sábado, 8 de outubro de 2016

TCM detecta mais de oitenta portais de transparência com falhas

Avaliação mensal do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) revelou que os portais de 31 prefeituras e 51 câmaras municipais apresentam problemas por conta de descumprimento à Lei da Transparência. As falhas se referem a falta de divulgação em tempo real e ausência de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária das receitas e despesas.

Petrobras encerra produção de biodiesel em Quixadá

A Petrobras Biocombustível comunicou nessa quinta-feira (6/10) que irá encerrar as atividades produtivas da Usina de Biodiesel de Quixadá, a partir de 1º de novembro. Na justificativa a empresa afirma que a iniciativa está alinhada ao processo de saída da produção de biocombustíveis e aponta que a decisão foi comunicada aos empregados, sindicatos, clientes e fornecedores da unidade.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Funceme fala em bom inverno no Ceará em 2017

O ex-secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Hipérides Macedo, disse, nesta segunda-feira, confiar nas previsões que a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado (Funceme) vem fazendo sobre o inverno de 2017.

Nas primeiras avaliações divulgadas pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio, a perspectiva é de inverno. Isso, porque as águas do Oceano Pacífico não apresentam tendência de que o “El Niño”, causador de secas, vá perdurar.

Furacão Matthew: número de mortes no Haiti sobe para 842

Subiu para 842 o número de vítimas fatais no Haiti, após a passagem do furacão Matthew, de acordo com os últimos dados divulgados pelas autoridades locais. As informações são da Agência Ansa.

Desde segunda-feira (3), países do Caribeestavam em alerta para a aproximação do fenômeno meteorológico, considerado o mais perigoso a atingir a região na última década. Na Jamaica, o furacão trouxe ventos fortes ventos e chuvas que alagaram várias cidades.

CLFF fecha neste sábado (08) os treinamentos da semana

Visando uma boa preparação para as disputas do 2º turno do Campeonato Cearense de Futsal Feminino Adulto, que deverão acontecer ainda neste mês de outubro, a comissão técnica do CLFF (Futsal Feminino) divulgou nesta sexta (07) a programação das atividades agendadas para este sábado (8 de outubro) fechando a programação de treinamentos da semana:

Das 8h às 9h30min haverá treinos para o grupo de Base/Escolinha de Futsal Feminino no Ginásio de Esportes Nilson Osterne;

Das 11h às 13h acontecerá trabalhos para o grupo Adulto/Seleção Principal na Quadra de Esportes do Colégio Arsênio.


O grupo limoeirense recebe o fundamental apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Limoeiro do Norte.

Padre suspeito de abusar sexualmente de adolescentes é preso

Um padre foi preso preventivamente nesta sexta-feira, 7, sob a suspeita de abusar sexualmente de adolescentes, em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense. A prisão ocorreu após denúncia da mãe de uma das vítimas ao Ministério Público do Estado (MPCE), que investiga o caso há cerca de dois meses.

Bancários aceitam propostas dos bancos e voltam ao trabalho nesta sexta-feira após 31 dias de greve


Após 31 dias de paralisação e oito rodadas de negociações, o Sindicato dos Bancários do Ceará confirmou o fim da greve da categoria e o retorno ao trabalho nesta sexta-feira (7) de funcionários de bancos privados, do Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

O acordo prevê 8% de reajuste e abono de R$ 3,5 mil ainda neste ano. No vale-alimentação o reajuste proposto é maior, de 15% e no vale-refeição e no auxílio creche é de 10%. Para o ano que vem, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aceitou repor integralmente a inflação, mais 1% de aumento real nos salários e em todas as verbas.

“Os bancários cearenses de bancos privados e públicos mostraram confiança na condução do Sindicato nas negociações, entenderam o recado de que a conjuntura nosleva a aceitar a proposta e manifestaram pela sua aceitação orientada pelo Comando”, disse Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato.

CN7

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Greve dos bancários pode terminar hoje em todo o país

A paralisação dos bancários que hoje (6) completa 31 dias pode ser encerrada no final da tarde desta quinta-feira. O Comando Nacional dos Bancários está orientando a categoria a aprovar a nova proposta feita ontem (5), pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), nas assembleias que vão ocorrer às 17h.

Os banqueiros elevaram a oferta de 7% para 8% de reajuste salarial e também ofereceram um abono de R$ 3,5 mil e a garantia de conceder, no próximo ano, a reposição da inflação e 1% de aumento real, entre outros benefícios.

Pai mata a filha de 7 anos, fere a ex-mulher e comete suicídio, em GO

O técnico em informática David da Silva Medrado, de 35 anos, matou a filha, Beatriz Reis Medrado, de 7 anos, e cometeu suicídio, na manhã desta quinta-feira (6), em Goiânia. O homem também baleou a ex-mulher, a ex-cunhada e a ex-sogra, que foram socorridas. De acordo com familiares, ele não aceitou o fim do relacionamento e invadiu a casa da família atirando.

CLFF se reapresenta nesta quinta (06/10) no Nilson Osterne

Após alguns dias de recesso, as atletas do Clube Limoeirense de Futsal Feminino – CLFF se reapresentam nesta quinta-feira, 06 de outubro, no ginásio de esportes Nilson Osterne para o reinício dos treinos visando principalmente uma boa preparação para as disputas do 2º turno do Campeonato Cearense de Futsal Feminino. Confira abaixo a programação elaborada pela Comissão Técnica:

- 17:30 às 18:45h treino para o grupo de base/escolinha;
- 18:45 às 20:30h trabalho para o grupo adulto/seleção principal;


O grupo aguarda o início do segundo turno do Campeonato Cearense e também a definição dos Jogos do Vale do Jaguaribe até 21 anos aonde a equipe é atual tricampeã e dentro do cronograma tem a copa em Itapipoca e também pretende realizar a Copa Débora Dávila como última competição do ano de 2016.

20 Estados atrasaram salários desde 2015

Em grave situação fiscal, 20 Estados já atrasaram pagamentos de servidores desde 2015, e os outros sete correm risco de enfrentar o mesmo problema, afirmou o governador do Piauí, Wellington Dias, citando dados do Fórum dos Governadores. Ansiosos por uma solução, os governadores têm pressionado a União por mais empréstimos e já articulam um acordo entre eles para “reorganizar” a fila de pedidos, de modo que todos que precisam sejam contemplados de alguma maneira.

16 vagas de emprego nesta quinta (06/10) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 16 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Russano da 2ª Divisão: Atlético vence Clube do Racha e garanta vaga nas semifinais do 2º turno

Em jogo isolado disputado na noite desta quarta-feira, 05 de outubro, no estádio Olímpico César Cals de Oliveira, válido pela fase classificatória do 2º turno do Campeonato Russano de Futebol da 2ª Divisão, a equipe do Atlético levou a melhor e venceu o Clube do Racha pelo apertado placar de 2 a 1.

Essa foi a última partida do Atlético nesta fase, que com a vitória segue líder isolado da chave “B” com 07 pontos em 03 jogos, garantindo assim sua classificação às semifinais do 2º turno do certame.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Limoeiro do Norte: Confira o cronograma de atividades esportivas do Ginásio Nilson Osterne

A coordenação das escolinhas esportivas de Limoeiro do Norte, com apoio da Secretaria de Esportes, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal, definiu o cronograma de atividades semanal realizadas no Ginásio Municipal Dr. José Nilson Osterne.

As modalidades trabalhadas são: Futsal (Masculino e Feminino), Handebol Misto, Basquetebol (Masculino e Feminino) e Voleibol (Masculino e Feminino), além de treinos específicos para goleiros e goleiras de todas as categorias.

Confira abaixo o cronograma das atividades:

- ESCOLINHA DE FUTSAL FEMININO PARA ATLETAS ENTRE 12 E 15 ANOS: Quinta feira 17:30 às 19h e aos Sábados 8:30 às 10h;

17 vagas de emprego nesta quarta (05) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 17 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

Ceará bate o Joinville no Castelão e encerra jejum de vitórias na Série B


Foi com certo sufoco e emoção até o apito final. Mas, enfim, o Cearáacabou com a série negativa na Série B. Na noite desta terça-feira, 4, o Vovô venceu o Joinville por 2 a 1 no Castelão e fez seu torcedor voltar a comemorar um triunfo depois de 73 dias - ou 11 rodadas - de jejum. De quebra, o técnico Sérgio Soares, que vinha muito pressionado, ganhou novo fôlego no comando da equipe. 

Mesmo sem fazer uma partida brilhante tecnicamente, o Vovô foi uma equipe mais vibrante e aguerrida que nas últimas rodadas. E mais importante que jogar bem era o resultado positivo, que veio para garantir tranquilidade para as nove rodadas finais da competição.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Horário de verão começa no dia 16 de outubro

A partir do dia 16 de outubro até o dia 19 de fevereiro de 2017, os relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão ser adiantados em uma hora. A iniciativa visa promover maior economia de energia com o aproveitamento da luz do sol.

Na última vez em que foi adotado, o horário de verão fez com que a demanda por eletricidade reduzisse 2,6 mil megawatts nas três regiões que adotaram a medida. Esta será a 41ª edição do horário de verão no País.

A estratégia será adotada por Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.


Diário do Nordeste

Solidariedade comemora resultado das urnas no Ceará

O presidente estadual do Partido Solidariedade, deputado federal, Genecias Noronha, em nota, fez um balanço do desempenho do partido nas Eleições Municipais 2016 no estado do Ceará.

Segundo ele, em sua primeira disputa por eleição municipal, o partido Solidariedade no estado do Ceará alcançou um resultado considerado histórico nas Eleições Municipais de 2016.

Foram eleitos seis (6) Prefeitos, sete (7) vice-prefeitos e oitenta e oito (88) vereadores por todo o Estado. Com destaque para os vereadores da capital, Fortaleza, Celio Studart, o mais votado desta eleição com mais de 38.200 votos e Odécio Carneiro, com quase 8 mil.

Greve dos bancários chega ao 29º dia sem perspectiva de acordo

Os bancários do Ceará distribuíram banana nessa terça-feira (04), como protesto contra as propostas dos banqueiros para que o movimento chegue ao seu final. A categoria se reuniu em frente à Caixa Econômica Federal na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza.
Segundo os bancários, o que foi oferecido pelos banqueiros não recupera nem o poder de compra dos trabalhadores. O diretor do Sindicato, Aílson Duarte, diz que compreende o quanto a sociedade sofre com a greve, mas destacou que a culpa do impasse é dos banqueiros. que segundo ele continuam insistindo em sequer repor a inflação do período.

Catador de recicláveis é eleito vereador na 1ª eleição que disputa

Um catador de recicláveis popular em Assis (SP) foi eleito vereador na primeira vez que disputou a eleição. Nilson Pavão (PMDB) ficou em terceiro lugar, com 1.275 votos, neste domingo (2). E um dia depois das eleições municipais, ele já estava nas ruas trabalhando como faz há mais de 20 anos. E sempre junto com ele está o “pretinho”, cachorro de estimação de Nilson. (Confira aqui como foi a apuração dos votos em Assis)
Em Assis, o futuro vereador é conhecido como Nilson do cachorro, por causa do companheiro que vai com ele para todos os lados e devido a toda essa popularidade, ele resolveu se lançar a candidatura de vereador. “Esse resultado foi um surpresa para mim. Eu pensei que eu ia pegar uma base de uns 800 votos, então foi inesperado”, conta.
Nilson tem 72 anos, o ensino fundamental completo e é  funcionário da cooperativa de reciclagem. Os colegas de trabalho gostaram da vitória dele nas urnas. “Surpreendeu bastante a cidade de Assis, que acreditou nele e acho que ele vai ter bastante projetos lá na Câmara”, destaca André Lemes, presidente da cooperativa.
A partir de 1º de janeiro ele vai ocupar uma das 15 cadeiras na Câmara Municipal de Assis e já sabe como vai trabalhar. “Eu gosto muito dos animais e vou trabalhar por eles e também nos Postos de Saúde para que não faltem medicamentos”, promete. O salário de vereador em Assis é de R$ 4,2 mil.

G1

Município do Ceará tem eleição empatada e prefeito é decidido pela idade

Um resultado inusitado nas eleições municipais no Ceará. Em Cariús, cidade localizada a 400 quilômetros de Fortaleza, com 18 mil habitantes, a disputa pela prefeitura foi decidida pela idade.

Iran (PSDB) e Nizo (PMB) obtiveram o mesmo número de votos válidos: 5.811, o equivalente a 48,34%. Com o empate na apuração, foi preciso utilizar o critério de idade.

Pelas regras, quando há empate entre candidatos, será eleito o candidato mais idoso.

Com isso, Iran, de 46 anos, venceu Nizo, de 41. Esse critério de desempate está previsto no artigo 110 do Código Eleitoral.


Tribuna do Ceará

Governo do Ceará vai entregar 335 km de novas rodovias até novembro

Com o objetivo de alavancar o desenvolvimento do Estado, encurtar distâncias e melhorar o fluxo de mercadorias, turistas e passageiros, o Governo do Ceará vai entregar, até novembro, mais 335 quilômetros de novas rodovias, sendo 250,84 km referentes a obras de pavimentação, 55 km de restauração e 29 km de duplicação. As obras contemplam trechos na Região Metropolitana, além das regiões Norte, Centro-Sul, Jaguaribe e Sertão.

16 vagas de emprego nesta terça (04/10) no SINE/IDT de Russas

O SINE/IDT de Russas está ofertando 16 vagas de trabalho. Os interessados devem procurar a agência do município, localizado na Avenida Coronel Araújo Lima, nº 1458, centro, portando todos os documentos: Carteira de Trabalho, Cartão do PIS, CPF, RG, CNH (caso tenha), comprovante de endereço, comprovante de escolaridade, certificados de cursos e currículo.

Informações mais detalhadas sobre o trabalho e o valor da remuneração podem ser obtidas no SINE/IDT de 08h às 17h, ou através do telefone: (88) 3411-8563.

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Veja quem são os vereadores eleitos em Russas

A Câmara Municipal de Russas já tem definidos os 15 vereadores que ocuparão as cadeiras da Casa pelos próximos quatro anos. Destes, 7 são novos integrantes da Câmara, representando uma renovação de 46,67%.

Cinco vereadores atuais não conseguiram se reeleger – Jorge Rodrigues (PCdoB), Aécio Mendes (PP), Fernando Amaral (PRB), Flávio Matoso (PSD),  Edno José (Solidariedade), e o suplente Marcos Araújo (PRB) que assumiu interinamente a vaga de Haroldo Torquato (PRB) na Câmara. Marcos Estácio (PSD) e Irapuam Farias (PV) não disputaram candidatura neste eleição.

Eleições 2016: conheça os prefeitos eleitos nos 182 municípios do Ceará

Alguns municípios do Ceará já têm definidos os prefeitos eleitos no pleito municipal deste ano. Ererê, no Vale do Jaguaribe, foi o primeiro a definir o novo chefe do Executivo local com a vitória de Toinho de Luizão (PP), que atingiu 52,64% dos votos válidos.

Fortaleza e Caucaia, os únicos municípios com possibilidade de segundo turno, confirmaram tal condição e têm a disputa final no próximo dia 30 de outubro. Roberto Claudio (PDT) com 40,81% dos votos válidos enfrenta Capitão Wagner (PR) com 31,15% pelo cargo de prefeito da Capital cearense.

Com 448 votos de maioria Weber vence Raimundinho e se elege pela 4ª vez prefeito de Russas

Na eleição mais equilibrada da história política da cidade de Russas, o Prefeito Weber Araújo (PRB) venceu o candidato Raimundinho (PSD) com diferença de apenas 448 votos e se elegeu para conduzir os destinos da terra de Dom Lino pela 4ª vez, fazendo história na política russana como o único a garantir o 4º mandato à frente da prefeitura da cidade.

O resultado final apontou 20.841 votos para a chapa Weber e Magela, e 20.393 para a composição Raimundinho e Guinda Maia. Em porcentagem Weber obteve 47,22% dos votos apurados e Raimundinho ficou com 46,20%, uma diferença de apenas 1,02%.