quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Está faltando camarão: Vírus reduz produção do crustáceo e produto fica 80% mais caro

Restaurantes que tinham o camarão como entrada no cardápio estão procurando outras alternativas para satisfazer os clientes. Por conta de uma infestação viral chamada mancha branca em viveiros de camarões, produtores tem tido dificuldade em encontrar o produto. O vírus não faz mal ao ser humano, mas leva os crustáceos à morte rápida devido a calcificação da carapaça.
Os donos de restaurantes reclamam da escassez do alimento e do aumento nos preços, que chega a 80% em relação ao ano passado. Os compradores alertam que não há quantidade suficiente para atender a busca.

O camarão está com tamanho menor e preço mais alto no restaurante Budega do Poço, no Bairro Varjota, em Fortaleza,  “Nós estamos tendo que nos reinventar. Para nós, a crise econômica pela qual está passando o país foi multiplicada por 10 por causa da escassez da nossa principal matéria-prima”, afirma Thiago Gomes Ferreira, gerente do restaurante.
De acordo com ele, antes da infestação do vírus da mancha branca, o consumo de camarão no restaurante chegava a 300 quilos por semana. Hoje, mal chega 150 quilos. “Os clientes reclamam do tamanho do crustáceo que está sendo servido e do preço cobrado. Se antes a gente conseguia comprar camarão por até R$ 13 o quilo, atualmente não se consegue adquirir por menos de R$ 35”, explica. Para permanecer funcionando, o restaurante está apostando em outros ingredientes, como a tilápia. “O grande problema é explicar o problema para os fregueses”, disse.
Para o empresário cearense Cristiano Maia, maior produtor de camarão do Brasil e presidente da Associação Cearense de Produtores de Camarão, “Os produtores estão começando a povoar novamente os viveiros, mas a produção nunca mais será a mesma, a não ser que se amplie a área de cultivo”, lamenta.
O Ceará é um dos maiores produtores de camarão do Brasil. Em 2015, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Camarão, o estado produziu 76 mil toneladas do crustáceo. No Ceará, existe cerca de 700 fazendas de criação de camarão.
Com informações G1

0 comentários:

Postar um comentário