sexta-feira, 16 de junho de 2017

Polícia ambiental captura casal de onça suçuarana no interior do Ceará

Polícia Militar Ambiental capturou um casal de onças da espécie suçuarana na zona rural de Irauçuba, no interior do Ceará, na tarde desta quarta-feira (14). De acordo com os policiais, os felinos rondavam pela região nos últimos dias em busca de alimento e atacaram animais domésticos. A suçuarana é uma espécie ameaçada de extinção.

Ainda de acordo com o batalhão policial, os moradores comunicaram aos policiais sobre os ataques e solicitaram o trabalho de captura. Eles serão levados a uma unidade do Ibama em Sobral e em seguida serão devolvidos ao habitat em uma área mais distante de fazendas e cidades. Os animais têm bom estado de saúde e não possuem marcas de ferimentos.


"Eles são animais selvagens. Para se defender ou saciar a fome, são capazes de atacar, podendo machucar um ser humano. Recomendamos que não tentem capturar esses animais, pois há todo um procedimento de cuidado que deve ser tomado", afirma a tenente Luziane Freire. "Eles são animais difíceis de ser capturados, são muito ágeis e fogem com facilidade", completa.

Para capturar esse tipo de animal, a Polícia Militar Ambiental pode ser acionada por meio do telefone 190 ou (85) 3101-3545.

Ainda de acordo com a tenente, a suçuarana é típica da caatinga e do serrado, mas não é comum o aparecimento desse animal no Ceará.


A suçuarana, também conhecida como onça parda, pesa até cerca de 80 quilos e atinge o tamanho de 1,10 centímetros. Ela se alimenta principalmente de pequenos mamíferos (como roedores) e animais de médio e grande porte (cabras e bezerros).

C1/CE

0 comentários:

Postar um comentário