sábado, 16 de maio de 2015

Termina 0 a 0 a partida Grêmio de Santa Terezinha e Palmeiras pelo Rusano da 2ª Divisão



Equilíbrio, pouca emoção e nada de gols, foi assim o jogo entre Grêmio de Santa Terezinha e Palmeiras, disputado na noite dessa sexta-feira, 15 de maio, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, centro de Russas, válido pelo 1ª turno do Campeonato Russano de Futebol Amador da 2ª Divisão.

Com o empate o time gremista continua da 2ª colocação agora com 09 pontos em 05 jogos, e desperdiçou uma grande oportunidade de assumir a liderança do certame, que continua sendo do São Paulo com 10 em 05 partidas disputadas. Já o Palmeiras com esse pontinho conquistado, subiu duas posições na tabela, galgando da 5ª para a 3ª colocação com 07 pontos em 04 jogos, e ainda entrou na zona de classificação para o segundo turno. 

A competição prosseguirá na próxima sexta-feira, 22 de maio, às 19h30min, no Estádio Olímpico com o confronto Palmeiras versos Locadora + Uma Fase do Ramal de Flores.

O Russano da 2ª Divisão está sendo disputado por 08 equipes (São Paulo, Palmeiras/SG Emp. Imobiliários, Americano, Clube do Racha II, Grêmio de Santa Teresinha, Maguari, Locadora + Uma Fase/ Ramal de Flores e União São José).

No primeiro turno as agremiações jogarão entre si em partidas de ida, sagrando-se campeã a que obtiver melhor campanha. No segundo turno as quatro melhores da etapa anterior jogarão entre si sendo declarada campeã a de melhor desempenho. Caso uma mesma equipe vença os dois turnos será declarada campeã arrastão. Caso contrário haverá um jogo decisivo que apontará a grande campeã da competição. 

Confira abaixo a classificação atualizada do Campeonato:

1º São Paulo: 10P/05J/06GS
2º Grêmio: 09P/05J/03
3º Palmeiras: 07P/04J/03GS
4º Clube do Racha: 07P/04J/01GS
5º Locadora + Uma Fase: 06P/03J/07GS
6º Maguari: 05P/04J/-03GS
7ª União São José: 00P/03J/-06GS
8º Americano: 00P/04J/-11GS

Chacina em Limoeiro do Norte, quatro homens executados a bala em um bar



Quatro homens foram executados a bala nesta sexta-feira, dia 15, por volta das 21h30min, no bar “Alta Tensão” situado às margens da CE 358, na localidade do São Raimundo, zona rural do município de Limoeiro do Norte, estado do Ceará.

As vítima foram identificadas como sendo: o mecânico José Alisson Marques Maia, 30 anos, natural de Limoeiro do Norte; Jorge Luiz da Silva, conhecido por “Jorginho”, 34 anos, também natural de Limoeiro do Norte; Francisco Edson de Souza, vulgo “Titó”, 31 anos, natural de Morada Nova-CE e Paulo Antônio Portela, dono do bar onde ocorreram as mortes, 49 anos, natural de Limoeiro do Norte. 

As vítimas foram atingidas por diversos disparos de arma de fogo, e no local do crime foram encontradas cápsulas de pistola  9mm, 380mm e revolver calibre 38.  

Segundo informações da polícia militar colhidas no local, os autores dos assassinatos seriam quatro homens que após o sinistro fugiram em um veículo tipo pálio de cor branca, placas não anotadas, veículo esse pertencente à uma das vítimas (Jorge Luiz da Silva), tendo os homicidas tomado rumo ignorado. 

Equipes policiais estão em diligencias na região, na tentativa de identificar e prender os acusados. O caso está sob investigação à cargo da Polícia Judiciária(Civil).

Fonte: 1º BPM

Bala perdida tira vida de Limoeirense de 39 anos

Uma mulher identificada por Adriana de Sousa Lima, 39 anos, natural de Limoeiro do Norte, foi atingida por uma bala perdida e veio a óbito, nesta sexta-feira, 15 de maio, na BR 116, mais precisamente no Triângulo de Chorozinho, estado do Ceará.

O carro da família vinha de Fortaleza com destino a Limoeiro do Norte, e além de Adriana o veículo era ocupado por seu esposo, sua filha e uma irmã da vítima. E quando passaram pelo Triângulo de Chorozinho, Adriana se sentiu mal, a princípio seu esposo pensou que a mesma estivesse sofrendo um infarto, visto que casos dessa natureza já acontecera na família da vítima. Imediatamente ele pediu socorro a uma equipe  da Polícia Rodoviária Federal que passava no local, que prontamente conduziu a vítima ao hospital da cidade.

Ao dar entrada na unidade de saúde, o médico plantonista se preparava para fazer o processo de reanimação da vítima, quando encontrou manchas de sangue no corpo da mulher, e ao remover sua blusa, foi verificada uma perfuração a bala, sendo constatado então seu óbito.

Policiais verificaram o veículo da família da vítima, um WB 20 S de cor branca, e foi encontrada uma perfuração a bala no porta malas do carro.

De acordo com inspetor Darlan da PRF a viatura se deslocava exatamente para as proximidades do local onde socorreram a vítima, o chamado era para atender a relatos de um tiroteio no Residencial Irmã Alzira, as margens da BR, mais na hora do socorro, não se imaginava que a vítima estava ferida, só foi encontrado o ferimento no hospital.

A família disse não ter escutado nenhum disparo, e também não viram nenhum carro ou moto trafegando atrás do veículo em que estavam.

Informações e foto: Limoeiro Plantão Policial


sexta-feira, 15 de maio de 2015

Russas sediará a 50ª edição dos Jogos do Vale do Jaguaribe

Russas sediará de 06 a 09 de agosto de 2015 os “Jogos do Vale do Jaguaribe” com as modalidades de: Futebol, Futsal, Voleibol, Vôlei de areia, Basquete, Handebol, Xadrez, Tênis de mesa, Natação e Atletismo. A estimativa é que os jogos reúnam mais de 3 mil atletas de toda a região que deve movimentar ainda mais a cidade de Russas no período da Semana do Município.

De acordo com a última reunião do COVALE (Comitê dos Jogos do Vale do Jaguaribe) realizado no último dia 13/05, no CVT, em Russas, ficou definido, por unanimidade, que Russas sediará os jogos. Segundo o presidente do COVALE, Fábio Freitas, os jogos serão realizados de fato na cidade de Russas e terá o apoio total dos prefeitos da região que participaram do encontro.

O Secretário de Esporte de Russas, Reiginaldo Cruz, popular Fifa, já começou a realizar reuniões com as equipes das secretarias para um planejamento detalhado e estratégico que garanta um evento de qualidade. “Se depender da vontade da nossa equipe e do prefeito Weber Araújo, esse evento ficará na história”, afirmou o secretário.

O prefeito Weber Araújo promete fazer um grande evento para comemorar a 50ª edição dos jogos na região, para isso mobilizará todas as secretarias e funcionários da prefeitura. “Estamos felizes pela decisão do COVALE e dos prefeitos que participaram do encontro, garanto que faremos um grande evento para comemorarmos e, quem sabe, garantir a Russas o título de campeão geral”, afirmou Weber Araújo.

A previsão é de que 16 cidades vão disputar o título de melhores do Vale do Jaguaribe 2015 em cada modalidade, entre as cidades: Jaguaruana, Pereiro, Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama, Alto santo, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Quixeré, Morada Nova, Russas, Aracati, Itaiçaba, Icapuí e Fortim, devem marcar presença.

Fonte: ASCOM/Russas

Casagrande participa da campanha 'Ceará Sem Drogas' em Viçosa do Ceará


O município de Viçosa do Ceará receberá, nesta sexta-feira (15), a quinta edição dos encontros da campanha institucional “Ceará Sem Drogas”, realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará. Comandada pelo presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), a campanha levará à região da Serra da Ibiapaba o ex-jogador de futebol Walter Casagrande, que fará palestra no Centro Administrativo Catinguba, às 9h30min.
Casagrande, que atua como comentarista esportivo, tratará de sua experiência com as drogas e de como conseguiu superar a dependência química – experiência narrada no livro biográfico “Casagrande e seus demônios”. Ele também responderá a questionamentos.

Municípios visitados
A campanha “Ceará Sem Drogas” esteve, em 2014, os municípios de Fortaleza, Crato, Limoeiro do Norte e Sobral. Nos três primeiros encontros, os participantes acompanharam relatos de Walter Casagrande sobre o tema. Já em Sobral, o palestrante foi o jornalista Caco Barcellos, da Rede Globo, que produziu reportagens sobre vários temas relacionados à campanha, como a experiência de países que mudaram sua legislação sobre as drogas e o envolvimento de jovens com entorpecentes.
Para o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, a campanha “Ceará Sem Drogas” visa levar aos jovens relatos que conscientizem os jovens sobre os efeitos da dependência química.
“A campanha chega à serra da Ibiapaba com a intenção de mobilizar estudantes para dizer não às drogas. Esse trabalho é de conscientização e alerta para juventude cearense”, afirma Zezinho, destacando a atuação integrada entre o Poder Legislativo e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas.

Fonte: Ceará News 7

Ex-presidiário é assassinado a tiros em Russas

Foi executado a bala nessa quinta-feira, 14 de maio, por volta das 20h45min, na rua Luiz Santiago de Lima, bairro Várzea Alegre, periferia da cidade de Russas, estado do ceará,  o ex-presidiário Jonatas Nascimento de Souza, 22 anos, natural de Russas, que tinha passagem pela polícia por tráfico de drogas.

Segundo informações da polícia colhidas no local do crime, Jonatas foi surpreendido por seis indivíduos em três motocicletas, que o cercaram e o executaram com vários tiros de pistola cal. 380, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado. 

Nenhum suspeito foi identificado até o momento.

Fonte: 1º BPM

Vitória de Maria Dias goleia Quixaba e garante vaga nas semifinais do Limoeirense de Futsal



Pela rodada de abertura das quartas de final do Campeonato Limoeirense de Futsal Adulto Masculino da 1ª Divisão, disputada nessa quinta-feira, 14 de maio, no Ginásio Municipal Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte, no jogo principal, a equipe do Vitória de Maria Dias confirmou seu favoritismos e venceu de goleada a equipe do Quixaba por 5 a 1, garantindo então sua vaga na fase semifinal da competição. Os gols do vitória foram assinalados por Pedrinho, três vezes, Paulo da Ingá e Gerlano (goleiro). Descontou para a equipe do Quixaba o atleta Thiago de Tabuleiro.

Na preliminar, em partida muito equilibrada, o time do Luiz Alves levou a melhor e venceu o clube Bom Nome por 6 a 4, garantindo também vaga na fase seguinte do certame. Os gols do triunfo do Luiz Alves foram marcados por Yan (03), Beto (02) e Joãozinho, enquanto Jeová, três vezes e Leonilson descontaram para o Bom Nome.

O vitória vai enfrentar nas semifinais o vencedor de São Raimundo e Santa Maria, já o clube Luiz Alves enfrentará quem passar do confronto entre AABB e Maguari.

A 2ª rodada das quartas de final será disputada na próxima terça-feira, 19 de maio, a partir das 19h30min, no Nilson Osterne, com os confrontos São Raimundo versos Santa Maria na preliminar e logo em seguida AABB e Maguari no jogo principal.

Pelo regulamento do campeonato, nas partidas eliminatórias não existe vantagem alguma para nenhuma das equipes, portando se um jogo terminar empatado haverá prorrogação e permanecendo a igualdade a decisão ocorrerá através das cobranças dos pênaltis.

A competição é promovida pela Liga Limoeirense de Futsal, cujo presidente é o desportista Cláudio Rocha, que tem a honra de convidar o torcedor jaguaribano, em especial o limoeirense, bem como toda a imprensa local, para prestigiarem os jogos decisivos do campeonato local.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Enem 2015 será em outubro e inscrições começam em 25 de maio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será realizado em 24 e 25 de outubro. As datas das provas foram anunciadas pelo ministro da Educação, Janine Ribeiro, nesta quinta-feira (14).

O ministro afirmou que a publicação do edital com todas as regras do Enem 2015 será feita na edição da próxima segunda-feira (18) do “Diário Oficial da União”.  Veja abaixo os destaques:

DATA DAS INSCRIÇÕES

Neste ano, as inscrições começam no dia 25 de maio, e terminam no dia 5 de junho. Para confirmar a inscrição, é preciso pagar a taxa de R$ 63 até as 21h59 do dia 10 de junho.

TAXA DE INSCRIÇÃO

A taxa de inscrição sofreu aumento pela primeira vez em mais de dez anos. Até 2014, o valor era R$ 35. Agora, passa a ser de R$ 63.

ISENTOS DE TAXA

Estarão isentos de pagar a taxa os estudantes atualmente matriculados na rede pública e que vão concluir o ensino médio em 2015, além dos candidatos que comprovarem carência, segundo as regras do edital.

MEDIDAS DE SEGURANÇA

Nesta edição não será possível usar o mesmo e-mail para fazer mais de uma inscrição. Além disso, todos os candidatos deverão informar um número de telefone (celular ou fixo) válido. Eles também terão que criar uma pergunta e resposta de segurança no login.

O detector de metal será novamente aplicado nos locais de prova nesta edição.

DURAÇÃO DAS PROVAS

As provas continuam tendo a mesma duração: no primeiro dia, provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com 4 horas e meia de duração. No segundo dia, linguagens, matemática e redação, com 5 horas e meia de duração.

HORÁRIOS DAS PROVAS

Como todos os anos, os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Mas, dessa vez, as provas só terão início 30 minutos depois do fechamento dos portões.

Os sabatistas nos estados de Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima poderão fazer as provas do sábado às 19h do horário local. Nos demais estados, a prova do primeiro dia para os sabatistas começa às 19h do horário de Brasília.

TOTAL DE PARTICIPANTES

O ministro acredita que mais de 9 milhões de pessoas devem se inscrever. No ano passado foram 8,7 milhões.

Mudanças e economia

Uma das preocupações do ministério foi evitar o desperdício de recursos. Por estudante, o custo médio é de R$ 52 para aplicação da prova. Segundo o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, com as mudanças no valor da taxa e nas regras de isenção, a expectativa do MEC é que esse custo seja parecido, ou até 20% mais baixo.

"Nossa meta principal é fazer o Enem, não fazer economia", disse o ministro Janine Ribeiro. "Mas, se for possível, vamos fazer economia."

De acordo com o ministro, será feita economia de R$ 18 milhões apenas com o envio virtual do cartão de confirmação, segundo Janine Ribeiro. O presidente do Inep, Francisco Soares, esclareceu que o cartão de inscrição não será mandado por e-mail, mas terá de ser baixado pelo estudante pelo site.

Fonte: G1

Arma de fogo mata 116 por dia no País

Em dez anos, o crescimento chegou a áreas no Brasil nas quais não havia alcançado. Cidades no interior e nas regiões Norte e Nordeste viram aumentar sua renda e a capacidade de negócios. Com os recursos, no entanto, chegou a violência e a incapacidade do Estado de lidar com a migração das organizações criminosas.  O traço dessas mudanças está nos dados sobre o crescimento dos índices de criminalidade, onde o Ceará aparece ao lado do Amazonas e do Maranhão com números assustadores: nesses estados, o crescimento da violência foi superior a 220%.

O Mapa da Violência 2015 – Mortes Matadas por Armas de Fogo, estudo do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz editado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) mostra que, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro, centros tradicionais de violência, tiveram quedas expressivas nos assassinatos entre 2002 e 2012, Estados pobres como Alagoas e Maranhão passaram a enfrentar epidemias crescentes de homicídios.

“A maneira de se conter uma epidemia é primeiro criar barreiras para que ela não se alastre, e depois combatê-la. Na virada do século o crescimento econômico começa a migrar para o interior, para fora dos grandes polos como São Paulo e Rio de Janeiro, e a violência vai também. Mas ela chega muito antes das estruturas de Estado. O Estado não está preparado para enfrentá-la”, analisa Waiselfisz.

Nos anos analisados pelo estudo São Paulo teve uma queda de 62,2% nos assassinatos por armas de fogo. No Rio de Janeiro, a redução foi de 54,9%. Mas apenas oito Estados tiveram queda, sendo que no Espírito Santo foi de apenas 1,3%. Na outra ponta, Amazonas, Ceará e Maranhão tiveram crescimentos assustadores, ultrapassando os 200%. Alagoas, que já estava entre os mais violentos, teve um crescimento de 119% nos homicídios por armas de fogo e tem hoje a mais alta taxa – 55 por 100 mil habitantes, idêntica a da Venezuela, o país mais violento do mundo entre os que não estão enfrentando algum tipo de conflito armado. São Paulo teve uma queda de 62,2% nos assassinatos por armas de fogo

Alta taxa. Alagoas, que já estava entre os mais violentos, teve um crescimento de 119% nos homicídios por armas de fogo e tem hoje a mais alta taxa do País – 55 por 100 mil habitantes, idêntica à da Venezuela, país mais violento do mundo entre os que não enfrentam algum tipo de conflito armado.

A migração do crime, explica Jacobo, não é uma migração física, de bandidos mudando de Estado, mas a da criação de novas estruturas criminais fora dos eixos centrais. O sociólogo cita como exemplo a transferência, em 2003, de Fernandinho Beira-Mar para um presídio em Alagoas. Com pouca segurança, o traficante carioca ajudou a montar uma estrutura criminosa do tráfico que atua hoje no Estado. “Foi ali que iniciou o crescimento do crime na região”, diz.

Do outro lado, a criação, em 2000, do primeiro plano de segurança pública, acompanhado de fundo com recursos federais que foram repassados aos Estados que enfrentavam, na época, os maiores índices de violência, ajudou a baixar os níveis em São Paulo, Rio e Pernambuco. O autor do estudo lembra os investimentos feitos em São Paulo em tecnologia, reformas penitenciárias e formação de policiais.

No Rio, recorda que a queda começou em 2004, quatro anos antes da primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), também reflexo desse investimento. “Levou-se recursos federais para os Estados onde havia mais violência e se elevou a capacidade de resposta, além do surgimento de entidades civis que atuaram fortemente para pressionar o governo.”

Enquanto isso, Alagoas enfrentou uma longa greve de policiais. No Maranhão, o sistema penitenciário se desestruturou. Com o crescimento econômico acompanhado da falta de Estado, a violência explodiu.

Jacobo lembra, ainda, que uma das medidas de maior resultado no combate às mortes por armas de fogo, a campanha de desarmamento, foi praticamente deixada de lado. “São 16 milhões de armas circulando no Brasil, a metade irregular. O desarmamento é uma condição necessária para a pacificação.”


Ceará Agora

Prefeitos cearenses cassados e afastados entre os melhores do país

A União Brasileira de Divulgação (UBD) realiza anualmente solenidade de premiação dos 100 melhores prefeitos do Brasil. Segundo a entidade, a pesquisa é feita em quase quatro mil municípios em todo o pais. Os critérios utilizados são: transparência na aplicação do dinheiro público, boas práticas administrativas na gestão da saúde, educação, merenda escolar, entre outros.
O problema é que na edição deste ano, a UBD resolveu premiar gestores que estão afastados ou cassados. É o caso de Baturité, onde o prefeito afastado há mais de seis meses, Bosco Saraiva, o Bosco Cigano, foi escolhido entre os melhores prefeitos. Em Itaitinga, o prefeito cassado em 2014, Abel Cercelino, também entra na lista dos melhores prefeitos do pais.
Outros gestores cearenses, que não estão afastados, mas com administrações consideradas desastrosas, figuram na lista de premiados da UBD, é o caso do prefeito de Sobral, Vevéu Arruda, criticado por moradores pela ausência da administração local.
Segundo o diretor de pesquisa da UBD, a premiação é o reconhecimento de uma gestão que implementa políticas públicas com responsabilidade fiscal e resultados concretos para a população.

Fonte: Ceará News 7

Distrito de Flores será beneficiado com mais ruas pavimentadas


O Secretário de Infraestrutura do Município, Ricardo Weber, assinou no último dia 08 (sexta-feira), o edital de licitação da obra de pavimentação da Rua Antônio Sabino, Travessa Manoel Junqueira, Travessa Maria Gomes Mendes e Rua José Sabino Mendes. Ao todo, serão investidos mais de R$ 880 mil numa área pavimentada total de 13.280m2.

A Rua Antônio Sabino e Rua José Sabino Mendes são umas das principais ruas do distrito de Flores que receberá pavimentação em paralelepípedo ao longo de uma extensão de 10.280m2, melhorando assim as condições de tráfego de pessoas e veículos.

O Secretário de Infraestrutura de Russas, Ricardo Weber, deixa claro que mais investimentos em pavimentação com paralelepípedo serão realizados brevemente. “Estamos trabalhando para atender as necessidades das comunidades, são muitas, mas não mediremos esforços para estar sempre realizando obras que tragam melhorias na qualidade de vida dos russanos”, avaliou Ricardo.

As obras serão de responsabilidade da Construtora Guanabara LTDA, ganhadora do processo licitatório.

Fonte: ASCOM/Russas

Agricultor é executado a bala dentro de sua residência em Limoeiro do Norte



Um agricultor identificado por Afonso Ligorio Gomes Filho, 53 anos, natural e residente em Limoeiro do Norte-CE, foi assassinado a tiros na manhã desta quinta-feira, 14 de maio, por volta das 6h20min, na comunidade de Canafístula do Bixopá, zona rural de Limoeiro do Norte.

Segundo informações da polícia militar, colhidas junto a populares, os autores do crime adentraram na casa da vítima perguntando sobre a chave da motocicleta Honda CG 150 Titan, ano 2004, cor verde e placa HWB 3506, que se encontrava no interior da residência, e em seguida foram até o quarto onde estava o agricultor e efetuaram vários disparos contra o mesmo, que teve morte imediata no local. Logo em seguida eles fugiram rumo ao Chapadão de Russas-CE levando a citada motocicleta.

Policias militares atenderam a ocorrência e realizaram diligências na tentativa de identificar e prender os suspeitos, contudo não obtiveram êxito.

Fonte: 1º BPM