sexta-feira, 19 de junho de 2015

Rodada do final de semana do Campeonato Limoeirense de Futebol Série A e B

O Campeonato Limoeirense de Futebol Amador das Séries A e B prosseguirá nesse final de semana, sábado (20) e domingo (21), com 05 jogos que movimentarão a 3ª rodada da fase de grupos.  A competição é promovida pela Liga Desportiva de Limoeiro do Norte, cujo presidente é o Desportista Valdir do Suburbão e Vice Josué Castro.


Pela série A acontecerão duas partidas ambas válidas pelo grupo “A”, que serão disputadas no domingo, 21 de junho, com início simultaneamente às 15h30min. No Estádio da comunidade do Setor NH5, a equipe do Vasco vai receber o Sapé, e no Estádio Bandeirão, a equipe do Bom Nome enfrentará o Esporte do Arraial.


Já pela série B três jogos movimentarão o certame.  Dois deles serão realizados no sábado, 20, começando simultaneamente às 15h30min. Pela chave “A” no Paulo Alves de Moura o Boca Júnior vai enfrentar a Portuguesa, e pala chave “B” no Estádio do Setor NH6 o XV de Junho enfrentará o Maguari. Fechando a rodada, no domingo, 21, pelo chave “A”, no Sabino Roberto o Flamengo da Canafístula duelará contra a equipe do Serra Azul.


O Campeonato Limoeirense da Série A conta com a participação de 16 clubes, divididos em duas chaves de 08, sendo o grupo “A” composto por Tomé, Flamengo do Bixopá, Bom Nome, Independente do Arraial, Esporte do Arraial, Sapé, Vila União do Bairro Luiz Alves e Vasco do Setor NH5, e o grupo “B” formado por 13 de Gangorra, Nova Ilha, ASEFS, Palmeiras do Arraial, Caxias da Gangorra, Santos, São Raimundo e Cruzeiro da Sucupira, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, se classificando os 04 melhores de cada para a fase seguinte.


O Limoeirense da Série B está sendo disputado por 17 equipes, divididas em dois grupos, sendo a chave “A” composto por 09 times (União Jovem, Boca Júnior do Arraial, Portuguesa do Setor NH4, Flamengo da Canafístula, Serra Azul, América do Arraial, Americano do Córrego do Feijão, Grêmio do Croatá e Gangorra) e a “B” por 08 (XV de Junho do Espinho, Cruzeiro do Arraial, Maguari da Boa Fé, Nova Esperança, Serrano KM 60, Bonfinense de Bom Fim, Botafogo do Setor Nh6 e Novo Ceará do Genipapeiro), que jogarão entre si, dentro de suas respectivas chaves, avançando as 04 melhores de cada para a fase seguinte do certame.



Informações: Tabela oficial da competição


Açude Castanhão pode passar a se chamar Paes de Andrade

“Dar o nome de Paes de Andrade à Barragem Castanhão é fazer justiça e manter viva sua luta por segurança hídrica no Ceará”. A opinião é do Deputado Domingos Neto ao apresentar o  Projeto de Lei 1987/2015 com esta finalidade. Além do nome do ex-deputado na barragem, Domingos Neto propôs, e foi imediatamente aprovada, a realização de uma sessão solene para homenagear o cearense que cumpriu sete mandatos consecutivos de deputado federal e   presidiu a Câmara dos Deputados de 1989 a 1990.

Lembrando a trajetória do político cearense, Domingos Neto disse que em 40 anos de vida  pública, Paes de Andrade esteve à frente dos acontecimentos que fizeram a história recente do  País e do Parlamento, militando sempre com coerência e dignidade pelas causas que acreditava. “Sua voz representava no mundo a manifestação das oposições brasileiras contra a   censura à imprensa, a violação dos direitos humanos, as cassações de mandatos   parlamentares, as prisões arbitrárias e a extinção de partidos políticos, numa época em que   falar poderia significar calar para sempre”.

Ao  propor a sessão solene em homenagem ao ex- deputado, Domingos Neto,  emocionou-se ao lembrar de seu  avô, Domingos Gomes de Aguiar, prefeito de Tauá, de 1967 a 1971, “quando também enfrentou a ditadura militar e   tinha em Paes de Andrade um companheiro de luta”.

Como Presidente da Câmara, Paes de Andrade assumiu a Presidência da República por onze vezes, e em uma das ocasiões assinou a Ordem de Serviço para a construção da Barragem   Castanhão, obra de fundamental importância para o Ceará, que abastece hoje um terço da   população do Estado e tem evitado um colapso hídrico na Região Metropolitana de Fortaleza, mormente no quarto ano de seca consecutivo. 

No futuro, há de ser ainda muito mais   importante para receber as águas do São Francisco, obra que o Ceará tanto espera.

Fonte: Ceará Agora

Polícia Federal prende os presidentes da Odebrecht e Andrade Gutierrez

Marcelo Odebrecht. Foto: Enrique Castro/Reuters

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na sede da construtora Odebrecht em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (19/06). Os agentes buscam documentos e mídias que possam auxiliar nas investigações da Operação Lava-Jato. Esta é a 14ª etapa da operação que in. Também é alvo da operação, batizada de Erga Omnes, a empreiteira Andrade Gutierrez. Cerca de 220 policiais federais cumprem 59 mandados judiciais – 38 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de condução coercitiva, 8 mandados de prisão preventiva e 4 mandados de prisão temporária em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Entre os alvos dos mandados estão os executivos Marcelo Odebrecht, presidente da empreiteira, Márcio Farias e Rogério Araújo, da Odebrecht, todos eles já estão presos. Também são alvos os executivos Paulo Dalmaso e Elton Negrão, da Andrade Gutierrez, além do presidente da empresa, Otavio Azevedo, também preso. A pedido do Ministéiro Público Federal e da Polícia Federal o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, expediu mandados de prisão preventiva e temporária dos executivos. Todos eles serão levados à Superintendência da PF, em Curitiba.

Os investigadores pediram a prisão dos executivos da Odebrecht com base em indícios de que a empresa pagou propina ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, entre outros, no exterior. Em depoimentos da delação premiada, Paulo Roberto disse ter recebido mais de US$ 23 milhões da Odebrecht na Suíça. O suborno teria sido pago por intermediários.

Procuradores e delegados suspeitam também que executivos da empreiteira estariam tentando destruir provas e se desvincular de empresas que teriam sido usadas para movimentar o dinheiro da propina.

A advogada Dora Cavalcanti, responsável pela defesa do presidente da Odebrecht, reclamou da prisão dos executivos da empresa. Segunda ela, eles permaneceram no país, morando nos mesmos endereços, mesmo tendo que conviver por um ano e meio com rumores de que poderiam ser presos no curso da Lava-Jato. Disse ainda que prestaram depoimento quando foram chamados para dar explicações.
– Medidas de força, de prisão, são desnecessárias – disse a advogada.

Apesar da operação, o expediente na sede da Odebrecht em São Paulo está normal. Funcionários chegam para trabalhar e entram normalmente no prédio. Em nota, a assessoria de imprensa da empresa confirmou a operação da PF e disse que, “como é de conhecimento público, a empresa entende que estes mandados são desnecessários, uma vez que a empresa e seus executivos, desde o início da operação Lava-Jato, sempre estiveram à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”. Buscas também estão sendo realizadas na sede da empresa no Rio.

A Odebrecht é investigada no processo e é citada em diversos depoimentos em delações premiadas. Mas nenhum dirigente ainda foi interrogado. As duas construtoras, segundo a PF, são suspeitas de corrupção, formação de cartel, fraude a licitações, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro. Desde as 6h, agentes estão fazendo buscas em vários andares da Odebrecht, que fica no Butantã, na Zona Oeste.

EMPREITEIRA NEGOU SUSPEITAS

A Odebrecht, maior empreiteira do País, afirmou à Polícia Federal, em petição entregue no último dia 28 de maio à Polícia Federal em Curitiba, que “não participa de esquemas ilícitos, menos ainda com a finalidade de pagar vantagens indevidas a servidores públicos ou executivos de empresas estatais”. Na petição, a empresa negou com veemência suspeitas sobre contratos com a Petrobras.

“Especificamente em relação às concorrências da Petrobras, é importante ressaltar que os preços de bens e serviços considerados nas estimativas de custos são calculados por área técnica própria da estatal (área de estimativa de custos), que possui reconhecida seriedade e competência e as mantém em sigilo, em especial em relação ao mercado”, assinalam os criminalistas Dora Cavalcanti Cordani, Augusto de Arruda Botelho e Rafael Tucherman.

A petição da Odebrecht tinha como objetivo responder a questionamentos feitos pela força-tarefa da Lava -Jato. No dia 11 de maio, foi enviado ofício à empreiteira com um rol de indagações relativas ao suposto envolvimento de seus executivos no esquema de propinas que se instalou na Petrobras entre 2003 e 2014.

Os executivos Márcio Farias e Rogério Araújo, da Odebrecht, que foram presos nesta sexta-feira, estão sob suspeita desde setembro de 2014 quando foram citados pelo ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa. Paulo Roberto Costa afirmou, em acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, que recebeu US$ 31,5 milhões em propina da Odebrecht.

Em nota, a empresa negou as acusações e disse ser alvo de “calúnia”.

“ERGA OMNES”

Segundo o dicionário jurídico, o nome que deu origem à operação da PF é um termo jurídico em latim que significa que uma norma ou decisão terá efeito vinculante, ou seja, valerá para todos. Por exemplo, a coisa julgada erga omnes vale contra todos, e não só para as partes em litígio.

Otavio Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez. – Laura Marques / Arquivo/O GlOBO


Com informações do O Globo

I love Paraisópolis: Grego surpreende Patrícia com pedido de ajuda: 'Quero me tratar!'


Por essa Patrícia (Lucy Ramos) não esperava! Ela chega em casa e dá de cara com Grego (Caio Castro). Ela tenta descobrir como é que o chefão de Paraisópolis conseguiu entrar na casa dela, mas ele explica que precisa de ajuda da doutora.

Primeiro, Grego lembra a psicóloga de quando o carro dela foi roubado na comunidade e ele a ajudou a resolver o problema. Pois bem! Agora ele quer um favor em troca. Assustada, Patrícia pergunta o que ele quer.

" doente. Quero me tratar", responde Grego, baixando a guarda. O que será que deu no mandachuva da comunidade? Será que Patrícia vai ajudá-lo? Não perca a cena que vai ao ar nesta sexta-feira, 19/6.

Fonte: http://gshow.globo.com/ 

10 dicas úteis para usar o limão em casa


1 Tirar odor
Coloque os bagaços do limão na água para a limpeza de panelas e recipientes usados para cozinhar peixe. A mistura acabará com o odor desagradável.

2 Limpeza das mãos
Se, após um período mexendo com frutas na cozinha, suas mãos ficarem manchadas por conta dos corantes naturais, a mistura de limão com vinagre é infalível para fazer com que a pele volte ao normal. Mas atenção: lave muito bem as mãos com sabonete depois, já que, sob o sol, o limão pode causar sérias queimaduras na pele.

3 Clarear banheiras e pias
Sabe aquela louça amarelada que não fica branca de jeito nenhum? O limão pode te ajudar. Esfregue a fruta na área manchada de banheiras e pias e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só esfregar com sabão e enxaguar bem para que as peças retornem à cor natural.

4 Conservar o açúcar mascavo
É comum que, com o tempo, o açúcar mascavo empedre e fique mais grosso. Ao colocá-lo com uma casca de limão em um recipiente hermeticamente fechado, você impede que isso aconteça. O truque é ficar atento para trocar a casca sempre que ela secar.

5 Fazer um arroz perfeito
Para quem gosta de arroz bem soltinho, uma alternativa é colocar um pouco de água fria com gotas de limão na panela quando a primeira água do cozimento estiver secando. Outra dica útil para o preparo de arroz é usar a fruta, misturada com sal, para lavar os grãos antes de levá-los ao fogão.

6 Tirar sal do feijão
Errou a mão na hora de fazer o feijão e deixou-o muito salgado? Pingue algumas gotas de limão na panela e deixe ferver bastante, e o excesso de sal será absorvido.

7 Reaproveitar o óleo do peixe
O óleo usado para a fritura do peixe pode ser reutilizado! É só esperar que ele esfrie, picar pedacinhos de limão e colocá-los na panela, deixando que o óleo aqueça novamente. O cheiro vai sumir e ele poderá ser usado mais uma vez.

8 Evitar que a panela escureça
Sempre que for cozinhar algo em banho-maria, coloque rodelas de limão na água. Isso impedirá o escurecimento da panela.

9 Evitar que frutas escureçam
Algumas frutas, como a maçã e a pera, tendem a escurecer depois de cortadas. Para evitar que isso aconteça, coloque-as em um recipiente com água e algumas gotas de limão ou até mesmo borrife o suco de limão diretamente nas frutas.

10 Mensagem secreta
Essa dica é uma boa maneira de se divertir com as crianças. Use o suco do limão como tinta para escrever e as letras só aparecerão quando o papel for exposto ao sol: um jeito legal de mandar recados secretos.

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com

Câmara aprova emenda de R$ 300 milhões ao seguro rural


O plenário da Câmara aprovou nessa quarta-feira, 17, uma emenda à Medida Provisória 670 que permite ao governo usar o Orçamento de 2015 para liberar R$ 300 milhões destinados ao pagamento da subvenção ao prêmio do seguro rural de 2014.  Mas para que o Ministério da Agricultura possa de fato usar esses recursos, no entanto, a proposta ainda precisa ser aprovada pelo Senado e depois ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

A MP 670 encaminhada pelo Executivo ao Congresso prevê o reajuste escalonado da tabela do Imposto de Renda. A emenda foi aprovada como prevista no parecer do líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-­CE), que relatou a MP em comissão especial. Na prática, a emenda do pemedebista altera a Lei de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural, segundo a qual as subvenções têm de ser obrigatoriamente liberadas no mesmo ano da celebração dos contratos de apólice entre seguradoras e produtores rurais. Se a emenda passar a vigorar, o Ministério da Agricultura poderá “descontar” esses R$ 300 milhões do seu orçamento de R$ 668 milhões para subvencionar o seguro rural em 2015.

O governo mantém uma dívida total de R$ 690 milhões com as seguradoras, que dependem desses recursos para repassar ao custo das apólices de seguro contratadas por produtores rurais. Essa subvenção cobre de 40% a 60% das despesas de agricultores com seguro para proteger suas lavouras, sobretudo de culturas de inverno. Desde janeiro, a ministra da Agricultura Kátia Abreu já prometeu diversas vezes que o Executivo iria saldar o “calote”, o que não aconteceu até agora.

Além dos R$ 300 milhões, portanto, o governo ainda deve mais R$ 390 milhões a seguradoras e produtores — montante que foi empenhado, mas acabou contabilizado na conta dos “restos a pagar” em função das dificuldades orçamentárias e até hoje também não foi pago.

No ano passado, a presidente Dilma Rousseff prometeu R$ 700 milhões para subvencionar o prêmio do seguro rural. Entretanto, o Orçamento previa apenas R$ 400 milhões, e os R$ 300 milhões restantes tiveram que ser aprovados pelo Congresso, mas não foram sequer empenhados após uma série de atrasos por parte do governo em ano de eleições e Copa do Mundo no Brasil. Com informações do Valor Online e da assessoria de imprensa do Gabinete do Senador Eunício Oliveira (PMDB).

Fonte: Ceará Agora

Regulamento dá margem para manobra, e Neymar pode repetir Garrincha em 62


O regulamento da Copa América 2015, publicado no site da Conmebol, indica que caso um jogador receba o cartão vermelho por conduta antidesportiva, qualquer outra advertência acumulada no decorrer do mesmo jogo deverá ser mantida. Nesta quarta-feira Neymar foi expulso na derrota para a Colômbia por ato de indisciplina depois de já ter recebido o segundo amarelo, que o suspenderia para o jogo contra a Venezuela, domingo, e agora vê a Conmebol contradizer o próprio regulamento: após confusão e versões pouco claras, a entidade diz que o capitão da seleção brasileira está suspenso previamente por apenas uma partida, e não duas. No Chile, mesmo palco do torneio atual, o Brasil viu na Copa do Mundo de 1962 Garrincha jogar uma final depois de ser expulso na semifinal.

A questão é que o regulamento só indica. Não é, de fato, totalmente claro. O parágrafo 3 do artigo 29 do documento diz: "Se um jogador comete conduta antidesportiva grave (conforme a Regra 12 das Regras do Jogo) e é expulso do campo de jogo (cartão vermelho direto), qualquer advertência que recebera previamente durante a mesma partida manterá sua vigência". Para a própria Conmebol logo após o jogo no estádio Monumental, em Santiago, Neymar estava suspenso previamente por dois jogos - um pelo segundo amarelo, outro pelo vermelho direto. A definição, porém, durou pouco mais de 12 horas.

Às 13h15 desta quinta-feira a Conmebol emitiu nota em seu site oficial dizendo que Neymar estava suspenso por dois jogos e que já estava definido que ele perderia pelo menos as partidas da seleção brasileira contra a Venezuela, domingo, e um possível embate pelas quartas de final da competição. Minutos depois o texto foi alterado e passou a dizer que o camisa 10 de Dunga estava suspenso por um jogo antes de seu julgamento. Antes disso, no fim da manhã, o presidente do Tribunal Disciplinar da Conmebol, o brasileiro Caio Rocha, já havia afirmado que em sua interpretação do regulamento Neymar só teria de cumprir um jogo e não dois. Após o confuso comunicado da entidade, à tarde, ele falou:

"O regulamento realmente é confuso. Ele fala que a suspensão automática por dois amarelos e por cartão vermelho serão cumpridas na próxima partida. A Copa América é curta, são apenas seis jogos. Acumular as duas suspensões representaria um terço da competição. Isso apenas justifica porque não são as duas partidas como automática, como no Brasileiro, por exemplo. Lá são 38 partidas", disse o advogado que também preside o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF.

No documento, no entanto, não há um artigo que especifique tal situação, o que permite tal interpretação da Conmebol. "Não há manobra. É um caso inédito, não existia este Tribunal Disciplinar em competições anteriores. Estudamos o caso e o regulamento", argumentou Caio Rocha.?

Fosse o regulamento mais claro, não haveria a necessidade de estudo. A falta de informações sobre o tema pegou até a própria Conmebol e a seleção brasileira de surpresa. Minutos após o jogo um representante da entidade afirmou que Neymar cumpriria apenas uma partida de suspensão, e depois voltou atrás, antes da nova troca de versões no comunicado pelo site. Ainda imediatamente após o jogo, nem Dunga sabia dizer por quantas partidas não poderia contar com seu craque. Tal falta de clareza faz com que a situação que antes parecia simples agora careça de estudo, o que abre precedente para uma nova interpretação: no caso, a de que Neymar só precisa cumprir um jogo.

A situação no Chile guarda semelhanças com o que aconteceu no país em 1962. O então campeão mundial Brasil jogava a Copa do Mundo desfalcado de Pelé, lesionado na segunda partida do torneio. O astro virou Garrincha, que acabou expulso na semifinal por agredir o chileno Rojas. O juiz peruano Arturo Yamazaki e o bandeirinha uruguaio Esteban Marino, no entanto, não compareceram ao depoimento para relatar a agressão de Garrincha, que mesmo expulso acabou podendo jogar a final, vencida pelo Brasil sobre a Tchecoslováquia. Garrincha foi artilheiro e eleito pela Fifa o melhor jogador daquela Copa, e o episódio da suspensão não cumprida acabou como escândalo.

No caso de Garrincha, segundo citado no acervo do jornal O Globo, a Fifa cedeu após pressões do Brasil e do então primeiro ministro Tancredo Neves, do governo de João Goulart, e "perdoou" o craque. A publicação conta que até o presidente chileno da época, Jorge Alessandri, formalizou pedido à Fifa para que não tirasse "jogador de futebol tão alegre" da final.

A CBF tem até as 12h desta sexta-feira para apresentar a defesa de Neymar pela expulsão. Obviamente, não está descartado que o camisa 10 do Brasil seja condenado e suspenso por mais uma partida além da suspensão automática que cumprirá contra a Venezuela. Segundo a Conmebol, a decisão será definida ainda na sexta-feira.

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br

Fábio Rabelo define elenco limoeirense que disputará Copa Santa Quitéria de Futsal Feminino



A Seleção Limoeirense de Futsal Feminino categoria adulta realizou nessa última quinta feira, 18 de junho, o último treino com bola da semana já que nessa sexta feira, 19, estará viajando no início da noite para a cidade de Santa Quitéria para disputar a I Copa Santa Quitéria de Futsal Feminino na categoria adulto. A competição promete ser bem acirrada e com um bom nível técnico, visto que, equipes de várias regiões do Estado vão está presentes na Copa.

As donas da casa Santa Quitéria, a equipe do Lisieux também de Santa Quitéria, Canindé, Ucraff/Crateús, Inta/Sobral, Naes também de Sobral, Hidrolândia, Groaíras, Ubajara, Itapipoca, Redenção e Limoeiro do Norte serão as 12 equipes que irão disputar o título dessa grande competição.

O grupo Limoeirense viajará no início da noite e as 14 atletas que foram convocadas são: Glaubenes e Preta (Goleiras), Mayane, Luana, Karolayne, Iracema, Mirla, Cristiane, Byana, Raissa, Tamires, Lenice, Nildinha além de Jamaira atleta que vem de Natal/Rio Grande do Norte reforçar o grupo limoeirense.

O sorteio acontecerá nessa sexta-feira à noite com a chegada das delegações em Santa Quitéria e no sábado, 20, às 8h da manhã terá início os jogos. A premiação será até o terceiro lugar respectivamente sendo 1.000,00(mil reais) , 500,00(quinhentos) e 250,00(duzentos e cinquenta) além de troféu e medalhas.

Pensando no futuro a comissão técnica limoeirense também está realizando um trabalho nas categorias de base e muitas atletas novatas de várias comunidades estão marcando presença nas atividades. Nessa quinta-feira, 18, também foi realizado um trabalho com as atletas de base e na próxima segunda-feira, 22 de junho, haverá treinamento de 17h30min às 19h, no Ginásio José Nilson Osterne. Os traabalhos são abertos à todas as atletas interessadas em fazer parte da Seleção  Limoeiro/Futsal Feminino - categoria de base.

O secretario de esportes Gilmar Castro, secretario da educação Edilson Santiago e o Prefeito Paulo Duarte vem garantindo total apoio ao Futsal Feminino Limoeirense.


SINE/IDT de Russas dispõe de 07 vagas de emprego



O SINE/IDT de Russas está ofertando 07 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563. 


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Comissão aprova reduzir para 16 anos a idade penal para crimes graves


A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a maioridade penal aprovou nesta quarta-feira (17), por 21 votos favoráveis e 6 contrários, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes considerados graves.

O relatório original previa a redução para todos os casos, mas, após acordo entre os partidos, o texto foi alterado para prever punição somente aos jovens que cometerem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado.

A alteração é fruto de uma negociação capitaneada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com o PSDB e lideranças de outros partidos numa articulação para derrotar o PT, contrário à redução da maioridade. A nova redação do texto não prevê mais a realização de um referendo popular sobre o tema, como constava no documento inicial.

Pelo texto aprovado, jovens entre 16 e 18 anos cumprirão a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos adolescentes menores de 16 anos.

Cunha já avisou que pretende votar o relatório no plenário principal no próximo dia 30. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), a matéria precisará de, no mínimo, 308 votos para ser aprovada. Se passar, ela terá ainda que ser votada em segundo turno na Câmara e depois em dois turnos no Senado.

Os únicos parlamentares a votarem contra a redução da maioridade penal foram os deputados Margarida Salomão (PT-MG), Maria do Rosário (PT-RS), Arnaldo Jordy (PPS-PA), Tadeu Alencar (PSB-PE), Weverton Rocha (PDT-MA) e Érika Kokay (PT-DF). Foi aprovada ainda a inclusão de um trecho que estabelece que os governos vão ter que criar políticas de atendimento aos jovens infratores.

Sessão tumultuada

Com bate-boca e provocações dos dois lados, a sessão foi realizada em um plenário lotado. Apenas deputados, assessores parlamentares e profissionais de imprensa tiveram o acesso liberado. Do lado de dentro, era possível ouvir o barulho dos apitos, as vaias e os gritos de “fora, Cunha” e “não à redução” dos manifestantes, que se aglomeravam do lado de fora.

No plenário, os discursos se alternavam a favor e contra o relatório. Ao apresentar as mudanças no seu texto, Bessa, que é ex-delegado de polícia, fez uma defesa inflamada da redução da idade penal. “O cidadão de 16 anos sabe muito bem distinguir entre o que é um ato lícito e um ato ilícito. Não podemos dizer que um menor de 16 anos é inimputável, isso é um absurdo”, afirmou.

Ele lembrou ainda a sua atuação como policial e disse que quem hoje se diz contrário à redução é porque “nunca esteve na rua para enfrentar um bandido”. “A minha convicção não é só baixar de 18 para 16 anos. Queria pegar mais um pouco, uma lasca desses criminosos, bandidos”, declarou.

O deputado Delegado Éder Mauro (PSD-PA) disse que preferia “encher a prisão de bandido do que o cemitério de gente inocente”.

Diante da demora para a votação, o governo federal mobilizou uma força-tarefa para acelerar a aprovação do relatório. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), e o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil), próximo da articulação política do Planalto, foram até a comissão acompanhar os trabalhos e, de tempos em tempos, conversavam ao pé do ouvido do presidente da comissão, André Moura (PSC-SE).

O temor do governo era que a comissão atrasasse a votação da pauta do plenário principal, que tem na fila o projeto de lei sobre as desonerações nas folhas de pagamento, parte do ajuste fiscal. Pelo regimento da Câmara, quando os trabalhos no plenário têm início, as comissões ficam proibidas de votar qualquer coisa.

Deputados contrários à redução da maioridade penal acusaram a comissão de querer atropelar a discussão e votar a matéria na pressa. O deputado Weverton Rocha (PDT-MA) reclamou que os trabalhos no colegiado foram apressados após Cunha anunciar na sua conta no microblog Twitter que votaria o relatório no plenário no final do mês.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) tentou argumentar que a medida terá pouco efeito prático para reduzir os problemas de segurança. “Todos nós desejamos que diminua a violência na sociedade. No entanto, dada a insignificância estatística da participação de jovens, penso que a redução é uma medida inadequada”, afirmou.

“A bala não resolve tudo”, protestou a deputada Érika Kokay (PT-DF). Darcísio Perondi (PMDB-RS) acusou os parlamentares favoráveis à redução de “populismo penal”. “Vocês serão cobrados na próxima eleição [pela redução dos índices de violência]. Vocês estão vendendo algo que não vão entregar”, alertou.

“Eu não quero que a sociedade se sinta segura sem estar. Eu quero garantir segurança pública para todos”, argumentou Alessandro Molon (PT-RJ), alegando ainda haver inconstitucionalidade na proposta, uma vez que, na sua visão, altera uma cláusula pétrea da Constituição, como são chamados os direitos considerados fundamentais que não podem ser mexidos.

Em outro momento de ânimos acirrados, o deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), crítico à redução, alfinetou os parlamentares com carreira policial ao declarar que, na Câmara, não havia “delegado, capitão ou coronel”, mas que ali todos eram deputados. A declaração foi rebatida de pronto por vários parlamentares. “Que babaquice é essa? Está querendo aparecer?”, questionou Alberto Fraga (DEM-DF), coronel da reserva da Polícia Militar.

Tensão

Antes mesmo do início da sessão, o clima já era de tensão. Por conta do tumulto na reunião anterior do colegiado, que teve até spray de pimenta, o acesso do público ao plenário da comissão foi proibido. Nos corredores que levam às salas das comissões, seguranças isolaram a passagem e só liberaram o acesso para parlamentares, servidores credenciados e imprensa.

Houve bate-boca quando foi notada a presença da presidente da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral, que, em princípio, não poderia acompanhar a sessão do plenário. Aos brados, deputados pediram a saída dela. O presidente da comissão, André Moura (PSC-SE), porém, decidiu autorizar a sua permanência desde que ficasse atrás do cordão de isolamento.

Polêmico, o tema mobilizou os deputados de diversos partidos, que compareceram em peso à comissão. Cinco das seis filas do plenário foram ocupadas pelos parlamentares, algo incomum no dia a dia das comissões.

Logo no início, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) fez uma manobra para garantir a votação. Embora favorável à redução, ele apresentou um requerimento para retirar o tema de pauta, sabendo de antemão que os deputados ligados à área de segurança pública, presentes em maior número na sessão, conseguiriam derrubar o requerimento.

A medida foi uma estratégia para evitar que novos requerimentos, que pudessem atrasar a votação, fossem apresentados por partidos contrários à redução. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) reagiu, mas o requerimento de Fraga acabou rejeitado por 21 votos contrários e 6 favoráveis e, assim, a votação continuou.

Para acelerar a votação, foi aprovada ainda a inversão de pauta, por um placar idêntico de 21 a 6, o que permitiu que fossem puladas etapas burocráticas, como a leitura da ata, e se passasse diretamente à discussão e votação do relatório.

Fonte: G1

Prefeitura de Limoeiro inicia reforma no Estádio Municipal Bandeirão



Com o objetivo de deixar o Estádio Municipal José de Oliveira Bandeira (O Bandeirão), dentro dos padrões exigidos pela Federação Cearense de Futebol, visto que, será palco dos jogos do Limoeiro Futebol Clube na 3ª Divisão do Campeonato Cearense, é que a Administração Municipal de Limoeiro do Norte fará as reformas necessárias na estrutura física da praça esportiva para que reúna todas as condições de acomodar os torcedores, bem como sedear os jogos do Jaguar do Vale.

E como a estreia do Limoeiro na competição está prevista para 15 de agosto, e um pouco antes a Comissão da Federação Cearense fará a vistoria no Estádio, a equipe da prefeitura vai correr contra o tempo para cumprir com todas as exigências. 

Diante disso os trabalhos já foram iniciados e nessa quinta, 18 de junho, pela manhã uma equipe iniciou os serviços de manutenção e pintura de todas as cadeiras do Estádio. Sem falar que há dias vinha sendo feito o corte da grama bem como a manutenção na base de sustentação do alambrado.

Outros serviços de infraestrutura como, manutenção nos banheiros, vestiários, pinturas, iluminação e algumas adequações para a segurança de atletas e público, já estão programados e serão feitos em tempo hábil, antes da vistoria da Comissão e todos estão otimistas de que o estádio receberá sinal positivo e possa ser a casa do Jaguar do Vale em mais uma competição oficial.

Vale ressaltar que o campo também será usado para sedear jogos das competições locais, como os Jogos Olímpicos Comunitários, Campeonato Limoeirense Série A e também para os treinos preparatórios do Limoeiro Futebol Clube para o Cearense de Futebol da 3ª Divisão 2015.