sexta-feira, 24 de julho de 2015

Doença rara que causa paralisia muscular pode ter chegado ao Ceará


Os principais jornais do Estado do Ceará trazem nesta sexta-feira, 24, matérias onde apontam que casos recentes da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença neurológica que provoca fraqueza muscular generalizada, tem chamado a atenção de médicos e assustado muita gente no Ceará.

De acordo com o Diário do Nordeste, embora ainda não confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e Ministério da Saúde, documentos como­ uma certidão de óbito e um laudo médico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) ­ demonstram que a doença chegou ao Ceará. Em nota da assessoria de comunicação, a Sesa afirma que o “sistema de informações do Núcleo de Epidemiologia da Secretaria da Saúde do Estado não registra o óbito citado”.

Em entrevista ao jornal O Povo, um médico da equipe de neurologia, de identidade preservada, afirmou que no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a maioria dos casos foi de pacientes de Fortaleza, mas muitos também vieram do Interior, entre pacientes de 16 a 70 anos. O profissional lembra que não é possível evitar ou prevenir a doença, já que ela costuma aparecer duas a quatro semanas após o paciente ter tido alguma infecção, como dengue, zika ou mesmo um resfriado. Em alguns casos, a manifestação acontece após vacinas.

O infectologista Anastácio Queiroz diz não se surpreender com o avanço da doença e sua chegada ao Ceará. “Apesar de o Ministério da Saúde ainda não confirmar, esses casos estão relacionados ao zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. É uma síndrome paralisante, que vai na maioria dos casos até o quadril e nos mais graves até o pescoço, o que faz o paciente precisar ser entubado”. Ele revela que tem contato com médicos da Bahia, atualmente com mais de 50 confirmações da doença, e eles reafirmam a relação da Guillain­Baré com o zika vírus.

O Ministério da Saúde esclarece que a síndrome de Guillain­Barré (SGB) pode surgir após infecções por vários tipos de vírus ou bactérias. Trata-­se de manifestação autoimune rara que tem como principais características fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Vale esclarecer que a doença não é de notificação compulsória, então não há registro do número de casos. Até maio deste ano, foram 30.972 procedimentos ambulatoriais e hospitalares no SUS em decorrência de Guillain­Barré no País. Em 2014, foram 65.884.

Fonte: Ceará Agora

Grupo invade cadeia e executa presos em Mulungu


Aproximadamente quatro pessoas invadiram a Cadeia Pública de Mulungu, no Maciço de Baturité, e executaram dois detentos. Na madrugada desta sexta-feira, 24, os policiais faziam rondas de rotina nas periferias e quando por volta de 0h  uma ligação restrita de um homem identificando-se como “Valdir” informava que teria sido assaltado, mas precisamente no sítio Catolé, aproximadamente a 8 Km da sede do município. De pronto o policiamento se deslocou para atender a ocorrência. Ainda no percurso, um plantonista da Cadeia Pública de Mulungu ligou para a composição retornar pois naquele momento estaria acontecendo um tiroteio nas dependências da cadeia.

Com rostos cobertos os homens renderam o carcereiro e o forçaram a abrir as celas. Primeiro os suspeitos invadiram a cela 01, onde estavam dois detentos e executaram Francisco Valdemir Moreira de Barros vulgo ‘Demir’, que respondia pelos crimes de homicídio e trafico de drogas. Em seguida foram até a cela 02, onde haviam 04 detentos. Nesta, somente Albert David de Souza Freitas vulgo ‘Soneca’, que respondia pelo crime de formação de quadrilha, foi executado.
Quando os policiais retornaram o grupo já havia fugido em duas motos. Até o momento ninguém foi preso. A Policia está em diligências em todo o Maciço de Baturité.
Colaboração: Wellington Lima
Fonte: Ceará Agora

Babilônia: Alice descobrirá que Murilo continua trabalhando como cafetão


Alice (Sophie Charlotte) finalmente descobrirá que foi enganada por Murilo (Bruno Gagliasso) e que o namorado continua trabalhando como cafetão. Nos próximos capítulos de "Babilônia", a filha de Inês (Adriana Esteves) chegará em casa e verá o filho de Olga (Lu Grimaldi) com uma das garotas de programa que ele agencia.

Alice voltará do trabalho e irá direto para o quarto. Ela ficará sem reação ao ver, na tela do computador, imagens da câmera interna do cômodo que Murilo utilizava para promover os encontros dos clientes. O áudio estará ligado e Alice ouvirá:

- Agora que a paixonite pela garota acabou, quando é que eu volto a atender aqui? - perguntará a prostituta.
- Por que aqui? Não tô te descolando uns flats legais pra você atender? - questionará Murilo.
- As meninas tão reclamando! Daqui a pouco a gente para de te dar dinheiro - ameaçará a moça.
- E eu paro de arrumar cliente pra vocês, e aí? - responderá o cafetão.
A ficha cairá e Alice perceberá que Murilo mentiu o tempo todo. A vendedora cogitará até invadir o quarto e dar um flagra em Murilo, mas pensará melhor.
- Não, eu não vou dar o gostinho pra essa vagabunda! - dirá Alice, que sairá de casa arrasada.

Fonte: http://kogut.oglobo.globo.com

Universitários são assaltados dentro de transporte escolar em Quixadá


Um grupo de universitários que se encontrava dentro de um transporte escolar, aguardando o início da viagem de retorno para suas casas, foi surpreendido e assaltado por três indivíduos, armados com revólveres e uma faca. Segundo informações da Polícia o roubo ocorreu por volta das 22 horas, dessa quinta (23) na Av. Francisco Pinheiro Almeida, ao lado da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc).

Os assaltantes conseguiram roubar os telefones celulares de cinco estudantes. De um deles também foi levada uma bolsa e documentos pessoais. As vítimas são alunos da Feclesc. Moram nos municípios de Itapiúna e Capistrano, para onde o ônibus faz a condução. Além de assustados todos ficaram revoltados com a ousadia dos assaltantes. 

Equipes da Polícia Militar chegaram rapidamente ao local, mas o trio já havia conseguido fugir.

Fonte: Plantão Policial do Ceará

Indivíduos armados rendem comerciante e levam R$ 1.300,00 em Russas


Conforme informações da polícia militar, o fato ocorreu na madrugada dessa sexta-feira, dia 24, por volta das 01h30min, na Av. Gonçalves, bairro de Fátima, na cidade de Russas-CE, onde 02 (dois) indivíduos numa motocicleta armados de revolveres, chegaram no “Bar do Douguinha”, renderam o proprietário Jackson Douglas de Oliveira, 27 anos, natural de Russas, e roubaram do mesmo cerca de R$ 1.300,00 em dinheiro, e em seguida fugiram tomando rumo ignorado.

Policiais militares realizaram diligências na tentativa de identificar e prender os suspeitos, mas até o momento sem sucesso.

Roubo de moto em Tabuleiro do Norte


Segundo informações policiais, nesta quinta-feira, dia 23, por volta das 09h30min, no distrito de Olho D água da Bica, zona rural do município de Tabuleiro do Norte-CE, foi registrado um roubo de moto, tendo como vítima Francisco Francineudo de Sousa, 37 anos, natural de Tabuleiro do Norte. 

Segundo ele, estava em um ponto de moto taxistas, quando foi abordado por dois indivíduos de capacetes em uma motocicleta, que subtraíram sua moto Titan 150, de cor vermelha de placa HYW-7817, e fugiram do local tomando destino ignorado.

Palmeiras e Maguari abrem nesse sábado (25) o 2º turno do Russano da 2ª Divisão



Terá início nesse sábado, 25 de julho, as disputas do 2º turno do Campeonato Russano de Futebol Amador da 2ª Divisão. A partida inaugural da 2ª etapa da competição será entre Palmeiras e Maguari, válida pela chave “A”, que será disputada a partir das 18h30min, no Estádio Olímpico César Cals de Oliveira, no centro de Russas.

O 2º turno do certame será uma competição a parte, aonde as 06 melhores classificadas da etapa anterior foram divididas em duas chaves, ficando o grupo “A” composto por Grêmio, Palmeiras e Maguari, e o grupo “B” formado por São Paulo, Locadora + Uma Fase e Clube do Racha, que jogarão entre si dentro de seus respectivos grupos, avançando as duas melhores de cada para as semifinais.
O campeão dessa etapa enfrentará na grande final a equipe do Grêmio de Santa Terezinha vencedora do 1º turno disputado por 08 equipes (Grêmio de Santa Terezinha, São Paulo, Locadora + Uma Fase, Palmeiras, Clube do Racha, Maguari, União São José e Americano), que jogaram entre si onde o time gremista ficou com o título por ter obtido melhor campanha. Vale ressaltar que se o Grêmio conquistar também o 2º turno será declarado campeão arrastão.
O Russano da 2ª Divisão é promovido pela Liga Desportiva Russana – LIDER, presidida pelo desportista Fernando Leite, que tem a honra de convidar o torcedor russano para prestigiar os jogos da competição local.

SINE/IDT de Russas dispõe de 20 vagas de emprego



O SINE/IDT de Russas está ofertando 20 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563. 


quinta-feira, 23 de julho de 2015

Nasa anuncia descoberta de planeta extrassolar ‘quase gêmeo’ da Terra


A Nasa anunciou no início da tarde desta quinta-feira a descoberta de um planeta extrassolar que está entre os mais parecidos com a Terra. Batizado Kepler 452b, ele é menos de duas vezes maior que nosso planeta e orbita uma estrela muito parecida com o Sol na sua chamada zona habitável, onde não está nem perto nem longe demais, de forma que sua temperatura provavelmente também não seja nem quente nem fria demais — o que permite a existência de água líquida em sua superfície, condição considerada essencial para o desenvolvimento de vida como conhecemos.

O novo “quase gêmeo” da Terra faz parte de mais uma grande leva de novos candidatos a planetas extrassolares saídos de análises dos dados coletados pelo telescópio espacial Kepler durante os quatro anos em que funcionou a plena forma, entre 2009 e 2013. Ao todo, são mais de 500 possíveis novos exoplanetas cuja existência ainda precisa ser confirmada por observações posteriores com outros equipamentos (por isso o “candidatos”). Destes, se destacam 12 que teriam menos que o dobro do diâmetro da Terra e estariam na zona habitável de suas estrelas, dos quais o Kepler 452b é o primeiro a ser confirmado.

— Este catálogo contém nossa primeira análise de todos os dados do Kepler, assim como uma avaliação automatizada destes resultados — conta Jeffrey Coughlin, cientista do Instituto Seti (sigla em inglês para “busca por vida extraterrestre inteligente”) e líder do esforço que revelou os novos candidatos, que se somam aos mais de 4 mil já encontrados nos dados do telescópio espacial. — Análises melhoradas vão permitir aos astrônomos determinar melhor o número de planetas pequenos e frios que são os melhores candidatos a abrigar vida.

EXOPLANETA PODE DAR PISTAS SOBRE O FUTURO DA TERRA

Localizado a cerca de 1,4 mil anos-luz da Terra, o Kepler 452b orbita a uma distância equivalente de nosso planeta uma estrela com características muito próximas do Sol, apenas 4% mais maciça e 10% mais brilhante que nossa estrela. Pelo seu tamanho e o tipo de estrela que orbita, os cientistas estimam que o exoplaneta tem uma chance maior que 50% de ser rochoso como a Terra, se encaixando numa categoria de planetas com dimensões entre as da Terra e de Netuno. Sistemas planetários extrassolares assim são muito comuns, mas estranhamente estão ausentes de nosso próprio Sistema Solar.
— O Kepler 452b nos leva um passo mais perto de entendermos quantos planetas habitáveis existem lá fora — diz Joseph Twicken, também cientista do Instituto Seti e programador-chefe da missão Kepler. — A investigação continuada de outros candidatos neste catálogo e uma última análise dos dados acumulados pelo Kepler nos ajudarão a achar os planetas mais frios e menores, o que nos permitirá a melhor estimar a prevalência de mundos habitáveis.

Por outro lado, embora tenha tamanho e brilho muito similares ao do nosso Sol, a estrela do Kepler 452b é 1,5 bilhão de anos mais velha do que a nossa. Isso faz do novo exoplaneta também um provável candidato a mostrar qual poderá ser o futuro da Terra.

— Se o Kepler 452b é de fato um planeta rochoso, sua localização em relação à sua estrela pode significar que ele está entrando em uma fase de efeito estufa incontrolável na sua história climática — aponta Doug Caldwell, outro cientista do Instituto Seti que também trabalha na missão Kepler. — O aumento na emissão de energia por sua estrela envelhecida pode estar aquecendo a superfície e fazendo seus oceanos evaporarem. Este vapor d'água seria então perdido pelo planeta para sempre. O Kepler 452b pode estar experimentando agora o que a Terra passará daqui a mais de um bilhão de anos, quando o Sol estiver mais velho e brilhante — diz.

O Kepler 452b é aproximadamente 60% maior que a Terra, o que a coloca em uma classe de planetas conhecida como "super-Terras". Sua órbita é muito similar à nossa, com órbita de 385 dias.

TELESCÓPIO COLETA DADOS DO SISTEMA SOLAR

O telescópio espacial Kepler encontra seus candidatos a planetas extrassolares por um método chamado “de trânsito”. Equipado com um fotômetro hipersensível, ele é capaz de detectar as ínfimas variações no brilho das estrelas que observa provocadas pela passagem de um planeta entre elas e a Terra de nosso ponto de vista, fenômeno conhecido na astronomia como “trânsito”. Durante os quatro anos de sua missão principal, Kepler ficou fixamente apontado para uma pequena região do céu na direção das constelações de Cygnus (Cisne) e Lira, coalhada com cerca de 150 mil estrelas, tendo revelado quase 5 mil candidatos (já incluídos os mais de 500 novos), dos quais a grande maioria objeto de observações posteriores teve sua existência confirmada.

Sucessivas falhas em dois dos quatro giroscópios que permitiam ao Kepler manter o “olhar” fixo na região do céu que estudava, no entanto, encurtaram sua missão principal, encerrada em maio de 2013. Depois de muito trabalho, porém, os cientistas da Nasa conseguiram recuperar pelo menos parte da sua capacidade de fazer descobertas científicas, dando início, em maio do ano passado, à chamada missão K2, em que, embora com capacidade limitada, continua sua busca por planetas extrassolares, além de coletar dados sobre aglomerados de estrelas, berçários estelares e objetos dentro de nosso próprio Sistema Solar.

Fonte: http://oglobo.globo.com


Russas: Prefeitura amplia projeto da nova Praça do Conjunto Gerardo Matoso


A Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura – SEINFRA, está investindo na construção da nova praça do Conjunto Gerardo Matoso com recursos próprios do município.

A grande novidade é que o projeto foi ampliado pela Administração Municipal, ou seja, uma nova estrutura está sendo construída ao lado da nova praça. Será um complexo de praças que contará com equipamentos comunitários, internet gratuita e parque infantil.

A nova praça conta com pista de corrida com guia tátil, calçadas para pedestres, canteiros arborizados e jardins, playground, parque de musculação, bancos de jardim e lixeiras para coleta seletiva.

A Praça Gerardo Matoso, em homenagem ao ex-prefeito do município de Russas entre 1959 a 1963, Gerardo Matoso de Oliveira (in memorian), será inaugurada no dia 11 de agosto, às 19h, durante as festividades da Semana do Município de Russas – SEMUR 2015.



Fonte: ASCOM/Russas

Confira a arbitragem desse final de semana do Limoeriense Séries A e B



Seis jogos sendo 03 da cada série irão movimentar nesse final de semana a 8ª rodada da fase de grupos do Campeonato Limoeiense de Futebol Amador das Séries A e B, promovido pela Liga Desportiva de Limoeiro do Norte – LDLN.

O Departamento de Arbitragem da LDLN, já definiu e divulgou o trio de profissionais, bem como o delegado para cada confronto. 

Confira abaixo todos os jogos com suas respectivas datas, locais, horários e arbitragem.

SÉRIE “A”

 ESTÁDIO:  PAULO ALVES DE MOURA
RENDA R$
JOGO:   PALMEIRAS
 X
 SANTOS
DATA:   26/07/2015  (DOMINGO)
HORÁRIO:   15:30H
ÁRBITRO:    JOÃO NILIEUDES
ÁRBITRO Assistente 1 :    JOSÉ EUDES
ÁRBITRO Assistente 2 :    MAURILIO CESAR
DELEGADO:    RAIMUNDO FRANCISCO




ESTÁDIO:  PAULO ALVES DE MOURA
RENDA R$
JOGO:   NOVA ILHA
 X
  ASEFS
DATA:   25/07/2015  (SÁBADO)
HORÁRIO:   15:30H
ÁRBITRO:     FRANCISCO DAS CHAGAS
ÁRBITRO Assistente 1 :    ANDRÉ CORSINO
ÁRBITRO Assistente 2 :    CLÁUDIO MOURA
DELEGADO:    ADLABÊNIA CARVALHO




ESTÁDIO:  LUÍZ AMÂNCIO
RENDA R$
JOGO:   SAPÉ
 X
  VILA UNIÃO
DATA:   26/07/2015  (DOMINGO)
HORÁRIO:   15:30H
ÁRBITRO:   NARCÉLIO OLIVEIRA
ÁRBITRO Assistente 1 :    ROBERLÂNIO COSTA
ÁRBITRO Assistente 2 :    EVAMBERTO FREITAS
DELEGADO:   VÂNIA MAIA




SÉRIE “B”

 ESTÁDIO:  RIBEIRÃO / KM 60
RENDA R$
JOGO:   SERRANO
 X
 NOVA ESPERANÇA
DATA:   25/07/2015  (SÁBADO)
HORÁRIO:   15:30H
ÁRBITRO:    ONÉLIO MOREIRA
ÁRBITRO Assistente 1 :    WASHINGTON MAIA
ÁRBITRO Assistente 2 :    FRANCISCO ANTÔNIO
DELEGADO:    VALDIR SILVA




ESTÁDIO:  HONORATÃO / NH-6
RENDA R$
JOGO:   BOTAFOGO
 X
 CRUZEIRO/ARRAIAL
DATA:   25/07/2015  (SÁBADO)
HORÁRIO:   15:30H
ÁRBITRO:   EDILMO MAIA
ÁRBITRO Assistente 1 :    EDMAR MOURA
ÁRBITRO Assistente 2 :    ROBERLÂNIO COSTA
DELEGADO: MAXIMILIANO




ESTÁDIO:  CROATÁ
RENDA R$
JOGO:   GRÊMIO/CROATÁ
 X
 FLAMENGO/CANAFÍSTULA
DATA:   25/07/2015  (SÁBADO)
HORÁRIO:   15:30H
ÁRBITRO:  GEORGE CASTRO
ÁRBITRO Assistente 1 :    LUCAS CASTRO
ÁRBITRO Assistente 2 :    RAIMUNDO JAERDES
DELEGADO:    RAIMUNDO FRANCISCO