quarta-feira, 3 de junho de 2015

Casagrande se recupera de infarto e recebe alta hospitalar

O ex-jogador Walter Casagrande Junior recebeu alta nesta quarta-feira. Ele sofreu infarto na sexta-feira passada, mas vinha se recuperando bem ao tratamento médico realizado no hospital TotalCor, em São Paulo.

O comentarista esportivo da Rede Globo sentiu dores no peito na manhã de sexta-feira passada e foi levado ao hospital. Diagnosticado o infarto, Casão passou por cirurgias de cateterismo e angioplastia. Ele havia deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no domingo.

Casagrande defendeu o Corinthians nas décadas de 80 e 90 e fez parte do período conhecido como Democracia Corintiana. Também atuou por Caldense, São Paulo, Flamengo, Porto-POR, Ascoli-ITA e Torino-ITA, além de defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986 Após deixar os gramados, Casagrande se firmou como comentarista da TV Globo, marcando suas participações por opiniões contundentes.

Em 2007, o ex-jogador foi internado por dependência de drogas e ficou afastado das atividades na televisão por quase dois anos. Superado o período difícil, lançou o livro "Casagrande e Seus Demônios", no qual relata sua luta contra o vício de entorpecentes.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Tabuleiro estreará nesse domingo (07) no Campeonato Cearense de Futsal Masculino Sub 20

A equipe do Tabuleiro Sub 20 estreará nesse domingo, 07 de junho, no Campeonato Cearense de Futsal de Base Categoria Sub 20, diante da equipe do Sobral Futsal, em partida que será disputada às 11h, na Quadra da CNEC, em Tabuleiro do Norte.

A equipe jaguaribana contará com o apoio da sua torcida para que possa fazer uma excelente partida e consequentemente consiga construir um resultado positivo no jogo de estreia do certame.

A competição conta com a participação de 22 equipes divididas em 03 grupos, onde os grupos “A” e “B” estão compostos por 08 times cada e o grupo “C” está formado por 06 equipes. O Limoeiro está na chave “C” ao lado das equipes do Crato Futsal, Mombaça Futsal, Banabuiú Futsal, Tamboril Futsal e o outro jaguaribano Tabuleiro do Norte Futsal.

Pelo regulamento da competição, na primeira fase as equipes jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, somente em jogos de ida, se classificando para a 2ª fase (oitavas de finais) as 06 primeiras do grupo “A”, as 06 melhores de “B” e as 04 melhores da chave “C”.

Nas oitavas de final, as 16 equipes classificadas da fase anterior, serão distribuídas em 04 grupos de 04, que jogarão entre si dentro de suas respectivas chaves, somente em jogos de ida, avançando as 02 melhores de cada para as quartas de final.

As etapas de quartas de final, semifinal e final serão disputadas no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta numa melhor de 04 pontos. Após a 2ª partida se nenhuma das equipes obtiver os 04 pontos ganhos, haverá prorrogação com dois tempos de 05 minutos e persistindo a igualdade a decisão ocorrerá através das cobranças de pênaltis.

A delegação tabuleirense está convidando o torcedor jaguaribano, em especial o de Tabuleiro do Norte, para lotar a Quadra da CNEC em  apoio a equipe da casa na estreia do certame estadual.


Reserva do Castanhão chega a 20% e deixa população apreensiva

Jaguaribara. É de perto que moradores e gestores deste município acompanham com aflição a rápida diminuição no volume do açude Castanhão. Há apenas quatro anos, a situação era bem diferente. Em 2011, o maior reservatório do Estado abria suas comportas com mais de 70% de sua capacidade hídrica. A atual marca, de 20,69%, ameaça o abastecimento de moradores circunvizinhos e a economia da cidade.
Para a sub-bacia do Médio Jaguaribe, onde esta localizado o Castanhão, a quadra chuvosa deste ano foi muito inferior à do ano passado. De acordo com os dados do Portal Hidrológico do Ceará, mantido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), órgãos responsáveis pelo monitoramento da situação hídrica do Estado, em 2014, o total de chuvas na Bacia do Médio Jaguaribe entre os meses de fevereiro a maio foi de 479,1 mm.
Já este ano, esse acumulado ficou em 315.9 mm, ou seja, o desvio em comparação com o mesmo período do ano passado foi de -34%. O pouco que choveu já foi consumido. É o que mostram os números da evolução do volume d'água armazenada na Bacia do Médio Jaguaribe. No início do ano, o volume total era de 19% e hoje é de 19,2%. Com relação ao Castanhão, em primeiro de janeiro de 2015, mantinha 1,72 bilhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 25,77% de sua capacidade. Hoje, seus 20,60% representam menos de 1,4 bilhões de m³.
"Nós vemos com preocupação a situação que vive hoje o Castanhão. Temos os registros de pouca chuva e a água indo embora, principalmente para Fortaleza. Não vemos uma ação de combate ao desperdício, de economia de água. Além disso, essa crise ainda há de se agravar", alertou o prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes.
O município, que tem pouco mais de 10 mil habitantes, vive hoje um clima de tensão com relação ao Castanhão, já que grande parte da economia local gira em torno dele, por meio da piscicultura. "Se algo não for feito de imediato, de modo a assegurar a água que ainda temos, de uma forma que ela seja utilizada de uma maneira mais consciente, Jagaribara vai parar. Hoje, pelo menos duas mil famílias vivem da piscicultura e isso vai ser um problema muito sério", acrescentou Guedes.
Os jaguaribarenses não estão enfrentando esse problema por opção. A população teve que abandonar sua cidade em 2001 para que fosse construído o açude. O antigo local, distante cerca de 50 km de onde é a cidade hoje, permitia condições melhores de trabalho e sobrevivência. Os moradores contavam com a pesca, agricultura e com água passando na porta de casa.
"Lutamos tanto para que não acontecesse o Castanhão que agora temos que lutar para mantê-lo", desabafou o poeta e morador de Jaguaribara Ediberto Carneiro da Silva.
No clima de incertezas, moradores que vivem ao lado do reservatório, temem o desabastecimento, realidade que já é identificada em comunidades a poucos quilômetros do açude. De acordo com o professor Xavier Silva, morador da península do Curupati, a falta de infraestrutura nos assentamentos rurais, para onde centenas de famílias foram realocadas da antiga cidade, tem prejudicado o abastecimento humano e a agricultura. "Só a chuva nos próximos anos amenizará esse problema. Os prognósticos, porém, não são animadores e por isso tememos o pior", lamenta.
Para um dos integrantes do Movimento Atingidos Por Barragem (MAB), Édipo Oliveira, a forma como a água é distribuída hoje causa muito mais prejuízos do que benefícios para as comunidades afetadas. "A situação vivida pelos moradores de Jaguaribara requer uma reorganização popular para cobrar medidas dos governos. Comunidades ao lado do Castanhão estão sem água. Precisamos organizar a população para avançar no debate sobre para quê essa água está sendo usada e para quem", completou Édipo.
O Castanhão, maior açude de múltiplos usos do Estado, é responsável por manter a perenização do Rio Jaguaribe (e com isso abastecer cidades ribeirinhas no seu percurso até sua foz, no Litoral Leste), bem como garantir água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), servindo também para indústria e agricultura irrigada. As atenções dos beneficiados pela água do Castanhão estão voltadas para a próxima reunião do Comitê de Bacias, que será realizada entre os meses de junho e julho, quando será posta a realocação de águas para o segundo semestre deste ano.
Com a quadra chuvosa bem abaixo da média - constatados 444.3 mm dos 607.4 mm estimados para o período -, a situação de reserva hídrica do Estado do Ceará é preocupante. Ao fim da estação chuvosa deste ano, os níveis dos açudes no Ceará somam 19,6% o que significa 38,7% a menos de acúmulo de água do que no mesmo período de 2014, quando, após os meses de chuva, as reservas ficaram em torno de 34%.
Quadro crítico
Dentre as Bacias, o quadro mais crítico é a do Baixo Jaguaribe com 1,3% da sua capacidade normal. Porém, ela conta com os açudes Castanhão e Orós, que ajudam no abastecimento de muitos municípios. As bacias do Sertão Central e de Crateús também inspiram preocupação. A bacia do Banabuiú acumula apenas 4,27% enquanto a do Sertões de Crateús 4,68% da sua capacidade.
ENQUETE
Como você avalia a situação do açude?
"Lutamos tanto para que não acontecesse a construção do Açude Castanhão, destruindo a antiga cidade de Jaguaribara, que agora temos que lutar para mantê-lo funcionando, com água"
Edilberto Carneiro
Poeta
"É bastante preocupante a situação atual. Comunidades ao lado do Castanhão estão sem água. Precisamos organizar a população para avançar no debate sobre para quê essa água está sendo usada e para quem?"
Édipo Oliveira
Integrante do MAB
"Se algo não for feito de imediato, de modo a assegurar a água que ainda temos, de uma forma que ela seja usada de maneira mais consciente, não tenho a menor dúvida de que Jaguaribara vai parar"
Francini Guedes
Prefeito de Jaguaribara
Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Avenida Rui Barbosa, 1246, Aldeota - Fortaleza (CE)
Fone: (85) 3101-1088
Ellen Freitas
Colaboradora

Fonte: DN

Comissão aprova exame nacional para avaliar professores da educação básica

A Comissão de Educação aprovou a criação do Exame Nacional de Avaliação do Magistério da Educação Básica (Enameb), previsto no Projeto de Lei 6114/09, do Senado.
O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que altera diversos pontos do projeto original, como o objetivo do exame, sua periodicidade e a aplicação.
O projeto original determina que o exame tenha como objetivo avaliar o desempenho dos professores, enquanto a proposta aprovada pela comissão determina a avaliação dos conhecimentos dos docentes.
Na primeira versão, os resultados poderiam ser utilizados como parte de programas de avaliação de desempenho e progressão de carreira, mas o texto aprovado diz que o exame poderá ser utilizado para processos de seleção temporária ou programas de avaliação de conhecimentos e habilidades.
Sem gratuidade
Outro ponto alterado diz respeito à gratuidade do exame, prevista no projeto original, mas retirada do texto de Dorinha. A deputada também incluiu a elaboração do exame entre as atribuições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que já desenvolve outros testes.
A inscrição no teste continua sendo voluntária, como prevê o texto original, e professores de escolas públicas e privadas de educação básica poderão participar. Candidatos ao ingresso no magistério também poderão participar.
O período de aplicação também foi alterado. No texto original, os professores fariam os exames a cada cinco anos, mas a comissão preferiu diminuir a periodicidade para dois anos. Professores de educação indígena e quilombola também poderão ser avaliados.
Provas diferentes
As provas terão partes diferentes: uma comum a todo o território, e outra que diga respeito à região em que trabalha o professor. Também poderão ser usadas para levantar o perfil dos professores e suas condições de trabalho.
A deputada Professora Dorinha destacou que exames são ferramentas para qualificação e valorização dos professores, sendo utilizados em vários países como Estados Unidos e Alemanha.
Ela analisou diversos relatórios apresentados ao projeto no decorrer da sua tramitação para embasar o substitutivo apresentado. “A certificação, bem aplicada, constitui elemento importante de valorização e de distinção profissional”, ressaltou.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Autor: Agência Câmara

SEMUR 2015 deve contar com uma vasta programação

Mesmo em um período preocupante para todos os municípios do Brasil, Russas se destaca pela eficiência administrativa do prefeito Weber Araújo que, semanalmente, vem entregando um novo benefício à população.
A verdade é que, se cada prefeito que administrou a nossa cidade tivesse feito a sua parte de forma correta, hoje nossa cidade teria mais ruas pavimentadas, mais quadras esportivas e postos de saúde de qualidade. Não estaríamos jogando a responsabilidade de problemas acumulados há décadas em um único gestor, o atual.
A Prefeitura de Russas trabalha para atender as reivindicações das comunidades e bairros do município. Atualmente, mais de 80 obras entre reformas, ampliações e construções vem transformando a vida de milhares de russanos não só no centro da cidade como dizem alguns, mas, principalmente, a vida dos moradores da zona rural.
A comunidade de São Pedro, por exemplo, uma das mais distantes da sede urbana do município, a 43 km, teve quase todas as suas reivindicações atendidas pela Administração Municipal, como a recuperação total do dessalinizador, a reforma da Unidade Básica de Saúde, e a reforma do prédio comunitário para atividades de cidadania.
Mesmo com tantas dificuldades, como o impasse com alguns vereadores da Câmara Municipal, que tem reprovado importantes projetos para o desenvolvimento de Russas, entre eles; o PROVIAS para a compra de máquinas para a recuperação de estradas vicinais, a doação do terreno para a construção da Escola Profissionalizante, e o projeto de parcelamento para tirar o município da inadimplência, a Administração Municipal vem trabalhando de forma eficiente para conduzir nossa cidade ao desenvolvimento em todos os aspectos.
Enquanto muitos municípios cancelaram as festas juninas, Russas deve celebrar a cultura com muita festividade no mês de junho, em local ainda a ser definido.
Em agosto, Russas celebrará seus 214 anos com uma programação diversificada, principalmente voltada ao esporte. É que Russas sediará nos dias 06 a 09 de agosto, os Jogos do Vale do Jaguaribe que deve reunir mais de 3 mil atletas de toda região nas competições de futebol, futsal, voleibol, vôlei de areia, basquete, handebol, xadrez, tênis de mesa, natação e atletismo.
Para este ano, a Semana do Município de Russas – SEMUR poderá ser realizada com a abertura na data do aniversário do município, no dia 06 de agosto (quinta-feira) com a principal atração musical, e finalizada no dia 09 (domingo) com atrações locais, além de uma vasta agenda de inaugurações de importantes obras. As atrações serão divulgadas a partir do dia 15 de julho, no site oficial www.russas.ce.gov.br
Eventos na cidade que devem marcar a Semana do Município 2015
SEMUR 2015 – Inaugurações, atrações musicais e culturais e competição Miss Russas 2015 – Local: Praça do Estudante – 06 a 09 de agosto
JOGOS DO VALE – Competição com mais de 3 mil atletas – Local: Quadras e campos – 06 a 09 de agosto
MOTOCROSS – Desafio Nordeste – Local: Circuito Wilson Lucena – 09 de agosto
3º TROFÉU PRINT RUSSAS – Vôlei de Areia  – Local: Parque Riacho Araibu – 08 e 09 de agosto
Fonte: ASCOM/Russas

Russas: Indivíduos armados assaltam residência e levam 15 mil reais



Um assalto a mão armada aconteceu na madrugada dessa quarta-feira, 03 de maio, por volta das 02h, na comunidade de Boqueirão do Cesário, zona rural do município de Russas, interior do estado do Ceará.

Segundo informações da polícia militar, dois indivíduos encapuzados, um deles armado a faca e o outro armado com uma pistola, chegaram a pé na residência de Luiz Ferdinando de Sousa, 43 anos, natural de Aracati-CE, e após rendê-lo, roubaram da vítima uma quantia de R$ 15.000,00 (quinze) mil reais; um aparelho Not BooK; um aparelho celular, e documentos pessoais, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligências por toda área na tentativa de identificar e prender os suspeitos, mas até o momento não obtiveram êxito.

Fonte: 1º BPM

Homem de 42 anos é assassinado a bala em Tabuleiro do Norte



O crime aconteceu nesta terça-feira, dia 02, por volta das 18h30min, na CE-377, nas proximidades do Parque Martins, cidade de Tabuleiro do Norte, estado do Ceará, tendo como vítima de homicídio à bala, a pessoa de José Cícero de Oliveira Filho, 42 anos, natural de Tabuleiro do Norte, que residia no Sítio Nazária, zona rural de São João de Jaguaribe-CE. 

Segundo informações de populares, a vítima trafegava numa motoneta Shineray 50CC de cor vermelha, quando foi alvejado por vários tiros, disparados por dois homens que estavam em uma motocicleta de características não anotadas, que fugiram após o crime. O caso é mais um sob investigação a cargo da Polícia Civil.

Fonte: 1º BPM

Banco fecha na quinta (04) e abre normalmente na sexta (05)


As agências bancárias do país não abrem na quinta-feira (4), feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira (5), elas voltam a funcionar normalmente, informa a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês que vencerem na quinta poderão ser pagos na sexta (primeiro dia útil após o feriado) sem acréscimo de juros ou multa.

Contas de outros tipos que vencem na quinta devem ser pagas no dia do vencimento, caso contrário serão cobrados juros ou multa pelo atraso.

As que têm código de barras e os boletos bancários poderão ser quitados em caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos de celular e pelo telefone do banco, que funcionarão normalmente. O pagamento das contas também poderá ser agendado nessas ferramentas.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

SINE/IDT de Russas dispõe de 12 vagas de emprego



O SINE/IDT de Russas está ofertando 12 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.