interior do Ceará

Choveu em 61 municípios entre as 8h40 de quinta-feira e 8h40 desta sexta (24), de acordo com o boletim atualizado no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os dados ainda serão atualizados durante o restante do dia. As maiores incidências foram nas cidades de São Gonçalo do Amarante, com 42 milímetros, Fortaleza (41 mm), Pereiro (35 mm), Cascavel (31 mm) e Tururu (30 mm).

Há relatos de novas chuvas na região do Cariri, embora ainda não computadas pela Funceme. Também não foram computadas chuvas na região da Ibiapaba.

No litoral cearense, também foram registradas chuvas. No Icaraí, as precipitações alagam as ruas, gerando transtornos a motoristas.

De acordo com a Funceme, as ocorrências foram motivadas por “nebulosidade associada a chuvas em quase todo o Ceará, principalmente no noroeste e no leste do Estado. Essas nuvens estão relacionadas à instabilidade atmosférica da Zona de Convergência Intertropical”.

O quadro abaixo, mostra as 10 maiores chuvas por Municípios nesta sexta-feira (24):

São Gonçalo Do Amarante (Posto: Cagado) : 42.0 mm
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 41.0 mm
Pereiro (Posto: Pereiro) : 35.0 mm
Itapajé (Posto: Santa Cruz) : 33.2 mm
Cascavel (Posto: Cascavel) : 31.0 mm
Tururu (Posto: Tururu) : 30.0 mm
Alto Santo (Posto: Alto Santo) : 29.4 mm
Barreira (Posto: Barreira) : 27.0 mm
Umirim (Posto: Umirim) : 26.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Pecem) : 26.0 mm

Fonte: Ceará Agora

Final da Copa Alonso será nesse domingo (26) no Sabino Roberto



A partida da grande decisão da 13ª Edição da Copa Alonso de Futebol, promovida pela Diretoria do Clube São Raimundo, será disputada nesse domingo, 26 de abril, a partir das 15h15min, no Estádio Sabino Roberto, na comunidade de São Raimundo, zona rural de Limoeiro do Norte, entre as equipes do Americano do Córrego do Feijão e o anfitrião São Raimundo.

O tricolor chegou a grande final após desbancar nas semifinais a equipe do Serra Azul com uma vitória convincente pelo placar de 4 a 0. Já o Americano carimbou passaporte à grande decisão após eliminar a equipe do Maguari pelo placar de 2 a 0.

Na grande final não existirá vantagem alguma para nenhuma das equipes, caso o jogo termine empatado a decisão do título ocorrerá através das cobranças dos pênaltis. 

A Copa Alonso é uma competição disputada anualmente em Limoeiro do Norte, sempre no primeiro trimestre do ano, e serve como período de preparação para algumas das equipes locais que disputam o Limoeirnse Séries “A” e “B”.

Restos mortais de jovem de 26 anos são encontrados em Limoeiro do Norte



Os restos mortais, provavelmente do jovem Edelgilson Silva de Macêdo, 26 anos, natural de Tabuleiro do Norte/CE, que residia no Sítio Malhadinha, zona rural do mesmo Município, foram encontrados nesta quinta-feira, 23 de abril, por volta das 11h, na localidade de Sítio Jenipapeiro, zona rural de Limoeiro do Norte.

O policiamento de Limoeiro acredita que a ossada possa ser do citado jovem, pelo fato de que no mesmo local ter sido encontrada a sua cédula de identidade, e também devido o pai do jovem ter comparecido ao Quartel, confirmado ser seu filho que estava desaparecido desde o último sábado 18 de abril.

A polícia deverá aguardar o resultado dos exames que comprovem a real causa da morte, para concluir o inquérito sobre o caso.

Fonte: 1º BPM