sábado, 13 de junho de 2015

Três crianças morrem afogadas em açude de Morrinhos, no Ceará


Três crianças morreram afogadas na tarde desta sexta-feira (12) em Morrinhos, a 220 quilômetros de Fortaleza. Segundo a Polícia Militar, o caso ocorreu na sede do município, onde quatro crianças estavam tomando banho sozinhas no açude de uma fazenda.

Ainda de acordo com a PM, três das quatro crianças, que tinham entre cinco e sete anos, se afogaram no açude. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, mas crianças já estavam mortas.
 
Fonte: lindomarrodrigues

Grêmio de Santa Terezinha goleia União São José pelo Russano da 2ª Divisão



Aconteceu na noite de sexta-feira, 12 de junho, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, centro de Russas, mais um embate do 1º turno do Campeonato Russano de Futebol Amador da 2ª Divisão, aonde numa partida de muitos gols a equipe do Grêmio de Santa Terezinha não tomou conhecimento e goleou o time do União São José pelo placar de 5 a 1.

Com a vitória a equipe gremista assumiu a 2ª colocação do campeonato com 12 pontos em 06 jogos e para garantir vaga no segundo turno precisa apenas de um empate no seu último compromisso diante do Americano. Já a equipe do União São José com o revés continua na 7ª posição com 03 pontos em 05 jogos e para avançar de fase precisa vencer seus últimos dois jogos contra Americano e Clube do Racha e ainda torcer por tropeços de seus adversários.

A Competição prosseguirá nesse sábado, 13 de junho, às 16h, no Estádio Olímpico, com o confronto Palmeiras e Maguari. Esse promete ser um jogo bastante movimentado, haja visto, que o Palmeiras 4º colocado com 07 pontos, precisa da vitória para se firmar cada vez mais no G4, enquanto o Maguari 6º com 05 pontos precisa mais do que nunca vencer para entrar na zona de classificação.

O Russano da 2ª Divisão está sendo disputado por 08 equipes (São Paulo, Palmeiras/SG Emp. Imobiliários, Americano, Clube do Racha II, Grêmio de Santa Teresinha, Maguari, Locadora + Uma Fase/ Ramal de Flores e União São José). 

No primeiro turno as agremiações jogarão entre si em partidas de ida, sagrando-se campeã a que obtiver melhor campanha. No segundo turno as quatro melhores da etapa anterior jogarão entre si sendo declarada campeã a de melhor desempenho. Caso uma mesma equipe vença os dois turnos será declarada campeã arrastão. Caso contrário haverá um jogo decisivo que apontará a grande campeã da competição. 

Confira abaixo a classificação atualizada do Campeonato:

1º São Paulo: 13P/06J/08GS
2º Grêmio: 12P/06J/07GS
3º Locadora + Uma Fase: 09P/04J/08GS
4º Palmeiras: 07P/05J/02GS
5º Clube do Racha: 07P/05J/-01GS
6º Maguari: 05P/05J/-04GS
7ª União São José: 03P/05J/-09GS
8º Americano: 00P/04J/-11GS

Russano da 1ª Divisão

O Russano da 1ª Divisão, que também é promovido pela Liga Desportiva Russana – LIDER terá prosseguimento neste sábado, 13 de junho, às 18h30min, no Estádio Olímpico, com o embate entre Portuguesa de Flores e Juventude.

As expectativas para esse duelo são as melhores possíveis, visto que, a lusa florense 3ª colocada com 11 pontos, buscará a todo custo mais um triunfo para assumir a vice-liderança do certame e colar no líder Corinthians que tem 15. Enquanto o Juventude, 8º com apenas 05 pontos, também buscará a vitória para continuar sonhando com a classificação a fase seguinte.

O Russano da 1ª Divisão está sendo disputado por 09 equipes (Corinthians, XXV de Agosto/Boqueirão, Salgado da Gama/Palhano, Rusmengo, Portuguesa de Flores, Bom Sucesso, Boca Júnior, Guarani/BVe Juventude), que jogarão entre si, somente em partidas de ida, se classificando as 04 melhores para as semifinais.

Confira a classificação atualizada do certame:

1º Corinthians: 15P/07J/11GS
2º Boqueirão: 13P/07J/04GS
3º Portuguesa de Flores: 11P/05J/07GS
4º Guarani: 09P/06J/03GS
5º Boca Júnior: 08P/06J/04GS
6º Salgado da Gama: 06P/07J/-09GS
7º Rusmengo: 06P/06J/-09GS
8º Juventude: 05P/05J/-04GS
9º Bom Sucesso: 05P/07J/-07GS

Torneio de abertura da 1ª Copa dos Ceramistas de Futebol Society Pedro Osmar acontece nesse sábado em Flores




Com o objetivo de promover o futebol society e proporcionar momentos de lazer e socialização para o desportista da região, será realizada no Distrito de Flores, zona rural do município de Russas-CE, a 1ª Copa dos Ceramistas de Futebol Society Pedro Osmar (conhecido popularmente por Pedrão). A competição será promovida e realizada pelo Desportista Adriano Moura com apoio total do fortíssimo grupo empresarial do ramo de cerâmicas do citado Distrito.

Nesse sábado, 13 de junho, a partir das 19h, acontecerá o torneio de abertura da competição com a realização de 04 partidas a serem disputadas do campo Society Bola na Rede. Confira abaixo os confrontos de logo mais:

1º jogo. Cerâmica Paiva & Xavier x Cerâmica Barrokent
2º jogo. Cerâmica Telha do Vale X Cerâmica São Luiz
3º jogo. Cerâmica Xavier (Ceax) X Cerâmica do Lauro
4º jogo. Cerâmica São José X Cerâmica Santa Rita

Vale ressaltar que essas partidas são apenas para abrilhantar a noitada, já que o sorteio dos grupos será realizado também nesse sábado (13) e a competição começará pra valer mesmo na próxima sexta-feira, 19 de junho. 

O desportista Adriano Moura tem a honra de convidar o torcedor da região em especial o florense para prestigiar o pontapé inicial da competição, que vai render homenagens ao Sr. Pedro Osmar.

Detento acusado de latrocínio é espancado por outros presos na cadeia de Beberibe

Nesta sexta-feira, dia 12, por volta das 08h10min, na cadeia pública da cidade de Beberibe, litoral cearense, o detento Rogério Edvardo Ferreira Moura, 27 anos, natural de Fortaleza-CE, preso por crime de latrocínio, foi espancado gravemente por vários detentos durante o horário do banho de sol. 

Equipes policiais foram acionadas e conseguiram retirar o detento espancado do interior da cadeia, sendo o mesmo levado em estado grave ao hospital local, de onde foi  transferido para o IJF em Fortaleza. 

MOTO RECUPERADA ABANDONADA EM RUSSAS

Nesta sexta-feira, dia 12, por volta das 15h40min, na Trav.  João Silva, bairro de Fátima, foi encontrada abandonada uma motocicleta Honda/CG 125 Fan ES, de cor vermelha, sem placa, que após averiguações pelo número do chassi (9C2JC4120CR547013), constatou-se registro de roubada no dia 21/05/2015, na localidade de Curralinho dos Patos, zona rural de Jaguaruana-CE, e pertence a Jesus Edvan da Silva. PMs conduziram a motocicleta à DRPC, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

ACIDENTES COM VITIMAS LESIONADAS EM RUSSAS

Na madrugada deste sábado, dia 13, por volta das 02h50min, na Av. Cel. Antonio Cordeiro, ocorreu uma colisão entre a motocicleta Honda GC 125 Fan, cor vermelha, de placa NVB-2947, que era conduzida por Michel Jackson da Costa Lima, 23 anos, natural de Fortaleza-CE, e um ciclomotor Jony 50cc, cor vermelha, pilotado por Raimundo Nonato Rodrigues de Araujo, 23 anos, natural de Russas-CE. No acidente os condutores dos veiculos sofreram traumatismo craniano e escoriações pelo o corpo, foram socorridos por uma ambulância do SAMU para o hospital local, e em seguida, Raimundo Nonato,  em estado mais grave foi transferido para o IJF em Fortaleza.

Um outro acidente, aconteceu também na madrugada deste sábado,  por volta das 03h35min, na Rua Perdigão Sobrinho, centro, quando Francisco Robervanio de Lima, 30 anos, natural de Russas-CE, trafegava em uma motocicleta Honda CG 150 Titan ESD, cor branca, de placa OSD-7506, e chocou-se contra uma arvore, vindo a sofrer traumatismo craniano, sendo socorrido para o hospital local e em seguida transferido para o IJF em Fortaleza.

ROUBO A PESSOA EM LIMOEIRO DO NORTE

Nesta sexta-feira, dia 12, por volta das 09h30min, na Rua Francisco da Chagas Celedônio,  próximo ao IFCE, foi vítima de roubo, Ana Paula Noronha Cavalcante, 38 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que foi abordada por um indivíduo em uma moto preta, com capacete e viseira escura, que fazendo sugesta de estar armado, roubou da vítima um aparelho celular e em seguida evadiu-se tomando rumo ignorado.  

Fonte: 1º BPM

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Senado aprova perda de mandato para prefeito que desviar dinheiro de merenda

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira, 11, um projeto de lei que pune até mesmo com a perda de mandato prefeitos que desviarem dinheiro da merenda escolar. O texto segue agora para a análise na Câmara dos Deputados.

A proposta define como crime de responsabilidade o mau uso dos recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), destinados exclusivamente a esse fim.

"Ao invés de punir a criança com a interrupção no fornecimento da merenda, pune-se a autoridade com a suspensão de seu mandato e sua consequente inegibilidade", diz o texto do projeto apresentado em 2005 pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Morre José Joaquim, ex-prefeito da cidade de Ibaretama

Morreu no início da noite desta quinta-feira, dia 11, o ex-prefeito de Ibaretama, no sertão central do Ceará, José Urçulino Melo, 76 anos, mais conhecido como José Joaquim.
Segundo as informações iniciais o ex-prefeito estava em sua propriedade, Fazenda Cachoeira, quando passou mal e, segundo familiares, eles ainda o levaram para o hospital de Quixadá, mas infelizmente o político teve um infarto e não resistiu.
José Joaquim foi o segundo prefeito de Ibaretama, ele governou o município de 1º de janeiro de 1993 até 31 de dezembro de 1996.
O ex-prefeito era um agro-pecuarista da região e muito querido por toda população do município. José Joaquim deixa esposa e dois filhos.
Fonte: MONÓLITOS POST

Banco Central estima aumento de 9,1% na gasolina e 41% na energia em 2015

A gasolina e a energia elétrica, principalmente, devem ter altas expressivas este ano, segundo estimativa do Banco Central. Em ata da reunião que elevou a taxa Selic para 13,75%, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, elevou as projeções de aumento para a energia elétrica, que passou de 38,3% para 41% e do botijão de gás, que deve ficar em 3% e não mais 1,9%.

A projeção para o aumento do preço da gasolina passou de 9,8% para 9,1%, este ano. Por sua vez, a telefonia fixa deve ter queda de 4,4% em 2015, e não apenas 4,1%.

Essas estimativas são consideradas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC na hora de decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic. As elevações da Selic são tentativas do BC de conter a inflação, que deve estourar o teto da meta para o ano. A projeção do próprio BC indica inflação este ano acima da meta, em 7,9%. A meta de inflação tem como centro 4,5% e margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, o limite superior é 6,5%.

Fonte: Ceará Agora

Policial civil é morta a tiros na Cidade dos Funcionários


Uma policial civil foi morta a tiros na manhã desta sexta-feira (12/06), na Avenida José Leon, Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. Conforme a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a vítima acelerou o carro após ser abordada por um assaltante, e este não pensou duas vezes antes de atirar.

O caso ocorreu por volta das 6h15min, mesmo baleada a policial conseguiu dirigir mais algumas quadras, colidindo o carro na rua Yeda Pereira. O suspeito fugiu e a Polícia realiza buscas no local. O local foi isolado até a chegada da Perícia Forense.

Esse é o 14º ataque a policiais no Ceará somente este ano, e o segundo caso de policial atingido com tiros em cerca de 24 horas e, desde o início de maio, pelo menos nove policiais foram baleados no Ceará. Na madrugada de quinta-feira (11), um PM foi baleado na mão, em Poranga. No inicio desta semana outro policial civil foi assassinado ao reagir a um assalto em uma lan house no Monte Castelo.

Fonte: Ceará Agora

Garota de programa do TO diz que namorado aceita trabalho 'numa boa'

O Dia dos Namorados para uma garota de programa de 24 anos vai ser um tanto inusitado neste ano. Durante o dia, a jovem, que usa o nome fictício de Adriana, atenderá clientes de Palmas e à noite sairá com as amigas para fugir da rotina. O jantar romântico com o namorado não vai rolar neste ano, pois ele estará viajando com a família.

Diferente do que muitos imaginam, a profissional vive um relacionamento normal há quatro meses e, segundo Adriana, o amado não se incomoda com o trabalho dela. "Ele me conheceu assim, eu já trabalhava [como garota de programa]. Meu namorado aceita numa boa. Ele só pede para eu não me envolver afetivamente com os clientes."

Apesar de passar o Dia dos Namorados longe dele, a jovem diz que a data não vai passar em branco e aproveita para fazer declarações de amor. "Quando ele voltar de viagem, vamos fazer algo especial. Ele é o amor da minha vida, eu penso muito em largar este trabalho por causa dele. Quero casar, ter filhos, construir uma família."

Adriana faz faculdade em Palmas e, quando concluir o curso, pretende mudar de profissão e construir uma nova história com o namorado, com quem ela vive.

A profissional do sexo está em Palmas desde outubro e revelou que começou a fazer programas por causa de problemas financeiros. Ela conta ainda que no Dia dos Namorados ela não vai faturar tanto quanto gostaria. "A grande parte dos clientes, de faixa etária entre 18 e 40 anos, são casados e aproveitarão para passar o dia com suas namoradas ou esposas."

Segundo ela, o número de programas também caiu por conta da crise. "A crise afetou também o meu trabalho, porque o pessoal está segurando dinheiro. Minha renda antigamente era de R$ 4 mil e com a crise reduziu para R$ 2 mil".

Ela disse ainda que no início da carreira sentia prazer no que fazia, mas que agora é diferente. "Agora, eu tenho ele. Assim que terminar meu curso vou me aposentar como profissional do sexo para viver só pra ele", concluiu.

Fonte: G1


Russas investe no plantio de 3 mil mudas de árvores


O Meio Ambiente tem sido uma das prioridades da Administração de Russas, tanto é que pela primeira vez o município tem uma secretaria para cuidar das questões ambientais da cidade.

Uma das prioridades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente é intensificar o projeto de arborização que vem resultando na recomposição das áreas ecológicas e no tratamento urbanístico, como a preservação da Lagoa dos Canudos.

Entre 2014 e 2015, Russas investiu no plantio de mais de 3 mil mudas de árvores, sendo 1 mil de plantas frutíferas como coqueiros, mangueiras, laranjeiras e limoeiros. Além de 2 mil mudas de árvores nativas como  ipês, resedás e cássias.

Recentemente, a Secretaria do Meio Ambiente distribuiu mais de 100 mudas de coqueiros à comunidade do Barro Vermelho. Outras centenas de mudas de laranjeiras foram entregues à comunidade de Pau D’arco.
“O grande resultado disso vai ser percebido nos próximos anos, quando atingirem grande porte. Teremos um novo cenário com a recomposição das áreas e o tratamento urbanístico, além de plantas frutíferas para o equilíbrio do meio ambiente”, ressaltou o Secretário de Meio Ambiente de Russas, Sávio Santiago.

No que se refere ao plantio da espécie “Nim”, Governo e os ambientalistas da Universidade do Estado do Ceará alertam a população sobre os sérios prejuízos ao meio ambiente que a espécie provoca, pois a mesma se alimenta dos microrganismos da terra, além de ser um repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora e ter o poder extraordinário de reprodução que já está sem controle. Os ambientalistas alertam que essa espécie deve ser substituída para o equilíbrio ecológico.

Fonte: ASCOM/Russas

Senado aprova projeto que transforma assassinato de policiais em crime hediondo


O plenário do Senado aprovou hoje (11) o projeto de lei que torna crime hediondo o assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado. O projeto foi encaminhado à sanção da presidente da República.

O texto também estabelece o agravamento da pena quando o crime for cometido contra parentes até terceiro grau desses agentes públicos de segurança e for motivado pelo parentesco deles. Esses tipos de homicídios especificamente serão considerados qualificados, o que aumentará a pena do autor do crime.

A pena vai variar de 12 a 30 anos de prisão – maior que a pena para homicídio comum, que é de seis a 20 anos. Também foi aumentada em dois terços a pena para casos de lesão corporal contra esses agentes ou familiares. O projeto foi aprovado em sessão deliberativa convocada para a tarde desta quinta-feira.

Fonte: Ceará Agora

Polícia apreende menor, de apenas 13 anos, envolvido em crime de homicídio em Jaguaribe



Nesta quinta-feira, dia 11, por volta das 05h30min, após diligencias, equipes policiais conseguiram localizar e apreender o outro menor apontado como autor do homicídio ocorrido na última quarta-feira, 10 de junho, que teve como vítima Alebe Lima Targino, 21 anos, natural de Fortaleza-CE

O menor infrator, de apenas 13 anos, natural do estado do Maranhão, é residente em Areia Branca-RN, e após ser detido, entregou a polícia, as armas que estavam em sua posse: um revolver Cal. 38 e (01) uma pistola Cal. 380, ambas desmuniciadas, sendo o mesmo conduzido à DRPC para as realizações dos procedimentos cabíveis.

ROUBO A COMÉRCIO E DE MOTO EM RUSSAS

Nesta quinta-feira, dia 11, por volta das 20h, na localidade Retiro, zona rural, dois indivíduos em uma moto de cor vermelha, usando capacetes, armados a revolveres, chegaram no comercio de José Zildevam da Silva, 46 anos, e anunciaram um assalto, levando de comerciante: 02 aparelhos celulares (marcas não informadas) e a quantia de R$ 600,00. No local estava também, Raimundo Rodrigues da Silva, 50 anos, natural de Russas-CE, de quem levaram uma moto Honda CG 125 Fan de cor vermelha, de placa OSC-1107, e em seguida se evadiram tomando rumo ignorado. 

MOTO ENCONTRADA ABANDONADA EM TABULEIRO DO NORTE

Nesta quinta-feira, dia 11, por volta das 08h, no Sitio Várzea Grande, as margens da CE-358, zona rural, foi encontrada abandonada uma motocicleta Titan/150KS, cor vermelha, de placa NQY-2929, veículo este que não consta no sistema de informações da polícia com queixa de roubo ou furto. A moto foi encaminhada a DPC de Tabuleiro do Norte-CE para os devidos procedimentos.

ROUBO A PESSOA EM SÃO JOÃO DO JAGUARIBE

Nesta quinta-feira, dia 11, por volta das 20hs, no  sítio Charneca, zona rural, foram vítimas de roubo as pessoas: Francisco Anderson Oliveira Lima, 19 anos, e um adolescente de 16 anos, os quais foram abordados por dois indivíduos não identificados e armados que transitavam em uma motocicleta de cor preta, e subtrairiam das vitimas: dois aparelhos celulares, e em seguida evadiram-se tomando rumo ignorado. 

MOTO RECUPERADA EM ALTO SANTO

Nesta quinta-feira, dia 11, por  volta  das 11h30min, compareceu ao Destacamento de Alto Santo, Antonio Celmo Lopes Junior, o qual informou que teve sua motocicleta   Honda/NXR Brós 150 ES, cor preta e de placa OIQ 6047, tomada de assalto por dois indivíduos que transitavam em uma moto Honda/CG 150 Titan KS, de  cor  vermelha  e  de  placa  HYC 8818, os quais usavam  uma  espingarda cal. 12. PMs  saíram em diligencias, e se depararam com os suspeitos  na localidade de Patos, zona rural de Ato Santo, eles que ao avistarem a presença da polícia, empreenderam fuga para um matagal, deixando na residência de  Antonio Leonardo Reis Almeida, vulgo (Leo), a moto Broz, da vítima, e também a moto que foi usada no assalto. O proprietário da residência e as motos foram levados à Delegacia local para os procedimentos cabíveis.

ROUBOS DE MOTOS EM LIMOEIRO DO NORTE

Nesta quinta-feira, dia 11, por  volta  das 20h, foi vítima de assalto Alice Aline Mendes Moura, 34 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, quando trafegava pela CE-358, que liga Limoeiro do Norte-CE ao Distrito de Flores/Russas-CE, no sitio São Raimundo, zona rural, foi abordada por dois indivíduos em uma motocicleta de características não anotadas, que levaram da mesma, uma motocicleta Honda Bros 150, de cor vermelha, sem placa, chassi 9C2KD0540ER070350, e fugiram tomando rumo ignorado.

Já por  volta  das 23h50min, foi vítima de roubo a pessoa de Jardson Alvaro Freitas Bezerra, 25 anos, natural de Itaiçaba-CE, residente em Limoeiro do Norte-CE, o qual estava na praça do Seminário, quando foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta Honda Fan 150, de cor preta, armados de revólver, que tomaram da vitima sua motocicleta Yamaha, Lander 250, de cor preta, placa HWZ-5644, e logo em seguida também fugiram tomando rumo ignorado. Nenhum dos suspeitos foram identificados até o momento.

Fonte: 1º BPM