terça-feira, 18 de julho de 2017

Camilo entrega maquinas perfuratrizes e reforça programa de poços profundos

Para intensificar as ações do programa de poços profundos no interior do Estado, o governador Camilo Santana entregou, nesta terça-feira (18), na sede da Secretaria dos Recursos Hídricos, duas novas máquinas perfuratrizes. Agora são 18 equipamentos estaduais destinados ao trabalho de ação emergencial para minimizar efeitos da crise hídrica. Os equipamentos completam o lote das sete primeiras máquinas adquiridas por meio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

As máquinas vão operar na perfuração de poços em regiões de terreno cristalino (rochosos), comum nos sertões do Ceará. Os comboios são compostos por uma máquina perfuratriz, um compressor e um caminhão de apoio. Foi investido o total de R$ 3,6 milhões nos equipamentos.
Camilo Santana detalha que o reforço visa à ampliação do trabalho em todas as regiões do Ceará, sempre priorizando aquelas que apresentam situação mais crítica no combate aos anos de seca atravessados pelo Estado. O governador lembrou, ainda, que desde 2015 foram perfurados quase 3.800 poços profundos para o benefício de centenas de famílias rurais e zonas urbanas no interior do estado.
“Com essa quantidade de máquinas que a gente tem hoje, em 30 anos de Sohidra, nós já perfuramos, em dois anos e meio, quase 40% do número de poços de toda a história. Isso mostra a importância que temos dado nessa política de levar água às pessoas, resolver o problema hídrico nas zonas urbanas, no enfrentamento dessa seca dos últimos anos. Nós queremos fazer uma política continuada, com toda a infraestrutura, para garantir sempre água para consumo e produção, além de reserva para os momentos difíceis. Vamos prosseguir para eliminar a necessidade de carros pipa pelo Estado”, afirma o chefe do Executivo.
Acompanhado de representantes da Secretaria dos Recursos Hídricos, vinculadas e lideranças políticas do Estado, Camilo Santana participou de teste do novo equipamento, operando com auxílio de profissionais do setor uma das máquinas perfuratrizes recém-entregues.
Segurança hídrica
Diante do cenário de seca que se prolonga por seis anos no Estado, o Governo do Ceará tem dentro do seu campo prioritário de ações o Plano Estadual de Convivência com a Seca. O planejamento prevê medidas emergenciais, estruturantes e complementares para segurança hídrica, segurança alimentar, benefícios sociais, sustentabilidade econômica, e conhecimento e inovação, além de campanhas para uso consciente da água.
Dentro deste plano, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, ressalta que a perfuração de poços, juntamente com a construção de adutoras de montagem rápida, tem sido a grande resposta do governo para garantir água para o consumo e produção aos cidadãos do sertão cearense. Assim, a aquisição de mais máquinas significa, expõe Teixeira, uma manutenção de ritmo forte de produção por Segurança Hídrica no Estado.
“Com a frota de 19 máquinas, há a possibilidade maior de repor as máquinas quando se precisa levá-las para oficina, sem diminuir o ritmo da frota no meio rural e Interior do Ceará. Com esses equipamentos a mais, a Sohidra conseguirá manter o nível de construção de poços, mesmo que venha a necessidade de manutenção. O Governo do Ceará tem investido para que se tenha cada vez mais alternativas para convivência com a seca”.
O superintendente da Sohidra, Yuri Castro de Oliveira, enfatiza que o desafio agora é superar ainda mais os números de poços perfurados no Estado, aumentando mês a mês o número de cidadãos contemplados com fontes hídricas alternativas. “Muitas cidades e distritos, de até 30 mil habitantes, hoje estão sendo abastecidos com poços profundos no Ceará. Então esses equipamentos novos vêm a somar muito para o trabalho de segurança hídrica no Estado”, opina.
Semanalmente, representantes de Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Sohidra, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se reúnem para priorizar os municípios mais carentes e destinar a perfuração.
Mais oportunidade e retorno à população
Perosnagem.pngJúlio César Araújo, 24, foi um dos operadores de máquina perfuratriz a utilizar os novos comboios entregues pelo Governo do Ceará nesta terça-feira. Ele observa que, com mais ferramentas para perfuração de poços, mais rapidamente as populações que sofrem com a falta de água terão atendimento através de ação do Estado. Além disso, mais oportunidades de emprego são geradas através de novas equipes para trabalhar na perfuração.
“Essas máquinas nos trazem benefícios como a ampliação de oportunidade de empregos e também a agilidade no trabalho prestado pelo Estado nos municípios, pois o tempo de espera das cidades diminui. Antes eram muitos poços para poucas máquinas. Agora o tempo de espera da população é quase zero, o serviço ganhou ainda mais intensidade”, afirma.
Com Governo do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário