Após ver seus pronunciamentos serem alvos de panelaços, a presidente Dilma Rousseff falará à população neste 1º de maio por meio da Internet, e não em cadeia nacional de rádio e TV.

A informação foi confirmada pelo ministro Edinho Silva (Comunicação Social) ontem. Dilma vinha considerando não fazer discurso nenhum, devido aos protestos desencadeados em suas últimas falas na TV, mas decidiu fazer um discurso na web.

“(Dilma) vai dialogar com trabalhadores, trabalhadoras pelas redes sociais. Em cadeia nacional, não”, disse Edinho Silva. Ele negou que a decisão tenha relação com os panelaços – como o que ocorreu durante sua fala no Dia da Mulher, um dos piores momentos da popularidade de Dilma em seu segundo mandato.

“A presidente não teme nenhum tipo de manifestação da democracia. A presidente só está valorizando outro modal de comunicação. Ela já valorizou a rádio, valoriza todos os dias a comunicação impressa, valoriza a televisão, e ela resolveu dessa vez valorizar as redes sociais”, disse.

Edinho falou que não há ainda um “modelo” do pronunciamento a ser feito pela Internet. De acordo com o ministro, a decisão foi “coletiva” e “unânime” da coordenação política.

Na semana passada, auxiliares da presidente sugeriram que ela só se exponha quando a crise política e econômica arrefecer, o que, na avaliação deles, não acontecerá no curto prazo. O ex-presidente Lula, o marqueteiro João Santana e o próprio Edinho são alguns dos que defenderam que Dilma não discurse.

Fonte: O Povo