terça-feira, 28 de abril de 2015

Brasileiro Rodrigo Gularte é executado na Indonésia

O brasileiro Rodrigo Gularte, de 42 anos, foi executado na Indonésia na madrugada desta quarta-feira (29) – horário local, tarde de terça-feira (28) no horário de Brasília. Ele havia sido condenado à morte por tráfico de drogas, e a pena foi executada por um pelotão de fuzilamento.

De acordo com a emissora 9news, da Austrália, outros sete condenados por tráfico de drogas foram executados. A única mulher condenada do grupo, a filipina Mary Jane Veloso, não foi executada porque a pessoa que a recrutou para transportar drogas se entregou às autoridades. Mary Jane precisa testemunhar no processo desse outro suspeito, por isso o presidente filipino pediu que sua execução fosse postergada.



O paranaense Gularte foi preso em julho de 2004 depois de tentar ingressar na Indonésia com 6 quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

Ele é o segundo brasileiro executado no país este ano – em janeiro, Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi fuzilado. Ele também cumpria pena por tráfico de drogas.

Gularte foi diagnosticado com esquizofrenia por dois relatórios médicos no ano passado. Em março, uma equipe médica reavaliou o brasileiro a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.

Familiares e conhecidos relataram que Gularte passava seus dias na prisão conversando com paredes e ouvindo vozes. Dizem que ele se recusava a tirar um boné, que usava virado para trás, alegando ser sua proteção.

Angelita Muxfeldt, prima de Gularte, passou os últimos meses na Indonésia tentando reverter a decisão. Ela esteve com ele pela última vez na tarde de terça, no horário local, horas antes da execução.

Angelita contou, antes da execução, que não disse ao primo claramente o iria ocorrer, e que ele não sabia o que iria acontecer, apesar de ter sido informado no sábado (25) da morte iminente. Segundo a brasileira, ele sofre de delírios e não entendeu que seria executado, acreditando que ainda seria solto.

Além do brasileiro, sete outros suspeitos foram executados. Todos foram condenados por tráfico de drogas e tiveram seus pedidos de clemência rejeitados.

Eles são os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan, os nigerianos Martin Anderson, Okwudili Oyatanze, Sylvester Obiekwe Nwolise e Jamiu Owolabi Abashin e o indonésio Zainal Abidin. A filipina Mary Jane Veloso foi poupada. A Austrália e as Filipinas também tentaram diversos recursos para adiar as execuções, além de realizarem pressão diplomática, mas sem sucesso.



Crise diplomática

Em janeiro, o fuzilamento de Marco Archer gerou uma crise diplomática entre o país asiático e o Brasil.
A presidente Dilma Rousseff se disse "consternada e indignada" com o ocorrido e convocou o embaixador brasileiro em Jacarta para consultas.

Em fevereiro, Dilma decidiu adiar o recebimento das credenciais do novo embaixador da Indonésia em Brasília para reavaliar a situação bilateral entre os dois países. Em represália, o Ministério das Relações Exteriores indonésio chamou de volta ao país o embaixador no Brasil, Toto Riyanto, e convocou para uma reunião o então embaixador brasileiro em Jacarta, Paulo Soares, que deixou o comando da chancelaria indonésia em março.

Atualmente, a embaixada do Brasil em Jacarta está sendo chefiada, interinamente, por Leonardo Monteiro, encarregado de negócios da chancelaria indonésia.

A Indonésia reforçou suas penalidades por crimes de tráfico de drogas e voltou a realizar execuções em 2013, depois de uma pausa de cinco anos.

Fonte: G1

Atleta tabuleirense Priscila Almeida é campeã do Norte/Nordeste de Karatê



A jovem atleta do karatê Priscila Almeida, de 17 anos, disputou no último final de semana, durante o período de 24 a 26 de abril, na cidade de João Pessoa-PB, o Campeonato Norte/Nordeste de Karatê, tendo conquistado o título de campeã nas três categorias em que participou. Obtendo assim três medalhas de ouro e elevando o nome de Tabuleiro do Norte e do Estado do Ceará ao ponto mais alto do pódio.

Com essa já são quatro vezes consecutivas que a atleta, integrante da Seleção Cearense e Brasileira de Karatê, conquista o título de campeã nas três categorias que disputa no zonal Norte/Nordeste da modalidade. O resultado lhes garantiu mais uma vez disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontecerá no final do ano, aonde a atleta buscará seu 5º título da competição.

No ano de 2014 a jovem Priscila disputou o Campeonato Mundial de Karatê, realizado na cidade de Foz do Iguaçu-PN, tendo ficado na terceira colocação, conquistando assim a medalha de bronze, numa disputa com atletas de várias partes do Brasil e do mundo. Ainda nesse mesmo ano ela foi eleita mais uma vez a melhor atleta do ano no ranking de 2014 do karatê esportivo. Homenagem prestada pela Federação Cearense em uma cerimônia realizada no Ideal Club, em Fortaleza.

Ainda em 2015, Priscila irá disputar mais uma competição fora do estado, e também foi convocada para representar uma cidade do Sul no campeonato Sul/Sudeste que será realizado na cidade de Jaraguá do Sul-SC em Junho próximo.

Priscila Almeida, natural de Tabuleiro do Norte-CE, é filha do conhecido Rapozão caminhoneiro. Ela pratica karatê desde os 09 anos de idade, e atualmente com 17, além de praticar também exerce a profissão de professora na cidade tabuleirense.  A jovem revelou que recebe apoio da Prefeitura de Tabuleiro do Norte, quando viaja para competir.


Brasileiro e nove réus vivem últimas horas antes da morte



O grupo de réus condenados à morte por narcotráfico na Indonésia, entre eles o brasileiro Rodrigo Gulares, vive suas últimas horas antes das autoridades do país realizarem suas execuções, apesar dos novos pedidos de clemência de vários governos. 

Gularte é um dos dez presos que deverá enfrentar o pelotão de execução na prisão de Nusakambang, em Java Central, onde já está sendo mantido junto a dois australianos, um francês, uma filipina, três nigerianos, um ganês e um indonésio. 

Nesta terça-feira se encerra o prazo de 72 horas dado pela Justiça da Indonésia para o início das execuções. No entanto, não há data nem horário definidos pelas autoridades, algo que deve ser anunciado pelo procurador-geral, Muhammad Prasetyuo, ao longo do dia.


O porta-voz da promotoria, Tony Spontana, disse que os preparativos para as execuções foram 100% completados, e que o pelotão de fuzilamento está a postos em Nusakambang desde sábado. Porém, também evitou cravar uma data para as mortes.

"Saberemos em breve. Mas parece que será nesta semana, porque os preparativos estão 100%. Há tempo. O procurador-geral fará o anúncio", disse Spontana em entrevista à emissora local "Metronews".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a presidente Dilma Rousseff, o primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, além de líderes de outros governos e representantes de várias organizações internacionais pediram clemência aos condenados.

O governo de Joko Widodo, que em janeiro executou seis réus, incluindo o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, rejeitou até agora todos os pedidos, pediu respeito à lei da Indonésia e defendeu o uso da pena capital como medida para dissuadir possíveis criminosos de praticarem o tráfico de drogas.

Nas últimas horas, o Tribunal Constitucional da Indonésia aceitou escutar no dia 12 de maio uma nova apelação sobre o caso dos australianos, mas o procurador-geral do país alertou que isso não afetaria o curso das execuções.

Chan e Sukumaram foram condenados à morte em 2006 como líderes de uma quadrilha de traficantes chamada os "Os 9 de Bali". Em 2005, eles tentaram introduzir no país oito quilos de heroína vindos da Austrália.

"Se formos realistas, não há muitas esperanças", disse Julian McMahon, advogado da dupla, em entrevista à emissora australiana "ABC".

Chan aproveitou as últimas horas para se casar com Febyanti Herewila, uma cerimônia realizada na prisão com a presença de vários parentes e familiares.

No caso de Gularte, a Justiça negou os pedidos de clemência da defesa, que alegou que o brasileiro não deveria ser executado porque sofre de esquizofrenia.

O Ministério das Relações Exteriores tentou intervir mais uma vez nesta segunda-feira, entregando uma nota de protesto ao governo da Indonésia. No documento, o governo brasileiro considera a execução de Gularte como "inaceitável".

Além de Gularte e dos australianos, os outros condenados são: o francês Serge Atresi Atlaoui, a filipina Mary Jane Veloso, o ganês Martin Anderson, o indonésio Zainal Abidin e os nigerianos Raheem Agbaje, Silvester Obiekwe Nwaolise e Okwudili Oyatanze.

A pena de morte na Indonésia é aplicada a portas fechadas com um pelotão de dez fuzileiros, salvo ordem contrária do presidente.

As execuções deveriam ter ocorrido em fevereiro, mas os recursos apresentados pelos réus e a pressão internacional deram mais alguns meses de vida aos presos que estão no corredor da morte.

A Indonésia, que retomou as execuções em 2013 após cinco anos de trégua, tem 133 prisioneiros no corredor da morte, dos quais 57 são por narcotráfico, dois por terrorismo e 74 por outros delitos.

 
Fonte: http://zip.uol.com.br/

Russas comemora o Dia Nacional do Livro Infantil

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira (24), uma grande festa para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil. A comemoração teve início com uma grande caminhada, que se estendeu por toda à Avenida Dom Lino, sendo finalizada na praça do estudante, onde várias tendas educativas e apresentações artísticas encantou à multidão que se fez presente no local. O evento contou com a presença do prefeito Weber Araújo, da primeira-dama, Mazé Torquato, dos vereadores Maurício Martins, João do Alípio e Fernando Amaral, além de secretários e autoridades municipais.

A celebração teve como tema “O mundo encantado das histórias infantis para ler, ouvir e sonhar” com foco no cartunista Maurício de Sousa e sua criação “Turma da Mônica”, que tem o objetivo de desenvolver e estimular o gosto pela leitura. O projeto estava sendo desenvolvido entre de março e abril, pela SEMED e escolas públicas municipais.

De acordo com a Secretária de Educação do município, Morlânia Chaves, o projeto é mais uma ferramenta usada como forma de aprendizagem. “Através da obra de Maurício de Sousa, estivemos desenvolvendo atividades que proporcionaram um melhor aproveitamento na vida escolar das nossas crianças. Com esse projeto trabalhamos o incentivo a leitura e a escrita, melhorando a compreensão e aprendizagem”, ressaltou Morlânia.

Para o prefeito Weber Araújo, ações como estas são essenciais para estimular a leitura. “Estamos no caminho certo com nossos projetos na educação, pois nossas crianças estão com ótimos índices de português, superando, inclusive, a média estadual e nacional. Não basta somente termos uma ótima estrutura, merenda de qualidade, excelentes professores. Precisamos desenvolver mecanismos para estimular os alunos a aprenderem mais, principalmente, na base da leitura. É isso que estamos fazendo!”, acrescentou Weber.

Mauricio Araújo de Sousa é considerado um dos mais famosos cartunistas do Brasil, criador da “Turma da Mônica” é também membro da Academia paulista de Letras. Nasceu na cidade de Santa Isabel – SP, em 27 de outubro de 1935. Dentre as obras mais conhecidas do autor estão: “Turma do Chico Bento, Turma do Bidu, Horácio e Turma do Pelezinho.

Fonte: ASCOM/Russas

Russas realiza a 1ª Copa Cearense de Fanfarras e Bandas

A 1ª Copa Cearense de Fanfarras e Bandas movimentou a cidade de Russas neste final de semana, 25 e 26 de abril, em que recepcionou centenas de integrantes das bandas e fanfarras de diversas cidades e Estados. O evento contou com a participação de aproximadamente 24 Bandas de mais de 4 Estados, competindo em 7 categorias.

Entre as autoridades, estiveram presentes o prefeito de Russas, Weber Araújo, a primeira-dama do Município, Mazé Torquato, a Prefeita do município de Araçás – BA, Maria das Graças Leal, a Secretária de Cultura de Russas, Cláudia Lima, vereadores entre outros.

O evento teve como objetivo desenvolver e incentivar a cultura de fazer música, criando um espaço para o surgimento de novos talentos. Estimulando à criação de fanfarras, além de incentivar as corporações musicais e contribuir para o desenvolvimento do pensamento cívico e da autodisciplina, necessários à formação integral do cidadão.

A Copa foi organizada pela Associação Cultural de Incentivo as Fanfarras e Bandas – ACIFABAN, que tem como presidente o russano Roberto Medeiros, na qual contou com o apoio da Prefeitura de Russas através da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Educação, além do apoio cultural da Dakota Calçados e da rádio Araibu FM.

A anfitriã do evento, a banda Meteoros de Russas sagrou-se campeã geral da categoria Marcial Tradicional. Além da conquista do 2º lugar na categoria Drumline, o regente Roberto Medeiros conquistou o título de “Melhor Regente” na Marcial Tradicional.

Fonte: ASCOM/Russas

Ceará baterá recorde de público do Brasil no Castelão na final da Copa Nordeste

O último jogo da Copa do Nordeste, entre Ceará e Bahia, amanhã, às 22 horas, terá uma plateia digna da importância do certame para a região e da paixão de suas torcidas. E com o Castelão como palco, a torcida do Ceará protagonizará o maior público do país em 2015, com mais de 60 mil pagantes.

Com a carga total de ingressos em 63.393, a diretoria do Ceará confirmou que restam ingressos apenas para a torcida visitante, - 900 dos 1.600 disponíveis para a torcida do Bahia - e portanto, garante o maior público do ano até então, batendo o duelo do último domingo, entre Atlético/MG e Caldense, pelo primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, que foi de 53.772 pagantes. O recorde anterior era do clássico Flamengo e Vasco, pela 1ª Fase do Campeonato Carioca, com 51.085 pagantes.

A informação oficial sobre o número de ingressos vendidos não foi confirmada pela diretoria do Vovô, já que uma parte da carga, cerca de 6 mil ingressos, está reservada para os sócios torcedores.

O público no Castelão da edição deste ano, bate a finalíssima do ano passado, quando o Ceará também lotou o Castelão contra o Sport, e ficou com o vice-campeonato, quando o público pagante foi de 60.068.
O certo é que apoio não vai faltar ao Ceará, que precisa apenas de um empate para sagrar-se campeão da Copa do Nordeste, após a vitória de 1 a 0 no jogo de ida, na Fonte Nova, em Salvador, na última quarta-feira.

"Com o Castelão cheio como estará, se cria uma atmosfera muito legal em torno jogo, em que todo mundo sonha sempre em fazer uma final de campeonato com um público desse. E agora cabe a nós, dentro de campo, também motivar o torcedor, que estará lá para nós incentivar", analisou o gerente de futebol Diego Cerri.

Fonte: DN

TSE quer ouvir Costa e Youssef em processo que pede cassação de Dilma

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, determinou que o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, delatores da Operação Lava Jato, sejam ouvidos no processo ajuizado pelo PSDB que pede a investigação eleitoral da campanha de 2014 da presidente Dilma Rousseff (PT).

A ação de investigação eleitoral foi proposta pela coligação do senador tucano Aécio Neves (MG), derrotado nas eleições presidenciais, e pelo diretório do PSDB no final do ano passado, antes da diplomação da presidente. Eles querem investigar suposto abuso de poder econômico e político por parte da presidente Dilma e do vice-presidente Michel Temer na campanha do ano passado, com cassação do registro dos candidatos – que pode gerar a cassação do diploma dos dois.

No início da semana passada, o PSDB apresentou um recurso contra a decisão de Noronha que negou pedidos de colheita de provas e inquirição de testemunhas na ação. O ministro, então, reconsiderou a decisão e determinou o envio de uma carta ao juiz da 13ª Vara Criminal do Paraná, Sérgio Moro, para solicitar o depoimento de Costa e Youssef para que os dois façam “esclarecimentos capazes de influir” no processo.

O PSDB alega que o Tribunal deve examinar a possível captação de recursos de forma ilícita de empresas com contratos firmados com a Petrobras, repassados posteriormente aos partidos que formaram a coligação de Dilma Rousseff, a Com a Força do Povo, formada por PT, PMDB, PDT, PCdoB, PSD, PP, PR, PROS e PRB.

Na delação premiada realizada no âmbito da Lava Jato, Paulo Roberto Costa disse que Youssef solicitou R$ 2 milhões para financiar a campanha da então candidata à presidência Dilma Rousseff. O destinatário do dinheiro, segundo o relato, teria sido o ex-ministro e coordenador da campanha petista, Antonio Palocci.
As denúncias sobre a campanha de 2010, contudo, não são objeto da análise desta ação no TSE, que investiga a campanha eleitoral de 2014. Costa e Youssef deverão esclarecer à Justiça Eleitoral, portanto, se foram feitos repasses à coligação encabeçada pelo PT no ano passado.

O TSE também quer ouvir um servidor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), pois o PSDB acusa o órgão de ser envolvido em ocultação de dados econômicos e sociais negativos durante a campanha. Há outros documentos solicitados para apurar a influência da força do governo durante a campanha, como dados sobre eventos realizados no Palácio da Alvorada durante o período eleitoral.

Fonte: Ceará Agora

Roubo a correspondente bancário em Limoeiro do Norte

Nesta segunda-feira, dia 27, por volta da 11h40min, a polícia recebeu informações de um roubo ocorrido no Caixa Dantas, situado na Rua Coronel Malveira, centro da cidade de Limoeiro do Norte-Ce.

Segundo informações da polícia, dois indivíduos de posse de armas de fogo (tipo revólver), em uma motocicleta Bros, de cor vermelha, um deles invadiu o estabelecimento e subtraiu uma quantia em dinheiro não revelada e logo em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Policiais militares diligenciaram na tentativa de identificar e prender os suspeitos, mas não obtiveram sucesso.

Fonte: 1º BPM

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Quixeré realizará torneio de Futsal com participação de 24 clubes



Com realização da Prefeitura Municipal de Quixeré, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, será promovido na cidade quixereense um Torneio de Futsal com a participação de 24 equipes. A competição terá início nessa quarta-feira, 29 de abril, e prosseguirá até o dia 14 de maio, data da grande final, com jogos acontecendo de segunda a sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo Antônio Wilson Silva, no centro da cidade.

Participarão do evento esportivo as equipes: Tomé Jovem, Beira Rio, Palmeiras, Corinthians (1), Cercado do Meio, Hollywood, 2ª Tempo de Boqueirão, Nova Morada, Boqueirão, Juventude, São José, União Jovem, Grêmio, Santa Cruz, Itaitinga, Manchester, Corinthians (2), Arco Verde, Cruzeiro, Aliança Jovem, Força Futsal, Flamengo, Skinão e Fluminense.

A competição terá como modelo de disputa a fórmula eliminatória com partida única, aonde em cada confronto quem perder automaticamente já está eliminado. Essa fórmula valerá para toda a competição desde a primeira rodada até a partida finalíssima.
Confira abaixo toda a tabela do torneio:


            DATA 1ª RODADA: 29/04/2015 QUARTA FEIRA 19h15m.

CHAVE  “A”  1º Jogo  TOMÉ JOVEM (T)         x       BEIRA RIO (Q)              VENCEDOR (1)  EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “A”  2º Jogo  PALMEIRAS (BOQ)       x       CORINTHIANS (2)       VENCEDOR (2) EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “B”  3º Jogo  CERCADO DO MEIO     x       HOLLYWOOD (LAG)   VENCEDOR (3) EM UM ÚNICO JOGO
                                       DATA 2ª RODADA: 30/04/2015 QUINTA FEIRA 19h15m.

CHAVE  “B”  1º Jogo  2° TEMPO (BOQ)          x       NOVA MORADA (Q)     VENCEDOR (4) EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “C”  2º Jogo  BOQUEIRÃO (BOQ)      x       JUVENTUDE (Q)            VENCEDOR (5) EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “C”  3º Jogo  SÃO JOSÉ (LAG)             x       UNIÃO JOVEM (BOT)  VENCEDOR (6) EM UM ÚNICO JOGO
                                        DATA 4ª RODADA: 04/05/2015 SEGUNDA  FEIRA 19h15m.

CHAVE  “D”  1º Jogo  GRÊMIO (LAG)               x       SANTA CRUZ (Q)         VENCEDOR (7) EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “D”  2º Jogo  ITAITINGA (LAG)            x      MANCHESTER (RM)    VENCEDOR (8) EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “E”   3º Jogo  CORINTHIANS (1)          x      ARCO VERDE (M)        VENCEDOR (9) EM UM ÚNICO JOGO
                                        DATA 5ª RODADA: 05/05/2015 TERÇA FEIRA 19h15m.

CHAVE  “E”  1º Jogo   CRUZEIRO (LAG)            x      ALIANÇA JOVEM (T)   VENCEDOR (10) EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “F”  2º Jogo   FORÇA FUTSAL (ÁG)      x     FLAMENGO (BOQ)      VENCEDOR (11) EM UM ÚNICO JOGO
CHAVE  “F”  3º Jogo   SKINÃO (LAG)                 x      FLUMINENSE (Q)        VENCEDOR (12) EM UM ÚNICO JOGO

2ª FASE

                                          DATA 1ª RODADA: 06/05/2015 QUARTA FEIRA 19h15m.
CHAVE  “A”  1º Jogo ______________________  x  ________________________VENCEDORES  (1 X 2)
CHAVE  “B”  2º Jogo ______________________  x   _______________________  VENCEDORES  (3 X  4)
CHAVE  “C”  3º Jogo ______________________  x  ________________________VENCEDORES  (5 X  6)
                                         DATA 2ª RODADA: 07/05/2015 QUINTA-FEIRA 19h15m.
CHAVE  “D”    ogo ______________________ x   _______________________  VENCEDORES (7  X  8)
CHAVE  “E”  2º Jogo ______________________  x  ________________________ VENCEDORES  (9   X  10)
CHAVE  “F”  3º Jogo ______________________  x   _______________________   VENCEDORES (11  X 12)

3ª FASE

                                       DATA RODADA ÚNICA: 08/05/2015 SEXTA-FEIRA 19h15m.
CHAVE “G”   1º Jogo ______________________  x  ________________________ VENCEDORES  (CHAVE A  X  B)
CHAVE “H”   2º Jogo ______________________  x   _______________________   VENCEDORES (CHAVE C  X  D)
CHAVE “I”     3º Jogo ______________________  x  ________________________  VENCEDORES (CHAVE E  X   F) (F)
4ª FASE

                         DATA RODADA ÚNICA: 11/05/2015 SEGUNDA-FEIRA 19h15m SEMIFINAL
CHAVE “J”  JOGO Ú.  ______________________  x  ________________________ VENCEDORES  (CHAVE  G  X  H)

5ª FASE

                              DATA RODADA ÚNICA: 14/05/2015 QUINTA-FEIRA 19h15m FINALISTA.
CHAVE “K” JOGO Ú.  ______________________  x  ________________________ VENCEDORES  (CHAVE “I”  X  “J”)