sábado, 4 de julho de 2015

Limoeiro do Norte inicia o recadastramento obrigatório dos eleitores


Na manhã da última sexta-feira, 3, a vice-presidente do TRE do Ceará e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, esteve em Limoeiro do Norte para acompanhar de perto o início do recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores.

Além da desembargadora Nailde Nogueira, estiveram presentes, no cartório eleitoral de Limoeiro do Norte, o procurador geral do município, Charles de Lima Lourenço, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Gladis Lima Bandeira, a juíza da 29ª ZE (Limoeiro), Flávia Setúbal de Sousa Duarte, o promotor da 29ª ZE, Léo Junqueira Ribeiro de Alvarenga, e o juiz titular da 2ª Vara de Limoeiro do Norte, João Dantas Carvalho.

O município de Limoeiro já vinha realizando o recadastramento biométrico ordinário (não obrigatório), desde novembro de 2014, e passa agora a convocar os eleitores, que terão o prazo até o próximo dia 30 de outubro para irem ao cartório eleitoral e fazer a revisão eleitoral. Após este prazo, quem não comparecer terá o título cancelado. Os trabalhos estão adiantados: 25% (mais de 11 mil dos 44.443 eleitores do município) já fizeram o recadastramento biométrico, mesmo antes do início da convocação obrigatória.

A vice-presidente do TRE-CE elogiou o andamento dos trabalhos em Limoeiro Norte e afirmou que “o apoio da prefeitura e da comunidade é muito importante para que alcancemos a totalidade dos eleitores, bem como o empenho do juiz, servidores, e estagiários, que agora chegam para agilizar ainda mais os trabalhos”.

Além de Limoeiro do Norte, durante esta semana, o TRE-CE deu início aos trabalhos de recadastramento obrigatório dos eleitores em Ubajara e Ibiapina. E no próximo dia 16 de julho, será a vez de Camocim.
No mês de junho, o TRE já havia iniciado o recadastramento obrigatório nos muncípios de Iguatu, Quixelô, Milagres, Abaiara, Crato e Maracanaú.

Além desses, mais 86 municípios iniciarão, no segundo semestre deste ano, a identificação biométrica dos eleitores, em caráter ordinário (não obrigatório).

Agendamento

Para facilitar e agilizar o atendimento nesses municípios, o TRE-CE disponibilizou ao eleitor o agendamento, por intermédio do telefone 148 e da internet: www.tre-ce.jus.br .

A meta do TRE é cadastrar 50% dos eleitores cearenses (cerca de 3 milhões), que já poderão estar aptos a votar através da identificação biométrica nas eleições do próximo ano.

Fonte: Ceará Agora

Continuam as inscrições para o I Curso de Futsal Avançado de Morada Nova



Cresce aceleradamente a procura por uma vaga na turma que será capacitada entre os dias 23 à 26 de julho no I Curso de Futsal Avançado que será realizado no Vale do Jaguaribe em especial na cidade de Morada Nova.

Francisco Aires atual técnico do Sumov Atlético Clube fará a abertura do evento no início da noite do dia 23 de julho uma quinta-feira com o tema: Jogos de inteligência Tática Aplicados ao Futsal. Na sexta pela manhã o próprio Aires irá desenvolver mais um módulo com o tema Jogadas de Bola Parada no jogo de Futsal. Na sexta à tarde o professor Cícero Ribeiro da equipe do Horizonte Futsal irá trabalhar o conteúdo treinamento específico para goleiros de Futsal. Para fechar o evento no sábado pela manhã e tarde e domingo pela manhã Wilson Saboia Seleção Brasileira de Futsal Feminino irá trabalhar a Tática ofensiva e defensiva no jogo de Futsal e o tema Jogos Lúdicos para as categorias de base.

Uma grande oportunidade aos amantes do Futsal em se capacitar para o mercado de trabalho com profissionais renomados. A FIVALE/Limoeiro do Norte será a certificadora do evento que terá 60h/a de estudos.

As cidades de Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Russas, Jaguaruana, Quixeré, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Quixadá, Ibicuitinga, Quixeramobim, Fortaleza, Potiretama, Alto Santo, Sobral, Banabuiu, Redenção, Ocara, Aracoiaba, Pereiro e também profissionais do Rio Grande do Norte já entraram em contato mostrando interesse no evento.

Mais informações pelos telefones: (88)99909 6080, (88)99415 5595 e (88)98872 1746. Falar com o coordenador do evento Professor Fábio Rabelo.

Jovem de 15 anos é atingido por coluna e morre em Russas



O sinistro aconteceu nesta sexta-feira, 03 de julho, por volta das 14h30min, na localidade de Miguel Pereira, zona rural do município de Russas, estado do Ceará, quando foi vítima de morte acidental um adolescente de 15 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, que residia na comunidade de Ramal de Flores, zona rural de Russas.

Segundo informações de familiares que se encontravam no local, o jovem se balançava numa rede, quando a coluna em que a rede estava armada, quebrou e caiu sobre a vítima que teve morte imediata no local.

Policiais militares atenderam a ocorrência e adotaram todas as medidas cabíveis.

Fonte: 1º BPM

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Nota de falecimento e convite enterro



Os familiares do ceramista e ex-vereador Aureliano Ribeiro informam que o velório do mesmo está marcado para acontecer no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio a partir das 20h30min de hoje dessa sexta-feira. 

O seu sepultamento acontecerá nesse sábado, 04 de julho, as 17h no Cemitério Bom Jesus dos Aflitos.

A família enlutada agradece a todos que comparecem a este ato de solidariedade cristã.

Fonte: Blog do Erivando Lima

Prefeitura de Russas decreta luto oficial por três dias pela morte do ex-vereador Aureliano Ribeiro

Russas perdeu nesta sexta-feira, 03, o empresário e ex-vereador Aureliano Ribeiro, um homem de destaque no cenário social, empresarial e político do município.

Neste momento de dor, a Administração Municipal e todos os russanos se solidarizam com familiares e amigos deste conterrâneo, com a certeza de que seus exemplos frutificarão para o bem de todos.

A Prefeitura Municipal de Russas decreta luto oficial de três dias em todo o território municipal.

Fonte: ASCOM/Russas

Funceme registra chuva em mais de 70 cidades cearense

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 71 municípios cearenses, durante a madrugada desta sexta-feira (03/07). A cidade com a maior precipitação, de 7 horas de quinta-feira, 2, até 7 horas de sexta-feira, 3, foi Pedra Branca, que registrou 80 mm. Em Fortaleza, a maior chuva foi registrada no posto Pici, que apontou 16.4 mm.

A precipitação de Pedra Branca, localizado na mesorregião dos sertões cearenses, superou em cerca de três vezes a média histórica do município, que é de 26,8 mm. “Para essa época do ano, é uma chuva considerada alta. Ano passado, não choveu nada na cidade no mesmo período”, explicou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.

Segundo ele, as chuvas nos meses de junho e julho são influenciadas pelo sistema atmosférico chamado de Ondas do leste, que se forma no oceano Atlântico e contribui para precipitações significativas. “As chuvas observadas nas últimas semanas podem trazer eventos isolados para o litoral do estado até agosto. A incidência é principalmente na região Jaguaribana e central do Estado, mas não descartamos ocorrências em outros pontos, como no Cariri”, frisou.

A maior chuva da capital cearense foi registrada na madrugada do dia 4 de janeiro, quando foram acumulados 132 mm. Nesta sexta-feira, 3, o posto da Água Fria apontou 11 mm, mas as precipitações continuaram durante a manhã, deixando alguns pontos da cidade alagados, conforme leitores.

Outros municípios com as maiores chuvas do Ceará foram: Pacatuba (75 mm), Itaitinga (73 mm), Guaiúba (70 mm), Senador Pompeu (68 mm), Guaramiranga (62,2 mm), Maranguape (51 mm) e Pacoti (47 mm).

Fonte: Ceará Agora

Ex-vereador e candidato a prefeito de Russas em 2012 Aureliano Ribeiro foi assassinado a bala

Na manhã desta sexta-feira, dia 03, por volta das 07h20min, o empresário e ceramista Aureliano Ribeiro da Silva, candidato à prefeito de Russas nas últimas eleições, saía de sua residência, na Av. Francisco Raimundo de Oliveira, bairro Catumbela, em seu veículo Toyota Hilux, quando foi surpreendido por um indivíduo armado, que de acordo com as primeiras informações, teria anunciado um suposto assalto, porém logo em seguida efetuou quatro tiros contra o ceramista, e fugiu utilizando uma moto de características não anotadas, sem levar nada.

Aureliano Ribeiro, foi de imediato socorrido por populares ao hospital local, onde recebeu atendimento médico, mas infelizmente, pouco tempo depois de dar entrada no hospital da cidade, a equipe médica diagnosticou o óbito. 

Equipes policiais estão em diligências à procura de informações que levem à autoria do crime, bem como sua motivação, que ainda é desconhecida.

Fonte: TV Jaguar

Agricultor é morto a tiros em Iracema


Nesta quinta-feira, dia 02, por volta das 21h20minmin, no sitio Fazendinha, localizado a 10 km da sede do município, foi registrado um homicídio a bala, tendo como vítima José Saldanha Vieira, agricultor, 53 anos, natural de Jaguaribe-CE. 

Segundo informações da polícia militar, o crime foi praticado pelo próprio filho da vítima, identificado como Jocicleide de Freitas Saldanha, 32 anos, natural de Jaguaribe-CE, por motivo de uma suposta herança que levou a vários desentendimentos entre pai e filho. 

No local do crime foi encontrado um revolver cal.38 com 03 munições intactas e 03 deflagradas, arma utilizada no crime. O suspeito está foragido.

Fonte: 1º BPM

CRISE HÍDRICA: Água será reduzida para RMF e irrigação no Baixo Jaguaribe

A água ofertada para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) será reduzida em 28%. Já para a irrigação do Baixo Jaguaribe, o corte será um pouco maior, de 31,25%. Foi o que ficou decidido ontem pela manhã durante o XXII Seminário e Alocação das Águas dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú, que definiu como será distribuída a reserva hídrica dessas Bacias no segundo semestre, diante da situação de baixo volume dos açudes. Outra definição é que o Castanhão vai operar com vazão de 22m³/2.

Os principais açudes dessas bacias são Banabuiú, na bacia do Banabuiú; o Orós, no Médio Jaguaribe e o Castanhão, no Baixo Jaguaribe. Atualmente, eles estão, respectivamente, com 1.2%, 43.15% e 19.33% de suas capacidades.

Destes, apenas o Açude Castanhão possui condições de manter o abastecimento humano e a produção dos municípios do Baixo Jaguaribe. O Banabuiú está voltado exclusivamente para o abastecimento humano, enquanto o Orós mantém uma mínima produção e piscicultura.

Para o segundo semestre, a operação do Banabuiú, que abastece os municípios de Morada Nova, Ibicuitinga e o próprio município de Banabuiú, deverá ficar abaixo de 1m³/s (0,08m³/s).

Já para no caso do Açude Orós, que atende à Bacia do Salgado, Médio Jaguaribe e Bacia do Banabuiú, além de ser estratégico para as Bacias Metropolitana e Baixo Jaguaribe, houve um embate entre as propostas de vazão apresentadas sobre a utilização da água, já que é o açude que dá suporte para outros grandes açudes no Estado. A vazão deverá ficar em 4m³/s.
 
O açude Castanhão, como maior açude público para múltiplos usos do Ceará e do Brasil, é utilizado para irrigação do Baixo Jaguaribe, abastecimento urbano das cidades ao longo do leito do Rio Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e piscicultura.

A proposta de vazão que segue para irrigação na Chapada do Apodi no segundo semestre é a redução dos atuais 4m³/s para 2.75m³/s, o que representa menos 31,25%.

De acordo com o presidente da Federação das Associações do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija), Raimundo César dos Santos, com a redução para a agricultura irrigada haverá um impacto de menos 25% da atual produção do perímetro. "Somos sabidos da situação que é resultado de quatro anos de seca no Ceará, nós sabemos que precisamos ajudar, mas é fato que vamos ser prejudicados com essa redução. O que queremos é que essa programação da redução seja pra todos e não punir apenas alguns projetos", afirmou.

Ainda de acordo com ele, a redução não irá prejudicar apenas os irrigantes, que são 324, além de um grupo de empresários que atuam no Perímetro, mas também o abastecimento humano de 3 mil famílias que retiram água da Chapada.

De acordo com o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio, este ano foi o pior nos últimos 17 anos para a recarga dos açudes do Estado, e a dificuldade demanda um planejamento visando assegurar água para o abastecimento humano em 2016. "Temos um alerta da Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos) para um ano que vem de poucas chuvas, então temos que olhar que em 2016 esteja assegurado o abastecimento humano e ver onde ainda podem ser atendidas atividades produtivas", afirmou João Lúcio.

Atualmente, segundo o presidente, das 12 bacias do Estado, apenas as bacias do Jaguaribe, Litoral e Salgado possuem aporte hídrico para atender o abastecimento humano e atividades produtivas. Sobre o consumo da RMF, ele acrescentou que haverá redução.

"Fortaleza também terá um nível de restrição para que possa haver uma economia de água, tanto pelo Canal do Trabalhador quanto pelo Eixão das Águas. Fortaleza consome hoje 12.5m³/s, sendo 8m³/s pelo Eixão e 3m³/s pelo Canal. Nossa proposta é reduzir em torno de 9m³/s, uma redução significativa que representa quase 30%. A capital vai ter que economizar", alertou.

Mais informações:

Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ceará
Fone: (85) 3241-0561
Cogerh
Fone: (85) 3218-7020

Ellen Freitas
Colaboradora
Fonte /DN

Três jogos movimentarão a Copa Society Pedro Osmar nessa sexta (03) no Distrito de Flores



A I Copa dos Ceramistas de Futebol Society Pedro Osmar do Distrito de Flores prosseguirá nessa sexta-feira, 03 de julho, com a realização de três partidas válidas pela 3ª rodada da fase de grupos. Os embates terão início às 19h e serão disputados no campo Society Bola na Rede, no referido Distrito.

A partida de abertura da rodada será entre Cerâmica Telhas do Vale versos Cerâmica São Luiz pelo grupo B. A Telhas do Vale vem de derrota na estreia e precisa vencer para continuar com chances de classificação.  Já a São Luiz, que vem de vitória na estreia, se repetir o resultado positivo praticamente garantirá sua classificação antecipada a próxima fase.

No segundo confronto da noite também válido pela chave B, jogarão Cerâmica Freitas & Lima contra Cerâmica Santa Rita. A Freitas & Lima vem de derrota na estreia e precisa desesperadamente da vitória se quiser sonhar com classificação. Já a Santa Rita, que venceu na estreia, se conseguir mais um resultado positivo praticamente garante vaga na próxima etapa do certame.

Fechando a rodada pela chave A entrarão em campo, Cerâmica Xavier & Paiva versos Cerâmica São José, numa partida decisiva para ambas as equipes.  A Xavier & Paiva ocupa a 2ª posição do grupo com 03 pontos em 02 jogos e se vencer ou empatar garante vaga na fase seguinte, já a São Luiz 3ª colocada com apenas 01 ponto, só a vitória interessa para continuar viva na competição. Portanto as expectativas são de um grande duelo, visto que, nesse jogo quem perder será eliminado do certame. 

A Copa Pedro Osmar conta com a participação de 08 equipes divididas em duas chaves, sendo o grupo “A” composto por Cerâmica São José, Cerâmica Barrokent, Cerâmica Xavier & Paiva e Cerâmica CEAX; e o grupo “B” formado por Cerâmica Freitas & Lima, Cerâmica São Luiz, Cerâmica Telhas do Vale e Cerâmica Santa Rita, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, se classificando as duas melhores de cada para a fase semifinal.

A grande final está agendada na tabela para o dia 11 de julho, sendo que as equipes; campeã e vice serão premiadas com troféus e medalhas e ainda a quantia em dinheiro no valor de R$ 800,00 (Oitocentos Reais) e R$ 400,00 (Quatrocentos Reais) respectivamente.

Confira como está a classificação de cada grupo após duas rodadas:

Grupo “A”

1º CEAX: 06P/02J/04GS
2º Xavier e Paiva: 03P/02J/01GS
3º São José: 01P/02J/-02GS
4º Barrokente: 01P/02J/-03GS

Grupo “B”

1º São Luiz: 03P/01J/02GS
2º Santa Rita: 03P/01J/01GS
3º Telhas do Vale: 00P/01J/-01GS
4º Freitas e Lima: 00P/01J/-02GS

A competição é promovida pelo desportista Adriano Moura com o apoio de ceramistas, empresários e amigos do Distrito de Flores, e tem por objetivo principal, além de promover a modalidade esportiva e socialização entre os participantes, homenagear o saudoso ceramista Pedro Osmar (conhecido por Pedrão), fundador da Cerâmica CEPIL.

Confira abaixo a tabela completa da competição:

1ª Rodada: 19 de junho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede
1º Jogo: Cerâmica São José 01 X 01 Cerâmica Barrokente (Grupo A)
2º Jogo: Cerâmica Xavier & Paiva 00 X 02 Cerâmica CEAX (Grupo A)
3º Jogo: Cerâmica Freitas & Lima 01 X 03 Cerâmica São Luiz (Grupo B)

2ª Rodada: 20 de junho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede
1º Jogo: Cerâmica Telhas do Vale 04 X 05 Cerâmica Santa Rita (Grupo B)
2º Jogo: Cerâmica São José 01 X 03 Cerâmica CEAX (Grupo A)
3º Jogo: Cerâmica Xavier & Paiva 03 X 00 Cerâmica Barrokente (Grupo A)

3ª Rodada: 03 de julho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede
1º Jogo: Cerâmica Telhas do Vale X Cerâmica São Luiz (Grupo B)
2º Jogo: Cerâmica Freitas & Lima X Cerâmica Santa Rita (Grupo B)
3º Jogo: Cerâmica Xavier & Paiva X Cerâmica São José (Grupo A)

4ª Rodada: 04 de julho, às 19h, no Campo Society Bola na Rede
1º Jogo: Cerâmica Barrokente X Cerâmica CEAX (Grupo A)
2º Jogo: Cerâmica Freitas & Lima X Cerâmica Telhas do Vale (Grupo B)
3º Jogo: Cerâmica São Luiz X Cerâmica Santa Rita (Grupo B)

SEMIFINAL: 10 de julho, às 19h30min, no Campo Society Bola na Rede
1º Jogo: 1º colocado de A X 2º colocado de B
2º Jogo: 1º colocado de B X 2º colocado de A

FINAL: 11 de julho, às 20h no Campo Society Bola na Rede
Vencedor do 1º Jogo X Vencedor do 2º Jogo