quarta-feira, 17 de junho de 2015

Mesmo em tempo de crise, PIB do Ceará cresce 1,05%

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou avanço de 1,05% no primeiro trimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. O desempenho do Estado ocorre em um cenário nacional de retração, no qual a economia do Brasil registrou queda de 1,6%. No acumulado dos quatro últimos trimestres, o Estado aponta outro número positivo: 3,10% de alta. Para o fechamento de 2015, a previsão é de crescimento de 2% do PIB.

A tendência de expansão acima da média nacional está mantida e reforçada na primeira estimativa de PIB do Governo Camilo Santana. Os números foram divulgados, na manhã desta quarta-feira (17/6), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará (Ipece). Segundo o diretor geral do Ipece, Flávio Ataliba, o resultado decorre principalmente da expansão das atividades relacionadas ao setor de turismo e serviços públicos governamentais (3,29%). Setores como comércio e indústria de transformação tiveram retração.

Comparando com os estados brasileiros que realizam o cálculo de sua economia trimestralmente, a economia cearense obteve melhor índice. Apenas Ceará (1,05%) e Pernambuco (0,6%) apresentaram crescimento e os demais estados apresentaram índice negativos. “O Ceará conseguiu segurar a queda da atividade econômica no Estado,, diferentemente do que aconteceu em outros estados e no país. Isto se deu como resultado da dinâmica de setores relacionados ao turismo, especialmente “transporte” (0,93%) e “alimentação e alojamento” (3,03%), além dos serviços da “administração pública”, reforçou o dirigente.

Fonte: Ceará Agora

Morre aos 88 anos o ex-presidente interino do Brasil, Paes de Andrade


O ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-presidente interino do Brasil, Paes de Andrade, morreu aos 88 anos na tarde desta quarta-feira (17) no Distrito Federal. De acordo com a secretaria geral do PMDB no Ceará, o cearense Antônio Paes de Andrade estava internado no hospital Santa Lúcia. Na última semana,  ele passou por uma cirurgia para implantação de uma sonda gástrica e ficou em recuperação na Unidade de Terapia Internsiva (UTI). Segundo familiares, ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos.

Paes de Andrade era presidente de honra do PMDB e sogro do senador Eunício Oliveira (PMDB). Era também figura de destaque e prestígio na diplomacia brasileira.

Paes de Andrade nasceu em Mombaça no dia 18 de maio de 1927. Deputado Federal de 1963 a 1999, eleito presidente da Câmara dos Deputados exerceu o cargo no período de 15 de fevereiro de 1989 a 2 de fevereiro de 1991. Como presidente da Câmara dos Deputados, assumiu a Presidência da República por onze vezes no período de 1989/1990. Em uma dessas ocasiões, sancionou projeto de construção do açude Castanhão.

Fonte: Ceará Agora

Devido o baixo volume de água do Castanhão milhares de peixes estão morrendo


Os criadores de peixes do açude Castanhão, localizado nos Municípios de Alto Santo, Jaguaribara e Jaguaretama, vem passando por momentos de tristeza e dor, diante de tantos prejuízos.

A capacidade do açude está abaixo dos 19% e atualmente comporta um grande número de gaiolas ( Tipo Criação)  e devido a falta de oxigênio, toneladas de peixes estão morrendo.

Conversando com criadores da associação do Castanhão, podemos sentir a tristeza de quem a muitos anos trabalha com a principal fonte de renda dessa região, que agora ver o seu Futuro ameaçado.

Muitos desses criadores tem empréstimos a pagar no banco, e espera-se que se caso os órgãos competentes venham a requerer a diminuição da produção, afim de acabar com a mortandade de peixes, que essas dívidas sejam prorrogadas.

O castanhão enfrenta o 4° ano seguido de seca, e provavelmente não suporte mais um ano de estiagem, a situação tem de piorar segundo a Funceme, que já fez estudos que apontam uma nova estiagem em 2016.

Por: Rodolfo Lira

Reforma política: voto dos eleitores será impresso

O plenário da Câmara dos Deputados concluiu mais uma etapa de votação de projetos que mudam o sistema político brasileiro com a aprovação da impressão do voto de cada brasileiro e uma regra que retira poder do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Hoje, os eleitores ficam na dúvida se o seu desejo na hora de votar foi mesmo alcançado. Com a impressão do voto, essa dúvida acaba.

Partiu do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a proposta de impressão do voto. Caso entre em vigor, a medida levará à necessidade de impressão de cerca de 220 milhões de comprovantes, levando-se em conta o comparecimento nas eleições de 2014 e os dois turnos de votação.

O texto prevê que, assegurado o sigilo, o voto impresso será depositado de forma automática em uma urna lacrada após a confirmação do eleitor de que o papel corresponde às suas escolhas na urna eletrônica.

A impressão do voto era cobrada por eleitores e, também, por dirigentes partidários. Os defensores dessa medida argumentam que a impressão do voto é necessária para dar mais segurança a eventual conferência do resultado das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral afirma que o sistema de votação por meio das urnas eletrônicas é 100% seguro, mas essa confiabilidade é frequentemente questionada por políticos e nas redes sociais.

Após a reeleição de Dilma Rousseff, o PSDB conseguiu autorização do TSE para realização de uma auditoria, ainda não concluída, no resultado das urnas: a ação tucana foi motivada pela estreita diferença de Dilma em relação a Aécio Neves (PSDB) – 51,6% dos votos válidos contra 48,4%.

Bolsonaro, ao defender a impressão do voto, disse que  somente com o voto impresso pode-se “retirar, democraticamente, o PT do poder em 2018″. Quanto à medida que restringe o raio de ação do TSE, o projeto prevê uma “quarentena” de um ano e meio para que resoluções editadas pelo tribunal tenham efeito prático. Há no mundo político uma antiga reclamação de que o tribunal muda regras em cima das eleições mediante novas interpretações da lei.

Fonte: Ceará Agora

Dilma sanciona com dois vetos MP 665, que limita acesso ao seguro-desemprego


A presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória nº 665 que restringe o acesso a direitos trabalhistas como o seguro-desemprego, o abono salarial e o seguro-defeso. A MP, aprovada no final de maio pelo Senado, foi agora convertida na Lei 13.134, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17/06) e sancionada com dois vetos.

A presidente manteve a mudança feita na MP pela Câmara dos Deputados que reduziu de 18 para 12 meses de trabalho o período de carência para o primeiro pedido de seguro-desemprego, e de 12 para 9 na segunda requisição do auxílio.

O primeiro veto foi feito ao artigo que concedia ao trabalhador rural desempregado dispensado sem justa causa o direito ao seguro-desemprego se tivesse recebido salários relativos a cada um dos seis meses imediatamente anteriores à data da dispensa. Também dava direito ao benefício ao trabalhador rural que tivesse sido empregado durante pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses.

Segundo as razões do veto, também publicadas no DOU de hoje, “a medida resultaria em critérios diferenciados, inclusive mais restritivos, para a percepção do benefício do seguro-desemprego pelo trabalhador rural, resultando em quebra da isonomia em relação ao trabalhador urbano”. Outra razão dada pelo governo para o veto é que a proposta não traz parâmetros acerca dos valores e do número de parcelas a serem pagas, o que inviabilizaria a execução.

O segundo veto foi acordado com o Senado, durante a votação. A presidente vetou o inciso 1º do artigo 9º que trata do pagamento abono salarial. Quando a MP foi apreciada pelo Senado, depois de passar pela Câmara, o governo costurou um acordo com os senadores comprometendo-se a vetar integralmente a modificação proposta nas regras da concessão do abono salarial, que aumentava a carência exigida para o pagamento do benefício.

Na razão do veto, a presidente esclarece que ele “decorre de acordo realizado durante a tramitação da medida no Senado Federal, o que deixará a questão para ser analisada pelo Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social, criado pelo Decreto 8.443, de 30 de abril de 2015″.

Essa é a primeira medida provisória do ajuste fiscal sancionada pelo governo. A presidente Dilma tem também até hoje para sancionar a Medida Provisória 664, que restringe acesso à pensão por morte e auxílio-doença. Ao passar pelo Congresso Nacional, no entanto, a MP 664 ganhou uma emenda que flexibiliza o fator previdenciário, o que tem sido objeto de negociações intensas do governo com os parlamentares, nos últimos dias, e pode ser vetado.

Fonte: Ceará Agora

Babilônia: Polícia leva Guto: ‘Eu tô preso?’


Chegou a hora de Guto (Bruno Gissoni) pagar pelo cyberbullying que fez com Rafael (Chay Suede) e Ivan (Marcelo Mello Jr.). A polícia chega em sua casa recolhendo todos os computadores e gadgets para averiguação. Desesperado, Evandro (Cassio Gabus Mendes)  liga para Beatriz (Gloria Pires), que corre para socorrer o enteado.

A arquiteta avisa que é melhor um advogado criminalista  cuidar do caso. Guto é obrigado a ir até a delegacia e se apavora: “Eu tô preso?!"

Será que Guto vai ser preso definitivamente? Não perca a cena que vai ao ar na quarta-feira, 17 de junho. 

Fonte: http://gshow.globo.com

Limoeiro encara Unifor em Fortaleza pela decisão do 2º turno do Cearense de Vôlei



A Seleção Limoeirense de Voleibol terá uma árdua missão nesse final de semana em Fortaleza, quando enfrentará a fortíssima equipe da Unifor pela final inédita do 2º turno do Campeonato Cearense de Vôlei Adulto Masculino. O embate será disputado no próximo sábado, 20 de junho, às 16h, no Ginásio do Náutico Atlético Clube. 

Mesmo sabendo que será uma missão dificílima pelo fato de jogar longe da sua torcida e na casa do adversário, a delegação limoeirense está otimista e confiante que poderá conquistar esse título e consequentemente a vaga para a grande final do certame, haja vista, que o time vem motivado pela boa vitória sobre a equipe do ABV Vôlei por 03 sets a 00, conquistada no último dia 06 de junho, no mesmo local, garantindo assim vaga na final do citado turno.

O vencedor de Unifor e Limoeiro enfrentará na grande decisão a equipe da UFC (Universidade Federal do Ceará), vencedora do 1º turno da competição.

A Delegação Limoeiense reconhece e agradece o apoio de todos que fazem a Administração  Municipal de Limoeiro do Norte, na pessoa do gestor Paulo Duarte, e todos que direta ou indiretamente vem contribuindo para essa boa campanha do voleibol de Limoeiro na competição estadual.

Aprovada perda de mandato em caso de infidelidade partidária


A Câmara aprovou, na noite dessa terça-feira (16/06), texto que determina a imediata perda de mandato em caso de infidelidade partidária, diminui o número de assinaturas necessárias para apresentação de projetos de iniciativa popular e que exige a impressão dos votos registrados em urnas eletrônicas, diminuindo as chances de fraude. Já a cota para eleição de mulheres foi rejeitada pelos deputados.

Todas essas propostas foram propostas em um único texto, apresentado pelo líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), para agilizar a votação e permitir que a revisão da política de desoneração da folha de pagamento seja apreciada nesta quarta-feira (17).

Aprovada com 433 votos a favor, sete contra e duas abstenções, o texto determina que o político que se desligar do partido pelo qual foi eleito perderá o mandato, exceto em casos de “grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela agremiação”.

Também ficam livres da perda de mandato aqueles que deixarem a legenda por causa de criação, fusão ou incorporação do partido. Atualmente, as regras de fidelidade partidária não estão na Constituição.
Outra mudança aprovada foi a impressão do registro de cada votação feita em urna eletrônica. Pelo texto, o voto será impresso automaticamente e depositado em local previamente lacrado sem contato manual do eleitor.

O texto também permite que projetos de iniciativa popular poderão ser apreciados pela Câmara se subscritos por um mínimo de 500 mil eleitores, distribuídos em ao menos cinco Estados com adesão mínima de 0,1% dos eleitores em cada Unidade da Federação. Hoje, são necessárias assinaturas de 1% dos eleitores, algo em torno de 1,5 milhão de pessoas. A adesão atual é de 0,3% em cada Estado.

Fonte: Ceará Agora

Ossada Humana é encontrada em Aracati

Nesta terça-feira, dia 16, por volta das 11h30min, entre as localidades do “Córrego da Nica” e “Córrego dos Rodrigues”, município de Aracati, litoral cearense foi localizada uma “Ossada Humana”, identificada como sendo de um adolescente de 14 anos, natural de Aracati, que foi reconhecido por familiares. 

Os restos mortais foram removidos ao IML da capital, aonde exames comprovarão à causa da morte. Um inquérito policial foi instaurado para apurar o caso.

Fonte: 1º BPM

Em jogo de 07 gols Aracati vence Fla Russas pelo Russano de Máster



Emoção, equilíbrio e muitos gols, marcaram o bom jogo entre Aracati e Fla Russas, válido pela fase classificatória do Campeonato Russano de Futebol Máster, disputado na noite dessa terça-feira, 16 de junho, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, centro de Russas, aonde o time do litoral foi mais feliz e venceu o russano pelo placar de 4 a 3.

Com a vitória o time aracatiense subiu três posições na tabela de classificação galgando da 5ª para a 2ª colocação com 07 pontos em 04 jogos, mesma pontuação do líder Clube do Racha, que leva vantagem somente no saldo de gols (2 a 1). Já a equipe Fla Russas com a derrota continua na 6ª posição com apenas 01 ponto em 04 jogos, cada vez mais distante do grupo de acesso à fase seguinte do campeonato. 

O Russano de Máster conta com a participação de 07 equipes: Clube do Racha, Jaguaruana, Aracati, Cruzeiro de Baraúna, Lagoinha Máster, Fla/Russas e Cantareiras, que jogarão entre si, apenas em jogos de ida, se classificando as quatro melhores para a fase semifinal.

Confira abaixo a classificação atualizada do certame:

1º Clube do Racha: 07P/03J/02GS
2º Aracati: 07P/04J/01GS
3º Jaguaruana: 06P/03J/02GS
4º Cantareiras: 06P/03J/00GS
5º Lagoinha/Quixeré: 04P/02J/01GS
6º Fla/Russas: 01P/04J/-03GS
7º Cruzeiro de Barauna: 00P/03J/-03GS

SINE/IDT de Russas dispõe de 10 vagas de emprego



O SINE/IDT de Russas está ofertando 10 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Começa nesta sexta (19) a I Copa dos Ceramistas de Futebol Society Pedro Osmar do Distrito de Flores



Com o objetivo de promover o futebol Society e homenagear o saudoso ceramista Pedro Osmar (conhecido por Pedrão), fundador da Cerâmica CEPIL, terá início na próxima sexta-feira, 19 de junho, as disputas da I Copa dos Ceramistas de Futebol Society Pedro Osmar do Distrito de Flores.  A competição será promovida pelo desportista Adriano Moura com apoio dos ceramistas da região florense.

A Copa contará com a participação de 08 equipes divididas em duas chaves, sendo o grupo “A” composto por Cerâmica São José, Cerâmica Barrokent, Cerâmica Xavier & Paiva e Cerâmica CEAX; e o grupo “B” formado por Cerâmica Freitas & Lima, Cerâmica São Luiz, Cerâmica Telhas do Vale e Cerâmica Santa Rita, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, se classificando as duas melhores de cada para a fase semifinal.

A grande campeã e vice serão premiadas com troféus e medalhas e ainda a quantia em dinheiro no valor de R$ 800,00 (Oitocentos Reais) e R$ 400,00 (Quatrocentos Reais) respectivamente.

A rodada de abertura, que contará com três jogos, acontecerá na próxima sexta-feira, 19 de junho, a partir das 19h, no campo Society Bola na Rede, no Distrito de Flores.  No jogo inaugural válido pelo grupo “A” a equipe da Cerâmica São José enfrentará o time da Cerâmica Barrokent, logo em seguida pelo mesmo grupo duelarão Cerâmica Xavier & Paiva versos Cerâmica CEAX, e fechando a 1ª rodada pelo grupo “B” a equipe da Cerâmica Freitas & Lima enfrentará o time da Cerâmica São Luiz.

A 1ª rodada da competição terá a arbitragem do árbitro Luciano Silva, do quadro da Federação Cearense de Futsal e da Confederação Brasileira de Futsal, auxiliado por Reiginaldo Cruz, popularmente conhecido por Fifa.

O Desportista Adriano Moura tem a honra de convidar todos os torcedores da região, em especial do distrito de Flores, para prestigiarem a abertura de mais uma competição esportiva  promovida na comunidade florense.

Confira abaixo a tabela completa da competição:

1ª Rodada: 19 de junho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede

1º Jogo: Cerâmica São José X Cerâmica Barrokent (Grupo A)
2º Jogo: Cerâmica Xavier & Paiva X Cerâmica CEAX (Grupo A)
3º Jogo: Cerâmica Freitas & Lima X Cerâmica São Luiz (Grupo B)

2ª Rodada: 20 de junho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede

1º Jogo: Cerâmica Telhas do Vale X Cerâmica Santa Rita (Grupo B)
2º Jogo: Cerâmica São José X Cerâmica CEAX (Grupo A)
3º Jogo: Cerâmica Xavier & Paiva X Cerâmica Barrokent (Grupo A)

3ª Rodada: 26 de junho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede

1º Jogo: Cerâmica Telhas do Vale X Cerâmica São Luiz (Grupo B)
2º Jogo: Cerâmica Freitas & Lima X Cerâmica Santa Rita (Grupo B)
3º Jogo: Cerâmica Xavier & Paiva X Cerâmica São José (Grupo A)

4ª Rodada: 03 de julho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede

1º Jogo: Cerâmica Barrokente X Cerâmica CEAX (Grupo A)
2º Jogo: Cerâmica Freitas & Lima X Cerâmica Telhas do Vale (Grupo B)
3º Jogo: Cerâmica São Luiz X Cerâmica Santa Rita (Grupo B)

SEMIFINAL: 04 de julho, às 19h30min, no Campo Society Bola na Rede

1º Jogo: 1º colocado de A X 2º colocado de B
2º Jogo: 1º colocado de B X 2º colocado de A

FINAL: 11 de julho, às 20h no Campo Society Bola na Rede

Vencedor do 1º Jogo X Vencedor do 2º Jogo