sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Fenômenos lunares movimentam o céu neste final de semana

Três fenômenos astronômicos ocorrem de hoje para amanhã, simultaneamente em nosso céu: um eclipse lunar, uma Lua de Neve e a visita de um cometa. Os eventos acontecem na seguinte ordem. Hoje, sexta-feira, acontece um novo eclipse lunar. Trata-se do fenômeno denominado lunar penumbral que deixa a Lua cheia menos brilhante, como se houvesse um véu diante dela. O fenômeno ocorre quando a Terra fica entre a Lua e o Sol e o alinhamento faz com que a sombra da Terra seja projetada sobre a Lua.

Segundo a Nasa, a agência espacial americana, o eclipse será visto esta noite na Europa, África, oeste da Ásia e no leste das Américas do Sul e do Norte. No Brasil, o fenômeno poderá ser observado de 20h34 até 0h53, pelo horário de Brasília de acordo com a Nasa.
E o que é a Lua de Neve? Este é o nome dado no hemisfério norte à primeira Lua cheia de fevereiro, época das tempestades de neve. Entre algumas tribos indígenas da América do Norte, a Lua de Neve também é chamada de Lua da Fome, porque nesta época do ano é difícil caçar e conseguir alimentos.
Poucas horas depois do eclipse, será a vez do cometa 45P passar a cerca de 12 milhões de quilômetros da Terra – a menor distância desde 2011.
Descoberto em 1948, este cometa aparece a cada cinco anos e tem estado visível desde dezembro, de acordo com os astrônomos. Quem quiser observá-lo esta noite vai notar uma luz tênue se movendo no céu. Se perder a chance, só em 2022…
Ceará Agora

0 comentários:

Postar um comentário