quarta-feira, 1 de julho de 2015

Maioria da bancada cearense votou a favor da redução da maioridade penal


Dos 22 deputados cearenses 12 votaram pela redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A proposta não conseguiu o quorum legal para ser aprovada, por ser uma emenda a Constituição Federal e foi rejeitada pelo plenário da Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira. Foram 303 votos a favor, quando o mínimo necessário eram 308. Foram 184 votos contra e 3 abstenções.

Pelo Ceará votaram sim a proposta os deputados: Moroni Torgan (DEM), Anibal Gomes (PMDB), Danilo Forte (PMDB), Vitor Valim (PMDB), Moses Rodrigues (PPS), Cabo Sabino (PR), Gorete Pereira (PR), Ronaldo Martins (PRB), Antonio Balhmann (PROS),  Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Arnon Bezerra (PTB) e Genecias Noronha (SD).

Contra a proposta, o Ceará contribuiu com nove votos, a saber: Chico Lopes (PCdoB), André Figueiredo (PDT), Adail Carneiro (PHS), Domingos Neto (PROS), Leônidas Cristino (PROS), José Airton (PT), Luizianne Lins (PT) e Odorico Monteiro (PT). O deputado Macedo não votou.

A discussão, no entanto, ainda não se encerrou, avisou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Ele lembrou que o Plenário ainda tem de votar o texto original da proposta ou outras emendas que tramitam em conjunto.

Mas quem pensava que o assunto estava enterrado, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, anunciou tão logo encerrada a votação que colocará em pauta a proposta original. “Eu sou obrigado a votar a PEC original para concluir a votação ou o que os partidos apresentarem. No curso da votação, poderão ser apresentadas várias emendas aglutinativas. A votação ainda está muito longe de acabar, foi uma etapa dela”, disse Cunha.

Ainda não há data para a retomada da discussão. Eduardo Cunha disse que a proposta poderá voltar à pauta na semana que vem ou, se isso não for possível, no segundo semestre. Antes do recesso, o Plenário ainda precisa votar o segundo turno da PEC da Reforma Política.

A proposta rejeitada reduziria de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado (quando há agravantes). O adolescente dessa faixa etária também poderia ser condenado por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). O texto original, que pode ir à votação, reduz a maioridade para 16 em todos os casos.

Cunha deu entrevistas agora pela manhã afirmando reconhecer que a matéria tem poucas chances de ser aprovada, já que é muito mais ampla do que a rejeitada pelos deputados. Mas nos bastidores os comentários é que ele está em busca dos cinco votos perdidos na última hora pela ação do Governo Dilma que trabalhou até o último instante para derrotar a redução da maioridade penal.

O líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE), entende que a revisão do ECA deve ser prioridade da Câmara. “Agora é dialogarmos para, imediatamente, colocarmos em funcionamento a comissão especial de reforma do ECA. O governo apresentou uma proposta que amplia o prazo de internação, coloca mais rigidez para quem utiliza menores para cometer crimes contra a vida e separa os que cometem crimes contra a vida dos demais”, disse.

O deputado Domingos Neto (CE), líder do PROS, entende que uma reforma no ECA poderia garantir a aplicação mais rápida de uma pena ao adolescente infrator, já que o processo é mais rápido do que o previsto no Código Penal. “Se punido pelo Código Penal, um jovem poderia estar solto em um ano e meio por progressão da pena, mas, se mudarmos o ECA, ele poderá cumprir pena de até 8 anos”, disse. Domingos Neto afirmou ainda que a mudança legal precisa vir acompanhada de investimentos do governo federal nas instituições de internação.

Fonte: Ceará Agora

OFICARTE, 25 anos de história


Fundada por Frank Lourenço e Acleilton Vicente em 04 de julho de 1990, a Oficina de Arte Teatro & Cia – OFICARTE é uma ONG sem fins lucrativos, que desenvolve atividades sócio-educativo-culturais, buscando promover a integração social de crianças e jovens em situação de risco.

O grupo Oficarte tem como objetivo a produção, pesquisa e difusão artística cultural, socializar as produções artísticas com as comunidades, permitindo-lhes o acesso à informação, diversão e apreciação da arte de forma democrática e participativa; promovendo a integração sócio-cultural-educativa de crianças e adolescentes e desenvolvendo pesquisas sobre artes cênicas, arte-educação e cultura popular.

Para comemorar os seus 25 anos de história e conquistas, a Oficarte preparou uma programação especial de 01 a 15 de julho, que iniciará com um Cortejo “25 é de com Força”, às 18h30min, na Av. Dom Lino (próximo a antiga COERBA) até a Praça Mons. João Luiz, onde acontecerá a abertura oficial da programação.

A Prefeitura de Russas parabeniza os integrantes do Grupo Oficarte que representa Russas nos mais diferentes eventos regionais e torce para que mais prêmios de reconhecimento sejam conquistados com trabalho, dedicação e perseverança. Russas agradece por este importante trabalho social em nossa cidade. Parabéns!

Fonte: Ascom/Russas

Começa nessa quarta (01/07) o Campeonato Quixereense de Futsal de Férias da 1ª Divisão



Com promoção da Prefeitura Municipal de Quixeré, e realização da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, começa nessa quarta-feira, 1º de julho, prosseguindo até o dia 31 do mesmo mês, o 28º Campeonato Quixereense de Futsal de Férias da 1ª Divisão, cujos objetivos são promover a modalidade do Futsal, socialização e lazer entre atletas e torcedores.

A solenidade de abertura está prevista para às 19h no Ginásio Poliesportivo Antônio Wilson da Silva, palco de todos os jogos do certame, logo em seguida por volta das 19h15min, a bola vai rolar para o jogo inaugural entre Corinthians II e Força Futsal, e logo depois se enfrentarão Corinthians I versos Cercado do Meio.

A competição contará com a participação de 10 equipes divididas em dois grupos, sendo a chave “A” composta por Corinthians II, Força Futsal de Água Fria, Corinthians I, Cercado do Meio e São José de Lagoinha; e o grupo “B” formado por Juventude, Aliança Jovem do Tomé, Cruzeiro da Vila Nova, Fluminense e Palmeiras do Boqueirão.

De acordo como o regulamento do campeonato, as agremiações jogarão entre si somente em partidas de ida dentro de seus respectivos grupos avançando as duas melhores de cada para a fase semifinal.

As rodadas, sempre com duas partidas, serão disputadas nos dias de segunda, terça e sexta-feira, e a grande decisão está agendada para o dia 31 de julho, logo após a partida que definirá o 3º colocado.

O Secretário de Cultura, Esporte e Juventude Glerison Queiroga tem a honra de em nome da Administração de Quixeré, convidar todos os desportistas da região, em especial o quixereense, para prestigiar mais essa grande competição do Município.

Achado de cadáver em avançado estado de decomposição em Beberibe

Nesta terça-feira, dia 30, por volta das 13h50min, na estrada do Sitio Onofre, zona rural do município de Beberibe, litoral cearense, foi encontrada uma ossada humana já em estado avançado de decomposição e sem identificação.

Os restos mortais foram encaminhados ao IML da capital, onde serão feitos exames para identificar a causa da morte, bem como a identificação da vítima.

Policiais militares atenderam a ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis.

Fonte: 1º BPM

Jaguaruana vence Lagoinha e assume a liderança do Russano Máster

Equilíbrio e emoção marcaram o jogo intermunicipal entre Jaguaruana e Lagoinha/Quixeré válido pela fase classificatória do Campeonato Russano de Futebol Máster, disputado na noite dessa terça-feira, 30 de junho, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, centro de Russas, aonde a equipe da terra da rede soube aproveitar melhor as oportunidades e saiu de campo vitoriosa pelo apertado placar de 2 a 1.

Com a vitória o time jaguaruanense assumiu a liderança do certame com 09 pontos em 04 jogos, já a equipe quixereense continua na 5ª posição com 04 em 03 partidas, fora da zona de classificação à fase seguinte.

O Russano de Máster conta com a participação de 07 equipes: Clube do Racha, Jaguaruana, Aracati, Cruzeiro de Baraúna, Lagoinha Máster, Fla/Russas e Cantareiras, que jogarão entre si, apenas em jogos de ida, se classificando as quatro melhores para a fase semifinal.

Confira abaixo a classificação atualizada do certame:

1º Jaguaruana: 09P/04J/03GS

2º Clube do Racha: 07P/03J/02GS

3º Aracati: 07P/04J/01GS

4º Cantareiras: 06P/03J/00GS

5º Lagoinha/Quixeré: 04P/03J/00GS

6º Fla/Russas: 01P/04J/-03GS

7º Cruzeiro de Barauna: 00P/03J/-03GS

Russano da 2ª Divisão

A bola rola nessa quarta-feira, 1º de julho, às 19h30min, no Estádio Olímpico, centro de Russas, para o confronto entre Palmeiras e Americano, válido pelo 1º turno do Campeonato Russano de Futebol Amador da 2ª Divisão.

Esse será o último jogo do turno para o time palmeirense, que ocupa a 6ª colocação com 07 pontos e precisa desesperadamente da vitória e ainda torcer por tropeço do Clube do Racha diante da equipe Locadora + Uma Fase, para quem sabe avançar a etapa seguinte do certame. Já o Americano que ainda não pontuo no campeonato jogará somente para cumprir tabela.

O Russano da 2ª Divisão está sendo disputado por 08 equipes (São Paulo, Palmeiras/SG Emp. Imobiliários, Americano, Clube do Racha II, Grêmio de Santa Teresinha, Maguari, Locadora + Uma Fase/ Ramal de Flores e União São José). 

No primeiro turno as agremiações jogam entre si em partidas de ida, sagrando-se campeã a que obtiver melhor campanha. No segundo turno as quatro melhores da etapa anterior jogarão entre si sendo declarada campeã a de melhor desempenho. Caso uma mesma equipe vença os dois turnos será declarada campeã arrastão. Caso contrário haverá um jogo decisivo que apontará a grande campeã da competição. 

Confira abaixo a classificação atualizada do Campeonato:

1º Grêmio: 15P/07J/14GS

2º São Paulo: 14P/07J/08GS

3º Locadora + Uma Fase: 11P/06J/08GS

4º Clube do Racha: 10P/06J/03GS

5º Maguari: 09P/07J/-01GS

6º Palmeiras: 07P/06J/-01GS

7ª União São José: 03P/06J/-013GS

8º Americano: 00P/05J/-18GS

SINE/IDT de Russas dispõe de 206 vagas de emprego



O SINE/IDT de Russas está ofertando 206 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563. 


terça-feira, 30 de junho de 2015

Bonfinense estreia com vitória no Campeonato Limoeirense da Série B



Jogando na tarde de sábado, 27 de junho, no Estádio Sabino Roberto, pela 4ª rodada da fase de grupos do Campeonato Limoeirense de Futebol Amador da Série B, em partida do grupo “B”, a equipe do Bonfinense fez uma boa estreia e venceu o Novo Ceará pelo placar de 2 a 1.

Complementando a rodada, na tarde de domingo, 28, no Estádio da comunidade do Córrego do Feijão, em partida do grupo “A”, a equipe do Americano não conseguiu repetir o resultado positivo da estreia e perdeu para o América pelo placar de 3 a 1. Essa foi a segunda vitória consecutiva do Mequinha na competição. 

De acordo com a tabela oficial, a competição prosseguirá no próximo final de semana com mais três partidas válidas pela 5ª rodada da fase de grupos. No sábado, 04 de julho, às 15h30min, no Estádio Luiz Amâncio, Nova Esperança e Cruzeiro duelarão em partida da chave “B”; também no sábado, no mesmo horário, pelo grupo “A”, Flamengo da Canafístula e Boca Júnior se enfrentarão no Sabino Roberto; e fechando a rodada no domingo, 05 de julho, às 15h30min, no Estádio da comunidade do KM 60, em partida do grupo “B” a equipe do Serrano enfrentará o Botafogo. 

O Limoeirense da Série B está sendo disputado por 17 equipes, divididas em dois grupos, sendo a chave “A” composto por 09 times (União Jovem, Boca Júnior do Arraial, Portuguesa do Setor NH4, Flamengo da Canafístula, Serra Azul, América do Arraial, Americano do Córrego do Feijão, Grêmio do Croatá e Gangorra) e a “B” por 08 (XV de Junho do Espinho, Cruzeiro do Arraial, Maguari da Boa Fé, Nova Esperança, Serrano KM 60, Bonfinense de Bom Fim, Botafogo do Setor Nh6 e Novo Ceará do Genipapeiro), que jogarão entre si, dentro de suas respectivas chaves, avançando as 04 melhores de cada para a fase seguinte do certame.

  

Palmeiras e 13 de Gangorra empatam por 1 a 1 pelo Limoeirense da Série A



Dois jogos do grupo “B” disputados no último final de semana movimentaram a 4ª rodada da fase de grupos do Campeonato Limoeirense de Futebol Amador da Série A, promovido pela Liga Desportiva de Limoeiro do Norte – LDLN. Os embates marcaram as últimas estreias da competição.

No sábado, 27 de junho, no Estádio Paulo Moura, uma verdadeira chuva de gols, a equipe do Caxias não tomou conhecimento do mando de campo do Cruzeiro da Chapada e goleou sem piedade pelo elástico placar de 10 a 0.

Já no domingo, 28, no Estádio Luiz Amâncio, o atual campeão 13 de Gangorra e a equipe do Palmeiras protagonizaram uma partida equilibradíssima, que terminou empatada pelo placar de 1 a 1. Outro fator positivo desse confronto foi a boa presença de público, que totalizou uma renda de R$ 2.168,00 (dois mil cento e sessenta e oito reais), numa demonstração de que o torcedor limoeirense é apaixonado por futebol.

De acordo com a tabela oficial, a competição prosseguirá no próximo final de semana com a realização de 03 partidas válidas pela 5ª rodada da fase de grupos. No sábado, 04 de julho, às 19h, no Bandeirão, em partida do grupo “A” o Flamengo do Bixopá enfrentará a equipe do Sapé. No domingo, 05 de julho, às 15h30min, no Paulo Moura, pelo mesmo grupo o Independente vai enfrentar a equipe do Tomé, e fechando a rodada também no domingo, às 15h30min, no Luiz Amâncio, em jogo da chave “B”, o ASEFS enfrentará a equipe do São Raimundo.

O Campeonato Limoeirense da Série A conta com a participação de 16 clubes, divididos em duas chaves de 08, sendo o grupo “A” composto por Tomé, Flamengo do Bixopá, Bom Nome, Independente do Arraial, Esporte do Arraial, Sapé, Vila União do Bairro Luiz Alves e Vasco do Setor NH5, e o grupo “B” formado por 13 de Gangorra, Nova Ilha, ASEFS, Palmeiras do Arraial, Caxias da Gangorra, Santos, São Raimundo e Cruzeiro da Sucupira, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, se classificando os 04 melhores de cada para a fase seguinte.