terça-feira, 19 de maio de 2015

Mais uma vítima! Beatriz joga Sebastião de escadaria

Beatriz (Gloria Pires) deu início a um plano sem volta, a fim de acabar com todas as chances de ser incriminada na morte de Cristóvão (Val Perré). Após dar uma coronhada em Sebastião (Nelson Xavier), a vilã aproveita a rua deserta para sair com o idoso.

Durante o trajeto, em sua cadeira de rodas, Sebastião acorda e leva um susto ao ver que está sendo levado pela megera. Beatriz avisa que eles vão dar um passeio. "Não! Passear nada! Não faz isso comigo, eu não conto nada pra ninguém, juro, não te conheço, não sei teu nome!", ele implora.

Porém, Beatriz tapa a boca do idoso e o empurra escada abaixo.

Nossa, que sangue frio! Não perca esta cena que vai ao ar nesta terça-feira, dia 19/5. 

Fonte: http://gshow.globo.com

Homem que trabalhava na reforma de uma casa cai e morre em Limoeiro do Norte



Uma fatalidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 19 de maio, por volta das 8h, na localidade de Sítio Bom Fim, zona rural do município de Limoeiro do Norte estado do Ceará.

Um homem identificado por Francisco Raimundo de Oliveira, 53 anos, que residia na Rua Estevam Remigio, centro de Limoeiro do Norte, veio a óbito enquanto trabalhava na reforma de uma casa.

Segundo informações ele veio a cair de cabeça dentro de um buraco onde seria instalada uma coluna. Não há informações ainda sobre a causa da queda, existe a possibilidade da vítima ter passado mal antes de cair.

Fonte: Blog do Tom Gurgel

Homem é assassinado a tiros na área de sua residência em Morada Nova


Um homem de 35 anos identificado por Sebastião Pereira da Silva, natural de Morada Nova-CE, que residia na Rua N. Senhora de Fátima, mesmo município, foi assassinado a tiros nessa segunda-feira, 18 de maio, por volta das 19h, na localidade de Patos distrito de  São João do Aruaru, zona rural de Morada Nova.

Segundo informações da polícia, Sebastião se encontrava na área da sua residência, quando dois indivíduos em uma motocicleta de cor preta, de capacete chegaram e efetuaram alguns disparos de arma de fogo contra o mesmo que veio á óbito no local. A dupla fugiu logo em seguida tomando destino ignorado.

Segundo ainda a polícia a vítima era envolvida com quadrilha de tráfico de drogas e também já havia participado de alguns assaltos e homicídios naquela região.

Fonte e fotos: http://plantaomoradanova.com

Indivíduos armados invadem ensaio de quadrilha junina e levam pertences dos integrantes


A ação delituosa aconteceu nesta segunda-feira(18), por volta das 20h, na Rua José de Fontes, bairro Padre Assis Monteiro, na cidade de Morada Nova-CE, mais precisamente no Colégio da Varzea.

Segundo a polícia militar, no momento em que estava acontecendo um ensaio de um grupo de quadrilha junina, as pessoas que estavam no interior do colégio, foram surpreendidos por cerca de cinco indivíduos a pé, armados com facas e possivelmente simulacros de armas de fogo, que anunciaram o assalto e subtraíram das vítimas seus pertences, dinheiro e documentos.

Segundo ainda a polícia, eles trancaram o portão da frente do colégio, pularam o muro lateral deixando todos encurralados dentro do prédio, e logo em seguida abordaram e subtraíram os pertences de todos. 

Após o assalto os indivíduos fugiram pulando novamente o muro lateral. a policia foi acionada e faz diligências no intuito de prender os acusados porem até o momento sem êxito.

Fonte: http://plantaomoradanova.com

El Niño abrevia estação chuvosa no Ceará


A quadra chuvosa de 2015 chegou ao fim antes do tempo graças ao fenômeno do El Niño que, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), começou a atuar antes do esperado no Ceará. Apesar disso, teremos ainda algumas precipitações pontuais e isoladas. O baixo índice pluviométrico em 2015 foi prognosticado com antecedência pela Fundação, apesar de algumas críticas que se mostraram infundadas.

O principal sistema indutor de chuvas regulares na quadra chuvosa (fevereiro, março, abril e maio) no Ceará, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), começou a se afastar da região precipitando o fim do período chuvoso. "A ZCIT costuma perdurar até o fim de maio. Isso, quando estamos no chamado ano bom. Provavelmente, por influência do fenômeno El Niño, ela se afastou, encurtado a estação chuvosa", explicou o meteorologista Raul Fritz.

Oceano Atlântico

Além desse fator preponderante, segundo Raul Fritz, "as condições do Oceano Atlântico evoluíram negativamente em meados de abril. Os dois fatores juntos contribuíram para a diminuição das chuvas antes do previsto. Vale ressaltar que ainda teremos algumas precipitações que, no geral, serão fracas, localizadas e bem pontuais".

No período que vai do fim deste mês ao início de junho é possível que tenhamos algumas chuvas vindas do leste do Oceano Atlântico e da costa do Rio Grande do Norte e Paraíba. "Normalmente, chove bem nesses locais. É possível que algumas dessas precipitações alcancem o Ceará. Mas, não serão muito significativas para nós", acrescentou.

Raul Fritz alertou para a necessidade de todos começaram a adotar medidas para guardar água. "É preciso poupar de todas as formas. Creio que se deve até pensar em racionamento. Se, nesse instante, a situação dos açudes é preocupante, no segundo semestre deve piorar bastante com o consumo e a evaporação", apontou Fritz.

Pode piorar
A situação, que é das mais críticas, pode piorar mais ainda. Segundo Raul Fritz, há uma possibilidade bem considerável nesse instante de que o El Niño prossiga até o fim de 2015 e início de 2016. "É uma possibilidade e, como tal, não pode ser desprezada. Não estamos vendo nenhum sistema meteorológico importante que possa trazer chuvas nos próximos dias", explicou.

Em relação à previsão não confirmada até aqui da Funceme para o mês de maio, de que se aproximaria da média histórica, Fritz acredita que "nossos modelos climáticos podem não ter captado com tanta precisão a ação do El Niño".

Nos últimos dias, a Funceme tem recebido ligações de agricultores desesperados com a perda da safra. "As pessoas nos procuram relatando o problema. Muita gente já fala em se desfazer dos animais. Nem todo mundo está conseguindo armazenar água suficiente para suportar o restante do ano", contou.

Média histórica

Choveu em apenas cinco municípios das 7h de sexta-feira até as 7h de ontem. A defasagem hídrica nos 18 primeiros dias de maio é de 54.9%. A média histórica do período é de 89 milímetros e tivemos o registro de apenas 40,6% disto. Se persistir a tendência atual, o último mês da quadra chuvosa será tão negativo quanto janeiro, até agora o pior dos quatro.

Conforme a Funceme, "observam-se poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada à atuação de uma massa de ar seco sobre parte do setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, padrão observado nos últimos dias". Para hoje, "áreas de instabilidade atmosférica devem deixar o céu com nebulosidade variável entre a madrugada e a manhã. No decorrer do dia, céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões cearenses".

Já amanhã, segundo a Funceme, "o Ceará deverá ficar sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica. Por isso, o céu ficará com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no centro-sul, principalmente entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado passando a claro longo do dia".

Açudes

A pouca incidência de chuvas em maio fez com que o nível dos açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) baixasse nos últimos dias. Atualmente, os equipamentos apresentam uma média de 19,7% da capacidade acumulada. O mais preocupante é que, nesse instante, ainda em plena quadra chuvosa (pelo menor na teoria), nenhum reservatório está mais sangrando. Apenas seis açudes estão com sua capacidade acima de 90%. O Açude Arrojado Lisboa, terceiro maior do Estado, atrás do Castanhão e do Orós está com 1,27% da sua capacidade.

Fonte: DN


Seca: Emergência deve atingir 150 municípios do Ceará

Em portaria publicada ontem no Diário Oficial da União, o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência em 67 municípios cearenses, devido aos problemas causados pela seca. O Governo do Estado já havia decretado emergência para as cidades em questão no dia 29 de abril. Outras 28 terão a mesma situação reconhecida pelo poder estadual, que deve assinar um decreto nesta semana. Ainda há 45 municípios em análise para também configurarem no patamar de atenção. Assim, o Ceará deve chegar a 140 cidades em situação de emergência. Para o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Dedé Teixeira, este número deve subir para 150 até o segundo semestre.

Auxílio

O gestor aponta a importância do reconhecimento federal da gravidade da situação no Ceará para a obtenção de mais recursos que possam amenizar o problema, bem como a inserção em programas de amparo às famílias afetadas. "Programas como o de carros-pipas e outros que o Governo Federal lança normalmente, que auxiliam de maneira emergencial, exigem essa classificação do estado de emergência para a inclusão dos municípios".

O secretário confirma, também, que outras localidades estão enfrentando problemas e devem seguir na mesma direção em relação à necessidade de ajudas federais. "Acredito que, rapidamente, vamos chegar a 150 cidades em emergência. Já estamos contando com mais um ano de seca pois, com exceção do litoral oeste, todo o Estado esteve com chuvas abaixo da média e reservatórios esvaziados", diz. De acordo com Dedé Teixeira, o governador Camilo Santana deve encontrar-se com a presidente Dilma Rousseff e, dentre outros assuntos, deverá tratar sobre a seca no Ceará.

"A reunião deve ser na próxima quarta-feira e acreditamos que podem vir novos auxílios, já que fomos o Estado que primeiro articulou um plano de convivência com a seca, com várias ações a curto e médio prazo".

Hoje, por exemplo, será lançado o programa Garantia-Safra, que ressarce os trabalhadores rurais que perderam mais da metade das suas colheitas, recebendo R$850,00. "O Ceará é o Estado com maior número de beneficiários do País. 320 mil agricultores que aderiram ao programa e pagaram sua contribuição vão receber o auxílio, que conta com um investimento de R$31 milhões do Estado, somado a recursos federais, das prefeituras e do próprio trabalhador", garante Dedé Teixeira.

Critérios

Para serem considerados em estado de emergência, os municípios são avaliados segundo critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Caso o cenário piore, pode ainda ser decretado estado de calamidade pública.

Este é o quarto ano seguido em que a estiagem afeta o Ceará. A quadra chuvosa, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), não foi capaz de repor os reservatórios, ficando abaixo da média esperada. Além disso, o Ceará hoje conta com menos de 20% dos recursos hídricos suportados pelos seus reservatórios.


Fonte: DN

OMS anuncia inclusão de 16 remédios para câncer nos sistemas públicos de saúde


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou neste mês a inclusão de 16 novos medicamentos contra o câncer na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais para adultos e crianças. Com isso, a organização considera como prioritários para o tratamento oncológico 46 fármacos, que devem ser oferecidos no sistema público de todos os países. Os novos medicamentos foram sugeridos à OMS por um estudo feito por 90 médicos espalhados pelo mundo.

Um dos colíderes da força-tarefa do estudo, Gilberto Lopes, do Centro Paulista de Oncologia do Grupo Oncoclínicas do Brasil, ressaltou que essa foi a maior inclusão de medicamentos desde a criação da lista, em 1977. “Ficamos muito contentes porque a OMS aprovou 16 das 22 drogas que sugerimos. Elas têm impacto significativo na sobrevida e, muitas vezes, na qualidade de vida dos pacientes”, informou Lopes. “Ela inclui alguns medicamentos que já são genéricos, mas também de alguns de alto custo, como o trastuzumab, o imatinib e o rituximab, que são usados para tratamento de câncer de mama, mieloide crônica e linfoma, respectivamente.”

O oncologista lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vários dos medicamentos recém-incluídos na lista, mas alguns são restritos a tratamentos específicos. Ele citou, como exemplo, o trastuzumab, aprovado no SUS somente para o tratamento adjuvante, que é posterior à cirurgia, para prevenir que a doença volte.

“A lista da OMS agora também inclui a droga para o tratamento de pacientes com a doença mais avançada, metastática, para que elas [as vítimas] vivam melhor e por mais tempo. Essa é uma das novidades da lista deste ano, incluímos não só os remédios, mas também as indicações para as quais eles são considerados essenciais”, declarou.

Lopes comemorou também o fato de a OMS ter sinalizado que a atualização da lista modelo passará a ser anual ou bienal. “A última revisão ocorreu há mais de uma década, mas conseguimos chegar a um acordo [no sentido] de que essas revisões devem ser periódicas e não só quando há pressão muito grande de pacientes e médicos. Assim, poderemos tentar incluir na próxima revisão alguns medicamentos que consideramos muito importantes, mas que não estão na lista”, disse.

Fonte: Ceará Agora

Hospitais Regionais realizam mais de 41 mil cirurgias em 45 meses no CE


Os hospitais Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, e Regional Norte (HRN), em Sobral realizaram mais de 41 mil cirurgias, de julho de 2011 e março deste ano. Desse total, 14.966 foram cirurgias eletivas e 26.198 de emergência. O total de procedimentos em 45 meses, dá uma média de 915 cirurgias por mês. Neste ano, os dois hospitais regionais realizaram até abril um total de 2 milhões e 852 mil atendimentos.

O Hospital Regional do Cariri, é o primeiro hospital público do interior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com mais de 200 leitos a receber o Certificado de Acreditação pelo nível de excelência no atendimento, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O HRC realizou desde o início de funcionamento 11.450 cirurgias eletivas e 15.778 cirurgias de urgência. Localizado em Juazeiro do Norte, o HRC atende uma população de 1,5 milhão de habitantes dos 45 municípios da macrorregião  do Cariri. Com 294 leitos e referência em traumatologia, tratamento de AVC e neurologia, faz cirurgias buco-maxilo-facial, plástica, geral, vascular, de ortopedia e neurocirurgia.

Em Sobral, o Hospital Regional Norte realizou um total de 13.936 cirurgias a partir de março de 2013, sendo 3.516 eletivas e 10.420 de urgência. O HRN é o maior hospital do interior da região Nordeste, com 57.813,70 metros quadrados de área construída e 382 leitos. Realiza cirurgias nas especialidades de pediatria, geral, neurocirurgia, ortopedia, vascular, neurorradiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. O HRC dá assistência em alta e média complexidade à população de 1,6 milhão de habitantes dos 55 municípios da macrorregião Norte.

Fonte: Ceará Agora

Levy: cortes no Orçamento devem ficar entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões


O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse hoje (18) que o governo ainda analisa o valor do contingenciamento que deverá fazer no Orçamento Geral da União deste ano. Segundo ele, a ordem de grandeza “vai estar na faixa” de R$ 70 bilhões a R$ 80 bilhões e o montante será “o necessário para atingir a meta” do superávit primário (poupança para pagar os juros da dívida pública).

O anúncio do bloqueio de verbas deve ocorrer na próxima quinta-feira (21). Em referência às medidas de ajuste fiscal que estão sendo votadas pela Câmara e pelo Senado, como as medidas provisórias que alteram o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, o ministro disse que o valor exato do contingenciamento ainda está sendo examinado e será definido com base na avaliação das receitas e o direcionamento das votações. “A gente não sabe qual vai ser o resultado do Congresso. Então, estamos aguardando as diferentes opções.”

Levy se reuniu na tarde de hoje com o vice-presidente Michel Temer, outros ministros e senadores líderes da base aliada para discutir as medidas de ajuste fiscal em tramitação no Senado. Participaram da reunião, além de Temer e Levy, os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, da Previdência, Carlos Gabas, e da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, além de líderes do governo e senadores do PT, PMDB, PDT, PRB e PP.

Fonte: Ceará agora

Jaguaribe perde para o Dias Macedo e fica com o Vice do 1º Fest Cup de Basquete Adulto



Nesse final de semana sábado (16) e domingo (17), a bola subiu no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes, na cidade de Jaguaribe/CE, com a primeira edição do Fest Cup de Basquete que contou com a participação de 16 equipes (10 no masculino e 6 no feminino), vindas do Ceará e do vizinho estado do Rio Grande do Norte.

E a seleção jaguaribana de basquete comandada pelo professor Marlon Lamark, contando com o reforço dos atletas Marcelo, Naldo (ambos de Russas) e Lindenberg (de Fortaleza) estreou no sábado vencendo Quixadá por 41 a 27 e depois derrotou Juazeiro por 42 a 36

No domingo o selecionado jaguaribano se classificou como primeiro do Grupo C ao derrotar por 37 a 34 a seleção de Pereiro. Nas semifinais venceram Limoeiro por 41 a 33 e na grande final foram derrotados pelo Dias Macedo de Fortaleza pelo placar de 47 a 31.

Na disputa do feminino o título também ficou com uma equipe da capital cearense. Na decisão o time do Moreira BC-B derrotou a equipe do Maria Bonita da cidade de Mossoró (RN) pelo placar de 32 a 22 e ficou com a taça

Após a competição houve entrega de troféus, medalhas e premiação em dinheiro para o campeão e vice dos respectivos naipes. A próxima edição do Fest Cup de Basquete acontecerá no mês de junho na cidade de Icapuí.

Veja o ranking dos cestinhas do 1º Fest Cup de Basquete:
  • MASCULINO
Leandro Trubal (Pereiro)
58 PTS.
Soares (Dias Macedo)
47 PTS.
Panda (Limoeiro)
46 PTS.
Marcelo (Jaguaribe)
45 PTS.
Glaucon (Jaguaribe)
44 PTS.


  • FEMININO
Ayllana (Moreira BC-B)
42 PTS.
Mônica (Maria Bonita)
35 PTS.
Paula Leticia (Moreira BC-B)
31 PTS.
Analina (Moreira BC-B)
26 PTS.
Georgia (Maria Bonita)
18 PTS.



Fonte: www.esportejaguaribe.blogspot.com

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Agricultor de 51 anos é encontrado morto por causas naturais em Limoeiro do Norte



Foi encontrado por populares na manhã dessa segunda-feira, 18 de maio, por volta das 11h, as margens da BR 116, próximo ao triângulo de Morada Nova/CE, na comunidade de Sítio Danças, zona rural de Limoeiro do Norte/CE, o corpo do agricultor José Airton de Lima, 51 anos, natural de Morada Nova, que residia na localidade de Ingarana, zona rural de Limoeiro.

Populares informaram o ocorrido a polícia militar, que de imediato compareceu ao local, e constatou a veracidade do fato, sendo acionada a perícia que após examinar o corpo da vítima constatou que sua morte foi por causas naturais.

A polícia militar atendeu a ocorrência e adotou todas as medidas cabíveis. 

Fonte: Blog do Tom