sábado, 13 de maio de 2017

Prefeitura realizou grande festa para inaugurar a nova Praça Manuel Matoso Filho e homenagear as mães russanas

A Prefeitura de Russas, através da secretaria de Infraestrutura e secretaria de Cultura e Turismo, realizou na noite desta sexta-feira, 12 de maio, um grande evento para inaugurar a reconstrução da nova Praça Manuel Matoso Filho, localizada entre o Paço Municipal e a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, e promoção da grande festa, realizada anualmente pela Administração Municipal, para homenagear as mães russanas.

A Praça, que leva o nome do saudoso ex-prefeito Manoel Matoso Filho, foi construída no ano de 1976, por iniciativa do vereador Luis Ribamar Nogueira, genro do homenageado, na gestão do prefeito Aurino Estácio e do vice-prefeito Ciríaco Matoso, irmão do homenageado, e agora foi totalmente reconstruída na gestão do prefeito Weber Araújo. Uma obra moderníssima que recebeu um investimento total de R$ 516.144,81 (Quinhentos e dezesseis mil, cento e quarenta e quatro reais e oitenta e um centavos), oriundos do Ministério do Turismo, através de emenda parlamentar do Deputado Federal Genecias Noronha, e contrapartida do Município.
O equipamento, que fica bem no coração da cidade, paralela a Avenida Dom Lino, foi construída com avançado padrão de engenharia constando de piso em pedra portuguesa com detalhes em granito, piso podotátil, rampas de acessibilidade, caramanchão metálico, picadeiro, iluminação moderna com lâmpadas a vapor metálico de 400W, lixeiras em fibra de vidro, busto com espelho d’água do saudoso Manuel Matoso Filho, além de paisagismo com grama esmeralda e palmeiras.
Sua beleza e arquitetura moderna deu novo aspecto urbanístico ao centro da cidade, se tornando uma das praças mais bonitas de Russas. Um local prazeroso, aconchegante para o encontro das famílias russanas e realização de eventos culturais do Município.
Sob aplausos da multidão presente, o prefeito Weber Araújo, acompanhado da primeira dama Mazé Torquato, secretários municipais, vereadores, e a senhora Terezinha Matoso (filha do homenageado), com muita alegria e emoção, descerraram a placa de inauguração e o novo busto do saudoso Manoel Matoso Filho, oficializando assim a entrega de mais uma grande obra à população russana.
A primeira dama Mazé Torquato agradeceu a presença da família do homenageado e destacou a justa homenagem ao saudoso Manoel Matoso Filho. “Aqui queremos também manifestar o nosso apreço pela família de Manoel Matoso Filho, que leva o nome desta praça merecidamente, a gente agradece a presença de todos vocês ficamos muitos felizes com a presença da Dona Terezinha e toda sua família representando a família Matoso, o que nos dá uma grande alegria de poder contar com a presença de vocês. Foi um homem que prestou relevante serviço ao município de Russas e que realmente merece todas as homenagens”. Disse a Primeira Dama.
A Família Matoso foi representada pela jovem Lavínia Matoso, bisneta do homenageado e neta de Terezinha Matoso, que em sua fala agradeceu ao prefeito Weber Araújo, vice Magela Estácio e equipe pela reconstrução da Praça nomeada de Manoel Matoso Filho. A jovem trouxe ao público a vida política do bisavô, que administrou a cidade de Russas no período de 1937 a 1945, e devido sua seriedade e dedicação em sua trajetória política foi eleito em 1950 deputado estadual, não tendo concluído seu mandato por ter falecido precocemente em um acidente automobilístico em 1952, deixando assim uma história de vida pessoal e pública ilibada. “Esse momento ficará guardado em nossos corações com orgulho e prazer, em ver o nome de meu bisavô se perpetuar em uma obra tão bonita no coração da cidade que ele tanto amou”. Disse Lavínia.
O prefeito Weber Araújo contou um pouco mais da vida de Manoel Matoso filho, destacando que ele nasceu em Apodi-RN, e aos 06 anos veio morar em Russas. Aos 17 começou a trabalhar na firma de Inácio Simões dos Santos. Casou-se aos 30 anos com Domícia Simões. Antes da vida política era um exímio comerciante. Foi Prefeito e Deputado Estadual, vindo a falecer jovem, vitima de acidente quando exercia seu mandato de Deputado. Durante sua Administração construiu o prédio do Fórum, a Escola dos Trabalhadores Rurais da 2ª Região Agrícola, o campo de pouso, o 1º matadouro público, ampliou a rede de ensino primário do Município e iniciou a construção do prédio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores de Russas.
O prefeito Weber Araújo lamentou a morte prematura do saudoso Manoel Matoso Filho e falou também da justa homenagem prestada ao ex-prefeito. “Foi uma grande perda para o município de Russas onde despontava um dos maiores políticos não só do Vale do Jaguaribe mais de todo o estado do Ceará, e com todo respeito era um homem digno, sobretudo muito trabalhador como é a característica da família Matoso, uma família política, uma família que realmente merece toda essa homenagem em nome do nosso Manoel Matoso Filho. Essa Praça vai eternizar realmente o nome de Manoel Matoso Filho”. Disse o Gestor.
Participaram do evento, o prefeito, Weber Araújo; primeira dama, Mazé Torquato; secretário de infraestrutura, Rodrigo Bandeira; secretária de cultura, Cláudia Lima; demais secretários municipais; vereadores; familiares da família Matoso, representados pela senhora Terezinha Matoso e Lavínia Matoso; suplentes de vereadores; lideranças comunitárias; e sociedade civil que lotou as dependências da Praça.
Festa das mães
Aproveitando o grande momento da inauguração da Praça, a Prefeitura Municipal, assim como faz anualmente, realizou através da Secretaria de Cultura e Turismo a merecida festa para homenagear as mamães russanas.
O evento contou com apresentações artístico-culturais da academia Star, Escola Tia Benilce, Ballet Municipal, Grupo Dançart, Banda de Música Maestro Orlando Leite e Banda Marcial Liduíno Pitombeira.
Houve também o sorteio de vários brindes, como: fogão, TV, geladeira, forno microondas, ventilador, entre outros, e a tão cobiçada moto Honda Titan 125 0km, que teve como ganhadora a senhora Maria Ivonilde Nogueira da Silva, moradora do Beco do Leleo.
E para fechar a noite com muito brilhantismo aconteceu o show musical com Leandro do Valle e Banda.
ASCOM/Russas

0 comentários:

Postar um comentário