terça-feira, 2 de junho de 2015

Blatter decide deixar presidência da Fifa e convoca novas eleições


É o fim de uma era. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, surpreendeu o mundo do futebol ao entregar seu cargo nesta terça-feira. Ele convocou novas eleições ao comando da entidade - que preside desde 1998 - e informou que não concorrerá neste novo pleito. Até lá, porém, seguirá no cargo, para o qual foi reeleito na semana passada - superou Ali Bin Al-Hussein, príncipe da Jordânia, por 133 votos a 73.

- Tenho o mandato, mas não sinto que esse mandato seja de todo o mundo do futebol, de torcedores, jogadores, clubes, das pessoas que vivem, respiram, amam futebol tanto quanto nós na Fifa. Por isso, decidi entregar meu cargo a um congresso de um comitê extraordinário. Continuarei exercendo minhas funções como presidente da Fifa até lá - disse Blatter em pronunciamento nesta terça-feira em Zurique, na Suíça (clique aqui e confira o comunicado dele em inglês). 

As novas eleições serão entre dezembro deste ano e março de 2016, de acordo com Domenico Scala, do Comitê de Auditoria da Fifa. Ele é o homem que coordenará o processo da nova eleição - terá, portanto, muito poder. O próximo congresso ordinário da entidade estava previsto para maio do ano que vem, no México, mas o presidente achou melhor não esperar até lá.

- Seria um atraso desnecessário - resumiu.

Blatter, enquanto isso, diz que respeitará os regimentos da entidade e que tentará criar novos mecanismos internos no órgão, que vive a pior crise de sua história.

- Isso terá que ser feito de acordo com o estatuto da Fifa, e devemos dar tempo aos melhores candidatos para apresentar-se e fazer sua campanha.

O suíço antecipou que pretende reduzir o tempo de mandato da presidência. Curiosamente, ele próprio foi reeleito quatro vezes.

- Precisamos de limites para o mandato não apenas para o presidente, mas para todos os membros do Comitê Executivo.

Na semana passada, sete dirigentes da entidade, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin, foram presos em Zurique, suspeitos de participar de um esquema de corrupção. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos afirmou que Blatter é um dos investigados, mas que não houve indícios contra ele. Michel Platini, presidente da Uefa, vinha pedindo a renúncia de Blatter.

Logo depois do anúncio do presidente, o Comitê de Ética da entidade divulgou um comunidade afirmando que seguirá nas suas funções e que tratará a lisura do órgão, seja quem for o próximo presidente, como prioridade máxima.

Quem é Joseph Blatter

Joseph Blatter, 79 anos, nasceu em 10 de março de 1936 na pequena cidade de Visp, na Suíça. Seu contato com o futebol começou cedo. Durante 23 anos, desde os 12, ele foi atacante de um time amador local.

- Fiz muitos gols. Não é falsa modéstia, é realmente verdade, especialmente em nível juvenil – disse ele à CNN em 2006.

Depois de abandonar o futebol, já como dirigente, Blatter se aventurou em outro esporte: o hockey sobre gelo. Foi diretor da federação nacional. Dali, rumou para a organização dos Jogos Olímpicos de 1972 e 1976. Foi seu trampolim para a Fifa.

A entrada no órgão que comanda o futebol mundial aconteceu em 1975. Foi primeiro diretor técnico e depois secretário-geral da entidade. Em 1998, assumiu como presidente. Foi reeleito em 2002, 2007, 2011 e 2015.

Fonte: http://globoesporte.globo.com

Homem é assassinado a bala em Morada Nova

O corpo de um homem identificado por Max Leal Torres de Aguiar, 27 anos, natural de Morada Nova/CE, foi encontrado na manhã desta terça-feira, 02 de maio, por volta das 06h15min, na Rua Pedro Segundo (Alto do Cavalcante), bairro Nova Morada, cidade de Morada Nova.

Policiais militares foram ao local e colheram informações junto a populares de que ouviram tiros na madrugada, porém não saíram para ver do que se tratava com medo de represaria.

Max Leal, segundo a perícia do IML, foi alvejado por seis disparos, vindo a óbito no local do crime. Ele já era conhecido da Polícia como usuário de drogas e também havia informações de que o mesmo seria “avião” no transporte de drogas da cidade de Russas-CE para Morada Nova.

Policiais atenderam a ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis.

Fonte: http://plantaomoradanova.com



De olho na classe média, Dilma sanciona sem vetos a PEC das domésticas

Em um aceno à classe média, a presidente Dilma Rousseff não vai vetar a regulamentação da proposta que garante direitos das empregadas domésticas. Com a decisão, Dilma sanciona o texto aprovado pelo Congresso, que prevê encargos menores aos empregadores.

Em 2013, o Congresso aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC das Domésticas, que consolidou direitos da categoria. Mas alguns benefícios ainda dependiam de normatização para entrar em vigor, o que só foi feito agora.

Entre os dispositivos que serão sancionados pela presidente está o recolhimento devido pelos patrões ao INSS. O texto prevê a redução dessa alíquota, dos atuais 12% para 8%. Outro ponto de polêmica foi a forma de compensar o empregado demitido sem justa causa. Pela nova lei, fica criado um fundo no qual o empregador terá de depositar mensalmente 3,2% do salário do trabalhador, valor que poderá ser sacado caso ele seja demitido sem motivo.

Uma proposta que chegou a ser aprovada pela Câmara, mas acabou derrubada depois pelo Senado, previa que, nessas situações, seria aplicada uma multa de 40% sobre o FGTS, conforme estabelece a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Durante a tramitação do projeto, a redação foi alvo de uma queda de braço entre o Senado e a Câmara. Os deputados propuseram que os direitos das domésticas fossem equiparados aos das demais categorias, mas o Senado optou por criar mecanismos pelos quais eles podem ser flexibilizados.

Por causa do ajuste fiscal e do aperto financeiro, o governo fez muitas contas antes de tomar a decisão sobre a regulamentação da PEC das Domésticas. Na noite de ontem, porém, os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Carlos Gabas (Previdência) fecharam acordo com os senadores. Na avaliação do Palácio do Planalto, Dilma precisa mais do que nunca recuperar apoio entre setores refratários ao PT, como a classe média. Esse segmento, segundo diagnóstico do governo, está “divorciado” da presidente. O aceno faz parte da estratégia de Dilma de melhorar sua popularidade entre diferentes segmentos: o empresariado, com um plano de investimentos, e as centrais sindicais, com a apresentação de uma proposta que termine com o fator previdenciário, fórmula que reduz o valor das aposentadorias em até 30%.

A sanção da regulamentação da PEC das Domésticas será publicada no Diário Oficial desta terça-feira. “É um jogo de ganha, ganha”, disse Romero Jucá (PMDB-RR), relator da proposta no Senado. “Ganha o trabalhador, o patrão, o FGTS e o INSS”. Jucá afirmou que, como o novo mecanismo de poupança obrigatória para compensar o pagamento da multa de 40%, em caso de demissão sem justa causa, haverá pacificação das relações entre patrões e empregados. “Se isso não fosse feito haveria uma despesa extra, na hora da dispensa, que poderia gerar insegurança tanto para o trabalhador como para o empregador”.

Fonte: Ceará Agora

Limoeiro estreia sábado (06) no Cearense de Futsal Masculino Sub 20



A Seleção Limoeirense de Futsal Masculina Sub 20, comandada pelo técnico Matheus Holanda, fará sua estreia nesse sábado, 06 de junho, no Campeonato Cearense de Futsal de Base Categoria Sub 20, diante da equipe do Crato Futsal, em partida a ser disputada às 19h30min, no Ginásio Municipal Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte.

O time jaguaribano quer contar com a sua apaixonada torcida, que possa lotar o Ginásio, e apoiar o Limoeiro a construir um excelente resultado na partida de estreia do certame.

A competição conta com a participação de 22 equipes divididas em 03 grupos, onde os grupos “A” e “B” estão compostos por 08 times cada e o grupo “C” está formado por 06 equipes. O Limoeiro está na chave “C” ao lado das equipes do Crato Futsal, Mombaça Futsal, Banabuiú Futsal, Tamboril Futsal e o outro jaguaribano Tabuleiro do Norte Futsal.

Pelo regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, somente em jogos de ida, se classificando para a 2ª fase (oitavas de finais) as 06 primeiras do grupo “A”, as 06 melhores de “B” e as 04 melhores da chave “C”.

Nas oitavas de final, as 16 equipes classificadas da fase anterior, serão distribuídas em 04 grupos de 04, que jogarão entre si dentro de suas respectivas chaves, somente em jogos de ida, avançando as 02 melhores de cada para as quartas de final.

As etapas de quartas de final, semifinal e final serão disputadas no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta numa melhor de 04 pontos. Após a 2ª partida se nenhuma das equipes obtiver os 04 pontos ganhos, haverá prorrogação com dois tempos de 05 minutos e persistindo a igualdade a decisão ocorrerá através das cobranças de pênaltis.

A equipe limoeirense tem o apoio total da Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, gerida pelo prefeito Paulo Duarte, e da Secretaria de Esporte, cujo secretário é o desportista Gilmar Castro. Para os gestores investir no esporte é garantir que a juventude tenha uma vida saudável e longe do mundo das drogas.

SINE/IDT de Russas dispõe de 16 vagas de emprego

O SINE/IDT de Russas está ofertando 16 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.


Camilo autoriza estudos para o pagamento de 50% do 13º salário no mês de julho


O governador Camilo Santana (PT) anuncia: já determinou à Secretaria da Fazenda que adote providências para o pagamento de 50% do 13º salário dos cerca de 135 mil servidores até julho.

Ele afirma que o cenário no País e na sua gestão é de ajuste fiscal, mas que antecipará a metade do benefício por entender como uma tradição consolidada na máquina estadual.

Com essa decisão, Camilo garantirá um certo refresco para o comércio, que contará, neste meio de ano, também com a antecipação de 40% do 13º salário dos servidores municipais.

O prefeito Roberto Cláudio (Pros) havia garantido, desde o mês passado, o desembolso que contemplará cerca de 35 mil servidores.

Fonte: Ceará Agora

Welington Landim continua em estado grave


Em nota publicada na tarde desta segunda-feira, a família do deputado estadual Welington Landim (Pros) afirma que o mesmo continua internado em estado grave. O deputado foi encontrado no domingo pela manhã desmaiado em sua residência pelo filho Guilherme, e levado ao Hospital São Mateus (Fortaleza), onde se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Conforme a assessoria do parlamentar, Landim contraiu uma meningite bacteriana. Na nota, a família pede oração pelo deputado.

Segundo a assessoria de Landim, desde a semana passada que ele apresentava um quadro de gripe e no fim de semana reclamou de mal estar. Após a internação os médicos descartaram trombose ou acidente vascular cerebral e diagnosticaram uma infecção provocada por bactéria.

Na verdade, o deputado contraiu uma meningite bacteriana e está recebendo medicação específica. A esperança da família é que ele reaja nas próximas 48 horas.

Fonte: Ceará Agora

Mulher de 43 anos é morta a facadas num suposto crime de latrocínio, em Beberibe

Nesta segunda-feira, dia 01, por volta das 16h30min, foi vítima de latrocínio a faca, Socorro Torres Monteiro, 43 anos, natural de Beberibe-CE, ela que era diretora da Escola Municipal Francisco Correia de Lima, situada na localidade de Córrego do Sal, distrito de Paripueira, crime este praticado por seu enteado, identificado como Pablo de Lima Monteiro, 23 anos, natural de Beberibe, e um segundo suspeito identificado como “Eduardo”. 

Segundo as informações sobre o crime, a vítima foi seduzida na Escola onde trabalhava, por seu enteado Pablo a segui-lo, e no local do crime, já se encontrava o outro suspeito “Eduardo”, e ambos armados a faca, a mataram com o objetivo de roubar seus pertences, o veículo, cartões de créditos e bancários. 

Após o crime os suspeitos fugiram pela CE-040 em direção a Fortaleza, levando da vítima, um Fiat/Pálio Attractiv de cor vermelha,  placa PMH-7967, e os demais pertences, e ainda não foram encontrados pela polícia.

Fonte: 1º BPM

Luiz Alves vence Vitória de Maria Dias e conquista o título do Limoeirense de Futsal da 1ª Divisão



Numa partida emocionante e de tirar o fôlego, válida pela grande final do 4º Campeonato Limoeirense de Futsal Adulto Masculino da 1ª Divisão, disputada na noite de sábado, 30 de maio, no Ginásio Municipal Dr. José Nilson Oeterne, em Limoeiro do Norte, a equipe do Luiz Alves, do trinador Nilo Lopes, soube aproveitar melhor as oportunidades e derrotou o Vitória de Maria Dias, do técnico Jardilino Rodrigues, por 6 a 4, conquistando assim o título de campeã da edição 2015 do Limoeirense.

Os gols do time campeão foram anotados pelos atletas Gugu Florense (4), Yan Chaves e Joãozinho. Descontaram para o Vitória de Maria Dias os jogadores Pedrinho (2) e Valderlanio Costa (2).

Além do título, o Luiz Alves teve também o jogador Lucas como revelação do campeonato e ainda o atleta Yan chaves como um dos três artilheiros do certame com 08 gols. Os outros artilheiros foram o jogador Pedrinho do Vitória de Maria Dias e o atleta Sérgio Oliveira do São Raimundo. A equipe de Maria dias teve também o atleta Rafael como melhor jogador da final e ainda o goleiro Gerlânio como defensor menos vazado da competição.

O Luiz Alves obteve uma campanha brilhante digna de um grande campeão, foram 08 jogos, com 06 vitórias e 02 derrotas, 27 gols marcados, 19 sofridos e um saldo positivo de 08 gols.

Campeão e vice foram premiados com troféus e medalhas e ainda um valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) e R$ 1.000,00 (mil reais) respectivamente. Já os atletas que conquistaram as premiações individuais foram agraciados com troféus.

A arbitragem da grande decisão ficou por conta da dupla Juarez Vidal e Antônio Luiz e trabalhos burocráticos de Olindo Saldanha e Gislane Nunes.

Antes da bola rolar pela grande decisão foram realizadas duas partidas amistosas. No primeiro jogo da noite pela categoria Sub 15, a equipe da APPU venceu o Luiz Alves por 4 a 2, e pela categoria sub 20 a Seleção de Limoeiro empatou em 0 a 0 com o time da UFERSA/RN.

A competição teve a promoção da Liga Limoeirense de Futsal, cujo presidente é o desportista Cláudio Rocha, que agradece de coração a todos que participaram e colaboraram direta e indiretamente, e principalmente o apoio da Administração do Município, através da Secretaria de Esportes, cujo Secretário é o desportista Gilmar Castro.

Elenco do Luiz Alves: Alan (goleiro), Yan Chaves, Adriano, João Holanda (Joãozinho), Farbson Rodrigues (Gugu Florense), Rafael, Vitor, Lucas Felipe, José Ivan e Roberto (Beto Quixeré). Treinador – Nilo Lopes e auxiliar Giliard Moura.

Elenco do Vitoria: Victor (goleiro), Geovany, Dyego, Valderlanio Costa, Marcelo, Valdelanio Freitas, Rafael, Deirton, Pedrinho, Luis Paulo, João Paulo (Paulo da Ingá) e Nicolau. Treinador – Jardilino Rodrigues.
  

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Russas: Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 5 de junho


A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada nos postos de saúde de Russas, e agora vai até 5 de junho.

A meta é imunizar 80% do público alvo, que incluiu crianças de seis meses a cinco anos, idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e portadores de doenças crônicas.

Na primeira fase da campanha, Russas atingiu 55%. Como a média nacional também não chegou ao esperado, o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação.

Em Russas, a meta é imunizar pelo menos 13.706 pessoas do público alvo. Procure um posto de saúde mais próximo de você, até o dia sexta-feira (05).

Fonte: ASCOM/Russas

Limoeiro Futsal Feminino inicia treinos da semana nessa segunda-feira (1º)



A Seleção limoeirense de Futsal Feminino sob o comando do técnico Fábio Rabelo inicia seus trabalhos  da semana nessa segunda-feira 01 de junho, a partir das 18h45min no Ginásio Municipal Dr. José Nilson Osterne, em Limoeiro do Norte.

O grupo busca voltar à forma tanto fisicamente como técnica e taticamente, já que se prepara para a estreia no Campeonato Cearense previsto para o dia 01 de agosto em Fortaleza.

Antes disso a equipe disputará alguns amistosos para buscar um melhor entrosamento e chegar forte nas competições previstas. Além do Campeonato Cearense aonde a equipe deverá disputar as categorias sub15, sub17, sub20 e adulto, o grupo visa conquistar o tri campeonato dos Jogos do Vale do Jaguaribe marcado para a cidade de Russas entre os dias 6 à 9 de Agosto.

Olho D’Água goleia Sub 20 de Tabuleiro pela Taça Gerardo Malveira de Futebol



A X Edição da Taça Gerardo Malveira de Futebol de Olho D’Água da Bica/Tabuleiro do Norte, teve prosseguimento nesse final de semana com a realização de duas partidas complementando a 2ª rodada da fase de grupos da competição. O certame é promovido pela Liga Desportiva de Olho D’Água da Bica.

No sábado 30 de maio, em partida do grupo “B”, a equipe do Olho D’Água não tomou conhecimento e goleou impiedosamente o Sub 20 de Tabuleiro pelo placar de 3 a 0, com gols anotados pelos atletas Anderson (2) e Tiago. A arbitragem foi de árbitro Fogoio com assistências de Avanir e Erasmo.

Com a vitória o time do Olho D’Água assumiu a liderança da chave com 06 pontos em 02 jogos, e já garantiu com uma rodada de antecedência sua classificação a fase seguinte da competição. Já o Sub 20 de Tabuleiro, que ainda não pontuou em duas partidas, não tem mais chances de classificação e automaticamente já está fora do certame.

No domingo 31 de maio, em jogo da chave “A”, Serrano e Gangorrinha FC protagonizaram um confronto muito equilibrado que terminou empatado pelo placar de 0 a 0. A arbitragem foi do juiz Neném de Osório com assistências de Avanir e Erasmo.

Com o empate a equipe do Serrano continua na 2ª posição do grupo com 04 pontos em 02 jogos e praticamente garantiu sua presença na fase seguinte do campeonato. Já o Gangorrinha FC está em 3º com apenas 01 ponto em 02 partidas e para avançar precisa vencer seu último compromisso e ainda torcer por tropeço do Serrano. O líder da chave é a equipe do Pisa na Flor, com 06 pontos, já garantida na fase seguinte da competição.

No próximo final de semana não haverá jogos e a competição prosseguirá somente no outro final de semana, com mais duas partidas abrindo a 3ª e última rodada da fase de grupos. No sábado, 13 de junho, às 15h15min, pela chave “A”, o time do Serrano  vai enfrentar a equipe Pisa na Flor; e no domingo, 14 de junho, no mesmo horário, pela chave “B”, a equipe do Belém enfrentará o Sub 20 de Tabuleiro.

A competição está sendo disputada por 08 equipes divididas em duas chaves, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos se classificando as duas melhores de cada para a fase seguinte. Nas semifinais o 1º colocado do grupo “A” enfrentará o 2º de “B”, e o 1º de “B” vai enfrentar o 2º de ”A”, em partida única, sendo que os vencedores disputarão a grande final, agendada na tabela para o dia 26 de julho deste.
Confira abaixo a classificação atualizada do certame:

Grupo “A”

1º Pisa na Flor: 06P/02J/04GS
2º Serrano: 04P/02J/01GS
3º Gangorrinha FC: 01P/02J/-02GS
4º 14 de Agosto: 00P/02J/-03GS

Grupo “B”

1º Olho D’Água: 06P/02J/04GS
2º AC Gangorrinha: 04P/02J/01GS
3º Belém: 01P/02J/-01GS
4º Sub 20 Tabuleiro: 00P/02J/-04GS
Por/Cláudio Moura
Informações: Sindeval de Almeida