terça-feira, 25 de abril de 2017

Volume de chuva em abril deste ano no Ceará supera o total de abril de 2016

O volume de chuva de abril deste ano já supera o total do mesmo mês do ano passado, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No entanto, a quantidade de chuva acumulada no mês até esta terça (25) está bem abaixo da média para abril.

Segundo a Funceme, choveu 110 milímetros neste mês, mais que o total de abril de 2016 (97 milímetros) e o de 2015 (106). A média histórica para o mês é de 188 milímetros.


Por conta das chuvas irregulares, os grandes açudes do Ceará continuam com baixa reserva de água. Atualmente, os açudes do estado encontram-se com apenas 12,29% de sua capacidade de armazenamento e o principal açude que abastece Fortaleza, o Castanhão, com apenas 6,01% de sua capacidade. Portanto, a vigilância no consumo e ações de combate ao desperdício devem continuar.

Economia de água


Os moradores da Grande Fortaleza tiveram em março deste ano a maior economia consumo de água, desde dezembro de 2015, quando foi implantada a tarifa de contingência, de acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). No mês, a redução do consumo foi de 13,98%.

Apesar de a meta de 20% de redução ainda não ter sido atingida, os dados levantados pela Cagece demonstram que os "consumidores estão cada vez mais conscientes quanto à redução do consumo de água". O volume de água consumido no mês de março foi o menor desde 2014 e representa 1,6 milhão de metros cúbicos a menos na média utilizada para cálculo da tarifa de contingência de Fortaleza e RMF.


G1/CE

0 comentários:

Postar um comentário